Ar Condicionado - Dicas De Instalação

22/12/2008 • Por • 4,603 Acessos

De modo geral as tomadas dos prédios residenciais estão dimensionadas para aparelhos de 1HP, sendo a tensão de 110V. Por isso, preste atenção na hora de comprar, para haver total compatibilidade entre o seu eletrodoméstico e a fiação elétrica da sua casa ou apartamento.

Verifique, antes de comprar o aparelho de ar condicionado, a potência e o tamanho do mesmo para evitar sobre carga no circuito, além de incompatibilidade com o tamanho do caixilho. É bom tomar cuidado com estes detalhes.

Ao instalar o seu ar condicionado, observe bem a vedação entre a parede do aparelho e o caixilho de alumínio para evitar infiltrações e que, com a perda de temperatura para o ambiente externo, haja um consumo maior de energia.

O condicionador de ar de parede é facilmente instalado na parede ou janela do ambiente a ser climatizado. Apresentam uma unidade compacta que garante todo conforto que você precisa. Já o condicionador de ar split é ainda mais pratico de instalar, devido ao pequeno furo na parede, sendo o futuro dos ar condicionados. O modelo split também tem mais autonomia, mais versatilidade, sendo que você pode instalar o motor longe da saída de ar.

É importante saber que a refrigeração funcionará com maior eficiência se for evitada a incidência de raios solares no ambiente. Utilize cortinas ou persianas para filtrar a luz solar. Não obstrua com cortinas ou similares a frente do condicionador. O ar ambiente deve circular livremente.

Antes de escolher entre parede ou split, é importante saber que há diferença de preço entre os dois. O modelo split é um modelo de custo mais elevado devido a ser uma tecnologia muito superior.

Perfil do Autor

Vinicius Maldini

Estudante universitário, tenho diversos interesses.