Como preparar a argamassa, cimento ou concreto

Publicado em: 15/05/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 3,691 |

A argamassa é uma mistura de cimento, água e areia e serve principalmente para a colocação de tijolos, executar ou juntas ou cobrir superfícies. Aprenda neste guia a preparar a argamassa e a saber quantidades para a preparação.

Já aqui falámos da preparação de betão armado (ou ainda cimento armado ou concreto armado). Desta vez vamos explicar como preparar devidamente a argamassa, ou cimento como é mais vulgarmente conhecido.

Tipos de cimento:

Existem vários tipos de cimento, sendo o cimento Portland o mais usado nos dias de hoje. Existem ainda outros cimentos para utilizações específicas. Cimento de secagem rápida, cimento refractário (para temperaturas altas), cimento resistente a sulfatos (para esgotos e redes de águas), entre tantos outros.

Argamassas com cal hidráulica e areia ainda se usam nos dias de hoje, apesar de estarem a cair em desuso. Existe ainda outro tipo de argamassa, constituída por cimento Portland, areia e cal hidráulica, chamada de argamassa bastarda. Apesar de ser menos resistente é mais adequada para restauros de casas antigas, já que se une com mais eficácia em paredes de taipa e tabique.

Aditivos para a argamassa:

Podem juntar-se à argamassa, ou seja, à mistura de cimento, areia e água, outros aditivos, para lhe dar outras características, diferentes das originais.

Os aditivos mais usados na argamassa são:

  • Aditivos plastificantes: Este tipo de aditivo torna a argamassa mais mole, dando-lhe uma maior aderência às superfícies onde vai ser aplicada.
  • Aditivos anti-retracção: Este tipo de aditivo faz com que esta tenha menos tendência para se retrair (ou encolher), reduzindo assim a probabilidade de aparecimento de fendas.
  • Aditivos aceleradores: Com este tipo de aditivo, a secagem da argamassa torna-se mais rápida.

Notas adicionais sobre a argamassa:

ArgamassaComo já dissemos, a argamassa é feita com a mistura de água, areia e cimento. Use sempre água limpa, afim de proporcionar uma maior solidez. Quanto à areia, é preferível areia fina para rebocar, enquanto que para revestir uma superfície é preferível o uso de areia grossa(ou areão).

argamassa é utilizada para colocar tijolos ou blocos de betão, para revestir paredes interiores ou exteriores ou para reparar fissuras.

Existem misturas à venda que já estão preparadas, juntando simplesmente água para as preparar.

Consoante o trabalho a realizar, assim se deve juntar mais ou menos areia, como veremos mais adiante. Relativamente à quantidade de água, é usual utilizar metade do peso de água, relativamente ao peso do cimento. Todas estas proporções podem variar, consoante o tipo de cimento utilizado, a humidade da areia, a temperatura e a a consistência da mistura.

Como preparar a argamassa, cimento ou concreto:

Utilize a argamassa até duas ou no máximo três horas após a sua preparação, lembrando-se que não poderá guardar o que sobrar.

Se tiver a necessidade de preparar grandes quantidades de argamassa, é preferível fazê-lo numa betoneira.

Quantidades de água e cimento a utilizar, consoante o trabalho a realizar:

  • Colocação de Tijolos ou realização de juntas: 1 parte de cimento e 2,5 a 3 partes de areia;
  • Revestimento de chão ou paredes interiores: 1 parte de cimento e 1,5 partes de areia;
  • Revestimento de paredes exteriores ou trabalhos realizados em locais húmidos: 1 parte de cimento e 1 a 1,5 partes de areia;
  • Revestimentos estanques: 1 parte de cimento e 1 parte de areia.

Como misturar a água, areia e cimento:

Misturando cimento e areiaPara pequenas quantidades:

  1. Numa superfície plana, sobre placas de madeira por exemplo, coloque a quantidade de areia necessária e deite o cimento por cima.
  2. Comece a envolver esta mistura, com a ajuda de uma pá, começando pela parte de baixo, até obter uma mistura seca e com uma cor uniforme.
  3. Faça agora um buraco no meio desta mistura e junte-lhe água e misture tudo.
    (se juntou um aditivo plastificante, deixe esta mistura repousar durante alguns minutos)

A mistura da argamassa deve ser consistente e homogénea, entre o seco e o húmido. Para verificar se a argamassa "está no ponto", coloque um pouco sobre uma colher de pedreiro. Se esta não cair, significa que está no ponto certo.

Poderá ainda verificar se esta encontra-se no ponto colocando a colher de pedreiro na argamassa. Esta não deverá se afundar.

Outra forma de verificar é fazendo uma pequena bola na mão e verificar se esta não se desfaz ou se sai água da mesma.

Betoneira para grandes quantidades de argamassaPara grandes quantidades:

  1. Como já dissemos, é aconselhável o uso de uma betoneira para grandes quantidades de argamassa. Primeiramente, deite 70% da água necessária para a cuba rotativa.
  2. De seguida, misture o cimento e areia nas quantidades necessárias.
  3. Deixe a cuba rotativa rodar até a argamassa estar pronta. Junte mais água se necessário.

Espero que tenha aprendido como preparar a argamassa, cimento ou concreto. Se quiser, tem à disposição outro artigo sobre a preparação do betão armado (ou concreto armado ou cimento armado).

Este e outros artigos disponíveis em Dicas-Caseiras

 

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/moveis-artigos/como-preparar-a-argamassa-cimento-ou-concreto-2376039.html

    Palavras-chave do artigo:

    fazer argamassa

    ,

    preparar argamassa

    ,

    preparacao da argamassa

    Comentar sobre o artigo

    Ricardo Miguel

    O papel de parede usava-se muito na década de 80 mas começou a cair em desuso. Hoje em dia, com o aparecimento de novos materiais e de novas texturas e tecnologias, começou novamente a ganhar adeptos e é cada vez mais escolhido pelos decoradores, para criar paredes diferentes e muito originais. Saiba como escolher o papel de parede, que quantidade comprar, como o preparar e por fim, como a aplicar. Saiba ainda como remover o papel de parede antigo da melhor forma.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardim> Decoraçãol 19/08/2011 lAcessos: 514
    Savio Nascimento

    Qual mulher que não sonha com uma cozinha perfeita? Mas, se a questão é o espaço, vamos te dar algumas dicas que vai facilitar seu dia-a-dia e aflorar sua criatividade.

    Por: Savio Nascimentol Casa & Jardim> Móveisl 04/09/2014 lAcessos: 24

    Deseja construir sua casa e não sabe por onde começar? Então leia neste artigo quais são os 6 passos básicos para construir sua casa. Como construir algo é sempre muito gratificante, participar da construção de ... Continue lendo...

    Por: Camila S. Ribeirol Casa & Jardim> Móveisl 04/09/2014

    Este artigo vem trazer dicas de grande relevância para todos os clientes que desejam comprar um colchão, informando dados que devem ser levados em consideração como forma de durmir, comportamento do parceiro, preço e muito mais.

    Por: Casa dos Colchões Francal Casa & Jardim> Móveisl 27/07/2014 lAcessos: 15

    Os bancos de madeira são ótimos para deixar os ambientes mais aconchegantes e agradáveis. A madeira possibilita que os bancos possuam layouts bem variados, e com personalidade única de acordo com o espaço onde será inserido.

    Por: otmzl Casa & Jardim> Móveisl 04/06/2014 lAcessos: 16
    Lucas

    Cabeceira para cama box é um artigo de decoração indispensável para o quarto, além de decorar a cabeceira tem à função de encosto para o usuário, ao combinar com os móveis ficam ainda mais charmosas e demonstram a personalidade do casal.

    Por: Lucasl Casa & Jardim> Móveisl 03/05/2014 lAcessos: 40
    Lucas

    Colchão certo é sinônimo de uma noite de sono tranquila, dormir bem recarrega as energias, e por isso um bom colchão é fundamental.

    Por: Lucasl Casa & Jardim> Móveisl 02/05/2014 lAcessos: 23
    Felipe Almeida

    Aqui você encontrará informações sobre móveis rústicos e de demolição, suas características e diferenças.

    Por: Felipe Almeidal Casa & Jardim> Móveisl 21/04/2014 lAcessos: 51

    o self storage é um serviço de auto armazenagem, em que o cliente aluga um box privativo para guardar seus pertences por um período temporário ou até longo prazo.

    Por: Marta Veigal Casa & Jardim> Móveisl 11/02/2014 lAcessos: 43
    Ricardo Miguel

    Apesar da Internet e de muita informação, existem vários mitos e dúvidas sobre as mulheres, sobre a sexualidade e sobre o seu corpo. Descubra 10 verdades e mentiras sobre as mulheres.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Mulherl 21/04/2014 lAcessos: 47
    Ricardo Miguel

    Ninguém gosta de limpezas, muito menos quando chega a hora de limpar os seus sanitários. Neste artigo ensinamos as 5 dicas principais para limpar corretamente os seus sanitários.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardiml 09/04/2014
    Ricardo Miguel

    Já conhece a stevia? Porque este novo açúcar não é prejudicial para a saúde? Conheça todos os benefícios e as diferenças que existem em relação ao açúcar convencional.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/04/2014 lAcessos: 48
    Ricardo Miguel

    Como surgiu a anestesia? Que tipos de anestesia existem? Para que serve e como é aplicada? Conheça a história e várias curiosidades sobre a anestesia.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 31/03/2014 lAcessos: 31
    Ricardo Miguel

    Guia super completo com muitas dicas de como cuidar do seu bebé recem-nascido. Saiba com o alimentar, como cuidar dele, como reagir perante várias situações e muito mais.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Bebêsl 31/03/2014 lAcessos: 50
    Ricardo Miguel

    Conheça estas 8 dicas muito simples mas excelentes e bastante eficazes para perder peso e não engordar. Emagreça sem esforço e sem sofrimento, mudando pequenos hábitos do dia-a-dia.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/03/2014 lAcessos: 28
    Ricardo Miguel

    Sabia que com algumas dicas simples pode manter a sua casa sempre arrumada e organizada? Conheça várias dicas que vão ajudar a poupar tempo e trabalho.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardim> Decoraçãol 24/03/2014 lAcessos: 38
    Ricardo Miguel

    Saiba o que é a massagem shiatsu, em que consiste, como é realizada e conheça os vários benefícios que pode trazer para a saúde.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 14/03/2014 lAcessos: 29
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast