Como preparar a argamassa, cimento ou concreto

15/05/2010 • Por • 3,742 Acessos

A argamassa é uma mistura de cimento, água e areia e serve principalmente para a colocação de tijolos, executar ou juntas ou cobrir superfícies. Aprenda neste guia a preparar a argamassa e a saber quantidades para a preparação.

Já aqui falámos da preparação de betão armado (ou ainda cimento armado ou concreto armado). Desta vez vamos explicar como preparar devidamente a argamassa, ou cimento como é mais vulgarmente conhecido.

Tipos de cimento:

Existem vários tipos de cimento, sendo o cimento Portland o mais usado nos dias de hoje. Existem ainda outros cimentos para utilizações específicas. Cimento de secagem rápida, cimento refractário (para temperaturas altas), cimento resistente a sulfatos (para esgotos e redes de águas), entre tantos outros.

Argamassas com cal hidráulica e areia ainda se usam nos dias de hoje, apesar de estarem a cair em desuso. Existe ainda outro tipo de argamassa, constituída por cimento Portland, areia e cal hidráulica, chamada de argamassa bastarda. Apesar de ser menos resistente é mais adequada para restauros de casas antigas, já que se une com mais eficácia em paredes de taipa e tabique.

Aditivos para a argamassa:

Podem juntar-se à argamassa, ou seja, à mistura de cimento, areia e água, outros aditivos, para lhe dar outras características, diferentes das originais.

Os aditivos mais usados na argamassa são:

  • Aditivos plastificantes: Este tipo de aditivo torna a argamassa mais mole, dando-lhe uma maior aderência às superfícies onde vai ser aplicada.
  • Aditivos anti-retracção: Este tipo de aditivo faz com que esta tenha menos tendência para se retrair (ou encolher), reduzindo assim a probabilidade de aparecimento de fendas.
  • Aditivos aceleradores: Com este tipo de aditivo, a secagem da argamassa torna-se mais rápida.

Notas adicionais sobre a argamassa:

ArgamassaComo já dissemos, a argamassa é feita com a mistura de água, areia e cimento. Use sempre água limpa, afim de proporcionar uma maior solidez. Quanto à areia, é preferível areia fina para rebocar, enquanto que para revestir uma superfície é preferível o uso de areia grossa(ou areão).

argamassa é utilizada para colocar tijolos ou blocos de betão, para revestir paredes interiores ou exteriores ou para reparar fissuras.

Existem misturas à venda que já estão preparadas, juntando simplesmente água para as preparar.

Consoante o trabalho a realizar, assim se deve juntar mais ou menos areia, como veremos mais adiante. Relativamente à quantidade de água, é usual utilizar metade do peso de água, relativamente ao peso do cimento. Todas estas proporções podem variar, consoante o tipo de cimento utilizado, a humidade da areia, a temperatura e a a consistência da mistura.

Como preparar a argamassa, cimento ou concreto:

Utilize a argamassa até duas ou no máximo três horas após a sua preparação, lembrando-se que não poderá guardar o que sobrar.

Se tiver a necessidade de preparar grandes quantidades de argamassa, é preferível fazê-lo numa betoneira.

Quantidades de água e cimento a utilizar, consoante o trabalho a realizar:

  • Colocação de Tijolos ou realização de juntas: 1 parte de cimento e 2,5 a 3 partes de areia;
  • Revestimento de chão ou paredes interiores: 1 parte de cimento e 1,5 partes de areia;
  • Revestimento de paredes exteriores ou trabalhos realizados em locais húmidos: 1 parte de cimento e 1 a 1,5 partes de areia;
  • Revestimentos estanques: 1 parte de cimento e 1 parte de areia.

Como misturar a água, areia e cimento:

Misturando cimento e areiaPara pequenas quantidades:

  1. Numa superfície plana, sobre placas de madeira por exemplo, coloque a quantidade de areia necessária e deite o cimento por cima.
  2. Comece a envolver esta mistura, com a ajuda de uma pá, começando pela parte de baixo, até obter uma mistura seca e com uma cor uniforme.
  3. Faça agora um buraco no meio desta mistura e junte-lhe água e misture tudo.
    (se juntou um aditivo plastificante, deixe esta mistura repousar durante alguns minutos)

A mistura da argamassa deve ser consistente e homogénea, entre o seco e o húmido. Para verificar se a argamassa "está no ponto", coloque um pouco sobre uma colher de pedreiro. Se esta não cair, significa que está no ponto certo.

Poderá ainda verificar se esta encontra-se no ponto colocando a colher de pedreiro na argamassa. Esta não deverá se afundar.

Outra forma de verificar é fazendo uma pequena bola na mão e verificar se esta não se desfaz ou se sai água da mesma.

Betoneira para grandes quantidades de argamassaPara grandes quantidades:

  1. Como já dissemos, é aconselhável o uso de uma betoneira para grandes quantidades de argamassa. Primeiramente, deite 70% da água necessária para a cuba rotativa.
  2. De seguida, misture o cimento e areia nas quantidades necessárias.
  3. Deixe a cuba rotativa rodar até a argamassa estar pronta. Junte mais água se necessário.

Espero que tenha aprendido como preparar a argamassa, cimento ou concreto. Se quiser, tem à disposição outro artigo sobre a preparação do betão armado (ou concreto armado ou cimento armado).

Este e outros artigos disponíveis em Dicas-Caseiras

 

 

 

Perfil do Autor

Ricardo Miguel

Chamo-me Ricardo Miguel e adoro a internet, aprender e partilhar conhecimento. Moro em Lisboa, Portugal e nasci em 1976. Quem quiser me...