Carta Para a Minha Mãe

Publicado em: 07/11/2008 |Comentário: 12 | Acessos: 61,438 |

Mãe, eu te amo. Apesar de tudo eu te amo.

 

Eu sei que você fez tudo por amor, mas o amor não justifica todos os nossos atos. Hoje aqui, bem distante de você, posso ver com clareza.

 

Devo a você tudo o que sou. O seu desmedido amor não permitiu que me magoassem, por isso não sei enfrentar a dor, fico perdido e desesperado sempre que não consigo o que quero.

 

Você sempre me deu todos os brinquedos  que eu queria,  satisfez todos os meus desejos, mesmo sacrificando  coisas importantes porque eu era o seu filho muito amado e quando lá fora ,no mundo, não fizeram o mesmo, eu roubei. Eu não sabia lidar com o não.

 

Quando não me acharam tão lindo quanto você dizia que eu era, eu os odiei, briguei e bati, porque você não me ensinou a auto-análise.

 

Na rua, não respeitava ninguém porque você me disse que eu era  o melhor de todos.

 

Também não pude escolher um emprego, pois faltava-me o conhecimento,  o qual não adquiri porque você não me deixou ir à escola quando chovia ou fazia frio.

 

Um dia me apaixonei pela garota mais linda do bairro e ela me rejeitou. Como é que alguém podia não gostar de mim, se você me amou tanto? Então a seqüestrei, coloquei uma arma na sua cabeça e exigi que me amasse como eu a amava. Quando ela disse que jamais me amaria, eu atirei. Não suportei a dor, a rejeição  o desprezo.

 

Mãe, você não me ensinou que o mundo tinha regras, que eu deveria me submeter, do contrário haveria sanções. Você não me disse que eu não era perfeito e que haveria pessoas melhores que eu no mundo. Você não me preparou para lutar com as armas do meu intelecto. Não me explicou que as pessoas não estavam ali para me servir, como você o fazia. Não me ensinou a amar, dar, nem a perdoar.

 

Por isso tudo estou aqui, distante de você , atrás destas grades.

 

Mas apesar de tudo, mãe, eu amo você.

 

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 8 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/mulher-artigos/carta-para-a-minha-mae-633285.html

    Palavras-chave do artigo:

    mae

    ,

    amor

    Comentar sobre o artigo

    ANDERSON OLIVEIRA

    O FORTE VINCULO DE AMOR DE UMA MÃE POR UM FILHO CHEGANDO AO DE PODER DAR A SUA VIDA EM FAVOR DO FILHO

    Por: ANDERSON OLIVEIRAl Literatura> Crônicasl 27/01/2011 lAcessos: 236

    "Se porventura o desânimo congelou o seu impulso de realizar algo de superior, procure sem demora reacender no coração a bendita chama da esperança e volte ao campo de atividades o mais rápido possível". Essa é a nossa destinação dada por Deus e que muitos não conseguiram imantar em seus corações. Num mundo de provas e expiações tudo é possível, mas precisamos de uma diretriz imantada para almejarmos o melhor para nossa vida. Viemos ao mundo através de ventre materno.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 25/04/2010 lAcessos: 210
    Gustavo Rocha

    Ano passado escrevi um artigo chamado a mãe e a gestão, que transcrevo abaixo, pois o sentimento e a verdade nele contido são verdadeiros. Finalizo com mais um complemento: Neste domingo teremos o dia das mães. Uma data muito especial, afinal mãe só tem uma. Mãe é símbolo de amor, vida e verdade. E mãe tem tudo a ver com gestão. Como assim? Vejamos os adjetivos relacionados as mães: amor, vida, verdade e singularidade (mãe só tem uma). Não são familiares estes adje

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 06/05/2011 lAcessos: 38
    Gustavo Rocha

    Neste domingo teremos o dia das mães. Uma data muito especial, afinal mãe só tem uma. Mãe é símbolo de amor, vida e verdade. E mãe tem tudo a ver com gestão. Como assim? Vejamos os adjetivos relacionados as mães: amor, vida, verdade e singularidade (mãe só tem uma). Não são familiares estes adjetivos? Sim! São adjetivos perfeitamente aplicáveis a empresas nos seus negócios. Amor Do que seríamos sem um bom relacionamento entre os colegas, um perfeito relacionamento com clientes, um respeitoso rel

    Por: Gustavo Rochal Negócios> Gestãol 07/05/2010 lAcessos: 99
    Adna Batista dos Santos Lira

    Toda mulher deseja ser mãe, mas nunca imagina o caminho que precisamos percorrer para finalmente ter em nossos braços o tão amado filho. Da decisão de se ter um bebê até o nascimento dele passamos por um turbilhão de emoções e são essas e outras loucuras que compartilho com vocês a minha experiência de se tornar mãe!

    Por: Adna Batista dos Santos Liral Lar e Família> Gravidezl 07/06/2013 lAcessos: 24

    A palavra amor pode ter diversas conotações, boas ou más. O amor doentio e o amor obsessivo seriam duas variantes para o mal. Nas relações com amigos e familiares mais uma nuança de amor negativo pode surgir de uma hora para outra, seria o amor possessivo aquele que dá ideia de posse. Sentimentos desequilibrados, consequências dolorosas são viés capazes de eliminar o amor pela raiz. Diante de alguns fatos poderíamos perguntar onde encontrar um amor sadio, fraterno que nos tragam satisfação sem a

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 05/05/2009 lAcessos: 1,486
    Camila Mendes

    Mãe é aquela pessoa que te colocou no mundo, que briga muito contigo, te proíbe de muitas coisas, fala muitas verdades pra você e está sempre te ligando para tentar saber de tudo que acontece contigo. Ou Mãe é aquela pessoa que te colocou no mundo, que te ama incondicionalmente e que só te fala coisas boas, não sabe dizer não, te dá tudo o que você quer e quer sempre te ver feliz?

    Por: Camila Mendesl Lar e Família> Mulherl 11/05/2012 lAcessos: 70
    Janice Mansur

    Esse texto é um pouco inspirado em meus filhos, minha experiência como mãe e na minha irmã que teve neném recentemente, e no amor que tenho por esses doces seres que fazem parte de minha trajetória na Terra. É fruto de uma refelxão acerca do papel de mãe e como podemos fazer para mudá-lo e ser feliz.

    Por: Janice Mansurl Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 28/06/2011 lAcessos: 133
    suely bischoff machado de oliveira

    Nossa mãe como uma figura primeira do sentimento denominado amor.............

    Por: suely bischoff machado de oliveiral Psicologia&Auto-Ajudal 01/05/2009 lAcessos: 872

    Muitas pessoas a partir do momento em que vão ao médico, e este acaba por solicitar alguns exames, muitas vezes podem acabar por ficar perdidos, assim como também podem acabar por não compreender muito bem sobre o porque determinado exame teria lhe sido solicitado.

    Por: anamarial Lar e Família> Mulherl 30/09/2014

    Psicóloga, Master em PNL, promove workshop inédito dedicado somente às mulheres, baseado em vivências e depoimentos, resgatando a criança interior

    Por: Terezinha Tarcitanol Lar e Família> Mulherl 11/09/2014

    Ainda com tanta informação, podemos verificar que ocorreu um determinado aumento nos casos de pacientes com câncer de mama em estado avançado, sendo que isto acaba por acontecer pela falta de realização de exames períodos, ou até mesmo do auto exame, este que é simples e fácil de ser feito.

    Por: anamarial Lar e Família> Mulherl 03/09/2014
    Simone

    Meus leitores, trago aqui um pouco da realidade, pois infelizmente vivenciei. Compartilho com você não só a dor, más o conhecimento, esclarecimento para aqueles ou aquelas que têm dúvida e não sabem como lidar com a situação quando a violência ocorre.

    Por: Simonel Lar e Família> Mulherl 30/07/2014 lAcessos: 21
    JORGE FLOQUET

    A TPM é um dos fatores que mais contribuem para a mudança de humor das mulheres. Algumas mulheres bastam perceber que o seu dia estar chegando, já mudam de comportamento até mesmo com os seus mais próximos e inocentes amáveis.

    Por: JORGE FLOQUETl Lar e Família> Mulherl 29/07/2014 lAcessos: 18

    o artigo faz uma breve análise de fatores culturais que fomentam o preconceito de gênero e a discriminação contra a mulher na sociedade brasileira.

    Por: Silma Pacheco Ramosl Lar e Família> Mulherl 26/07/2014 lAcessos: 41
    Simone

    Para os homens que se sentem seguros em relação ao coração de uma mulher, vai um alerta. A mulher é passível das emoções, ela ama e sofre intensamente. A mulher perdoa, mais nunca esquece a dor. A mulher ama com todas as letras, ama com todo seu corpo, portanto nunca levante a mão, não seja um covarde, não destrua um sentimento lindo que foi ofertado a você.

    Por: Simonel Lar e Família> Mulherl 23/07/2014 lAcessos: 27

    COMPARAÇÃO DO AMOR DAS MÃES COM O AMOR DOS FILHOS. SENTIMENTO DA MÃE QUANDO PERCEBE A DIFERENÇA NA INTESIDADE DESSES DOIS AMORES.

    Por: Maria Oliveiral Lar e Família> Mulherl 19/07/2014 lAcessos: 12

    Comments on this article

    0
    daniel 25/04/2011
    minha mae tudo para nos por que se nao sosse ela nos nao tinha vivo todo nos temo que agradeser
    1
    Luanynha 22/02/2011
    Eu não gostei desta carta, declaração inútil onde ele critica a atenção que a mãe deu a ele pela vida toda, ele reclama do carinho, do amor, do esforço! As atitudes dos outros nunca justificaram as nossas, ele se julga homem? Então engrandeça sua consiencia assume individualmente seus atos bate no peito e diz: "A Culpa é minha eu me fiz de má indole". Agora agradece a mãe! De verdade e de coração!
    1
    Rithielli 16/11/2010
    Mae palavra tao linda mas nem sempre correspondida,minha eu amo ela tanto,mas ela neem pergunta se hoje eu amanhasi bem ou mal;ta nem ai si eu vou bem na escola ou nao;carinho ela da pro meu irmao e pro meu padrasto,todo mundo acha que eu tenho ciumes,mas que merda eu nao tenho porraa :@:@
    Só queria ser alguen especial na vida dela,assim como todas as pessoas saopara ela...
    eu na vida dela apenas significo:Faxineira da casa,babá do irmao,uma guri ali,como si eu nao fosse nada,apenas a liberdade dela...mulher maluca :@

    Mae que é mae cuida e protege;
    mae que é mae tira tempo nao sei da onde,mas consegue tempo para cuidar dos filhos ...
    2
    jaqueline 08/08/2010
    hj tenho a cere=teza que amo minha mae de santo sonia d odé e vi aqui que tds ama sua maes por isso deixo meu recadinho ame sempre sua mae pois ela nao dura a vida toda amo minhas duas maes pois se chamam MARIA ISABEL E SONIA MORAES
    1
    millene 03/07/2010
    eu amei
    e minha mae tambem
    1
    Fa 07/10/2009
    Tudo o que gostaria de comentar a Amanda descreveu pormenores..e exatamente essa a minha situacao...parece ate que minha mae tem medo da minha irma, esses dias sem querer ouvi minha mae ligando para minha irma para falar mal de mim...nao comentei nada e continuo magoada, sendo que desta forma ela ate coloca uma contra a outra, e insuportavel ficar no meio das duas, pois, elas unem as forcas a opiniao e a mesma, e o que minha irma fala e uma ordem para minha mae,..se eu falar...coitadinha de mim sou espisonhada imediatamente e repreendida pelas duas...agora procuro ficar mais muda, tento de todas as formas expor meu ponto de vista, mas, elas sempre estao certas e eu sou a insuportavel...e nunca tenho chance com a minha...e horrivel essa situacao, eu peco a Deus que eu nao seja assim no futuro com as minhas filhas...
    1
    Carlos Eduardo 08/07/2009
    Que, que é isso garotada!!! Seis tão querendo se dstruir pra punir os pais????????
    Ninguém merece a minha vida. Mesmo porque ela me foi dada por Deus e só Ele pode tirá-la. Gente, ÔOOOOO gente miúda, tá na hora de parar de ver os pais como HERÓIS. Pera lá, 20 anos, que seja 15, por aí, já tem idade para buscar outras fontes de amor. Que tal um namorado? E que tal levar aos carentes ( de pão e amor) aquilo que lhes falta? Garotada... aposto que irão experimentar uma felicidade jamais vista. Parem de olhar para os seus umbigos. O mundo é muito grande para estarmos perdendo tempo apenas conosco.
    E olhe-se no espelho todos os dias e repita: DEUS ME AMA, EU ME AMO. EU SOU A MELHOR PESSOA DO MUNDO. EU SOU FELIZ.
    Cara, pense numa coisa: MORRER...E DEIXAR DE CONHECER E EXPERIMENTAR TODAS ESTAS COISAS LINDAS E GOSTOSAS QUE HÁ NO MUNDO... SÓ SENDO MUITO BURRO MESMO.
    1
    Amanda 06/07/2009
    Tenho 20 anos. Tenho uma familia. Mãe, pai e uma irmã. Mas é como se para a minha mãe, eu fosse apenas uma sobrinha que passa uns tempos na casa dela. E que apenas a minha irmã que tem 15 anos, é a filha dela. Trabalho, estudo e faço cursos, sou caseira e nunca dei trabalho algum para ela. Mesmo nunca soube o que é ter um amor de mãe, todos os dias que eu acordava e ia dormir dizia pra ela: "mãe, te amo", mas todas essas vezes sem retorno, as vezes, até gritava de novo : "mãe, está me ouvindo? eu disse que te amo" aí ela falava: "eu também". Abraço dela só em época de confraternização como fim de ano e aniversário. Sou carente demais em relação a isso. E todas as vezes que tento conversar com ela a respeito, ela e meu pai me diz: "você acha que sua mãe não te ama? como assim? o que mais quer que ela faça? ela já passa e lava a sua roupa, te faz comida pra quando você chegar do serviço, a geladeira está cheia, ela te compra danone..." isso pra mim não é nada, reconheço, mas não é nada. Queria ao menos um dia na minha vida, saber o que é uma mãe, aquela mãe que se preocupasse, que é capaz de dar a vida pela sua filha (percebo que ela daria a vida dela pela da minha irmã, mas jamais por mim), queria uma mãe protetora, que me dissesse que está com saudades de mim, que me esperasse chegar do serviço só pra me dar um abraço e perguntar como é que foi o meu dia. As vezes penso: "o que há de errado comigo? o que a minha irmã tem que eu não tenho? por que ela prefere à ela e não a nós duas? por que sempre é só a minha irmã que ganha presentes? quando compro algo vou correndo mostrar para minha mãe, e ela faz ao contrario, compra para minha irmã, esconde e quando eu descubro diz que comprou pra ela mesma" amo muito minha irmã e demonstro isso pra ela, então isso não seria um motivo para minha mãe ficar contra mim. Não só eu, como outras pessoas que vêem a situação de fora, percebem que elas tem certa inveja de mim. Mas por que? Queria entender, queria que ela me tratasse como uma filha, tratasse eu e a minha irmã por igual.

    Não aguento mais esta situação! Onde é que eu posso comprar uma mãe? Onde eu encontro uma sementinha para plantar uma? Choro todos os dias em que vejo alguma mãe tratando bem a sua filha, seja no dia a dia, seja em novelas e isso dói muito.
    2
    Amanda 06/07/2009
    Tenho 20 anos. Tenho uma familia. Mãe, pai e uma irmã. Mas é como se para a minha mãe, eu fosse apenas uma sobrinha que passa uns tempos na casa dela. E que apenas a minha irmã que tem 15 anos, é a filha dela. Trabalho, estudo e faço cursos, sou caseira e nunca dei trabalho algum para ela. Mesmo nunca soube o que é ter um amor de mãe, todos os dias que eu acordava e ia dormir dizia pra ela: "mãe, te amo", mas todas essas vezes sem retorno, as vezes, até gritava de novo : "mãe, está me ouvindo? eu disse que te amo" aí ela falava: "eu também". Abraço dela só em época de confraternização como fim de ano e aniversário. Sou carente demais em relação a isso. E todas as vezes que tento conversar com ela a respeito, ela e meu pai me diz: "você acha que sua mãe não te ama? como assim? o que mais quer que ela faça? ela já passa e lava a sua roupa, te faz comida pra quando você chegar do serviço, a geladeira está cheia, ela te compra danone..." isso pra mim não é nada, reconheço, mas não é nada. Queria ao menos um dia na minha vida, saber o que é uma mãe, aquela mãe que se preocupasse, que é capaz de dar a vida pela sua filha (percebo que ela daria a vida dela pela da minha irmã, mas jamais por mim), queria uma mãe protetora, que me dissesse que está com saudades de mim, que me esperasse chegar do serviço só pra me dar um abraço e perguntar como é que foi o meu dia. As vezes penso: "o que há de errado comigo? o que a minha irmã tem que eu não tenho? por que ela prefere à ela e não a nós duas? por que sempre é só a minha irmã que ganha presentes? quando compro algo vou correndo mostrar para minha mãe, e ela faz ao contrario, compra para minha irmã, esconde e quando eu descubro diz que comprou pra ela mesma" amo muito minha irmã e demonstro isso pra ela, então isso não seria um motivo para minha mãe ficar contra mim. Não só eu, como outras pessoas que vêem a situação de fora, percebem que elas tem certa inveja de mim. Mas por que? Queria entender, queria que ela me tratasse como uma filha, tratasse eu e a minha irmã por igual.
    Não aguento mais esta situação! Onde é que eu posso comprar uma mãe? Onde eu encontro uma sementinha para plantar uma? Choro todos os dias em que vejo alguma mãe tratando bem a sua filha, seja no dia a dia, seja em novelas e isso dói muito.
    1
    minha mãe não me ama 01/07/2009
    KARAKA JULIANA MINHA SITUAÇÃO É MTO PARECIDA COM A SUA
    MINHA MÃE AMA + MEU IRMÃO Q É UM DROGADO BATEU VÁRIAS VEZES NELA...
    DO QUE EU QUE SOU A CAÇULINHA NÃO FUMO DROGA ((NUNCA FUMEI)) NUNCA RALEI UM DEDO NELA
    AH E AINDA POR CIMA ELA JOGA NA MINHA KRA QUE AMA + MEU IRMÃO DO QUE EU!!!!
    PODE UMA COISA DESSAS?????????????? AS VEZES DÁ VONTADE DE EXPERIMENTAR DROGA E SE EU TBM TIVESSE CORAGEM EU ME MATAVAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    3
    Valéria Pugens 28/01/2009
    Querida Juliana
    Quando a gente se torna mãe, não significa que ganhamos de Deus o dom da sabedoria e que a partir deste momento teremos todas as respostas, ou que saberemos criar nossos filhos como eles merecem.Continuamos imaturas, carentes e cheias de defeitos. Mesmo porque, a criança não vem com \"instruções de uso\". Então, por isso algumas mães protegem demais, amam demais e podem destruir a vida do filho (como relato na cârta): Outras, não tem noção da responsabilidade de educar um ser para o mundo e chegam a ignorá-lo dentro de casa.
    Querida amiguinha, pelo seu relato pude perceber que sua mãe não se preparou para esta sagrada missão e agora está cometendo graves erros, tanto com você, quanto com sua irmâ.
    Juliana, nós não podemos transformar ninguém além de nós mesmos, então, que tal mudar sua atitude em relação a sua mãe? É ela quem precisa de ajuda, vc me parece sensível e ajuizada. Não busque mais a aprovação dela, nem grandes demonstrações de amor, porque provavelmente ela não vai saber fazê-lo. Dê a ela a sua compreenão, o seu apoio e busque aprender em outra fonte, como por exemplo nos autores clássicos (como eu fiz, lendo Victor Hugo, em Os Miseráveis, Dostoyewski, Kafka, Gui de Moupassant e outros).Lá vc vai encontrar lições primorosas para a vida, vai perceber que muitas outras pessoas sofreram bem mais até que vc e como elas reagiram a isso. Esta sua insegurança vai passar e vc vai adquirir tanta sabedoria que as pessoas irão procurá-la para aconselhamento. Tirar a própria vida porque nos nos sentimos amados é nos negar o direito de amar aos outros e provar que, como o Senhor falou \"Voce colhe o que planta\" e que \"É preciso dar para se receber\". Espero ter ajudado um pouco, se quiser escreva para o meu e-mail, que terei prazer em lhe responder. Um grande abraço. Valéria
    0
    JULIANA 27/01/2009
    MINHA MAE NAO ME AMA NAO SEI O PORQUE MAS ELA GOSTA MAIS DA MINHA IRMA QUE UMA DROGADA E TROCOU O CONFORTO DA CASA DA MINHA MAE PARA MORAR NA FAVELA ,MINHA MAE SOFRE COM ISSO MAS SE EU FALAR MAE EU VOU MORAR EM UMA FAVELA,VIREI DROGADA ELA NAO VAI LIGAR TENHO CERTAZA POIS ELA JA ME PROVOU ISSO MAIS DE 10 VEZES NAO INTENDO O POR QUE ME SINTO MUITO SO SE TIVESSE CORAGEM ME MATAVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast