Desigualdade de gênero e violência contra a mulher

Publicado em: 23/09/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 214 |

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

                                                                                               Mara Jucá

A violência contra a mulher tem origens profundas que estão localizadas no decorrer da história, e podemos dizer que estas são de difícil desconstrução. A desconstrução das redes que tecem a violência contra a mulher ainda levará muito tempo, porém, não seria ilusório acreditar em sua finitude, na medida em que o que se construiu histórica e socialmente pode ter seu caminho recomposto em outra perspectiva. Em curto prazo, faz-se necessário e urgente um ordenamento jurídico adequado e coerente onde as leis possam alcançar as expectativas e demandas sociais, pois não basta que haja um ordenamento que tenha vigência jurídica, mas não tenha vigência social, isto é, que não seja aceito e aplicado pelos membros da sociedade.

A conscientização da natureza histórica da desigualdade de gênero precisa ser trabalhada desde o início do ensino escolar, já que a desigualdade de gênero somada a ordem patriarcal vigente são alguns dos ingredientes que, unidos ao sentimento de culpa depositado historicamente na psique das mulheres, contribuem para a perpetuação das relações desiguais de poder que acabam por ocasionar em violência.

A violência contra a mulher traz em seu seio, estreita relação com as categorias de gênero, classe e raça/etnia e suas relações de poder. Tais relações estão mediadas por uma ordem patriarcal proeminente na sociedade brasileira, a qual atribui aos homens o direito a dominar e controlar suas mulheres, podendo em certos casos, atingir os limites da violência.

O que há de ficar claro para todos é que o combate ao fenômeno da Violência contra Mulher não é função exclusiva do Estado; a sociedade também precisa se conscientizar sobre sua responsabilidade, no sentido de não aceitar conviver com este tipo de violência, pois, ao se calar, ela contribui para a perpetuação da impunidade. Faz-se urgente a compreensão, por parte da sociedade como um todo, de que os Direitos das Mulheres são Direitos Humanos, e que a modificação da cultura de subordinação calcada em questões de gênero requer uma ação conjugada, já que a violência contra a mulher desencadeia desequilíbrios nas ordens econômica, familiar e emocional.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/mulher-artigos/desigualdade-de-genero-e-violencia-contra-a-mulher-5247946.html

    Palavras-chave do artigo:

    genero

    ,

    desigualdade

    ,

    violencia

    Comentar sobre o artigo

    Vanilda S Neves

    Resumo: A violência esta presente no dia a dia das mulheres seja ela rica, ou pobre não distingue raça ou credo, essa é uma pesquisa de revisão bibliográfica tem por finalidade estudar os diversos tipos de violência doméstica contra a mulher, são varias formas de violência: física, moral, sexual, psicológica e patrimonial, a vitima que sofre de agressão apresenta uma série de problemas além do psicológico, é maior a taxa de suicídio, o abuso do álcool e outras substâncias psicoativas, elas hesit

    Por: Vanilda S Nevesl Relacionamentosl 15/01/2011 lAcessos: 1,322
    Elizeu Vieira Moreira

    O presente esforço teórico contribui para a incorporação do gênero como categoria epistemológica usada para analisar políticas públicas e programas para as mulheres, embora se procurasse chamar a atenção para a construção social e histórica do feminino e do masculino e para as relações sociais entre os sexos, marcadas em nossa sociedade por uma forte assimetria. Tece algumas considerações sobre o enfoque dado às mulheres nas políticas públicas...

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 27/09/2011 lAcessos: 572

    O Estudo de caso que apresentaremos a seguir foi efetuado a partir de um caso verídico, extraído das pesquisas realizadas pelo Projeto Iyá Yónú. Para o que, acionamos a assessoria jurídica do Projeto, que estudou o caso a partir das diretrizes da Lei 11.340/2006 e da Constituição Federal de 1988.

    Por: Mara Sílvia Jucá Acáciol Direito> Legislaçãol 23/09/2011 lAcessos: 2,145
    Bárbara Katharinne Lessa

    Ser mulher é carregar em si o dom da persistência e da destreza. Persistência quando, em meio a entraves políticos e culturais cogitaram a mudança da estrutura social preconceituosa para um espaço de igualdade. Destreza quando nessa luta puderam ousar e regozijar com a emancipação. Não resta duvida que ser mulher é uma tarefa penosa, por muitas vezes trabalhosa.

    Por: Bárbara Katharinne Lessal Educação> Ensino Superiorl 14/12/2010 lAcessos: 1,038 lComentário: 1

    Este artigo apresenta uma leitura acerca da aplicabilidade da Lei Maria da Penha no combate a violência contra a mulher. Este tipo de violência, dada as suas consequências prejudiciais às mulheres, tem sido motivo de preocupação de diversos setores da sociedade. Várias mulheres têm sua vida pessoal desestruturada, entram em depressão e ficam a mercê dos seus agressores. Entretanto, sua aplicabilidade depende da conscientização das mulheres para que promovam as denuncias contra seus agressores.

    Por: Mara Sílvia Jucá Acáciol Direito> Legislaçãol 23/09/2011 lAcessos: 240

    O artigo intitulado "Violência Contra o Idoso no Âmbito Familiar" é resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental. Teve como objetivo geral: Analisar o modo pelo qual o idoso vem sendo tratado nos últimos anos no âmbito familiar, e identificar as políticas públicas direcionadas à população idosa, fazendo assim, uma trajetória da Constituição Federal de 1988 até os dias atuais com a criação do Estatuto do Idoso.

    Por: krysl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 19/09/2012 lAcessos: 1,210

    Observamos que vivemos em um mundo rodeado de diferentes culturas, costumes, etnias e gêneros. A sociedade contemporânea, para chegar ao patamar que se encontra, passou por diversas transformações, guerras e quebras de paradigmas. Nesta pesquisa buscamos evidenciar três realidades distintas, as diferenças de gênero no Japão Feudal, as diferenças de gênero no Brasil Colonial e como estão as diferenças de gênero atualmente no Brasil. Buscamos elucidar de maneira breve cada contexto histórico.

    Por: Robson Fernando dos Santosl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 14/04/2012 lAcessos: 904
    JOSÉ VALDIR EMÍLIO

    É sem dúvida um grande desafio para todos nós nos dias atuais, viver em plena harmonia e sem desavenças perante a uma sociedde adoecida, vitima das atrocidades do dia a dia.

    Por: JOSÉ VALDIR EMÍLIOl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 22/01/2010 lAcessos: 585
    JOSÉ VALDIR EMÍLIO

    Um grande desafio para o homem moderno, como ser um bom Cristão diante a tantas violências e desavenças em todos os setores da nossa socierdade, é realmente um grande desafio para todos nós Cristãos.

    Por: JOSÉ VALDIR EMÍLIOl Religião & Esoterismo> Religiãol 08/08/2009 lAcessos: 2,302 lComentário: 2
    Simone

    Prezados Leitores, em dois artigos anteriores relatei de que maneira fui covardemente agredida pelo meu ex companheiro e que forma fui amparada pela Lei Maria da Penha. Neste terceiro artigo dou a continuidade de que maneira estou sendo cuidada pelo Estado.

    Por: Simonel Lar e Família> Mulherl 17/11/2014 lAcessos: 19

    Muitas pessoas a partir do momento em que vão ao médico, e este acaba por solicitar alguns exames, muitas vezes podem acabar por ficar perdidos, assim como também podem acabar por não compreender muito bem sobre o porque determinado exame teria lhe sido solicitado.

    Por: anamarial Lar e Família> Mulherl 30/09/2014

    Psicóloga, Master em PNL, promove workshop inédito dedicado somente às mulheres, baseado em vivências e depoimentos, resgatando a criança interior

    Por: Terezinha Tarcitanol Lar e Família> Mulherl 11/09/2014

    Ainda com tanta informação, podemos verificar que ocorreu um determinado aumento nos casos de pacientes com câncer de mama em estado avançado, sendo que isto acaba por acontecer pela falta de realização de exames períodos, ou até mesmo do auto exame, este que é simples e fácil de ser feito.

    Por: anamarial Lar e Família> Mulherl 03/09/2014 lAcessos: 12
    Simone

    Meus leitores, trago aqui um pouco da realidade, pois infelizmente vivenciei. Compartilho com você não só a dor, más o conhecimento, esclarecimento para aqueles ou aquelas que têm dúvida e não sabem como lidar com a situação quando a violência ocorre.

    Por: Simonel Lar e Família> Mulherl 30/07/2014 lAcessos: 39
    JORGE FLOQUET

    A TPM é um dos fatores que mais contribuem para a mudança de humor das mulheres. Algumas mulheres bastam perceber que o seu dia estar chegando, já mudam de comportamento até mesmo com os seus mais próximos e inocentes amáveis.

    Por: JORGE FLOQUETl Lar e Família> Mulherl 29/07/2014 lAcessos: 23

    o artigo faz uma breve análise de fatores culturais que fomentam o preconceito de gênero e a discriminação contra a mulher na sociedade brasileira.

    Por: Silma Pacheco Ramosl Lar e Família> Mulherl 26/07/2014 lAcessos: 52
    Simone

    Para os homens que se sentem seguros em relação ao coração de uma mulher, vai um alerta. A mulher é passível das emoções, ela ama e sofre intensamente. A mulher perdoa, mais nunca esquece a dor. A mulher ama com todas as letras, ama com todo seu corpo, portanto nunca levante a mão, não seja um covarde, não destrua um sentimento lindo que foi ofertado a você.

    Por: Simonel Lar e Família> Mulherl 23/07/2014 lAcessos: 29

    Este texto pretende tratar das vaidades pessoais à luz das religiões afro-brasileiras.

    Por: Mara Sílvia Jucá Acáciol Religião & Esoterismo> Meditaçãol 23/09/2011 lAcessos: 77

    É impossível conceber a cultura afro-brasileira puramente transplantada da África ou de qualquer outro lugar. A cultura afro-brasileira se instituiu como um conjunto de símbolos que agregam manifestações das culturas produzidas pelas populações afro-descendentes que se encontram espalhadas por todo o território nacional, o que nos permite falar em afro-localidade. A riqueza dessa cultura pode ser constatada pelas inúmeras manifestações negras regionais e locais registradas.

    Por: Mara Sílvia Jucá Acáciol Educaçãol 23/09/2011 lAcessos: 1,006

    O Estudo de caso que apresentaremos a seguir foi efetuado a partir de um caso verídico, extraído das pesquisas realizadas pelo Projeto Iyá Yónú. Para o que, acionamos a assessoria jurídica do Projeto, que estudou o caso a partir das diretrizes da Lei 11.340/2006 e da Constituição Federal de 1988.

    Por: Mara Sílvia Jucá Acáciol Direito> Legislaçãol 23/09/2011 lAcessos: 2,145

    Este artigo apresenta uma leitura acerca da aplicabilidade da Lei Maria da Penha no combate a violência contra a mulher. Este tipo de violência, dada as suas consequências prejudiciais às mulheres, tem sido motivo de preocupação de diversos setores da sociedade. Várias mulheres têm sua vida pessoal desestruturada, entram em depressão e ficam a mercê dos seus agressores. Entretanto, sua aplicabilidade depende da conscientização das mulheres para que promovam as denuncias contra seus agressores.

    Por: Mara Sílvia Jucá Acáciol Direito> Legislaçãol 23/09/2011 lAcessos: 240

    Nesse contexto, a união é importante para que se possa sobreviver à intolerância religiosa.

    Por: Mara Sílvia Jucá Acáciol Religião & Esoterismo> Religiãol 31/10/2008 lAcessos: 16,579 lComentário: 13
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast