Políticas públicas para mulheres

Publicado em: 26/08/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 198 |

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES
*Ainor Lotério 

INTRODUÇÃO

            Ultimamente, as palavras "Políticas Públicas" passaram a fazer parte do vocabulário cotidiano as pessoas envolvidas em entidades representativas de qualquer segmento social ou produtivo. Com o advento da possibilidade de participação mais intensa da sociedade, através de conselhos, p.ex., nota-se a inclusão nos discursos destes representantes e de gestores públicos (agentes de governo) da preocupação quanto à formatação de projetos e ações na forma de leis. Dessa maneira, poderíamos definir uma política pública como uma idéia que nasceu de uma experiência comunitária ou de governo, que passa a ganhar um caráter legar. Ou seja, o estado vê, aprova e implementa junto a sociedade, com a participação desta.

           Política pública ou Política social é um conceito de Política e da Administração que designa certo tipo de orientação para a tomada de decisões em assuntos públicos, políticos ou coletivos. Embora, políticas públicas seja um conceito oriundo dessas duas áreas, vem sendo utilizadas na mais variadas áreas. Isso porque ele permite estudar o espaço social antes da implementação. Para tanto, torna-se necessário a montagem de equipe transdiciplinar, pois um projeto de política pública, necessariamente deve permitir a transversalidade, além de estabelecer um diálogo consciencioso entre as partes. (Ferreira 2008).

O exemplo mais autêntico de uma política pública é o PRONAF – Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar, onde uma série de projetos e ações é levada ao espaço rural. Comparando-se com o crédito rural de antigamente, houveram muitos avanços, com a ampliação de projetos e ações financiados, inclusive facilitando a participação das mulheres. Todavia não podemos dizer que há o "PRONAF Feminino". O certo é que não se deseja aqui se fazer uma espécie de defesa de um conjunto de políticas feministas, onde os homens não tenham voz nem vez, procurando tirar o atraso do passado.

            Mas é preciso perguntar: o que há realmente em favor das mulheres, notadamente as do meio rural? As políticas agrícolas de financiamento e promoção do desenvolvimento econômico, social e econômico não estão ainda bem claras para este setor, ou poderiam estar mais bem delineadas, avançadas e abrangentes. 

            Entende-se por Políticas Públicas "o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas. Expressa a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço público" (Guareschi, Comunello, Nardini & Hoenisch, 2004, pág. 180). As desigualdades entre homens e mulheres foram construídas, historicamente, criando normas, costumes e praticas, reforçando atitudes e comportamentos socialmente vividos numa cultura machista, patriarcal, racista e homofóbica (ódio, aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais), que precisam ser transformadas com a construção de novos valores que incluam respeito às diferenças e valorizem as relações de igualdade de oportunidade entre os seres humanos.

A relação de oportunidades entre a mulher do espaço rural e a do espaço urbano também passa por profundas transformações, enquanto a mulher rural já não mais é vista como grosseira ou atrasada em relação à mulher da cidade.

Estamos vivendo em tempos de melhorias significativas dos meios de comunicação, que dotaram o campo, em muitas regiões, das mesmas condições que a cidade de desfrutarem de sons e imagens como as das cidades. As antenas parabólicas chegaram ao campo e levaram consigo todo o que a cidade tinha. Não é todo espaço que experimentou essa evolução, tida por muitos como uma invasão danosa, mas já se sente fortemente seus efeitos.

Neste sentido, carecemos de um novo olhar nas políticas públicas, que privilegiem a participação da mulher não apenas naquelas ações e/ou projetos sociais relacionados com alimentação, medicamentos, etc, mas também na questão das políticas de cunho empreendedor, como as relacionadas ao financiamento da produção rural e urbana.

O associativismo já percebeu esta necessidade quando passou a chamar as mulheres para os seus movimentos, reforçando assim as entidades. Hoje, é comum mulheres presidindo sindicatos, associações, cooperativas, etc.

 PRECISAMOS AVANÇAR

A conclusão a que se chaga é que a sociedade precisa avançar na construção da diversidade de processos de socialização para homens e mulheres, cujas conseqüências se fazem presentes, ao longo da vida, nas relações individuais e coletivas. O objetivo é a construção de uma sociedade justa, igualitária e solidária possível.

"A luta das mulheres brasileiras para construir uma sociedade igualitária tem avançado muito nas últimas décadas. Das reivindicações feitas pelas feministas, internacionalmente, uma se refere a examinar a política econômica sob a perspectiva de gênero. Há vários ângulos para se discutir a política econômica: monetário, fiscal, externo, trabalho; todos comportam uma avaliação sob a perspectiva de gênero. Os gastos do governo exprimem o compromisso deste com a política social e econômica e permitem o acesso das cidadãs e cidadãos aos bens, recursos e serviços públicos. Felizmente as políticas públicas em nível de país começam a incluir as mulheres no seu arcabouço e finalidade." (Hildete Pereira de Melo - * Faculdade de Economia/UFF). 

Sempre que incluímos a mulher numa política pública, a possibilidade de ela ser "mais familiar" é real. É a mulher que governa a casa e se intera mais facilmente dos assuntos da família.

A agricultura familiar só é familiar com o envolvimento da família diretamente, enquanto pessoas, seres humanos vivenciando e vivendo em uma mesma propriedade rural.

Segundo nossas observações práticas, políticas públicas que não incluem as mulheres são machistas e têm menos possibilidade de êxito.

As mulheres do campo precisam de apoios específicos, notadamente para a construção do seu conforto e de sua família. Se antigamente tínhamos financiamentos para projetos exclusivamente machistas, hoje temos a possibilidade de financiarmos projetos de economia doméstica, como os processados e embutidos. No entanto, uma série de idéias e alternativas ainda precisa ser viabilizada, criando assim a cultura da mulher empreendedora no espaço rural. A idéia é que se desenvolvam projetos que beneficiem a cozinha rural, com acesso facilitado a financiamentos, com vistas à melhoria de residência, conforto e lazer.

Quando se fala de políticas públicas pára as mulheres, evidentemente que também se precisa considerar o sistema de leis. Neste caso, o exemplo mais forte é a Lei Maria da Penha, livrando a mulher em parte da abominável violência dos homens.

Políticas públicas na área da saúde são bem conhecidas. Na agricultura, especificamente para mulheres, não são tantas. Na verdade, não se consegue citar algo significativo, exclusivamente para as mulheres. Isto demonstra que a política agrícola brasileira precisa focar mais as mulheres, pois o fenômeno social da mãe com os filhos, quando ocorre uma separação, também se verifica no espaço rural.

Mulher, família e agricultura familiar, um tripé forte. As políticas públicas precisam privilegiar esta trilogia. 

DESAFIO E FUNÇÃO

O desafio posto é garantir que as diferentes secretarias e instâncias públicas (governos) articulem ações e políticas intersetorializadas que fortaleçam e elevem a cidadania das mulheres, com políticas que considerem os recortes de gênero, raça/etnia, geração, observando, também, o princípio do estado laico.

A função das políticas públicas para mulheres é contribuir para a promoção da eqüidade de gênero, através da implementação de políticas públicas que efetivem os direitos humanos das mulheres e elevem a sua cidadania.

Mas, para isto, é preciso:

1. Incentivar a participação das mulheres nas instâncias de controle e monitoramento social das políticas públicas;

2. Estabelecer alianças e parcerias que contribuam com o desenvolvimento e ampliação das políticas públicas para as mulheres.

Para tanto, as mulheres precisam ser chamadas, abrindo-se espaços de participação e influência nos processos planejamento e implementação das políticas e ações das diferentes secretarias e órgãos do governo. Participação nos processos de monitoramento e avaliação das políticas e ações das diferentes secretarias e órgãos do governo. Realização de parcerias com órgãos governamentais e não governamentais para o desenvolvimento de estudos, pesquisas e ações com recortes de gênero, étnico/racial, geracional, diversidade sexual e deficiência.

A construção de um processo de formação que contribua para participação qualificada de mulheres gestoras e da sociedade civil organizada, nas instâncias de monitoramento e controle social exige o envolvimento das entidades representativas da sociedade em questão. Dentro do setor agropecuário, da mesma forma, há que se identificar e fazer valer a liderança das mulheres.

Outros fatores como a consolidação de alianças e parcerias que qualifiquem e contribuam com o desenvolvimento e ampliação das políticas públicas para as mulheres também requerem atenção.

Desejamos ver "Mulheres gerando renda e promovendo o desenvolvimento local sustentável.".

* Engenheiro Agrônomo, Extensionista, Mestre em Gestão de Políticas Públicas - Palestrante (www.loterio.com.br)

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/mulher-artigos/politicas-publicas-para-mulheres-5164112.html

    Palavras-chave do artigo:

    mulher

    ,

    politicas publicas

    ,

    participacao

    Comentar sobre o artigo

    Adomair O. Ogunbiyi

    Estudo de Caso sobre o Conselho Municipal das Populações Afrodescendentes (COMAFRO) com enfoque nas políticas públicas e na gestão democrática. O artigo analisa como se dão as políticas públicas relativas à população afro-brasileira nas áreas da educação e da saúde, dentro do escopo de políticas universalistas da Gestão Pública Municipal, de São Luís, Maranhão – Brasil, durante o período de 2004 a 2008, cotejando-as com as propostas oriundas de uma instituição de controle social como o Conselho

    Por: Adomair O. Ogunbiyil Negócios> Gestãol 22/07/2011 lAcessos: 976
    Elizeu Vieira Moreira

    O presente esforço teórico contribui para a incorporação do gênero como categoria epistemológica usada para analisar políticas públicas e programas para as mulheres, embora se procurasse chamar a atenção para a construção social e histórica do feminino e do masculino e para as relações sociais entre os sexos, marcadas em nossa sociedade por uma forte assimetria. Tece algumas considerações sobre o enfoque dado às mulheres nas políticas públicas...

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 27/09/2011 lAcessos: 559
    Antonio Cunha

    O presente trabalho tem como objetivo, rever as referências teóricas sobre o tema “emancipação” associadas à análise das políticas públicas educacionais adotadas pelo Governo Brasileiro, focando Curitiba-Pr, considerando a desigualdade e a diferença social da clientela das escolas públicas estaduais e federais, diante das demandas sociais e de mercado de trabalho, numa perspectiva de emancipação e esforços públicos.

    Por: Antonio Cunhal Educaçãol 10/08/2009 lAcessos: 4,815

    Este artigo foi publicado na Revista Compras Públicas: Legalidade e Transparência; da Editora CAPACITAR - Consultoria e Treinamentos em Licitações; edição de abril de 2009. O objetivo do artigo é analisar qual papel das políticas públicas sócio-ambientais na construção de uma gestão pública mais democrática e participativa no Brasil, com base no socioambientalimo.

    Por: Rejane Esther Vieiral Negócios> Administraçãol 13/11/2008 lAcessos: 4,808 lComentário: 3

    O presente trabalho refere-se à experiência que tive com os grupos de tambor de crioula na cidade de São Luís do Maranhão e na cidade de Brasília, Distrito Federal. Analiso a relação entre essa performance musical e o turismo. Através da evidencia do trabalho de campo, argumento como a indústria turística interfere na execução dessa performance e como essa modificação se insere no cotidiano dos músicos e dançarinos. Analiso como conduta performática é modificada dentro do novo enquadramento promovido pela indústria turística. Mostro também a relação de poder existente entre essa indústria e os mantenedores do tambor de crioula e como essa indústria se utiliza da performance e a exotiza com o objetivo de atrair visitantes.

    Por: tiago carvalho barrosl Negócios> Administraçãol 17/09/2009 lAcessos: 217
    ADILSON MOTTA

    O Brasil tem 50,5 milhões de habitantes entre 15 e 29 anos. Jamais, em tempo algum, nossa sociedade teve tantos jovens como agora. É nesta faixa etária que se encontra a parte da população brasileira atingida pelos piores índices de desemprego, de evasão escolar, de falta de formação profissional, mortes por homicídios, envolvimento com drogas e com a criminalidade.

    Por: ADILSON MOTTAl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 18/11/2012 lAcessos: 60
    frei fernancio

    O presente trabalho tem como objetivo discutir a participação popular na Lei Orgânica do Município de Lagoa de São Francisco. Teve como inspiração a prática política participativa com as lideranças comunitárias da cidade Lagoa de São Francisco desmembrada de Pedro II, em 1995. Neste artigo busca compreender os direitos que são necessários para aplicar o Cidadania com a necessidade de conhecer os direitos. O Estado significa poder tirado do povo com objetivo de criar leis e depois proibir atos qu

    Por: frei fernanciol Direitol 20/07/2009 lAcessos: 1,671
    antonio domingos araujo cunha

    Na tentativa de demonstrar o perfil do envolvimento social nas formas de participação pelo entendimento básico de celebridades globais na história da construção do pensamento social, buscou-se entender as doutrinas de Durkheim, Karl Marx e Max Weber, como vigas mestras desta construção, perfazendo igualmente uma incursão nos discursos de autores nacionais e internacionais contemporâneos para melhor abraçar o entendimento da participação social, via movimentos sociais em suas modalidades, espec

    Por: antonio domingos araujo cunhal Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 06/08/2009 lAcessos: 4,263

    O presente artigo trata de identificar: qual o papel dos novos direitos socioambientais na Administração Pública de caráter democrático e participativo no cenário brasileiro atual. Entende-se, que o socioambientalismo busca garantir e respeitar a pluralidade cultural, a sociodiversidade, os direitos difusos e coletivos, também interpretados como direitos socioambientais conforme a Carta Maior.Neste sentido, busca-se investigar sua importância para a Administração Pública.

    Por: Rejane Vieiral Direito> Legislaçãol 11/06/2008 lAcessos: 19,606

    Muitas pessoas a partir do momento em que vão ao médico, e este acaba por solicitar alguns exames, muitas vezes podem acabar por ficar perdidos, assim como também podem acabar por não compreender muito bem sobre o porque determinado exame teria lhe sido solicitado.

    Por: anamarial Lar e Família> Mulherl 30/09/2014

    Psicóloga, Master em PNL, promove workshop inédito dedicado somente às mulheres, baseado em vivências e depoimentos, resgatando a criança interior

    Por: Terezinha Tarcitanol Lar e Família> Mulherl 11/09/2014

    Ainda com tanta informação, podemos verificar que ocorreu um determinado aumento nos casos de pacientes com câncer de mama em estado avançado, sendo que isto acaba por acontecer pela falta de realização de exames períodos, ou até mesmo do auto exame, este que é simples e fácil de ser feito.

    Por: anamarial Lar e Família> Mulherl 03/09/2014
    Simone

    Meus leitores, trago aqui um pouco da realidade, pois infelizmente vivenciei. Compartilho com você não só a dor, más o conhecimento, esclarecimento para aqueles ou aquelas que têm dúvida e não sabem como lidar com a situação quando a violência ocorre.

    Por: Simonel Lar e Família> Mulherl 30/07/2014 lAcessos: 20
    JORGE FLOQUET

    A TPM é um dos fatores que mais contribuem para a mudança de humor das mulheres. Algumas mulheres bastam perceber que o seu dia estar chegando, já mudam de comportamento até mesmo com os seus mais próximos e inocentes amáveis.

    Por: JORGE FLOQUETl Lar e Família> Mulherl 29/07/2014 lAcessos: 18

    o artigo faz uma breve análise de fatores culturais que fomentam o preconceito de gênero e a discriminação contra a mulher na sociedade brasileira.

    Por: Silma Pacheco Ramosl Lar e Família> Mulherl 26/07/2014 lAcessos: 39
    Simone

    Para os homens que se sentem seguros em relação ao coração de uma mulher, vai um alerta. A mulher é passível das emoções, ela ama e sofre intensamente. A mulher perdoa, mais nunca esquece a dor. A mulher ama com todas as letras, ama com todo seu corpo, portanto nunca levante a mão, não seja um covarde, não destrua um sentimento lindo que foi ofertado a você.

    Por: Simonel Lar e Família> Mulherl 23/07/2014 lAcessos: 25

    COMPARAÇÃO DO AMOR DAS MÃES COM O AMOR DOS FILHOS. SENTIMENTO DA MÃE QUANDO PERCEBE A DIFERENÇA NA INTESIDADE DESSES DOIS AMORES.

    Por: Maria Oliveiral Lar e Família> Mulherl 19/07/2014
    Ainor Lotério

    Saber escolher é o grande segredo. Quem faz a escolha certa, age com determinação e segue em frente acaba encontrando o caminho da realização, diferentemente de quem não sabe para onde vai, especialmente no mundo do conhecimento: o que estudar e formar-se no que? A disputa crescente por estudantes tem levado as instituições particulares de ensino a uma corrida por alunos no mercado: se antigamente não víamos nenhum outdoor nas beiras de estrada, hoje vemos um verdadeiro concurso de beleza...

    Por: Ainor Lotériol Educação> Ensino Superiorl 11/12/2012 lAcessos: 20
    Ainor Lotério

    Todo ser humano possui um desejo arraigado de dirigir sua própria vida, de entender e explicar sua capacidade e de viver com propósito. Não estamos fadados a ser passivos e compassivos. Fomos feitos para ser ativos e empenhados naquilo que desejamos. Mas, a melhor das motivações deve vir de dentro, pois sabemos que as experiências mais significativas da vida não se dão quando contamos com o reconhecimento dos outros, mas quando escutamos nossa voz interior.

    Por: Ainor Lotériol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 26/08/2011 lAcessos: 89
    Ainor Lotério

    Este é um causo caboclo (um tanto longo, mas vale a pena lê-lo) que vou lhes contar para valorizar A MISSÃO DA MULHER e como fazer para criar um cidadão por inteiro, a partir do ventre.

    Por: Ainor Lotériol Lar e Família> Casamentol 26/08/2011 lAcessos: 66
    Ainor Lotério

    Cada vez mais me convenço de que o nosso sucesso é uma questão de relacionamentos de qualidade. Tudo o que você quer você não consegue sozinho. Precisamos dos outros para nos ajudar e nos dar o prazer do ser e do ter.

    Por: Ainor Lotériol Relacionamentos> Amizadel 26/08/2011 lAcessos: 75
    Ainor Lotério

    O agricultor já foi chamado de camponês, colono, lavrador, homem rude, essa última acepção muitas vezes usada preconceituosamente. A canção "o colono" (Teixeirinha) retratava isto: "Não ri, seu moço daquele colono, agricultor que ali vai passando, admirado com o movimento, desconfiado lá vai tropeçando". Mas, o que percebemos hoje é que o homem do campo se fortaleceu e a canção dever ser outra: "Nóis trupica mais não cai. Pode botar fé que desse jeito vai" (Rick e Renner).

    Por: Ainor Lotériol Carreira> Gestão de Carreiral 26/08/2011 lAcessos: 165
    Ainor Lotério

    O tempo passou, e hoje estamos tomando conhecimento de outra lei, "a lei da sustentabilidade". Esta "lei" nos mostra que há uma ligação em tudo, pois associa prosperidade, vida de qualidade para a humanidade e preservação dos recursos naturais. Uma fórmula que procura fazer com que todo recurso utilizado no presente para produzir, ganhar, viver, divertir, morrer, ressurgir... continue existindo para as gerações futuras.

    Por: Ainor Lotériol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 26/08/2011 lAcessos: 52
    Ainor Lotério

    O termo motivação, quase sempre muito mal compreendido, deve significar mais do que a simples disposição para fazer algo, mas a educação da vontade na direção de um propósito de vida. Pode ser entendido como os motivos pelos quais reagimos aos nossos desejos, projetos e ideais. Mas toda motivação pode sofrer contrariedades, pois "não existe uma ação sem reação", segundo a terceira Lei de Newton.

    Por: Ainor Lotériol Carreira> Recursos Humanosl 26/08/2011 lAcessos: 344
    Ainor Lotério

    Que política pública é esta de garantia de preços que para ser cumprida há a necessidade de ir à justiça? O que fazer? -Os produtores de arroz precisam se unir para fazerem valer a política de preços mínimos. -A categoria, através dos seus representantes precisa agir fortemente. É bom a sociedade também saber que "se o campo não planta a cidade não janta".

    Por: Ainor Lotériol Notícias & Sociedade> Cotidianol 26/08/2011 lAcessos: 205
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast