Acordes Relativos

Publicado em: 30/12/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 12,903 |

Conhecer os acordes de uma música sem saber porque estão ali, porque justamente aqueles acordes, significa "queimar" etapas do aprendizado de música.

Os acordes aparecem numa determinada música devido à sua tonalidade. Mude a tonalidade e mudarão os acordes.

Muitas vezes você vê aparecer um solitário acorde menor numa música em tom maior, com talvez mais três ou quatro acordes maiores. Tomemos por exemplo a seguinte sequencia:

D Bm G A

O acorde Si menor (Bm) ali está por ser relativo de Ré maior (D). Porque as escalas dos dois acordes possuem as mesmas notas, é que se convencionou chamá-los relativos.

E como saber quais acordes são relativos de outros? É bastante simples, na verdade. Para acordes maiores três semitons abaixo da nota que dá nome ao acorde e para acordes menores (óbvio), três semitons acima. Explicando melhor:

Acorde relativo de Ré maior (D) = Bm (Si menor) porque:

Um semitom abaixo de D = C#

Dois semitons abaixo de D = C

Três semitons abaixo de D = B

E vice-versa para relativos de acordes menores.

No violão, fica bem fácil. Para um dado acorde maior, basta ir três casas para trás na nota que dá nome ao acorde.

Na sequencia acima teríamos portanto:

Relativo de D = Bm

Relativo de G = Em

Relativo de A = F#m

Esta informação é particularmente útil para "tirar" músicas de ouvido. Uma vez que você descubra em que tonalidade está a música, saberá quais acordes poderão aparecer. No exemplo da sequencia acima, todos estes acordes poderão aparecer: D, G, A, Bm, Em e F#m.

É claro que outros acordes podem fazer parte da canção, mas partindo-se dos acordes principais, fica mais fácil identificar os demais.

Como você poderá reparar na tabela abaixo, "quem sabe um, sabe todos":

Acorde                                      Relativo

C                                                  Am

D                                                  Bm

E                                                  C#m

F                                                  Dm

Nem é necessário completar a tabela, concorda? Você com certeza já reparou que os acordes relativos vão crescendo - em semitons - à mesma proporção que os acordes originais.

Você pode facilmente comprovar a larga utilização de acordes relativos, observando diversas músicas mais populares, nas quais se usa mais acordes simples como estes.

Na hora de compor uma música, também é muito importante conhecer as sequencias possíveis de acordes a serem utilizados, bem como os acordes relativos.

Com um pouco de treino, você facilmente identificará a presença ou a necessidade de um acorde relativo numa determinada música.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/musica-artigos/acordes-relativos-1645274.html

    Palavras-chave do artigo:

    acordes de violao

    ,

    acordes relativos

    ,

    escalas musicais

    Comentar sobre o artigo

    Henrique Arão

    Os Segredos Para A Construção de Uma Música De Sucesso. Algumas pessoas gostam muito de escrever poemas e transforma-las em canções, muitas até mesmo com um caracter bem comercial. Cantam para amigos, colegas, familiares até mesmo para o cachorrinho de estimação e todos adoram!

    Por: Henrique Arãol Arte& Entretenimento> Músical 17/02/2015
    Henrique Arão

    O Conhecimento Necessário Para Você Se Destacar No Mercado. Existem muitas pessoas que, por tocar um ou outro instrumento musical, se aventuram no ramo da produção musical e acabam se frustrando e criando problemas para elas e para seus clientes!

    Por: Henrique Arãol Arte& Entretenimento> Músical 14/02/2015
    Henrique Arão

    A História da Música Fazendo Parte do Cotidiano do Estúdio de Gravação Digamos que um músico muito habilidoso em seu instrumento chega a um estúdio querendo gravar seu Cd e propõe ao produtor que gostaria, na sua música, algo que lembrasse, e muito, a música de uma tribo indígena específica em meados dos anos 1600.

    Por: Henrique Arãol Arte& Entretenimento> Músical 14/02/2015
    Henrique Arão

    Saiba O Que Alimenta Os Valores Para Seu Primeiro Cd. Provavelmente você já perguntou para um produtor musical quanto custaria para gravar o seu Cd, e aposto que ouviu, não só dele mas de muitas outras pessoas do ramo, responderem que depende.

    Por: Henrique Arãol Arte& Entretenimento> Músical 14/02/2015
    Henrique Arão

    Saiba O Que Realmente É Um Produtor Musical. Se você perguntar para uma criança o que ela quer ser quando crescer, você terá várias respostas diferentes e bem conhecidas como, um jogador de futebol, um piloto de avião, um policial, um engenheiro, um médico entre muitas outras profissões. Não é mesmo?

    Por: Henrique Arãol Arte& Entretenimento> Músical 14/02/2015
    Henrique Arão

    Veja Como Chegar Preparado No Estúdio Para a Produção Musical De Seu Cd. Lá, lá , lá, lá ,láaa. Mi, mi, mi, mi, miiii. Vio, vio, vio, viiiiooooo! Entre outros mini aquecimentos vocais antes de cantar!! Funciona mesmo?! Na verdade, há uma série de exercícios vocais para você ficar com uma voz empostada, que significa uma voz bem colocada, acentuada de maneira correta para você não ter problemas como rouquidão, sensação de garganta seca e outras coisinhas mais.

    Por: Henrique Arãol Arte& Entretenimento> Músical 14/02/2015
    Henrique Arão

    Seria Bom Gravar Um Cd Na Época De Carnaval Ou Curtir As Festas? Existem vários momentos de se gravar um Cd. Aqueles momentos em que você se sente confiante o bastante, aqueles em que sua inspiração está nas alturas, mas também os momentos em que você olha para o bolso!

    Por: Henrique Arãol Arte& Entretenimento> Músical 12/02/2015
    Henrique Arão

    Como Começar Seu Home Studio. Veja como dar os primeiros passos para você começar o seu home studio de uma maneira prática e bem tranquila. Compre apenas os equipamentos necessários para iniciar!

    Por: Henrique Arãol Arte& Entretenimento> Músical 09/02/2015

    Há diversas maneiras de se encontrar os acordes de uma determinada música. Simplesmente usar o ouvido pode até ser uma delas, mas é atributo de poucas pessoas, que têm ouvido privilegiado. Mas há outras maneiras...

    Por: Oskar Riograndel Arte& Entretenimento> Músical 15/09/2010 lAcessos: 670
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast