Músicas Do Passado Nas Paradas De Sucesso

23/12/2008 • Por • 4,603 Acessos

Um dos grandes exemplos dessa imortalidade das músicas antigas é a chamada beatlemania, que reúne fãs dos Beatles de todas as idades, porém sua maioria é jovem e nem chegaram a ver banda na ativa. 


Segundo o professor de música Airton da Conceição, nesse período destacavam-se os músicos que possuíam qualidade musical, o que difere da tendência mercadológica do momento atual.


Dos anos 60 aos 70, o estilo romântico predominava no gosto dos ouvintes. Depois desse período, surgiram as músicas de protesto e ideologia e com a chegada da década de 80, nasceu a Disco Music representada pelos Bee Gees. 


Durante essas três décadas houve muitas transformações nos estilos musicais. “Mas foi a partir da década de 90, que o “leque” de opções se abriu para os ouvintes”, afirma o professor Airton.     


As mudanças sociais também influenciam na escolha da música, segundo Airton, os estilos musicais se identificam com as classes sociais, guetos e idades. “A música é uma válvula de escape para amenizar o dia-a-dia das pessoas.


Confira as opiniões do professor Airton sobre alguns cantores e bandas nacionais e internacionais:


Maria Rita: ela é tímida e mesmo assim consegue dominar o público com sua qualidade musical. É a grande cantora top do Brasil.  


Amy Winehouse: é uma cantora que supre a falta de qualidade para a demanda mais exigente do público. Mas, infelizmente o artista se vê obrigado a viver num mundo paralelo devido à sua falta de privacidade.


Elton John: fará o grande show do Brasil em 2009. Com uma grande qualidade leva o conteúdo ao extremo profissionalismo, tanto ele quanto a sua banda. Seu estilo atende a um público acima dos 30 anos, mas aqueles jovens que possuem influência dos pais também gostam do estilo.


 Airton da Conceição é técnico em Música Erudita e ministra aulas de violão no Centro Educacional e Cultural Isaura Neves.

Perfil do Autor

Ricardo Lopes

Sou um jornalista que gosta de escrever tudo que é de interesse público