Músicas Para Crianças - O Desenvolvimento Infantil Através Da Música

23/11/2010 • Por • 933 Acessos

Músicas para criançasA música pode ser utilizada para o desenvolvimento, aprendizado, socialização e amadurecimento da criança. As músicas para crianças ajudam a desenvolver diversos aspectos como a inteligência, o raciocínio, a memória, a coordenação motora, a consciência rítmica, a musicalidade, o lúdico, dentre outros aspectos motores, cognitivos e sócio afetivos.

As músicas de folclore e cantigas de roda, geralmente são ensinadas nas escolas como modo de brincar e ensinar diferentes culturas fazendo com que a criança aprenda e respeite as diversidades.

As músicas para as crianças oferecem diferentes estímulos. As cantigas de roda, nome popular para as brincadeiras acompanhadas de música em roda, fizeram parte da nossa infância e até hoje auxiliam no desenvolvimento de nossos filhos.

As cantigas clássicas de roda ensinadas para as crianças antigamente são: "Ciranda, cirandinha", "Cai, cai, balão", "Boi da cara preta", "Roda peão", "Meu limão", "Marcha soldado", "Pirulito que bate e bate", "Terezinha de Jesus", "O cravo e a rosa", "Eu entrei na roda", entre outras regionais.

Toquinho, cantor, compositor e violinista, originou seus trabalhos com o público infantil na década de 1980 e hoje adultos cantam para seus filhos os sucessos de sua época e que continuam agradando até hoje. O disco lançado em 1987 "Canção de Todas as Crianças" foi o primeiro trabalho com uma qualidade incomparável voltado para o público infantil, tendo recebido uma carta da ONU em agradecimento a esse bem realizado para a humanidade.


O trabalho de Toquinho foi aceito e é utilizado no ambiente escolar como método para aprendizagem e compreensão infantil. As letras, músicas e ilustrações mais utilizadas de Toquinho na escola são as de "Aquarela", "Valsa para uma menininha", "O filho que eu quero ter", entre outros diversos que você pode encontrar em vídeos com animações acompanhando a letra a venda na internet, bem como CDs e DVDs nas lojas.

Toquinho possui muitas músicas para crianças e diversos trabalhos feitos em parcerias com outros artistas como Alceu Valença e Elis Regina. Com músicas calmas, corretas, com um português invejável e que prendem a atenção da criança, Toquinho é capaz de ensinar e divertir nossos filhos.

Nas músicas para as crianças de antigamente não poderíamos deixar de citar a artista Xuxa e seu imenso repertório. As músicas para as crianças da Xuxa de antigamente eram lúdicas e voltadas para crianças na segunda infância. Músicas divertidas que auxiliavam no aprendizado como o abecedário onde ela relaciona cada letra de nosso alfabeto com palavras do cotidiano e em algumas músicas ela utilizava a linguagem dos sinais para as crianças com deficiência auditiva.

Sem dúvida esses artistas e suas músicas marcaram o desenvolvimento de nossa geração e merecem fazer parte do crescimento de nossos filhos.