Significado música Pais e filhos (legião urbana)

Publicado em: 14/06/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 2,421 |

letra-da-musica-pais-e-filhos

  Em entrevista para a MTV em 1994, Renato Russo falou sobre a Legião Urbana e sua carreira, mas o que mais me chamou a atenção, foi a parte em que ele estava falando das composições de suas músicas, disse ele que para cada pessoa tem um significado diferente, citando de exemplo a música "Pais e filhos", grande sucesso na época e ainda hoje, que as pessoas vinham até ele e diziam que a música era muita linda, e tudo mais, quando na verdade, se tratava de uma musica sobre um suicídio.Muito curioso, resolvi tentar entender o significado dessa música que moveu uma geração que eu gostaria muito de ter participado. Vamos lá então:

Pais e filhos (legião urbana)

Estátuas e cofres E paredes pintadas Ninguém sabe O que aconteceu…

Ela se jogou da janela Do quinto andar Nada é fácil de entender…

No começo vimos que o autor fala de confusão, com "Estátuas e cofres E paredes pintadas", na mente de uma adolescente de pais ricos que resolveu se matar.

Dorme agora Uuuhum! É só o vento Lá fora…

Nessa estrofe começa a infância, com "Dorme filho é só o vento lá fora", quem nunca ouviu isso da mãe?

Quero colo! Vou fugir de casa Posso dormir aqui Com vocês Estou com medo Tive um pesadelo Só vou voltar Depois das três…

Fala mais da infância e termina com a adolescência.

Meu filho vai ter Nome de santo Quero o nome Mais bonito…

Mostra que os pais antigamente acreditavam que dando um nome santo para a criança, ela seria especial, quando ela já na adolescência, "Quer o nome mais bonito" para o convívio social.

É preciso amar as pessoas Como se não houvesse amanhã Por que se você parar Prá pensar Na verdade não há…

Esta é a que mais fez pessoas se emocionarem e ao mesmo tempo refletirem, é uma reflexão dos pais da adolescente perante o acontecimento, "Será que se eu estivesse ao lado dela isso teria acontecido".

Me diz, por que o céu é azul Explica a grande fúria do mundo

Nesse mostra o quanto aprendemos com os pais, e quantas perguntas ficaram sem respostas.

São meus filhos Que tomam conta de mim…

Eu moro com a minha mãe Mas meu pai vem me visitar Eu moro na rua Não tenho ninguém Eu moro em qualquer lugar…

Já morei em tanta casa Que nem me lembro mais Eu moro com os meus pais Huhuhuhu!…Oh! Oh!…

Nesse mostra as diferentes versões da vida de uma pessoa perante aos pais, e nos faz pensar qual destes é mais feliz.

É preciso amar as pessoas Como se não houvesse amanhã Por que se você parar Prá pensar Na verdade não há…

Sou uma gota d'água Sou um grão de areia Você me diz que seus pais Não lhe entendem Mas você não entende seus pais…

Fala de humildade, que nem filho é melhor que pai e nem pai é melhor que filho, e mostra o quanto é difícil um relacionamento entre pai e filho, principalmente na adolescência, se não á conversa.

Você culpa seus pais por tudo E isso é absurdo São crianças como você O que você vai ser Quando você crescer?…

Mostra que os pais não são seres perfeitos, eles também erram, e o intuito de duas vezes ter usado a palavre "você" no fim, foi para dizer aonde o jovem vai chegar agindo desse jeito.

Bom pessoal, lembrando que existem muitas teorias do significado dessa música. E na real, o que vale é o que você sente quando escutando esta música, e isso não dá pra colocar em palavras.

Deixe sua teoria nos comentários abaixo!

Abraço.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/musica-artigos/significado-musica-pais-e-filhos-legiao-urbana-5981159.html

    Palavras-chave do artigo:

    renato russo

    ,

    pais e filhos

    ,

    conexao diaria

    Comentar sobre o artigo

    Abraao Dahis

    Sempre que vejo uma ilustração, foto ou réplica da obra-prima O Pensador, do francês Auguste Rodin, enxergo ali também, o nascimento do homem imaginando e descobrindo o poder de seu pensamento. A fantasia lhe surgindo e expandindo o seu potencial mental. O pensamento e sua comunicação como importantes ferramentas para gerentes de projetos. “A imaginação é mais importante que o conhecimento” - Albert Einstein.

    Por: Abraao Dahisl Negócios> Ger. de Projetosl 03/06/2008 lAcessos: 13,031

    Aprenda o que é teoria musical e os processos relacionados à música como um todo. Veja o que é preciso saber para dominar completamente os ramos da improvisação musical.

    Por: elianal Arte& Entretenimento> Músical 12/09/2014

    Você sofre por não ter tempo pra treinar? Você não tem certeza do que praticar com o pouco tempo que possui? Já que é quase impossível aumentar o tempo que você tem pra praticar, é possível porém aumentar a eficiência do treino com o pouco tempo que você tem. A seguir estão as dicas sobre o que você precisa para obter máximo resultado.

    Por: ekipel Arte& Entretenimento> Músical 10/09/2014

    Daí você me pergunta: qual o problema do artista querer fazer uma grana extra com cerveja, já que vender música não tem sido um bom negócio? Respondo com outra pergunta: o que essas bandas fizeram de musicalmente relevante nos últimos tempos para justificar boas vendas?

    Por: Diogo Azzevedol Arte& Entretenimento> Músical 22/08/2014 lAcessos: 24

    Agosto é um mês especial para a cidade de Ubatuba, pois é celebrado neste ano o IV Mês da Cultura Popular, uma comemoração organizada pelo Projeto Tamar, com o intuito de valorizar as expressões culturais tradicionais dos caiçaras. As manifestações são variadas, entre apresentações musicais e de dança, exposições e vídeos com a temática cultural e o modo de vida das comunidades do litoral norte de São Paulo.

    Por: juliol Arte& Entretenimento> Músical 20/08/2014

    A dança é conhecida como uma arte, e pode ser utilizada por várias pessoas sem discriminação, independente da etnia, cultura ou deficiência. O tema "dança e deficiência visual" tem uma relação muito importante, e hoje há muitas questões ainda vagas onde devem ser discutidas e avaliadas, cujo objetivo seria expandir continuamente os paradigmas que penetraram no conhecimento da dança para pessoas com tais deficiências.

    Por: EMANUELLAl Arte& Entretenimento> Músical 03/08/2014 lAcessos: 12
    Prof. JV de Miranda Leão Neto

    Numa onda onipresente de demagogia mal explicada, o governo corrupto continua a defender um Sistema cujo maior beneficiário é ele mesmo e sua injusta carga tributária.

    Por: Prof. JV de Miranda Leão Netol Arte& Entretenimento> Músical 24/06/2014 lAcessos: 26
    JORGE FLOQUET

    Sendo assim, fica o alerta da necessidade da Banda do Bola aumentar a participação do sopro e aproximar do Black Music, cuja referência é o sempre presente Tim Maia e, com toda certeza, ela vencerá a competição Interbandas. Ficamos , então, na expectativa que na final do Superstar não haverá um dedo limitador. Caso a Banda Bola avance no Black Music!Mas, caso a Banda Malta venha a cantar a música do Renato Russo, Mais uma Vez, teremos uma competição fortíssima num final surpreendentemente inovad

    Por: JORGE FLOQUETl Arte& Entretenimento> Músical 09/06/2014 lAcessos: 39

    O processo de desenvolvimento do tecnobrega como música midiática segue, em linhas gerais, um modus operandi criado e permanentemente reinventado a partir do brega paraense. A formação e a difusão regional deste último correspondem ao período entre 1985 e o final da década de 1990. Características específicas de um "modo de fazer" surgiram com o brega e se ampliaram com o tecnobrega, seguindo um percurso em direção a cada vez maior autonomização artística e econômica.

    Por: Maurício Costal Arte& Entretenimento> Músical 23/05/2014 lAcessos: 72
    Luã

    Está polêmica envolvendo estes dois já ultrapassa mais de um século. Enquanto de um lado os norte-americanos conseguiram fazer com que quase todo mundo acreditasse que foram os também norte-americanos irmãos Whigt que inventaram o avião, do outro os Brasileiros acreditam que foi Santos Dumont, chamado aqui de "Pai da Aviação".

    Por: Luãl Notícias & Sociedade> Cotidianol 15/08/2012 lAcessos: 37
    Luã

    Venho lhes falar de um assunto que tem estado em ápice na mídia ultimamente. Não estou falando da nova edição da fazenda, ou do mau desempenho dos nossos atletas nas olimpíadas de Londres (risos), mas sim, do mensalão.

    Por: Luãl Notícias & Sociedade> Polítical 15/08/2012 lAcessos: 184
    Luã

    Quem nunca leu um livro pelo menos uma vez na vida? Mesmo que sendo obrigado pelos professores para fazer a ficha de leitura (sendo que muitos só liam o resumo), sabe a emoção que é. Pode parecer meio clichê quando se fala que com os livros as pessoas viajam para inúmeros lugares, mas é a mais pura verdade, pois, enquanto em um livro você poderá estar na Escócia de férias acompanhando um lindo romance de um casal apaixonado, em outro poderá estar na Índia, vivendo a independência do país, ou tam

    Por: Luãl Literatural 15/08/2012 lAcessos: 43
    Luã

    Olá meus amigos que nos acompanham. Hoje venho lhes falar um pouco sobre a infância perdida. Usei um termo bem forte, mas acredito que seja a expressão correta no momento

    Por: Luãl Notícias & Sociedade> Cotidianol 15/08/2012 lAcessos: 34
    Luã

    Se você quer deixar seu pai na moda, aqui estão algumas sugestões de calçados que combinam com o estilo do seu pai.

    Por: Luãl Beleza> Modal 15/08/2012 lAcessos: 22
    Luã

    O Brasil irá sediar a próxima copa do mundo em 2014, que será em pontos estratégicos, em todas as regiões do país, ao redor das construções desses respectivos estádios, hotéis, mercados e comercio em geral se expandem para que possam faturar com a copa do mundo.

    Por: Luãl Esporte> Futeboll 15/08/2012 lAcessos: 94
    Luã

    "O novo mundo" Conversando com um amigo meu no trabalho esses dias sobre um livro que estou lendo da história aqui do sul de Santa Catarina (vou aproveita pra manda um abraço pro meu chefe que "ama quando nos conversamos") os primeiros habitantes essas coisas. E falei para ele o quanto eu achava impressionante imaginar aqui sem cidades só com mata, e como viviam as pessoas daquela época, então ele me disse....

    Por: Luãl Notícias & Sociedade> Cotidianol 14/06/2012 lAcessos: 95
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast