Atraso de funcionário

09/09/2011 • Por • 268 Acessos

ATRASO DE FUNCIONÁRIO

 

É mister ressaltar que, o trabalhador é obrigado a cumprir a integralidade da jornada de trabalho semanal, ainda prevista em seu contrato a um descanso remunerado, ou seja, o domingo, bem como o tempo de serviço semanal e mensal.

Ocorre que, existem alguns trabalhadores que as vezes faltam ao serviço, ou chegam atrasados ao local onde vai prestar labor, para evitar estes acontecimentos em manter a disciplina torna-se obrigado medidas punitivas.

Ressalta-se que, em muitos casos é importante para a empresa manter seus horários, para desta forma poder cumprir com seus compromissos com terceiros entre outros.

Quando ocorre um atraso dos funcionários provoca um transtorno desnecessário onde, muitas empresas proíbem a entrada do funcionário ao local de trabalho, desta maneira perdendo o dia inteiro de trabalho, sendo de praxe a tolerância de 5 (cinco) minotos.

No caso em tela, o atraso se caracteriza por uma falta grave da desídia, no desempenho de suas funções, que pode acarretar a dispensa por justa causa.

Ainda existe, outras consequências financeiras que a ausência pode causar, para a empresa, Por exemplo: Um caso tipico é de uma empresa de ônibus, que tem a necessidade de manter horários para atender seus passageiros, e quando ocorre do motorista ou do cobrador se atrasar, e não tem como substituir, esses empregados, causa um prejuízo a empresa e vários trabalhadores, bem como troca de turnos na área de saúde e segurança.

 O atraso constante poderá ser descontado no final do mês, ou seja, se o trabalhador chegar vários minutos atrasados poderá refletir no seu ganho final no mês.

Existe algumas empresas que, pelo ato constante de atraso do funcionário, pode adivertir, suspende-lo e até mesmo dispensa-lo por justa causa.

Salienta-se que, a falta ao trabalho pode ser justificada pelo funcionário, através de atestado medico ou dentista, mesmo aqueles que o empregado está acompanhando seus filhos, menores de idade.

 
Ainda existem outros casos que, pode ser justificada a falta ou atraso, como; Por Exemplo: O comparecimento a Justiça Eleitoral, Alistamento, e etc. Estas faltas são perfeitamente justificadas, o não comparecimento do trabalhador, não podendo ser penalizado pelo empregador.


...Continue lendo em

ATRASO DE FUNCIONÁRIO

www.buenoecostanze.adv.br

Perfil do Autor

costanze

www.buenoecostanze.adv.br