Atraso de funcionário

Publicado em: 09/09/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 248 |

ATRASO DE FUNCIONÁRIO

 

É mister ressaltar que, o trabalhador é obrigado a cumprir a integralidade da jornada de trabalho semanal, ainda prevista em seu contrato a um descanso remunerado, ou seja, o domingo, bem como o tempo de serviço semanal e mensal.

Ocorre que, existem alguns trabalhadores que as vezes faltam ao serviço, ou chegam atrasados ao local onde vai prestar labor, para evitar estes acontecimentos em manter a disciplina torna-se obrigado medidas punitivas.

Ressalta-se que, em muitos casos é importante para a empresa manter seus horários, para desta forma poder cumprir com seus compromissos com terceiros entre outros.

Quando ocorre um atraso dos funcionários provoca um transtorno desnecessário onde, muitas empresas proíbem a entrada do funcionário ao local de trabalho, desta maneira perdendo o dia inteiro de trabalho, sendo de praxe a tolerância de 5 (cinco) minotos.

No caso em tela, o atraso se caracteriza por uma falta grave da desídia, no desempenho de suas funções, que pode acarretar a dispensa por justa causa.

Ainda existe, outras consequências financeiras que a ausência pode causar, para a empresa, Por exemplo: Um caso tipico é de uma empresa de ônibus, que tem a necessidade de manter horários para atender seus passageiros, e quando ocorre do motorista ou do cobrador se atrasar, e não tem como substituir, esses empregados, causa um prejuízo a empresa e vários trabalhadores, bem como troca de turnos na área de saúde e segurança.

 O atraso constante poderá ser descontado no final do mês, ou seja, se o trabalhador chegar vários minutos atrasados poderá refletir no seu ganho final no mês.

Existe algumas empresas que, pelo ato constante de atraso do funcionário, pode adivertir, suspende-lo e até mesmo dispensa-lo por justa causa.

Salienta-se que, a falta ao trabalho pode ser justificada pelo funcionário, através de atestado medico ou dentista, mesmo aqueles que o empregado está acompanhando seus filhos, menores de idade.

 
Ainda existem outros casos que, pode ser justificada a falta ou atraso, como; Por Exemplo: O comparecimento a Justiça Eleitoral, Alistamento, e etc. Estas faltas são perfeitamente justificadas, o não comparecimento do trabalhador, não podendo ser penalizado pelo empregador.


...Continue lendo em

ATRASO DE FUNCIONÁRIO

www.buenoecostanze.adv.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/negocios-artigos/atraso-de-funcionario-5204834.html

    Palavras-chave do artigo:

    atraso

    ,

    funcionario

    Comentar sobre o artigo

    José Mario Araujo da Silva

    O cálculo de horas extras varia muito e de acordo com a abordagem que for feita, pode porvocar diferênças enormes no cálculo de um indenização. Aprenda.

    Por: José Mario Araujo da Silval Direito> Doutrinal 10/12/2011 lAcessos: 1,717
    Marcelo Ferreira

    Neste trabalho, buscou-se abordar um pouco da relação entre gestores e funcionários dentro de suas organizações, apresentaram-se estudos feitos em cima de quatro teorias da administração, sendo elas: Teoria da administração científica, teoria clássica, teoria das relações humanas e por fim APO ( Administração por objetivos), tendo como base o papel dos gerentes e dos funcionários.

    Por: Marcelo Ferreiral Negócios> Administraçãol 17/06/2014 lAcessos: 35
    Portais Imobiliarios

    Investir em imóveis é um bom negócio, e muitas empresas tem vendido os imóveis ainda na planta, que pode ser um problema.

    Por: Portais Imobiliariosl Press Releasel 14/12/2012

    Um dos maiores problemas enfrentados pelos condomínios de todo o pais está relacionado com a inadimplência dos condôminos. Este é um problema que fura qualquer previsão orçamentária e que de certa forma foge ao controle dos síndicos e compromete seriamente o fluxo de caixa do condomínio.

    Por: Eduardol Negócios> Gestãol 22/03/2013 lAcessos: 70
    Emanuel Gonçalves da Silva

    Cobrar Dívidas é uma Arte - Na hora de conquistar um novo cliente, as empresas – geralmente o departamento comercial – fazem de tudo, prometem mundos e fundos, se propõem até a visitar o cliente em casa e resolvem qualquer possível problema que possa prejudicar a sua venda em questão de segundos. Isso pode até impressionar o cliente num primeiro momento, mas depois que o produto ou serviço já foi adquirido, a coisa começa a mudar de figura.

    Por: Emanuel Gonçalves da Silval Finanças> Créditol 11/02/2014 lAcessos: 45

    O tempo mostra a todos os seres humanos que é um elemento da natureza responsável por todas as transformações nos seres vivos, ele passa e não notamos, crescemos e não sentimos, ficamos maduros e não percebemos, entramos na fase da evelhecência, e aí tomando ciência de que o tempo não tem complacência como ninguém. Existem tempos bons, regulares e ruins, e por inteligência devemos escolher o rol dos tempos bons, ou dos bons tempos.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Polítical 22/12/2011 lAcessos: 24
    Dr.Markus Hofrichter

    O que é Manutenção Produtiva Total (TPM)? Ela pode ser considerada a ciência médica das máquinas. Manutenção Produtiva Total (TPM) é um programa de manutenção que envolve um novo conceito para a manutenção de fábricas e equipamentos. O objetivo do programa TPM é aumentar consideravelmente a produção e, ao mesmo tempo, a moral dos funcionários e sua satisfação no trabalho. O TPM coloca ênfase na manutenção como uma parte necessária e vitalmente importante dos negócios. Não é mais considerada uma

    Por: Dr.Markus Hofrichterl Educação> Educação Onlinel 19/12/2010 lAcessos: 2,103
    Dr Jeferson - Advogado

    Advogados – "Direito Imobiliário" – Dicas na Compra e venda de imóveis na planta, usados, documentação, vistoria, locação, etc. São Paulo, SP, Maio, 31, 2010 (www.advbr.com.br) – Este artigo trata sobre as principais dúvidas na compra de imóveis na planta, imóveis novos prontos e usados, bem como dá dicas sobre cuidados com a documentação e vistoria. Leia mais em www.advbr.com.br

    Por: Dr Jeferson - Advogadol Direito> Legislaçãol 31/05/2010 lAcessos: 10,883
    Artur Victoria

    Tal como é impossível não provar o mel ou o veneno que pode ser encontrado na ponta da língua de alguém, também é impossível lidar com os fundos governamentais sem provar, pelo menos um pouco, da riqueza do Rei. Kautilya ( 1º Ministro de um Estado na Índia do Norte )

    Por: Artur Victorial Educaçãol 29/07/2009 lAcessos: 692
    Jenner R Camillo

    A due dilligence é utilizada como ferramenta indispensável a uma segura concretização de negócios. É um processo que a área executiva de uma empresa passa ao avaliar um negócio ao qual deseja se unir ou adquirir. Saiba mais sobre o processo, a seguir.

    Por: Jenner R Camillol Negóciosl 18/11/2014

    Muitas são as dificuldades quando pensamos em criar um projeto, e conseguir êxito em executá-lo. Chega a ser até engraçado no tanto de ideias que as vezes pensamos e temos certeza de que isso poderá resultar em uma coisa boa, mas simplesmente as coisas acabam não saindo como tem que ser. Em muitos dos casos, somos até obrigados a abandonar o nosso querido projeto de negócio próprio para priorizar necessidades que não podem esperar que sua ideia possa render frutos para o seu bolso.

    Por: 3xcelerl Negóciosl 18/11/2014
    Gustavo Rocha

    Dia 15 de Novembro, dia da proclamação da república, aquela data onde saímos da monarquia e viramos república, pelo menos na tese histórica. Este ato é um marco na história brasileira. E vamos pensar: Na história do seu escritório ou da sua vida como profissional, qual é o marco histórico? Se formou em direito, um marco. Fez pós, mestrado, outro marco. O primeiro cliente, um marco. Chegou no primeiro faturamento de um milhão, opa, que marco!

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 16/11/2014
    Gustavo Rocha

    Compartilho uma matéria do FDJUR sobre os indicadores mais usados em departamentos jurídicos, com alguns comentários meus abaixo: Para verificar o bom andamento das atividades dentro dos departamentos jurídicos e bancas é preciso estipular um ou mais indicadores para os segmentos que desejam monitorar. Recentemente o FDJUR consultou seus colegas em relação a três segmentos: atividades administrativas do jurídico, eficiência dos advogados e o clima organizacional.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 12/11/2014
    Gustavo Rocha

    Linguagem corporal, o invisível que diz muito sobre o que queremos dizer. E mais do que apenas isto, uma arte que precisamos dominar para estarmos em vantagem competitiva estratégica, negocial e até mesmo de trabalho no dia a dia. Muito além das palavras e debates, cada gesto pode ser muito diferencial. Extraído do portal Exame.com, vamos a 7 dicas práticas: 1. Faça contato visual

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 10/11/2014
    Gustavo Rocha

    Muitos afirmam que sim, outros que nunca e tem time que acha que ainda estamos em processo de transformação para a advocacia se transformar numa commodity. Nos EUA esta realidade já existe e há muito tempo. No Brasil, temos uma blindagem ainda sobre esta realidade, o tão falado código de ética. Podemos critica-lo, dizer que precisa ser atualizado, podemos dizer que até proíbe coisas que deveria permitir, mas ainda é a lei que devemos obedecer e em cima dela exercer o nosso marketing.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 09/11/2014
    Gustavo Rocha

    Pergunta difícil, todos querem a resposta, poucos querem o trabalho que dá, a maioria quer o sucesso como resultado e não como meio. Parte desta problemática nos ensinam como se uma geração inteira desconhecesse o que é trabalho, chamando esta geração de preguiçosa, de não querer nada com nada e por ai vai. Temos membros de determinadas gerações que realmente não querem nada com nada, contudo, isto existe em todas as gerações.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 05/11/2014

    A internet deslocou o foco do poder em uma relação de compras para o comprador. Entenda como a internet mudou a forma de captar clientes atualmente

    Por: Marcio Andrade Silval Negóciosl 05/11/2014

    A quebra de caixa é uma verba ou adicional, com a finalidade única de cobrir os riscos assumidos pelo trabalhador, que manipula constantemente com valores pecuniários, ou seja dinheiro.

    Por: costanzel Direitol 28/09/2011 lAcessos: 965

    Muitas pessoas acreditam que só ocorre Bullying no ambiente escolar entre alunos. Salienta-se que o comportamento de quem pratica Bullying é tão destrutivo a auto-estima do ser humano estando presente não só entre as crianças mas sim, principalmente entre homens e mulheres em seu ambiente de labor. O Bullying no local de

    Por: costanzel Direitol 16/09/2011 lAcessos: 372

    Cumpre esclarecer que é um ato comum de funcionários maltratar ou agredir animais em seu estabelecimento onde é comum inúmeras reclamações junto aos órgão de defesa do consumidor (PROCON).

    Por: costanzel Direitol 16/09/2011 lAcessos: 160

    Desde 1999 existe um projeto de lei, que está parado na Câmara dos Deputados, que considera algumas atitudes praticadas por usuários da Rede Mundial de Computadores, a Internet, como crimes que podem ser punidos com prisão de um mês até seis anos.

    Por: costanzel Internetl 15/09/2011 lAcessos: 132

    De acordo com as regras da nossa língua portuguesa, palavras terminadas em "nte" não tem variação de gênero: Atacante, Estudante, Gerente, PRESIDENTE... Porém, desde 1872 a palavra "Presidenta" existe na língua portuguesa e consta nos dicionários:

    Por: costanzel Direitol 15/09/2011 lAcessos: 103

    A preocupação com maus-tratos aos animais já era no seculo XV, o debate polêmico dos direitos dos mesmos introduzido pelo filósofo Ramon Bogéa, e dado continuidade no século XVII, pelo filósofo francês René Descartes e ainda por Aristóteles no século IV A.C., que debatia que os animais tinham alma.

    Por: costanzel Direitol 15/09/2011 lAcessos: 195

    É necessário saber que com fundamento em nossa Constituição Federal, todos tem direito a exercer uma profissão, onde é assegurado a todos acima de toda e qualquer discriminação o deficiente.

    Por: costanzel Direito> Legislaçãol 14/09/2011 lAcessos: 144

    Considera-se empregado doméstico aquele maior de 18 (dezoito) anos que presta serviços de natureza contínua (ininterrupta), onde sua atividade não gere lucro a pessoa ou à família contratante (Art. 1º da Lei 5.859 de 11/12/1972). Assim, o traço diferenciador do emprego doméstico é o caráter não-econômico da atividade exercida no âmbito residencial do empregador.

    Por: costanzel Direitol 14/09/2011 lAcessos: 374
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast