Atraso de funcionário

Publicado em: 09/09/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 258 |

ATRASO DE FUNCIONÁRIO

 

É mister ressaltar que, o trabalhador é obrigado a cumprir a integralidade da jornada de trabalho semanal, ainda prevista em seu contrato a um descanso remunerado, ou seja, o domingo, bem como o tempo de serviço semanal e mensal.

Ocorre que, existem alguns trabalhadores que as vezes faltam ao serviço, ou chegam atrasados ao local onde vai prestar labor, para evitar estes acontecimentos em manter a disciplina torna-se obrigado medidas punitivas.

Ressalta-se que, em muitos casos é importante para a empresa manter seus horários, para desta forma poder cumprir com seus compromissos com terceiros entre outros.

Quando ocorre um atraso dos funcionários provoca um transtorno desnecessário onde, muitas empresas proíbem a entrada do funcionário ao local de trabalho, desta maneira perdendo o dia inteiro de trabalho, sendo de praxe a tolerância de 5 (cinco) minotos.

No caso em tela, o atraso se caracteriza por uma falta grave da desídia, no desempenho de suas funções, que pode acarretar a dispensa por justa causa.

Ainda existe, outras consequências financeiras que a ausência pode causar, para a empresa, Por exemplo: Um caso tipico é de uma empresa de ônibus, que tem a necessidade de manter horários para atender seus passageiros, e quando ocorre do motorista ou do cobrador se atrasar, e não tem como substituir, esses empregados, causa um prejuízo a empresa e vários trabalhadores, bem como troca de turnos na área de saúde e segurança.

 O atraso constante poderá ser descontado no final do mês, ou seja, se o trabalhador chegar vários minutos atrasados poderá refletir no seu ganho final no mês.

Existe algumas empresas que, pelo ato constante de atraso do funcionário, pode adivertir, suspende-lo e até mesmo dispensa-lo por justa causa.

Salienta-se que, a falta ao trabalho pode ser justificada pelo funcionário, através de atestado medico ou dentista, mesmo aqueles que o empregado está acompanhando seus filhos, menores de idade.

 
Ainda existem outros casos que, pode ser justificada a falta ou atraso, como; Por Exemplo: O comparecimento a Justiça Eleitoral, Alistamento, e etc. Estas faltas são perfeitamente justificadas, o não comparecimento do trabalhador, não podendo ser penalizado pelo empregador.


...Continue lendo em

ATRASO DE FUNCIONÁRIO

www.buenoecostanze.adv.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/negocios-artigos/atraso-de-funcionario-5204834.html

    Palavras-chave do artigo:

    atraso

    ,

    funcionario

    Comentar sobre o artigo

    José Mario Araujo da Silva

    O cálculo de horas extras varia muito e de acordo com a abordagem que for feita, pode porvocar diferênças enormes no cálculo de um indenização. Aprenda.

    Por: José Mario Araujo da Silval Direito> Doutrinal 10/12/2011 lAcessos: 1,747
    Marcelo Ferreira

    Neste trabalho, buscou-se abordar um pouco da relação entre gestores e funcionários dentro de suas organizações, apresentaram-se estudos feitos em cima de quatro teorias da administração, sendo elas: Teoria da administração científica, teoria clássica, teoria das relações humanas e por fim APO ( Administração por objetivos), tendo como base o papel dos gerentes e dos funcionários.

    Por: Marcelo Ferreiral Negócios> Administraçãol 17/06/2014 lAcessos: 45
    Portais Imobiliarios

    Investir em imóveis é um bom negócio, e muitas empresas tem vendido os imóveis ainda na planta, que pode ser um problema.

    Por: Portais Imobiliariosl Press Releasel 14/12/2012 lAcessos: 13

    Um dos maiores problemas enfrentados pelos condomínios de todo o pais está relacionado com a inadimplência dos condôminos. Este é um problema que fura qualquer previsão orçamentária e que de certa forma foge ao controle dos síndicos e compromete seriamente o fluxo de caixa do condomínio.

    Por: Eduardol Negócios> Gestãol 22/03/2013 lAcessos: 87
    Emanuel Gonçalves da Silva

    Cobrar Dívidas é uma Arte - Na hora de conquistar um novo cliente, as empresas – geralmente o departamento comercial – fazem de tudo, prometem mundos e fundos, se propõem até a visitar o cliente em casa e resolvem qualquer possível problema que possa prejudicar a sua venda em questão de segundos. Isso pode até impressionar o cliente num primeiro momento, mas depois que o produto ou serviço já foi adquirido, a coisa começa a mudar de figura.

    Por: Emanuel Gonçalves da Silval Finanças> Créditol 11/02/2014 lAcessos: 59

    O tempo mostra a todos os seres humanos que é um elemento da natureza responsável por todas as transformações nos seres vivos, ele passa e não notamos, crescemos e não sentimos, ficamos maduros e não percebemos, entramos na fase da evelhecência, e aí tomando ciência de que o tempo não tem complacência como ninguém. Existem tempos bons, regulares e ruins, e por inteligência devemos escolher o rol dos tempos bons, ou dos bons tempos.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Polítical 22/12/2011 lAcessos: 27
    Dr.Markus Hofrichter

    O que é Manutenção Produtiva Total (TPM)? Ela pode ser considerada a ciência médica das máquinas. Manutenção Produtiva Total (TPM) é um programa de manutenção que envolve um novo conceito para a manutenção de fábricas e equipamentos. O objetivo do programa TPM é aumentar consideravelmente a produção e, ao mesmo tempo, a moral dos funcionários e sua satisfação no trabalho. O TPM coloca ênfase na manutenção como uma parte necessária e vitalmente importante dos negócios. Não é mais considerada uma

    Por: Dr.Markus Hofrichterl Educação> Educação Onlinel 19/12/2010 lAcessos: 2,248
    Dr Jeferson - Advogado

    Advogados – "Direito Imobiliário" – Dicas na Compra e venda de imóveis na planta, usados, documentação, vistoria, locação, etc. São Paulo, SP, Maio, 31, 2010 (www.advbr.com.br) – Este artigo trata sobre as principais dúvidas na compra de imóveis na planta, imóveis novos prontos e usados, bem como dá dicas sobre cuidados com a documentação e vistoria. Leia mais em www.advbr.com.br

    Por: Dr Jeferson - Advogadol Direito> Legislaçãol 31/05/2010 lAcessos: 11,131
    Artur Victoria

    Tal como é impossível não provar o mel ou o veneno que pode ser encontrado na ponta da língua de alguém, também é impossível lidar com os fundos governamentais sem provar, pelo menos um pouco, da riqueza do Rei. Kautilya ( 1º Ministro de um Estado na Índia do Norte )

    Por: Artur Victorial Educaçãol 29/07/2009 lAcessos: 694
    Gustavo Rocha

    Parece que temos uma eterna mania de criar estereótipos para tudo que fazemos. Talvez seja um reflexo do nosso cérebro que quer sempre criar rotinas e padrões para as coisas, transformando-as em algo mais simples. Não é diferente no ambiente de trabalho, onde um colega novo em poucos dias, quiçá poucas horas já está categorizado como nerd, CDF, malandro, vagabundo, ou outros adjetivos menos publicáveis que rondam as rádios corredores das empresas. E depois de categorizado e divulgado, para não

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 29/03/2015
    Gustavo Rocha

    Não tenho a pretensão de esgotar o assunto, mas dar um panorama, já que noutras oportunidades discorremos sobre depressão e outras questões que envolvem o trabalho, esta síndrome também é importante de ser analisada e não esquecida. Inicio com uma definição: "Burnout (esgotamento profissional) é definido como uma síndrome psicológica decorrente da tensão emocional crônica no trabalho. Trata-se de uma experiência subjetiva interna que gera sentimentos e atitudes negativas no relacionamento do i

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 26/03/2015
    Gustavo Rocha

    Muito interessante esta lista da Época Negócios sobre 10 crenças do RH na idade média. Até hoje ainda encontramos estes ranços dentro do dia a dia das empresas e parece que mudar isto não vai ser tão fácil quanto se imagina. Vejamos a lista: 1. Todos aqui são facilmente substituíveis. Se você não gosta daqui, acharemos alguém que goste 2. Seu gerente tem poder, você não. Seu trabalho é fazer o que mandam 3. Criamos essas políticas por um motivo. Não é da sua conta saber qual é esse motivo

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 24/03/2015
    Gustavo Rocha

    Divido um artigo da psicóloga Maria Cristina Ramos Britto e teço alguns comentários após. De novo, e novamente… Por que algumas pessoas repetem os mesmos erros, obtêm sempre o pior resultado e culpam os outros ou o destino, mas nunca a si mesmas, parando para refletir sobre um acontecimento que nada tem de coincidência ou falta de sorte? E, principalmente, por que esquecem que eventos dependem de escolhas e que, apesar de não existir controle absoluto, abrem mão do que está em seu âmbito de aç

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 22/03/2015
    Gustavo Rocha

    Recente pesquisa do FDJUR/GEJUR apresentou um resumo dos 3 pilares do compliance, respondidos por 120 departamentos jurídicos do Brasil. Abaixo o resultado da pesquisa e alguns comentários: Realizamos uma pesquisa sobre os três pilares do Compliance: Prevenção, Detecção e Tolerância. 1º Pilar: Prevenção (Comunicação e Convencimento). A comunicação é um fator crítico de sucesso para qualquer programa de prevenção de riscos, mas segundo os especialistas em Compliance, não basta apenas ter o códi

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 18/03/2015
    Rosane

    Algumas dicas básicas para motiva-lo e incentiva-lo a estudar a forma correta para qualquer tipo de concurso aberto ou concurso público que desejar. Veja como é simples, basta dedicação!

    Por: Rosanel Negóciosl 18/03/2015 lAcessos: 16
    Gustavo Rocha

    Vamos ver como Carl Jung entendia mais do que apenas da alma humana (conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas quando tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana – Carl Jung), ele entendia como funciona o âmbito empresarial. Quando questionamos sobre pessoas dentro de uma empresa, todos afirmam categoricamente que querem pessoas com convicções, com certezas, sem dúvidas, com muito conhecimento e experiência para dar e vender. Só esquecem que somente com dúvidas é que exi

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 16/03/2015
    Gustavo Rocha

    Quando você fez a primeira petição na sua vida, você prestou atenção como nunca, não é mesmo? Poderia ter sido uma petição de juntada, mas se desse mole tinha até jurisprudência para se tornar "a" petição de juntada. Somos assim, quando fizemos pelas primeiras vezes, nossa atenção é redobrada. Depois, vamos criando hábito, rotinas e começamos a não cuidar tanto como das primeiras vezes. Algo que é normal, diga-se de passagem, tanto que o brocardo popular dita: Vassoura nova é que varre bem. L

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 12/03/2015

    A quebra de caixa é uma verba ou adicional, com a finalidade única de cobrir os riscos assumidos pelo trabalhador, que manipula constantemente com valores pecuniários, ou seja dinheiro.

    Por: costanzel Direitol 28/09/2011 lAcessos: 1,026

    Muitas pessoas acreditam que só ocorre Bullying no ambiente escolar entre alunos. Salienta-se que o comportamento de quem pratica Bullying é tão destrutivo a auto-estima do ser humano estando presente não só entre as crianças mas sim, principalmente entre homens e mulheres em seu ambiente de labor. O Bullying no local de

    Por: costanzel Direitol 16/09/2011 lAcessos: 382

    Cumpre esclarecer que é um ato comum de funcionários maltratar ou agredir animais em seu estabelecimento onde é comum inúmeras reclamações junto aos órgão de defesa do consumidor (PROCON).

    Por: costanzel Direitol 16/09/2011 lAcessos: 174

    Desde 1999 existe um projeto de lei, que está parado na Câmara dos Deputados, que considera algumas atitudes praticadas por usuários da Rede Mundial de Computadores, a Internet, como crimes que podem ser punidos com prisão de um mês até seis anos.

    Por: costanzel Internetl 15/09/2011 lAcessos: 141

    De acordo com as regras da nossa língua portuguesa, palavras terminadas em "nte" não tem variação de gênero: Atacante, Estudante, Gerente, PRESIDENTE... Porém, desde 1872 a palavra "Presidenta" existe na língua portuguesa e consta nos dicionários:

    Por: costanzel Direitol 15/09/2011 lAcessos: 106

    A preocupação com maus-tratos aos animais já era no seculo XV, o debate polêmico dos direitos dos mesmos introduzido pelo filósofo Ramon Bogéa, e dado continuidade no século XVII, pelo filósofo francês René Descartes e ainda por Aristóteles no século IV A.C., que debatia que os animais tinham alma.

    Por: costanzel Direitol 15/09/2011 lAcessos: 214

    É necessário saber que com fundamento em nossa Constituição Federal, todos tem direito a exercer uma profissão, onde é assegurado a todos acima de toda e qualquer discriminação o deficiente.

    Por: costanzel Direito> Legislaçãol 14/09/2011 lAcessos: 154

    Considera-se empregado doméstico aquele maior de 18 (dezoito) anos que presta serviços de natureza contínua (ininterrupta), onde sua atividade não gere lucro a pessoa ou à família contratante (Art. 1º da Lei 5.859 de 11/12/1972). Assim, o traço diferenciador do emprego doméstico é o caráter não-econômico da atividade exercida no âmbito residencial do empregador.

    Por: costanzel Direitol 14/09/2011 lAcessos: 400
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast