Breve História Da Toyota E Surgimento Do Lean Manufacturing

31/07/2009 • Por • 4,603 Acessos

É comumente aceito que o Lean Manufacturing surgiu dentro da Toyota, no Japão do pós guerra. Mas com um pouco mais de rigor, podemos dizer que alguns conceitos fundamentais desse sistema de produção nasceram antes mesmo da criação da Toyota Motor Co em 1937. Quando Sakichi Toyoda inicia estudos sobre a automação de teares manuais no início do século, é fundada a Toyoda Automatic Loom Works.

Os teares desenvolvidos por Sakichi Toyoda além de funcionar sem a necessidade de operações manuais, também paravam produção quando havia algum problema (quando, por exemplo, um dos fios se partiam). Com a utilização desse sistema, o homem foi separado da máquina e nascia então o conceito de ‘Autonomação', um dos pilares do que viria a ser o Sistema Toyota de Produção

Nos anos seguintes a Toyoda Automatic Loom Works iniciou pesquisas com motores a gasolina de pequeno porte, e com isso nasceu a Toyota Motor Co em 1937. Após a Segunda Guerra Mundial, com a economia japonesa arrasada, a Toyota adota como estratégia de sobrevivência a busca e eliminação de desperdícios. Foram definidos os 7 grandes desperdícios, e as ações de melhoria da empresa foram concentradas na redução ou eliminação desses 7 desperdícios. E esse conceito tornou-se a base do Sistema Toyota de Produção, trazido para o ocidente com o nome de Lean Manufacturing.

Durante esses anos todos de esforços no combate ao desperdício, a Toyota cresceu e apresentou balanços financeiros positivos ano após ano. A montadora japonesa recebeu como recompensa a liderança mundial do mercado de automóveis em 2007.

O foco estabelecido no combate aos tempos improdutivos, à desorganização, à produção descontrolada, à falta de padrões, à baixa qualidade e ao excesso de estoque criaram ferramentas e conceitos utilizados e discutidos em todas as grandes empresas de nosso tempo seja através de consultorias especializadas, seja através de equipes internas de melhoria. Células de produção, 5s, TPM, Poka Yoke, SMED e Kanban são termos conhecidos e fazem parte da rotina industrial.

Veja mais sobre este assunto no vídeo a História da Toyota e o Surgimento do Lean

Perfil do Autor

lgnicodemo

Engenheiro Mecânico, especialista em Qualidade Industrial e Mestre em Lean Manufacturing. Tem experiência de vários anos implementando Lean...