Breve História Da Toyota E Surgimento Do Lean Manufacturing

Publicado em: 31/07/2009 | Acessos: 7,893 |

É comumente aceito que o Lean Manufacturing surgiu dentro da Toyota, no Japão do pós guerra. Mas com um pouco mais de rigor, podemos dizer que alguns conceitos fundamentais desse sistema de produção nasceram antes mesmo da criação da Toyota Motor Co em 1937. Quando Sakichi Toyoda inicia estudos sobre a automação de teares manuais no início do século, é fundada a Toyoda Automatic Loom Works.

Os teares desenvolvidos por Sakichi Toyoda além de funcionar sem a necessidade de operações manuais, também paravam produção quando havia algum problema (quando, por exemplo, um dos fios se partiam). Com a utilização desse sistema, o homem foi separado da máquina e nascia então o conceito de ‘Autonomação', um dos pilares do que viria a ser o Sistema Toyota de Produção

Nos anos seguintes a Toyoda Automatic Loom Works iniciou pesquisas com motores a gasolina de pequeno porte, e com isso nasceu a Toyota Motor Co em 1937. Após a Segunda Guerra Mundial, com a economia japonesa arrasada, a Toyota adota como estratégia de sobrevivência a busca e eliminação de desperdícios. Foram definidos os 7 grandes desperdícios, e as ações de melhoria da empresa foram concentradas na redução ou eliminação desses 7 desperdícios. E esse conceito tornou-se a base do Sistema Toyota de Produção, trazido para o ocidente com o nome de Lean Manufacturing.

Durante esses anos todos de esforços no combate ao desperdício, a Toyota cresceu e apresentou balanços financeiros positivos ano após ano. A montadora japonesa recebeu como recompensa a liderança mundial do mercado de automóveis em 2007.

O foco estabelecido no combate aos tempos improdutivos, à desorganização, à produção descontrolada, à falta de padrões, à baixa qualidade e ao excesso de estoque criaram ferramentas e conceitos utilizados e discutidos em todas as grandes empresas de nosso tempo seja através de consultorias especializadas, seja através de equipes internas de melhoria. Células de produção, 5s, TPM, Poka Yoke, SMED e Kanban são termos conhecidos e fazem parte da rotina industrial.

Veja mais sobre este assunto no vídeo a História da Toyota e o Surgimento do Lean

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/negocios-artigos/breve-historia-da-toyota-e-surgimento-do-lean-manufacturing-1087115.html

    Palavras-chave do artigo:

    lean

    ,

    kanban

    ,

    mrp

    Comentar sobre o artigo

    Este artigo mostra que Kanban e Just in Time não são a mesma coisa e ajuda a esclarecer as frequentes dúvidas sobre os dois termos com analise da relação entre eles.

    Por: Nicodemol Negócios> Gestãol 25/04/2009 lAcessos: 28,162 lComentário: 9
    Gustavo Rocha

    Nossa existência é uma pontuação completa. Existem pontos, que podem ou não ser finais, podendo gerar outros parágrafos e tais. Existem vírgulas, que podem nos dar a necessária pausa e a justa, pois as vezes um ponto e virgula é muito tempo. Existem exclamações e interrogações na nossa vida. Algumas que levaremos para o além túmulo, não importa aonde seja isto. Encontramos pessoas aspas, que vivem o tempo todo nas palavras e atitudes de outras pessoas.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 30/10/2014
    Gustavo Rocha

    Quem leu a história da mais jovem pessoa a ganhar um prêmio Nobel, a paquistanesa Malala se encanta com a sua vivência, apesar da mais tenra idade. Mesmo com um tiro no rosto, mesmo com o ataque da sua própria sociedade, ela lutou, batalhou por algo que muitos desprezam: a educação. E por educação, penso que temos o pensar como algo a ser buscado, almejado e quiçá mostrado o caminho, pois ensinar a pensar é impossível. Pensa aquele que quer. Ensinamos apenas o que o outro pode e quer aprender.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 28/10/2014
    Gustavo Rocha

    Um tema importante, relevante e essencial para grande parte da advocacia brasileira. Desejo que realmente seja aprovado e consolidado, para tirar da marginalidade de sociedades que somente existem no papel ou de sócios que não são felizes em sua constituição societária mas não querem ser advogados autonomos, seja pelos impostos, seja pela característica de sociedade. Notícia: Depois do Simples, OAB agora quer sociedade individual de advogados

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 26/10/2014

    Os paletes são estragos feitos de diferentes materiais, entre eles madeira, plástico ou metal, que tem como objetivo ajudar no suporte e manutenção de cargas. São usados na logística atual por serem de fácil manuseio, oferecendo boa resistência e durabilidade. Os paletes atendem a diferentes necessidades, proporcionando uma forma simples de armazenamento que poupa tanto a mão de obra quanto tempo.

    Por: 3xcelerl Negóciosl 24/10/2014

    Hoje em dia não tem mais como você se prender ou depender de qualquer coisa para realizar alguma ação. A grande variedade de materiais e equipamentos inventados para suprir suas necessidades e mimos, vem alcançando números cada vez mais expressivos, e essa característica só tende a crescer cada vez mais e com isso ajudar a todos nós consumidores.

    Por: 3xcelerl Negóciosl 24/10/2014
    Gustavo Rocha

    Muitos profissionais deixam para amanhã. Outros, afirmam que deixar para amanhã é necessário, já que o hoje está lotado de compromissos. Nos falta tempo, 24 horas já não são suficientes. Contudo, prioridades são essenciais para que possamos evoluir no quesito profissional. Com prioridades, estabelecemos o tempo necessário para aquilo que precisa ser feito. E para o lado pessoal? Depois? Nunca?

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 23/10/2014
    Gustavo Rocha

    Uma verdade que parece absoluta nos dias de hoje: Dar ordens é tão fácil quanto respirar. Já não se questiona mais o porque, os objetivos, os reais motivos, a necessidade ou mesmo o destino daquela ação, o que importa é que possamos dar ordens a outras pessoas para que sejam cumpridas. Manda quem pode, obedece quem tem juízo já diz o ditado. Assim que realmente evoluímos numa empresa? Com discursos de demissão, chefia e unicamente de medo? Liderança então, nem pensar?

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 22/10/2014

    Começar um negócio próprio não é nada fácil. Quem já teve essa experiência sabe que as dificuldades parecem não ter fim, e a vontade de desistir ou voltar a vida de empregado, batem na porta com a saudade da rotina comum da maioria dos trabalhadores. Construir sua empresa requer uma paciência especial, porque problemas acontecem a todo instante e coisas que você nem imagina ou pensava em se importar, se tornam primordiais para o funcionamento dela.

    Por: 3xcelerl Negóciosl 22/10/2014 lAcessos: 15

    O artigo fala sobre a dificuldade de manutenção dos investimentos em projetos de melhoria quando há uma perspectiva de retração das vendas. Apresenta o cenário atual, o comportamento regular da indústria e o desafio maior de se preparar para momentos mais difíceis no mercado de automóveis de passeio.

    Por: lgnicodemol Negóciosl 22/07/2009 lAcessos: 773
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast