Breve História Da Toyota E Surgimento Do Lean Manufacturing

Publicado em: 31/07/2009 | Acessos: 7,824 |

É comumente aceito que o Lean Manufacturing surgiu dentro da Toyota, no Japão do pós guerra. Mas com um pouco mais de rigor, podemos dizer que alguns conceitos fundamentais desse sistema de produção nasceram antes mesmo da criação da Toyota Motor Co em 1937. Quando Sakichi Toyoda inicia estudos sobre a automação de teares manuais no início do século, é fundada a Toyoda Automatic Loom Works.

Os teares desenvolvidos por Sakichi Toyoda além de funcionar sem a necessidade de operações manuais, também paravam produção quando havia algum problema (quando, por exemplo, um dos fios se partiam). Com a utilização desse sistema, o homem foi separado da máquina e nascia então o conceito de ‘Autonomação', um dos pilares do que viria a ser o Sistema Toyota de Produção

Nos anos seguintes a Toyoda Automatic Loom Works iniciou pesquisas com motores a gasolina de pequeno porte, e com isso nasceu a Toyota Motor Co em 1937. Após a Segunda Guerra Mundial, com a economia japonesa arrasada, a Toyota adota como estratégia de sobrevivência a busca e eliminação de desperdícios. Foram definidos os 7 grandes desperdícios, e as ações de melhoria da empresa foram concentradas na redução ou eliminação desses 7 desperdícios. E esse conceito tornou-se a base do Sistema Toyota de Produção, trazido para o ocidente com o nome de Lean Manufacturing.

Durante esses anos todos de esforços no combate ao desperdício, a Toyota cresceu e apresentou balanços financeiros positivos ano após ano. A montadora japonesa recebeu como recompensa a liderança mundial do mercado de automóveis em 2007.

O foco estabelecido no combate aos tempos improdutivos, à desorganização, à produção descontrolada, à falta de padrões, à baixa qualidade e ao excesso de estoque criaram ferramentas e conceitos utilizados e discutidos em todas as grandes empresas de nosso tempo seja através de consultorias especializadas, seja através de equipes internas de melhoria. Células de produção, 5s, TPM, Poka Yoke, SMED e Kanban são termos conhecidos e fazem parte da rotina industrial.

Veja mais sobre este assunto no vídeo a História da Toyota e o Surgimento do Lean

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/negocios-artigos/breve-historia-da-toyota-e-surgimento-do-lean-manufacturing-1087115.html

    Palavras-chave do artigo:

    lean

    ,

    kanban

    ,

    mrp

    Comentar sobre o artigo

    Este artigo mostra que Kanban e Just in Time não são a mesma coisa e ajuda a esclarecer as frequentes dúvidas sobre os dois termos com analise da relação entre eles.

    Por: Nicodemol Negócios> Gestãol 25/04/2009 lAcessos: 28,149 lComentário: 9

    Muitas pessoas podem acabar por não compreender muito bem sobre como funciona o sistema de franquias na internet, assim como também podem acreditar que este poderia ser considerado como um golpe ou algo passageiro, no entanto não é bem assim que funciona, do contrário. Podemos verificar que o mercado virtual é considerado como bastante promissor. Sendo assim, vamos entender agora mesmo como funciona o sistema de franquias na internet.

    Por: Sayuri Matsuol Negóciosl 23/09/2014

    Nos dias de hoje, algo que podemos verificar com uma determinada facilidade é o fato de que há uma grande quantidade de pessoas que estão em busca de uma oportunidade de poder gerenciar o seu próprio negócio, no entanto, podemos verificar que apesar de economizar bastante, acabam por ficar com dúvidas sobre como investir ou até mesmo podem ficar inseguros. Sendo assim, iremos falar sobre as franquias.

    Por: Sayuri Matsuol Negóciosl 08/09/2014
    Jéssica Lara Oliveira

    Olá querido leitor(a) hoje estou cheia de energia e vontade de escrever então por isso resolvi criar esse post para contar a você a estratégia ninja que eu utilizo para ganhar dinheiro com blog vendendo Infoprodutos, essa técnica parece muito complexa mas é mais simples do que você imagina.

    Por: Jéssica Lara Oliveiral Negóciosl 05/09/2014

    Atualmente podemos ouvir com uma determinada frequência sobre o marketing digital, no entanto, quando se trata de uma franquia de marketing digital, é possível que muitas pessoas acabem por ficar com dúvidas sobre o que seria ou até mesmo ao que se refere. Sendo assim, vamos entender agora mesmo o que seria uma franquia de marketing digital

    Por: Sayuri Matsuol Negóciosl 29/08/2014
    Janaína Nogueira

    O fim de ano é um momento importante para qualquer empresa. É o momento de fazer um balanço e saber os resultados que foram atingidos durante o ano. Além disso, há outro assunto que todas as empresas se preocupam no final de ano, a festa de confraternização, afinal é uma época de aproximar as pessoas e confraternizar a equipe de trabalho. Mas é preciso encontrar um excelente espaço para confraternização de fim de ano para que tudo saia perfeito.

    Por: Janaína Nogueiral Negóciosl 29/08/2014
    Gustavo Rocha

    Aconteceu aquele fato que ninguém queria: Pode ser uma multa por não cumprimento, pode ser um analista que não viu e não enviou ao terceirizado um documento, pode ser o advogado interno que pulou uma cláusula no contrato que foi tanto a comento… Sempre fica a reflexão: De quem é a culpa, então? E, diante de tal assertiva, que tal uma nova perspectiva? Machado de Assis, assim nos brinda: Uma Criatura Sei de uma criatura antiga e formidável, Que a si mesma devora os membros e as entranhas, Co

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 28/08/2014

    Muitas pessoas podem acabar por ficar um tanto quanto confusas quando se fala sobre franquias online, afinal podem acabar por não saber muito bem como estas funcionam, assim como também podem acabar por não entender como é possível que você ganhe dinheiro com uma empresa online que seria representante. Sendo assim vamos enteder agora mesmo.

    Por: Sayuri Matsuol Negóciosl 27/08/2014
    Gustavo Rocha

    Poderia dizer que sou o Gustavo, não apenas o Gustavo, mas o Gustavo Rocha. Poderia dizer que já fui advogado, gerente de escritório de advocacia, analista de qualidade, auditor de processos internos e escritórios, professor, palestrante, e sou tudo isto, somado a consultor para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas. Poderia dizer que sou pai, filho e parafraseando Drummond, tenho em mim todos os sentimentos do mundo. Contudo, nada disto diria quem sou. Somos – e nã

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 27/08/2014

    O artigo fala sobre a dificuldade de manutenção dos investimentos em projetos de melhoria quando há uma perspectiva de retração das vendas. Apresenta o cenário atual, o comportamento regular da indústria e o desafio maior de se preparar para momentos mais difíceis no mercado de automóveis de passeio.

    Por: lgnicodemol Negóciosl 22/07/2009 lAcessos: 772
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast