Calibragem ou calibração: qual o correto?

Publicado em: 24/09/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 537 |

Calibração é um conjunto de processos utilizados para garantir que os equipamentos envolvidos num processo de medição estejam de acordo com as normas estabelecidas. Através dela se alinha a margem de medição de um aparelho para que não ocorram erros. Um bom exemplo é o voltímetro, que mede a tensão elétrica em circuitos e que se não estiver calibrado corretamente pode iniciar a medição acima do 0 (zero), ou até mesmo provocar curtos-circuitos devido a mudança de tensão.

Os processos de medição são utilizados para manter os padrões de qualidade exigidos para que um produto ou serviço continue em vigor. No Brasil, o trabalho de garantir que esses processos sejam certificados é realizado pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Também é o Inmetro que estabelece a variação de grandezas às quais a medição será submetida.

A calibragem é na verdade a ação de calibrar, de fazer o processo de calibração. Muitas vezes os profissionais se questionam qual dos termos é mais correto.  Os profissionais de laboratórios do ramo utilizam mais o termo calibragem, pois realizam a ação de calibrar, mas ambos os termos estão para a mesma coisa, o ato de ajustar sobre determinados parâmetros.

A calibragem pode ser realizada de duas formas conhecidas como calibração rbc e calibração rastreada, o que também ajuda a espalhar o termo calibração como o mais comum. A calibração rbc é sempre realizada por um laboratório auditado diretamente por um órgão responsável e autorizado pelo Inmetro, segundo seus padrões de qualidade. A calibração rastreada é feita por um laboratório que utiliza a cópia de qualidade do laboratório vistoriado pelo Inmetro. Para a realização da calibração rastreada é preciso que o laboratório acreditado esteja de acordo com os processos realizados pelo laboratório rastreado e conceda-o os documentos que comprovem os métodos utilizados.

Para realizar a calibração é preciso entrar em contato com um dos laboratórios, e para receber a auditoria do Inmetro, que irá aprovar o instrumento de medição através de documentos e selo de validade, é preciso informar o tipo de equipamento, dados da empresa (razão social, CNPJ, contrato, etc), e no caso de já possuir um código do Inmetro, o mesmo deve ser fornecido. As informações podem ser confirmadas no site http://www.inmetro.gov.br/, onde também se encontra a lista de laboratórios autorizados pelo órgão a atuar realizando a calibragem e demais informações para aqueles que tiverem dúvidas.  

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/negocios-artigos/calibragem-ou-calibracao-qual-o-correto-6207015.html

    Palavras-chave do artigo:

    calibracao

    Comentar sobre o artigo

    O Inmetro é o órgão responsável pela regulamentação dos estabelecimentos de padrões de medida no Brasil. É também para certificação de qualidade destas medidas.

    Por: calibraçãol Negócios> Administraçãol 20/12/2012 lAcessos: 56

    Porque?A importância! E como é feita, a calibração e a verificação dos detectores de gases antes de acessar o espaço confinado!

    Por: Leonardo Lobol Tecnologia> Segurançal 16/01/2014 lAcessos: 87
    Sonia Sanches

    Quando se trata de instrumentos de medidas e precisão é importante se certificar que a calibração esteja em dias. Algumas empresas que vendem os produtos no mercado oferecem também os serviços de calibração-RBC.

    Por: Sonia Sanchesl Negóciosl 31/07/2012 lAcessos: 66
    Sonia Sanches

    A calibração de instrumentos é uma das medidas de segurança que devem ser tomadas para que as medições realizadas pelos mesmos estejam dentro das normas exigidas pelo Inmetro, no Brasil, e órgãos internacionais. A calibração é feita através de um processo que envolve várias etapas até que o instrumento informe medidas que estejam condizentes com as medidas padronizadas. A calibração vai depender da validade da verificação adotada para cada instrumento que também envolve a frequência de utilizaçã

    Por: Sonia Sanchesl Negóciosl 24/09/2012 lAcessos: 97
    Sonia Sanches

    A calibração de determinado dispositivo seja um simples aparelho ou um complexo instrumento é vital para o sucesso de uma medida. Com ela, garante-se a medida real de uma quantidade física

    Por: Sonia Sanchesl Negóciosl 10/08/2012 lAcessos: 38
    Sonia Sanches

    Após determinado tempo de uso, é natural que um dispositivo seja alterado significativamente. Isso se deve a muitos fatores, como mau uso, possíveis quedas, alteração de componentes integrantes, e ação do tempo.

    Por: Sonia Sanchesl Negóciosl 10/08/2012 lAcessos: 50

    O termômetro é um instrumento medidor de temperatura e por isso é indispensável. Muito utilizado na área de medicina, o termômetro responsável por nos informar a real temperatura corporal pode ajudar muito nos diagnósticos de algumas enfermidades.

    Por: calibraçãol Negócios> Administraçãol 20/12/2012 lAcessos: 29
    Sonia Sanches

    O Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia é um órgão governamental criado em 1973, substituindo o INPM – Instituto Nacional de Pesos e Medidas.

    Por: Sonia Sanchesl Negóciosl 24/09/2012 lAcessos: 53
    Sonia Sanches

    Os Instrumentos de Precisão são ferramentas utilizadas para a medição de diversos fatores, como altura, diâmetro, espessura, ângulo, calor e etc. Podem ser utilizados na área da saúde, por empresas de serviços ambientais, no comércio ou até mesmo para assegurar a penalidade de medidas fiscais.

    Por: Sonia Sanchesl Negóciosl 24/09/2012 lAcessos: 47
    Gustavo Rocha

    Técnica criada por Taiichi Ono, que foi o desenvolvedor do sistema de produção da Toyota, evidencia uma metodologia de uso dos 5 porquês para chegar a causa raiz de um problema. Não há nada além de 5 porquês, um respondido após o outro. Como assim? Vejamos um exemplo: No 1º porquê, temos um sintoma No 2º porquê, temos uma desculpa No 3º porquê, temos um culpado No 4º porquê, temos uma causa No 5º porquê, temos a causa raíz (…)

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 17/12/2014
    Gustavo Rocha

    Recentemente com o falecimento do Roberto Bolaños, o ator que interpretava o impagável personagem Chaves, Chapolin e tantos outros na TV, a história de sua vida veio a tona. Foi um ator que sonhava em ser dramaturgo, sonhava interpretar Shakespeare. A sua vida lhe levou, entretanto, a criar um personagem singelo, meigo que encantou e encanta gerações. E, para pensarmos um pouco, se Roberto fosse um dramaturgo Shakespeareno de sucesso?

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 16/12/2014
    Gustavo Rocha

    Parece bobagem para muitas pessoas, mas é um assunto sério que deve ser enfrentado por acompanhamento médico e especializado. Nas empresas, tal situação pode ser vista como desídia, como algo que o colaborador não quer, mas podemos estar diante de uma doença. Obviamente, existe a doença, existe a desídia e existe quem não quer trabalhar, mas entender um pouco mais a doença pode ser útil para distinguir o joio do trigo. Vejamos 8 sinais que esta doença pode estar acontecendo.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 15/12/2014
    Gustavo Rocha

    Quantas vezes vejo gestores dizendo que não tem tempo, vivem em reuniões, vivem em relatórios, vivem em compromissos fora da empresa, enquanto suas vidas se esvaem em conversas, problemas e relatórios, o departamento jurídico subsiste e de trancos e barrancos a vida segue seu rumo… E o tempo para ver o que os colaboradores estão desenvolvendo? O tempo necessário para pensar nas melhorias do departamento jurídico?

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 10/12/2014
    Gustavo Rocha

    8 de Dezembro, dia da justiça. Uma data que o judiciário fecha, mas a justiça continua sendo desejada e aguardada. Uma data que devemos pensar no que é justiça para nós. Um processo que dura mais de 30 anos para ser julgado? Um processo eletrônico que tem sentença em 30 dias, mas uma sentença padronizada, como se a vida de cada um que busca a justiça pudesse ser igual.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 07/12/2014
    Gustavo Rocha

    Muito se afirma que além de profissionais, devemos ser estratégicos, e complemento afirmando que ser estratégico é muito mais do que a própria estratégia em si, trata-se de inteligência emocional, comportamento, visão de vida, experiência, entre outros. Divido o artigo publicado na Exame.com com comentários em azul. 1. Transição da ética social

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 04/12/2014
    Gustavo Rocha

    Todos querem ser líderes, a grande maioria se acha líder mas não passa de um mero chefe e ser líder cada vez é mais complexo num ambiente onde as pessoas tem mais conhecimento, mais ambição e muito mais possibilidades de mercado. Neste cenário, Ram Charam nos brinda com 7 características que o líder deve ter e teço alguns comentários a respeito. 1. Tenha clareza da meta. Imagine e visualize onde você quer chegar com sua empresa ou um produto

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 03/12/2014

    A contabilidade é uma das mais antigas profissões, com o passar do tempo se tornou cada vez mais complexa e rigorosa, o presente trabalho visa expor como uma profissão extremamente necessária para a sociedade é tão pouco valorizada. A interligação existente entre a formação de um profissional e de como ele é visto pela sociedade posteriormente faz parte do artigo em questão. Por ser uma carreira com crescente demanda de mercado, faz com que muitos passem a olhar com mais interesse para o curso.

    Por: Daiana Rafaela Pedersinil Negóciosl 03/12/2014 lAcessos: 12
    Sonia Sanches

    A Temperatura é uma grandeza física que quando se associa a um sistema, caracteriza seu estado térmico. A forma mais comum de se medir a temperatura de um corpo, é colocar um termômetro em contato direto com ele. Ambos chegarão ao que se chama de equilíbrio térmico.

    Por: Sonia Sanchesl Tecnologia> Tecnologiasl 30/11/2012 lAcessos: 79
    Sonia Sanches

    Muito comum em construções e obras de forma geral, é a necessidade de se fazer um aterramento. Como auxilio a essa medida de segurança, a indústria oferece um aparelho conhecido pelo nome de alicate terrômetro. Um terrômetro é um mecanismo essencial nesse sentido.

    Por: Sonia Sanchesl Tecnologia> Tecnologiasl 30/11/2012 lAcessos: 125
    Sonia Sanches

    Desde 2008 houve uma modificação na lei de trânsito. Popularmente conhecida como lei seca, a nova lei visa a diminuir os acidentes no trânsito das grandes cidades, nos quais o álcool é vilão.

    Por: Sonia Sanchesl Tecnologia> Softwarel 30/11/2012 lAcessos: 38
    Sonia Sanches

    Foi com o início da revolução industrial que as máquinas começaram a substituir os trabalhadores, e o barulho, o silêncio. Vivencia-se, segundo especialistas, sua 3ª fase, a era da robótica, da tecnologia que se aplica à vida de modo a facilitar tudo. No entanto não se pode dizer que voltaremos um dia ao silêncio vivenciado pelos nossos antepassados.

    Por: Sonia Sanchesl Tecnologia> Tecnologiasl 30/11/2012 lAcessos: 71
    Sonia Sanches

    Um decibelímetro é um aparelho que se utiliza para medir o ruído em um meio. Sua praticidade é tamanha que o comércio oferece diversos tipos, de variadas formas e funções. Aplicado em primeira instância em um meio de trabalho, um decibelímetro digital estende-se também para uso pessoal e doméstico.

    Por: Sonia Sanchesl Tecnologia> Tecnologiasl 30/11/2012 lAcessos: 67
    Sonia Sanches

    Muitas pessoas, por diversos motivos, ficam impossibilitadas de trabalharem fora, cumprindo horários fixos de trabalho, e acabam buscando alternativas informais se terem alguma renda. Há muitos caminhos que podem ser seguidos, porém muitas pessoas, principalmente donas de casa, estão encontrando no artesanato uma forma de fonte de renda realizando trabalhos manuais.

    Por: Sonia Sanchesl Negócios> Negócio de Casal 30/11/2012 lAcessos: 83
    Sonia Sanches

    O grande desafio para muitos estudantes é conciliar alguma atividade remunerada com sua agitada rotina de estudos. Muitas vezes é preciso abrir mão de em emprego fixo para se dedicar totalmente ao preparo para atuar na carreira escolhida. Muitos universitários contam apenas com algum auxílio básico e precisam buscar outras alternativas para aumentarem suas rendas.

    Por: Sonia Sanchesl Negócios> Negócio de Casal 30/11/2012 lAcessos: 78
    Sonia Sanches

    A atividade do freelancer é o trabalho informal, sem vínculo empregatício, o que permite muitas vezes que o trabalho possa ter um horário flexível e ainda possa ser realizado a partir de sua própria casa.

    Por: Sonia Sanchesl Negócios> Negócio de Casal 30/11/2012 lAcessos: 53
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast