Calibragem ou calibração: qual o correto?

Publicado em: 24/09/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 524 |

Calibração é um conjunto de processos utilizados para garantir que os equipamentos envolvidos num processo de medição estejam de acordo com as normas estabelecidas. Através dela se alinha a margem de medição de um aparelho para que não ocorram erros. Um bom exemplo é o voltímetro, que mede a tensão elétrica em circuitos e que se não estiver calibrado corretamente pode iniciar a medição acima do 0 (zero), ou até mesmo provocar curtos-circuitos devido a mudança de tensão.

Os processos de medição são utilizados para manter os padrões de qualidade exigidos para que um produto ou serviço continue em vigor. No Brasil, o trabalho de garantir que esses processos sejam certificados é realizado pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Também é o Inmetro que estabelece a variação de grandezas às quais a medição será submetida.

A calibragem é na verdade a ação de calibrar, de fazer o processo de calibração. Muitas vezes os profissionais se questionam qual dos termos é mais correto.  Os profissionais de laboratórios do ramo utilizam mais o termo calibragem, pois realizam a ação de calibrar, mas ambos os termos estão para a mesma coisa, o ato de ajustar sobre determinados parâmetros.

A calibragem pode ser realizada de duas formas conhecidas como calibração rbc e calibração rastreada, o que também ajuda a espalhar o termo calibração como o mais comum. A calibração rbc é sempre realizada por um laboratório auditado diretamente por um órgão responsável e autorizado pelo Inmetro, segundo seus padrões de qualidade. A calibração rastreada é feita por um laboratório que utiliza a cópia de qualidade do laboratório vistoriado pelo Inmetro. Para a realização da calibração rastreada é preciso que o laboratório acreditado esteja de acordo com os processos realizados pelo laboratório rastreado e conceda-o os documentos que comprovem os métodos utilizados.

Para realizar a calibração é preciso entrar em contato com um dos laboratórios, e para receber a auditoria do Inmetro, que irá aprovar o instrumento de medição através de documentos e selo de validade, é preciso informar o tipo de equipamento, dados da empresa (razão social, CNPJ, contrato, etc), e no caso de já possuir um código do Inmetro, o mesmo deve ser fornecido. As informações podem ser confirmadas no site http://www.inmetro.gov.br/, onde também se encontra a lista de laboratórios autorizados pelo órgão a atuar realizando a calibragem e demais informações para aqueles que tiverem dúvidas.  

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/negocios-artigos/calibragem-ou-calibracao-qual-o-correto-6207015.html

    Palavras-chave do artigo:

    calibracao

    Comentar sobre o artigo

    O Inmetro é o órgão responsável pela regulamentação dos estabelecimentos de padrões de medida no Brasil. É também para certificação de qualidade destas medidas.

    Por: calibraçãol Negócios> Administraçãol 20/12/2012 lAcessos: 49

    Porque?A importância! E como é feita, a calibração e a verificação dos detectores de gases antes de acessar o espaço confinado!

    Por: Leonardo Lobol Tecnologia> Segurançal 16/01/2014 lAcessos: 71
    Sonia Sanches

    Quando se trata de instrumentos de medidas e precisão é importante se certificar que a calibração esteja em dias. Algumas empresas que vendem os produtos no mercado oferecem também os serviços de calibração-RBC.

    Por: Sonia Sanchesl Negóciosl 31/07/2012 lAcessos: 63
    Sonia Sanches

    A calibração de instrumentos é uma das medidas de segurança que devem ser tomadas para que as medições realizadas pelos mesmos estejam dentro das normas exigidas pelo Inmetro, no Brasil, e órgãos internacionais. A calibração é feita através de um processo que envolve várias etapas até que o instrumento informe medidas que estejam condizentes com as medidas padronizadas. A calibração vai depender da validade da verificação adotada para cada instrumento que também envolve a frequência de utilizaçã

    Por: Sonia Sanchesl Negóciosl 24/09/2012 lAcessos: 90
    Sonia Sanches

    A calibração de determinado dispositivo seja um simples aparelho ou um complexo instrumento é vital para o sucesso de uma medida. Com ela, garante-se a medida real de uma quantidade física

    Por: Sonia Sanchesl Negóciosl 10/08/2012 lAcessos: 32
    Sonia Sanches

    Após determinado tempo de uso, é natural que um dispositivo seja alterado significativamente. Isso se deve a muitos fatores, como mau uso, possíveis quedas, alteração de componentes integrantes, e ação do tempo.

    Por: Sonia Sanchesl Negóciosl 10/08/2012 lAcessos: 47

    O termômetro é um instrumento medidor de temperatura e por isso é indispensável. Muito utilizado na área de medicina, o termômetro responsável por nos informar a real temperatura corporal pode ajudar muito nos diagnósticos de algumas enfermidades.

    Por: calibraçãol Negócios> Administraçãol 20/12/2012 lAcessos: 24
    Sonia Sanches

    O Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia é um órgão governamental criado em 1973, substituindo o INPM – Instituto Nacional de Pesos e Medidas.

    Por: Sonia Sanchesl Negóciosl 24/09/2012 lAcessos: 48
    Sonia Sanches

    Os Instrumentos de Precisão são ferramentas utilizadas para a medição de diversos fatores, como altura, diâmetro, espessura, ângulo, calor e etc. Podem ser utilizados na área da saúde, por empresas de serviços ambientais, no comércio ou até mesmo para assegurar a penalidade de medidas fiscais.

    Por: Sonia Sanchesl Negóciosl 24/09/2012 lAcessos: 43

    Começar um negócio próprio não é nada fácil. Quem já teve essa experiência sabe que as dificuldades parecem não ter fim, e a vontade de desistir ou voltar a vida de empregado, batem na porta com a saudade da rotina comum da maioria dos trabalhadores. Construir sua empresa requer uma paciência especial, porque problemas acontecem a todo instante e coisas que você nem imagina ou pensava em se importar, se tornam primordiais para o funcionamento dela.

    Por: 3xcelerl Negóciosl 22/10/2014 lAcessos: 11
    Gustavo Rocha

    Uma interessante pesquisa do GEJUR aponta em inúmeros escritórios participantes, os meios e métodos de uso das metas de eficiência. Tema deveras polêmico, pois na maioria das visões que conheço e vivencio, ambas as partes (sociedade e advogados) reclamam dos métodos aplicados. De um lado, escritório, querem medir o desempenho para opor melhor crescimento do negócio e de outro lado os profissionais, que querem mostrar este desempenho para alcançarem maiores vôos… Divido a pesquisa:

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 17/10/2014

    Com o crescimento das empresas, os empresários sentiram a necessidade de fiscalizar seus procedimentos internos, como não poderiam fazê-lo pessoalmente, precisavam de uma pessoa que emitisse seu parecer com sugestões de melhoria para os problemas apresentados foi a partir dessa fase que surgiu o auditor interno e externo. Com a competitividade, as empresas que passaram a utilizar dessa ferramenta, tornaram-se mais competitivas, utilizando-se de estratégias que lhe transmitisse mais segurança.

    Por: Daiana Franciele Righil Negóciosl 16/10/2014

    A contabilidade gerencial contempla informações definidas pelos usuários (internos ou externos) como necessárias para as suas tomadas de decisões, e se for bem aproveitado, pode gerar valor à empresa e seus gestores. Dentro deste contexto identifica-se a contabilidade gerencial e financeira que se diferenciam por atenderem a públicos diferenciados e por tomarem como base dados tangíveis e intangíveis.

    Por: Daiana Franciele Righil Negóciosl 16/10/2014
    Victor Hugo Oliveira dos Anjos

    Como trabalho de conclusão do Técnico em Gestão de Políticas Públicas é pertinente estudar a mobilização da sociedade civil para reivindicação de seus direitos e participação na criação de políticas públicas por meio das associações de bairro, a fim de entender a contribuição popular neste processo. Assim, investigar o papel das associações de bairro como mediador entre a população e o Estado é relevante para a compreensão da democratização dos agentes públicos e da efetivação dos direitos.

    Por: Victor Hugo Oliveira dos Anjosl Negóciosl 13/10/2014 lAcessos: 11
    Gustavo Rocha

    12 de Outubro, feriado, data da padroeira do Brasil Nossa Senhora, também data em que comemoramos o dia das crianças. Dia das crianças, uma data comercial, sem sombra de dúvidas. Mas, a reflexão que faço é sobre a nossa criança interior. Aquela criança que nunca deixará de ser nós mesmos em constante evolução. Qual a característica comum a todas as crianças: Curiosidade e não ter medo. Criança não tem medo do ridículo, ela se suja e está feliz.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 12/10/2014
    Gustavo Rocha

    Divido com vocês um trecho do artigo do filósofo Mário Sérgio Cortella, sobre as novas gerações e seus dilemas. Vale a pena a leitura: Na conversa a seguir, ele chama a atenção para um "desvio de formação" dos jovens, que não foram ensinados a batalhar pelo que desejam. Ao mesmo tempo, afirma que essa geração tem várias características que precisam ser valorizadas. Cortella também dá um alerta sobre a nossa falta de tempo para pensar sobre nós mesmos:

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 10/10/2014
    Gustavo Rocha

    Ao ler o título, muitos dirão que não é verdade: Chefia não tem sentimentos, eles tem sarcasmo e principalmente mau humor. Outro dirão que ao contrário, são muito emocionais. E há aqueles que são durões ou fingem ser durões. Ou ainda aqueles que dizem que são parceiros dos colaboradores e na verdade apenas querem o seu sucesso e nada além disto… Tantos modelos de chefes, não é mesmo? A Exame.com trouxe alguns pontos que devem ser questionados nestas reflexões. Vejamos:

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 08/10/2014
    Sonia Sanches

    A Temperatura é uma grandeza física que quando se associa a um sistema, caracteriza seu estado térmico. A forma mais comum de se medir a temperatura de um corpo, é colocar um termômetro em contato direto com ele. Ambos chegarão ao que se chama de equilíbrio térmico.

    Por: Sonia Sanchesl Tecnologia> Tecnologiasl 30/11/2012 lAcessos: 71
    Sonia Sanches

    Muito comum em construções e obras de forma geral, é a necessidade de se fazer um aterramento. Como auxilio a essa medida de segurança, a indústria oferece um aparelho conhecido pelo nome de alicate terrômetro. Um terrômetro é um mecanismo essencial nesse sentido.

    Por: Sonia Sanchesl Tecnologia> Tecnologiasl 30/11/2012 lAcessos: 98
    Sonia Sanches

    Desde 2008 houve uma modificação na lei de trânsito. Popularmente conhecida como lei seca, a nova lei visa a diminuir os acidentes no trânsito das grandes cidades, nos quais o álcool é vilão.

    Por: Sonia Sanchesl Tecnologia> Softwarel 30/11/2012 lAcessos: 33
    Sonia Sanches

    Foi com o início da revolução industrial que as máquinas começaram a substituir os trabalhadores, e o barulho, o silêncio. Vivencia-se, segundo especialistas, sua 3ª fase, a era da robótica, da tecnologia que se aplica à vida de modo a facilitar tudo. No entanto não se pode dizer que voltaremos um dia ao silêncio vivenciado pelos nossos antepassados.

    Por: Sonia Sanchesl Tecnologia> Tecnologiasl 30/11/2012 lAcessos: 65
    Sonia Sanches

    Um decibelímetro é um aparelho que se utiliza para medir o ruído em um meio. Sua praticidade é tamanha que o comércio oferece diversos tipos, de variadas formas e funções. Aplicado em primeira instância em um meio de trabalho, um decibelímetro digital estende-se também para uso pessoal e doméstico.

    Por: Sonia Sanchesl Tecnologia> Tecnologiasl 30/11/2012 lAcessos: 60
    Sonia Sanches

    Muitas pessoas, por diversos motivos, ficam impossibilitadas de trabalharem fora, cumprindo horários fixos de trabalho, e acabam buscando alternativas informais se terem alguma renda. Há muitos caminhos que podem ser seguidos, porém muitas pessoas, principalmente donas de casa, estão encontrando no artesanato uma forma de fonte de renda realizando trabalhos manuais.

    Por: Sonia Sanchesl Negócios> Negócio de Casal 30/11/2012 lAcessos: 78
    Sonia Sanches

    O grande desafio para muitos estudantes é conciliar alguma atividade remunerada com sua agitada rotina de estudos. Muitas vezes é preciso abrir mão de em emprego fixo para se dedicar totalmente ao preparo para atuar na carreira escolhida. Muitos universitários contam apenas com algum auxílio básico e precisam buscar outras alternativas para aumentarem suas rendas.

    Por: Sonia Sanchesl Negócios> Negócio de Casal 30/11/2012 lAcessos: 72
    Sonia Sanches

    A atividade do freelancer é o trabalho informal, sem vínculo empregatício, o que permite muitas vezes que o trabalho possa ter um horário flexível e ainda possa ser realizado a partir de sua própria casa.

    Por: Sonia Sanchesl Negócios> Negócio de Casal 30/11/2012 lAcessos: 49
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast