Calibragem ou calibração: qual o correto?

24/09/2012 • Por • 593 Acessos

Calibração é um conjunto de processos utilizados para garantir que os equipamentos envolvidos num processo de medição estejam de acordo com as normas estabelecidas. Através dela se alinha a margem de medição de um aparelho para que não ocorram erros. Um bom exemplo é o voltímetro, que mede a tensão elétrica em circuitos e que se não estiver calibrado corretamente pode iniciar a medição acima do 0 (zero), ou até mesmo provocar curtos-circuitos devido a mudança de tensão.

Os processos de medição são utilizados para manter os padrões de qualidade exigidos para que um produto ou serviço continue em vigor. No Brasil, o trabalho de garantir que esses processos sejam certificados é realizado pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Também é o Inmetro que estabelece a variação de grandezas às quais a medição será submetida.

A calibragem é na verdade a ação de calibrar, de fazer o processo de calibração. Muitas vezes os profissionais se questionam qual dos termos é mais correto.  Os profissionais de laboratórios do ramo utilizam mais o termo calibragem, pois realizam a ação de calibrar, mas ambos os termos estão para a mesma coisa, o ato de ajustar sobre determinados parâmetros.

A calibragem pode ser realizada de duas formas conhecidas como calibração rbc e calibração rastreada, o que também ajuda a espalhar o termo calibração como o mais comum. A calibração rbc é sempre realizada por um laboratório auditado diretamente por um órgão responsável e autorizado pelo Inmetro, segundo seus padrões de qualidade. A calibração rastreada é feita por um laboratório que utiliza a cópia de qualidade do laboratório vistoriado pelo Inmetro. Para a realização da calibração rastreada é preciso que o laboratório acreditado esteja de acordo com os processos realizados pelo laboratório rastreado e conceda-o os documentos que comprovem os métodos utilizados.

Para realizar a calibração é preciso entrar em contato com um dos laboratórios, e para receber a auditoria do Inmetro, que irá aprovar o instrumento de medição através de documentos e selo de validade, é preciso informar o tipo de equipamento, dados da empresa (razão social, CNPJ, contrato, etc), e no caso de já possuir um código do Inmetro, o mesmo deve ser fornecido. As informações podem ser confirmadas no site http://www.inmetro.gov.br/, onde também se encontra a lista de laboratórios autorizados pelo órgão a atuar realizando a calibragem e demais informações para aqueles que tiverem dúvidas.  

Perfil do Autor

Sonia Sanches

Nasceu em São Paulo capital, formada em Gestão Financeira adora ler e principalmente escrever, para sair da rotina Paulistana, sempre que possível explora os litorais brasileiros.