Diferenças entre Logística Verde e Logística Reversa

16/11/2010 • Por • 2,363 Acessos

Desenvolvimento
         A Logística atua em diversas áreas dentro das empresas e está presente em várias atividades sociais, por isso pode oferecer uma série de soluções não apenas ligadas a redução de custo e melhoria de nível de serviço mas também ligadas a segurança, melhoria de qualidade de vida , controle ambiental e ecológico dentre outros.
Donato (2008) lembra que algumas pessoas confundem os conceitos de Logística Verde e Logística Reversa e esclarece que "(…) a Logística Reversa é a parte da Logística que trata do retorno de materiais e embalagens ao processo produtivo". Ainda segundo Donato (2008), o movimento da Logística Verde teve início no final do século XX e início do século XXI e foi motivado pelo crescente índice de emissão de gases gerados pela combustão dos combustíveis fósseis, pela contaminação dos recursos naturais e também pela necessidade de desenvolvimento de projetos que tenham por objetivo evitar que ações geradas pelo transporte e armazenagem causem avarias a embalagens de produtos químicos.
          A evolução da Logística Verde deu-se, a partir da regulamentação da ISO 14000:2004 que determina como requisito de qualidade a reciclagem de produtos resultantes dos processos produtivos das empresas. Além da questão da qualidade é importante lembrar a evolução da Legislação Ambiental Brasileira que também vem requerendo cada vez ações mais significativas por parte das organizações.
          Resende, apud Torre, defende que a Logística Verde possui características diferentes da Logística Reversa, conforme segue:

"Logística Reversa estuda meios para inserir produtos descartados novamente no ciclo de negócios, agregando-lhes valor de diversas naturezas. Enquanto a Logística Verde planeja e diminui impactos ambientais da logística comum. (RESENDE, 2004, p. 28)."

A figura a seguir ilustra a diferença entre os dois conceitos.
Figura: Comparação entre Logística Verde e Logística Reversa.

lr-e-lv.jpg?w=300&h=114

Fonte: Roggers e Tibben-Lambke

Conclusão
         A Logística Verde atua em diversas áreas da Logística Tradicional, tendo como foco a diminuição da degradação ao meio ambiente. Sendo os meios de transporte um dos principais causadores da poluição, através da queima dos combustíveis fósseis é compreensível que a Logística atue no sentido de estabelecer processos sustentáveis.
         É importante, porém, que os autores de artigos, reportagens e demais textos que tenham como objetivo a informação de profissionais e estudantes estejam atentos para o conteúdo que disponibilizam e que certifiquem-se de que seja um conteúdo consistente.

Perfil do Autor

Danielle Gomes

Profissional do setor de Transportes e Logística há 10 anos. Docente dos cursos de Logística do SENAC SP desde 2007.