Diferenças entre Logística Verde e Logística Reversa

Publicado em: 16/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,848 |

Desenvolvimento
         A Logística atua em diversas áreas dentro das empresas e está presente em várias atividades sociais, por isso pode oferecer uma série de soluções não apenas ligadas a redução de custo e melhoria de nível de serviço mas também ligadas a segurança, melhoria de qualidade de vida , controle ambiental e ecológico dentre outros.
Donato (2008) lembra que algumas pessoas confundem os conceitos de Logística Verde e Logística Reversa e esclarece que "(…) a Logística Reversa é a parte da Logística que trata do retorno de materiais e embalagens ao processo produtivo". Ainda segundo Donato (2008), o movimento da Logística Verde teve início no final do século XX e início do século XXI e foi motivado pelo crescente índice de emissão de gases gerados pela combustão dos combustíveis fósseis, pela contaminação dos recursos naturais e também pela necessidade de desenvolvimento de projetos que tenham por objetivo evitar que ações geradas pelo transporte e armazenagem causem avarias a embalagens de produtos químicos.
          A evolução da Logística Verde deu-se, a partir da regulamentação da ISO 14000:2004 que determina como requisito de qualidade a reciclagem de produtos resultantes dos processos produtivos das empresas. Além da questão da qualidade é importante lembrar a evolução da Legislação Ambiental Brasileira que também vem requerendo cada vez ações mais significativas por parte das organizações.
          Resende, apud Torre, defende que a Logística Verde possui características diferentes da Logística Reversa, conforme segue:

"Logística Reversa estuda meios para inserir produtos descartados novamente no ciclo de negócios, agregando-lhes valor de diversas naturezas. Enquanto a Logística Verde planeja e diminui impactos ambientais da logística comum. (RESENDE, 2004, p. 28)."

A figura a seguir ilustra a diferença entre os dois conceitos.
Figura: Comparação entre Logística Verde e Logística Reversa.

lr-e-lv.jpg?w=300&h=114

Fonte: Roggers e Tibben-Lambke

Conclusão
         A Logística Verde atua em diversas áreas da Logística Tradicional, tendo como foco a diminuição da degradação ao meio ambiente. Sendo os meios de transporte um dos principais causadores da poluição, através da queima dos combustíveis fósseis é compreensível que a Logística atue no sentido de estabelecer processos sustentáveis.
         É importante, porém, que os autores de artigos, reportagens e demais textos que tenham como objetivo a informação de profissionais e estudantes estejam atentos para o conteúdo que disponibilizam e que certifiquem-se de que seja um conteúdo consistente.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/negocios-artigos/diferencas-entre-logistica-verde-e-logistica-reversa-3677558.html

    Palavras-chave do artigo:

    logistica verde

    ,

    logistica reversa

    ,

    sustentabilidade

    Comentar sobre o artigo

    Paulo César Vieira Santos

    A Logística Reversa é um tema bastante debatido no cenário atual. Contudo, as empresas não investem dinheiro com intuito de, somente, ajudarem o meio ambiente. Este artigo traz esclarecimentos sobre o real objetivo da Logística Reversa adotada pelas empresas.

    Por: Paulo César Vieira Santosl Negócios> Administraçãol 01/01/2012 lAcessos: 275
    Danielle Gomes

    Nesse artigo pretendemos esclarecer algumas questões relacionadas à Cadeia de Suprimentos Verde, sua origem e desenvolvimento ao longo dos anos, tendo como objetivo demonstrar que além de ser uma necessidade ecológica, a Logística Verde traz consigo uma infinidade de oportunidade de negócios para as empresas que constituem o elo dentro da Cadeia de Suprimentos.

    Por: Danielle Gomesl Negócios> Gestãol 11/11/2010 lAcessos: 379
    Welinton dos Santos

    Esta transformação faz com que haja mudanças nos contextos das cidades e na visão crítica de seus moradores.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 06/06/2012 lAcessos: 66

    Este trabalho apresenta conceitos sobre a logística ambiental, composto do Ambiental, cujo conjunto de ações buscam melhorias no processo, nas pessoas, mas principalmente num mundo melhor e sustentável.

    Por: FERNANDO ANTONIO DA SILVAl Educação> Ensino Superiorl 08/12/2011 lAcessos: 871

    Um dos grandes problemas a ser enfrentado atualmente pelas organizações é o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos. As garantias da limpeza e da saúde pública, além da preservação do meio ambiente resultam de um sistema de gerenciamento de resíduos que necessita de espaços adequados, equipamentos específicos e que envolvem pessoas em diversas atividades.

    Por: Ana Luiza Cunhal Educação> Ciêncial 27/06/2011 lAcessos: 653
    Cosme de Jesus Souza

    Este trabalho monográfico tem por finalidade verificar e mostrar com deve ser vista e aplicada a Gestão Ambiental dentro e fora das empresas. Reconhecer que o meio ambiente vem sofrendo uma série de prejuízos ao longo dos séculos, causados pela intervenção humana, pois o homem na ânsia de progredir, cada vez mais tem se apropriado dos recursos naturais de forma inadequada. Observar que as medidas de proteção ambiental não foram criadas para impedir o desenvolvimento econômico. Enfatizar que uma

    Por: Cosme de Jesus Souzal Educação> Ensino Superiorl 10/01/2011 lAcessos: 4,591

    Neste artigo, Renato Soares de Paula, sócio-fundador da R. S. de Paula faz uma relação entre o poder da reciclagem e os projetos pedagógicos

    Por: Patricia Toddail Press Releasel 19/06/2013 lAcessos: 13
    ana cristina da cruz santos

    É UM MODELO DE DOCUMENTO PROPOSTA QUE FOI FEITO E APOIADO POR UM GRUPO DE PESSOAS DE VARIAS AREAS QUE NAO APROVADO PARA ESSE PROJETO MAS QUE ACABOU ABRINDO OUTRAS PORTAS

    Por: ana cristina da cruz santosl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 25/09/2011 lAcessos: 290
    Gustavo Rocha

    Nossa existência é uma pontuação completa. Existem pontos, que podem ou não ser finais, podendo gerar outros parágrafos e tais. Existem vírgulas, que podem nos dar a necessária pausa e a justa, pois as vezes um ponto e virgula é muito tempo. Existem exclamações e interrogações na nossa vida. Algumas que levaremos para o além túmulo, não importa aonde seja isto. Encontramos pessoas aspas, que vivem o tempo todo nas palavras e atitudes de outras pessoas.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 30/10/2014
    Gustavo Rocha

    Quem leu a história da mais jovem pessoa a ganhar um prêmio Nobel, a paquistanesa Malala se encanta com a sua vivência, apesar da mais tenra idade. Mesmo com um tiro no rosto, mesmo com o ataque da sua própria sociedade, ela lutou, batalhou por algo que muitos desprezam: a educação. E por educação, penso que temos o pensar como algo a ser buscado, almejado e quiçá mostrado o caminho, pois ensinar a pensar é impossível. Pensa aquele que quer. Ensinamos apenas o que o outro pode e quer aprender.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 28/10/2014
    Gustavo Rocha

    Um tema importante, relevante e essencial para grande parte da advocacia brasileira. Desejo que realmente seja aprovado e consolidado, para tirar da marginalidade de sociedades que somente existem no papel ou de sócios que não são felizes em sua constituição societária mas não querem ser advogados autonomos, seja pelos impostos, seja pela característica de sociedade. Notícia: Depois do Simples, OAB agora quer sociedade individual de advogados

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 26/10/2014

    Os paletes são estragos feitos de diferentes materiais, entre eles madeira, plástico ou metal, que tem como objetivo ajudar no suporte e manutenção de cargas. São usados na logística atual por serem de fácil manuseio, oferecendo boa resistência e durabilidade. Os paletes atendem a diferentes necessidades, proporcionando uma forma simples de armazenamento que poupa tanto a mão de obra quanto tempo.

    Por: 3xcelerl Negóciosl 24/10/2014

    Hoje em dia não tem mais como você se prender ou depender de qualquer coisa para realizar alguma ação. A grande variedade de materiais e equipamentos inventados para suprir suas necessidades e mimos, vem alcançando números cada vez mais expressivos, e essa característica só tende a crescer cada vez mais e com isso ajudar a todos nós consumidores.

    Por: 3xcelerl Negóciosl 24/10/2014
    Gustavo Rocha

    Muitos profissionais deixam para amanhã. Outros, afirmam que deixar para amanhã é necessário, já que o hoje está lotado de compromissos. Nos falta tempo, 24 horas já não são suficientes. Contudo, prioridades são essenciais para que possamos evoluir no quesito profissional. Com prioridades, estabelecemos o tempo necessário para aquilo que precisa ser feito. E para o lado pessoal? Depois? Nunca?

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 23/10/2014
    Gustavo Rocha

    Uma verdade que parece absoluta nos dias de hoje: Dar ordens é tão fácil quanto respirar. Já não se questiona mais o porque, os objetivos, os reais motivos, a necessidade ou mesmo o destino daquela ação, o que importa é que possamos dar ordens a outras pessoas para que sejam cumpridas. Manda quem pode, obedece quem tem juízo já diz o ditado. Assim que realmente evoluímos numa empresa? Com discursos de demissão, chefia e unicamente de medo? Liderança então, nem pensar?

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 22/10/2014

    Começar um negócio próprio não é nada fácil. Quem já teve essa experiência sabe que as dificuldades parecem não ter fim, e a vontade de desistir ou voltar a vida de empregado, batem na porta com a saudade da rotina comum da maioria dos trabalhadores. Construir sua empresa requer uma paciência especial, porque problemas acontecem a todo instante e coisas que você nem imagina ou pensava em se importar, se tornam primordiais para o funcionamento dela.

    Por: 3xcelerl Negóciosl 22/10/2014 lAcessos: 15
    Danielle Gomes

    Nesse artigo pretendemos esclarecer algumas questões relacionadas à Cadeia de Suprimentos Verde, sua origem e desenvolvimento ao longo dos anos, tendo como objetivo demonstrar que além de ser uma necessidade ecológica, a Logística Verde traz consigo uma infinidade de oportunidade de negócios para as empresas que constituem o elo dentro da Cadeia de Suprimentos.

    Por: Danielle Gomesl Negócios> Gestãol 11/11/2010 lAcessos: 379
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast