Diferenças entre Logística Verde e Logística Reversa

Publicado em: 16/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,927 |

Desenvolvimento
         A Logística atua em diversas áreas dentro das empresas e está presente em várias atividades sociais, por isso pode oferecer uma série de soluções não apenas ligadas a redução de custo e melhoria de nível de serviço mas também ligadas a segurança, melhoria de qualidade de vida , controle ambiental e ecológico dentre outros.
Donato (2008) lembra que algumas pessoas confundem os conceitos de Logística Verde e Logística Reversa e esclarece que "(…) a Logística Reversa é a parte da Logística que trata do retorno de materiais e embalagens ao processo produtivo". Ainda segundo Donato (2008), o movimento da Logística Verde teve início no final do século XX e início do século XXI e foi motivado pelo crescente índice de emissão de gases gerados pela combustão dos combustíveis fósseis, pela contaminação dos recursos naturais e também pela necessidade de desenvolvimento de projetos que tenham por objetivo evitar que ações geradas pelo transporte e armazenagem causem avarias a embalagens de produtos químicos.
          A evolução da Logística Verde deu-se, a partir da regulamentação da ISO 14000:2004 que determina como requisito de qualidade a reciclagem de produtos resultantes dos processos produtivos das empresas. Além da questão da qualidade é importante lembrar a evolução da Legislação Ambiental Brasileira que também vem requerendo cada vez ações mais significativas por parte das organizações.
          Resende, apud Torre, defende que a Logística Verde possui características diferentes da Logística Reversa, conforme segue:

"Logística Reversa estuda meios para inserir produtos descartados novamente no ciclo de negócios, agregando-lhes valor de diversas naturezas. Enquanto a Logística Verde planeja e diminui impactos ambientais da logística comum. (RESENDE, 2004, p. 28)."

A figura a seguir ilustra a diferença entre os dois conceitos.
Figura: Comparação entre Logística Verde e Logística Reversa.

lr-e-lv.jpg?w=300&h=114

Fonte: Roggers e Tibben-Lambke

Conclusão
         A Logística Verde atua em diversas áreas da Logística Tradicional, tendo como foco a diminuição da degradação ao meio ambiente. Sendo os meios de transporte um dos principais causadores da poluição, através da queima dos combustíveis fósseis é compreensível que a Logística atue no sentido de estabelecer processos sustentáveis.
         É importante, porém, que os autores de artigos, reportagens e demais textos que tenham como objetivo a informação de profissionais e estudantes estejam atentos para o conteúdo que disponibilizam e que certifiquem-se de que seja um conteúdo consistente.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/negocios-artigos/diferencas-entre-logistica-verde-e-logistica-reversa-3677558.html

    Palavras-chave do artigo:

    logistica verde

    ,

    logistica reversa

    ,

    sustentabilidade

    Comentar sobre o artigo

    Paulo César Vieira Santos

    A Logística Reversa é um tema bastante debatido no cenário atual. Contudo, as empresas não investem dinheiro com intuito de, somente, ajudarem o meio ambiente. Este artigo traz esclarecimentos sobre o real objetivo da Logística Reversa adotada pelas empresas.

    Por: Paulo César Vieira Santosl Negócios> Administraçãol 01/01/2012 lAcessos: 280
    Danielle Gomes

    Nesse artigo pretendemos esclarecer algumas questões relacionadas à Cadeia de Suprimentos Verde, sua origem e desenvolvimento ao longo dos anos, tendo como objetivo demonstrar que além de ser uma necessidade ecológica, a Logística Verde traz consigo uma infinidade de oportunidade de negócios para as empresas que constituem o elo dentro da Cadeia de Suprimentos.

    Por: Danielle Gomesl Negócios> Gestãol 11/11/2010 lAcessos: 380
    Welinton dos Santos

    Esta transformação faz com que haja mudanças nos contextos das cidades e na visão crítica de seus moradores.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 06/06/2012 lAcessos: 66

    Este trabalho apresenta conceitos sobre a logística ambiental, composto do Ambiental, cujo conjunto de ações buscam melhorias no processo, nas pessoas, mas principalmente num mundo melhor e sustentável.

    Por: FERNANDO ANTONIO DA SILVAl Educação> Ensino Superiorl 08/12/2011 lAcessos: 888

    Um dos grandes problemas a ser enfrentado atualmente pelas organizações é o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos. As garantias da limpeza e da saúde pública, além da preservação do meio ambiente resultam de um sistema de gerenciamento de resíduos que necessita de espaços adequados, equipamentos específicos e que envolvem pessoas em diversas atividades.

    Por: Ana Luiza Cunhal Educação> Ciêncial 27/06/2011 lAcessos: 657
    Cosme de Jesus Souza

    Este trabalho monográfico tem por finalidade verificar e mostrar com deve ser vista e aplicada a Gestão Ambiental dentro e fora das empresas. Reconhecer que o meio ambiente vem sofrendo uma série de prejuízos ao longo dos séculos, causados pela intervenção humana, pois o homem na ânsia de progredir, cada vez mais tem se apropriado dos recursos naturais de forma inadequada. Observar que as medidas de proteção ambiental não foram criadas para impedir o desenvolvimento econômico. Enfatizar que uma

    Por: Cosme de Jesus Souzal Educação> Ensino Superiorl 10/01/2011 lAcessos: 4,637

    Neste artigo, Renato Soares de Paula, sócio-fundador da R. S. de Paula faz uma relação entre o poder da reciclagem e os projetos pedagógicos

    Por: Patricia Toddail Press Releasel 19/06/2013 lAcessos: 13
    ana cristina da cruz santos

    É UM MODELO DE DOCUMENTO PROPOSTA QUE FOI FEITO E APOIADO POR UM GRUPO DE PESSOAS DE VARIAS AREAS QUE NAO APROVADO PARA ESSE PROJETO MAS QUE ACABOU ABRINDO OUTRAS PORTAS

    Por: ana cristina da cruz santosl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 25/09/2011 lAcessos: 297
    Jenner R Camillo

    A due dilligence é utilizada como ferramenta indispensável a uma segura concretização de negócios. É um processo que a área executiva de uma empresa passa ao avaliar um negócio ao qual deseja se unir ou adquirir. Saiba mais sobre o processo, a seguir.

    Por: Jenner R Camillol Negóciosl 18/11/2014

    Muitas são as dificuldades quando pensamos em criar um projeto, e conseguir êxito em executá-lo. Chega a ser até engraçado no tanto de ideias que as vezes pensamos e temos certeza de que isso poderá resultar em uma coisa boa, mas simplesmente as coisas acabam não saindo como tem que ser. Em muitos dos casos, somos até obrigados a abandonar o nosso querido projeto de negócio próprio para priorizar necessidades que não podem esperar que sua ideia possa render frutos para o seu bolso.

    Por: 3xcelerl Negóciosl 18/11/2014
    Gustavo Rocha

    Dia 15 de Novembro, dia da proclamação da república, aquela data onde saímos da monarquia e viramos república, pelo menos na tese histórica. Este ato é um marco na história brasileira. E vamos pensar: Na história do seu escritório ou da sua vida como profissional, qual é o marco histórico? Se formou em direito, um marco. Fez pós, mestrado, outro marco. O primeiro cliente, um marco. Chegou no primeiro faturamento de um milhão, opa, que marco!

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 16/11/2014
    Gustavo Rocha

    Compartilho uma matéria do FDJUR sobre os indicadores mais usados em departamentos jurídicos, com alguns comentários meus abaixo: Para verificar o bom andamento das atividades dentro dos departamentos jurídicos e bancas é preciso estipular um ou mais indicadores para os segmentos que desejam monitorar. Recentemente o FDJUR consultou seus colegas em relação a três segmentos: atividades administrativas do jurídico, eficiência dos advogados e o clima organizacional.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 12/11/2014
    Gustavo Rocha

    Linguagem corporal, o invisível que diz muito sobre o que queremos dizer. E mais do que apenas isto, uma arte que precisamos dominar para estarmos em vantagem competitiva estratégica, negocial e até mesmo de trabalho no dia a dia. Muito além das palavras e debates, cada gesto pode ser muito diferencial. Extraído do portal Exame.com, vamos a 7 dicas práticas: 1. Faça contato visual

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 10/11/2014
    Gustavo Rocha

    Muitos afirmam que sim, outros que nunca e tem time que acha que ainda estamos em processo de transformação para a advocacia se transformar numa commodity. Nos EUA esta realidade já existe e há muito tempo. No Brasil, temos uma blindagem ainda sobre esta realidade, o tão falado código de ética. Podemos critica-lo, dizer que precisa ser atualizado, podemos dizer que até proíbe coisas que deveria permitir, mas ainda é a lei que devemos obedecer e em cima dela exercer o nosso marketing.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 09/11/2014
    Gustavo Rocha

    Pergunta difícil, todos querem a resposta, poucos querem o trabalho que dá, a maioria quer o sucesso como resultado e não como meio. Parte desta problemática nos ensinam como se uma geração inteira desconhecesse o que é trabalho, chamando esta geração de preguiçosa, de não querer nada com nada e por ai vai. Temos membros de determinadas gerações que realmente não querem nada com nada, contudo, isto existe em todas as gerações.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 05/11/2014

    A internet deslocou o foco do poder em uma relação de compras para o comprador. Entenda como a internet mudou a forma de captar clientes atualmente

    Por: Marcio Andrade Silval Negóciosl 05/11/2014
    Danielle Gomes

    Nesse artigo pretendemos esclarecer algumas questões relacionadas à Cadeia de Suprimentos Verde, sua origem e desenvolvimento ao longo dos anos, tendo como objetivo demonstrar que além de ser uma necessidade ecológica, a Logística Verde traz consigo uma infinidade de oportunidade de negócios para as empresas que constituem o elo dentro da Cadeia de Suprimentos.

    Por: Danielle Gomesl Negócios> Gestãol 11/11/2010 lAcessos: 380
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast