Fundo de garantia por tempo de serviço - fgts

Publicado em: 06/09/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 43 |

FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO - FGTS

  

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, instituído pela Lei nº. 5107/66, é regido pela Lei nº. 8036/90 e alterações posteriores.

 

Todos os empregadores ficam obrigados a depositar, em conta bancária vinculada, a importância correspondente a 8% da remuneração paga ou devida, no mês anterior, a cada trabalhador, incluídas na remuneração as parcelas de que tratam os artigos 457 e 458 da CLT e a gratificação de Natal.

Empregador é toda pessoa física ou jurídica, de direito privado ou público, da administração pública direta, indireta ou fundamental de qualquer dos Poderes, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que admitir trabalhadores a seu serviço, bem assim aquele que, regido por legislação especial, encontrar-se nessa condição ou figurar como fornecedor ou tomador de mão-de-obra, independente da responsabilidade solidária e/ou subsidiária a que eventualmente venha obrigar-se.
Os depósitos do FGTS devem ser efetuados mensalmente até o dia 7 (sete) do mês subsequente ao de sua competência e quando o dia 7 não for dia útil, o recolhimento deverá ser antecipado.

 

Os depósitos são feitos pelo empregador ou o tomador de serviços e NÃO é descontado do salário, é obrigação do empregador.
Todo dia 10, as contas de FGTS são corrigidas monetariamente com base nos parâmetros fixados para atualização dos saldos dos depósitos de poupança e capitalizarão juros de 3% (três) por cento ao ano.

 

Grande parte dos trabalhadores possuem dúvidas sobre quando poderão sacar o seu FGTS. Assim, aqui estão as hipóteses que permitem o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço:

 

I- Quando houver demissão sem justa causa;

II- No término do contrato por prazo determinado;

III- Na rescisão do contrato por extinção total da empresa; supressão de parte de suas atividades;fechamento de quaisquer de seus estabelecimentos, filiais ou agências; falecimento do empregador individual ou decretação de nulidade do contrato de trabalho - inciso II do art. 37 da Constituição Federal, quando mantido o direito ao salário;

IV- Na rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;

V- Na aposentadoria;

 

...Continue lendo em

FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO - FGTS

www.carteiradetrabalho.net.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/negocios-artigos/fundo-de-garantia-por-tempo-de-servico-fgts-5194200.html

    Palavras-chave do artigo:

    fundo

    ,

    garantia

    ,

    servico

    Comentar sobre o artigo

    Ivan Dionizio: Sociologo.

    Ministério da Previdência e Assistência Social, ao Ministério do Trabalho e Emprego e à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, recebi apoio traduzido na inserção de manifestações oficiais dos titulares das respectivas pastas: Ou seja, os Ministros. Então optei por dividir a difícil tarefa de decidir por uma ou por outra com os nossos autores, na esperança de chegar a um consenso ou, no mínimo, a uma maioria. E ficamos surpresos com um resultado que dividiu em três.

    Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Ensino Superiorl 28/02/2014 lAcessos: 61
    Tercia Duarte Almeida

    O presente artigo tece a relação atual do marketing de serviço nos hotéis, bares e restaurantes, considerando a similaridade destes empreendimentos ao que tange o atendimento ao cliente interno e externo. Busca responder se o fator primordial para a diferenciação no trato destes segmentos dos demais está na importância do marketing de serviço e a relação dos gestores aos anseios dos colaboradores juntamente com o investimento em técnicas de excelência em atendimento.

    Por: Tercia Duarte Almeidal Turismo e Viagem> Hotéis e Resortsl 03/09/2014 lAcessos: 18
    MONICA GAZZARRINI

    Tudo o que fazemos no nosso cotidiano é um ministério perante Deus, não somente aquilo que desempenhamos na obra do Senhor.

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Religiãol 10/03/2008 lAcessos: 2,908 lComentário: 1
    Alessandro Meyer da Fonseca

    O que é má prestação de serviço? Quando ela se caracteriza? Aqui esclareço quando um serviço não é bem prestado, principalmente pelas empresas telefônicas, e sua importância com o advento a Resolução nº 460 da ANATEL (portabilidade numérica), que permite ao cliente mudar de operadora e levar seu número de telefone junto.

    Por: Alessandro Meyer da Fonsecal Direito> Doutrinal 09/01/2009 lAcessos: 1,241
    Leandro Rodrigues Inacio

    Toda a pessoa, jurídica ou física, pode dedicar parte de seu imposto de renda a projetos sociais. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), toda pessoa física pode destinar até 6% de seu imposto devido diretamente aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente de qualquer localidade (estadual ou municipal) que tenha esse órgão regulamentado. Dessa forma, é possível contribuir para que crianças e adolescentes brasileiros tenham seus direitos garantidos...

    Por: Leandro Rodrigues Inaciol Educação> Educação Infantill 03/10/2010 lAcessos: 458 lComentário: 2
    André Reis

    Este trabalho traz um estudo da matéria educação em todas as Constituições brasileiras considerando o cenário social, econômico e político de cada período. A finalidade deste artigo é proporcionar um entendimento de como o assunto se desenvolveu até culminar na atual Constituição - cuja temática educacional é tratada como direito fundamental e incluída no rol de direitos sociais.

    Por: André Reisl Direito> Doutrinal 18/01/2011 lAcessos: 1,406

    A crescente desarticulação entre a definição de políticas, formas e meios de implementação das mesmas, é uma realidade facilmente constatável. Por outro lado, a também crescente aposta na desintervenção do Estado na economia e na sua demissão das responsabilidades sociais, que constituem a sua razão de ser, conduzem-nos a um novo modelo de Gestão Pública que importa analisar. Se um novo modelo de Estado implica um novo modelo de Gestão Pública, como definir e caracterizar o novo gestor público e

    Por: candida marreirosl Negócios> Administraçãol 29/03/2011 lAcessos: 746

    Incontáveis histórias nos servem de exemplos de gigantescas organizações que nasceram nas garagens, em quartos de apartamentos, em sótãos e mesmos quintais. Outras tantas não vingaram, pois pisoteadas, não tiveram forças para superar os maus tratos.

    Por: Ivan Postigol Negócios> Pequenas Empresasl 23/07/2011 lAcessos: 235
    Mirian Maria Cossul

    Este artigo constitui na analise da acessibilidade da Estação Rodoviária de Passo Fundo, RS. Com esse trabalho deseja-se conhecer como que um lugar público comporta as funções e acessos para as pessoas com deficiências físicas e também identificar algumas melhorias que poderiam ser feitas, que ajudariam não somente as pessoas portadoras de necessidades especiais, mas também toda a população que utiliza a rodoviária.

    Por: Mirian Maria Cossull Tecnologia> Tecnologiasl 05/05/2009 lAcessos: 4,217
    Gustavo Rocha

    Uma interessante pesquisa do GEJUR aponta em inúmeros escritórios participantes, os meios e métodos de uso das metas de eficiência. Tema deveras polêmico, pois na maioria das visões que conheço e vivencio, ambas as partes (sociedade e advogados) reclamam dos métodos aplicados. De um lado, escritório, querem medir o desempenho para opor melhor crescimento do negócio e de outro lado os profissionais, que querem mostrar este desempenho para alcançarem maiores vôos… Divido a pesquisa:

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 17/10/2014
    Victor Hugo Oliveira dos Anjos

    Como trabalho de conclusão do Técnico em Gestão de Políticas Públicas é pertinente estudar a mobilização da sociedade civil para reivindicação de seus direitos e participação na criação de políticas públicas por meio das associações de bairro, a fim de entender a contribuição popular neste processo. Assim, investigar o papel das associações de bairro como mediador entre a população e o Estado é relevante para a compreensão da democratização dos agentes públicos e da efetivação dos direitos.

    Por: Victor Hugo Oliveira dos Anjosl Negóciosl 13/10/2014
    Gustavo Rocha

    12 de Outubro, feriado, data da padroeira do Brasil Nossa Senhora, também data em que comemoramos o dia das crianças. Dia das crianças, uma data comercial, sem sombra de dúvidas. Mas, a reflexão que faço é sobre a nossa criança interior. Aquela criança que nunca deixará de ser nós mesmos em constante evolução. Qual a característica comum a todas as crianças: Curiosidade e não ter medo. Criança não tem medo do ridículo, ela se suja e está feliz.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 12/10/2014
    Gustavo Rocha

    Divido com vocês um trecho do artigo do filósofo Mário Sérgio Cortella, sobre as novas gerações e seus dilemas. Vale a pena a leitura: Na conversa a seguir, ele chama a atenção para um "desvio de formação" dos jovens, que não foram ensinados a batalhar pelo que desejam. Ao mesmo tempo, afirma que essa geração tem várias características que precisam ser valorizadas. Cortella também dá um alerta sobre a nossa falta de tempo para pensar sobre nós mesmos:

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 10/10/2014
    Gustavo Rocha

    Ao ler o título, muitos dirão que não é verdade: Chefia não tem sentimentos, eles tem sarcasmo e principalmente mau humor. Outro dirão que ao contrário, são muito emocionais. E há aqueles que são durões ou fingem ser durões. Ou ainda aqueles que dizem que são parceiros dos colaboradores e na verdade apenas querem o seu sucesso e nada além disto… Tantos modelos de chefes, não é mesmo? A Exame.com trouxe alguns pontos que devem ser questionados nestas reflexões. Vejamos:

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 08/10/2014
    Gustavo Rocha

    Segundo o professor Charles-Henri da escola de negócios de Paris, a geração Y não é egoísta, mas sim realista. Em uma entrevista a revista Época Negócios ele afirmou isto e mais algumas posições. Será que é uma realidade aplicável no Brasil? E mais, será que estamos preparados para esta realidade empresarial? Vejamos: Num mundo de alta instabilidade, a falta de paciência da geração Y é justificada, na opinião de Charles-Henri Besseyre des Horts, professor de gestão e recursos humanos da e

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 06/10/2014
    Gustavo Rocha

    Abra suas asas! Parece um clichê, mas é uma verdade: Abre as suas asas e voe! Você pode, e mais do que isto, você deve. As pessoas vivem em seus mundos, seus castelos de areia, alguns com castelos tão sólidos que sequer podem ser destruídos, outros com castelos nas nuvens, sempre em cima de um floco de algodão da sua imaginação onde tudo pode acontecer… E o mundo real? Somos responsáveis por nossas escolhas, por nossas decisões, por nossa rotina.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 05/10/2014

    Muitas pessoas podem acabar por não compreender muito bem sobre como funciona o sistema de franquias na internet, assim como também podem acreditar que este poderia ser considerado como um golpe ou algo passageiro, no entanto não é bem assim que funciona, do contrário. Podemos verificar que o mercado virtual é considerado como bastante promissor. Sendo assim, vamos entender agora mesmo como funciona o sistema de franquias na internet.

    Por: Sayuri Matsuol Negóciosl 23/09/2014

    A quebra de caixa é uma verba ou adicional, com a finalidade única de cobrir os riscos assumidos pelo trabalhador, que manipula constantemente com valores pecuniários, ou seja dinheiro.

    Por: costanzel Direitol 28/09/2011 lAcessos: 942

    Muitas pessoas acreditam que só ocorre Bullying no ambiente escolar entre alunos. Salienta-se que o comportamento de quem pratica Bullying é tão destrutivo a auto-estima do ser humano estando presente não só entre as crianças mas sim, principalmente entre homens e mulheres em seu ambiente de labor. O Bullying no local de

    Por: costanzel Direitol 16/09/2011 lAcessos: 369

    Cumpre esclarecer que é um ato comum de funcionários maltratar ou agredir animais em seu estabelecimento onde é comum inúmeras reclamações junto aos órgão de defesa do consumidor (PROCON).

    Por: costanzel Direitol 16/09/2011 lAcessos: 157

    Desde 1999 existe um projeto de lei, que está parado na Câmara dos Deputados, que considera algumas atitudes praticadas por usuários da Rede Mundial de Computadores, a Internet, como crimes que podem ser punidos com prisão de um mês até seis anos.

    Por: costanzel Internetl 15/09/2011 lAcessos: 128

    De acordo com as regras da nossa língua portuguesa, palavras terminadas em "nte" não tem variação de gênero: Atacante, Estudante, Gerente, PRESIDENTE... Porém, desde 1872 a palavra "Presidenta" existe na língua portuguesa e consta nos dicionários:

    Por: costanzel Direitol 15/09/2011 lAcessos: 99

    A preocupação com maus-tratos aos animais já era no seculo XV, o debate polêmico dos direitos dos mesmos introduzido pelo filósofo Ramon Bogéa, e dado continuidade no século XVII, pelo filósofo francês René Descartes e ainda por Aristóteles no século IV A.C., que debatia que os animais tinham alma.

    Por: costanzel Direitol 15/09/2011 lAcessos: 191

    É necessário saber que com fundamento em nossa Constituição Federal, todos tem direito a exercer uma profissão, onde é assegurado a todos acima de toda e qualquer discriminação o deficiente.

    Por: costanzel Direito> Legislaçãol 14/09/2011 lAcessos: 140

    Considera-se empregado doméstico aquele maior de 18 (dezoito) anos que presta serviços de natureza contínua (ininterrupta), onde sua atividade não gere lucro a pessoa ou à família contratante (Art. 1º da Lei 5.859 de 11/12/1972). Assim, o traço diferenciador do emprego doméstico é o caráter não-econômico da atividade exercida no âmbito residencial do empregador.

    Por: costanzel Direitol 14/09/2011 lAcessos: 366
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast