História Da Logística

Publicado em: 30/04/2009 |Comentário: 4 | Acessos: 24,456 |

Ao procurarmos a palavra logística em um dicionário, vemos que surgem várias denominações relativas à termos matemáticos da época da Grécia antiga, do tão conhecido termo 'logos' que significa razão. Originalmente o termo 'logística' com o significado que entendemos hoje, vem do francês Logistique e tem como uma de suas definições de cunho militar, onde a guerra é totalmente dependente de uma logística eficaz que cuida do transporte e manutenção de suprimentos para fins de operações em campos de guerra ou apenas administrativos. Para AGL Logistics, o preço e o transporte são importantes, até porque o mundo capitalista de hoje não prevê guerras, ou pelo menos, não as deseja. Assim, criou-se também a cadeia de fornecimento.

A logística e a cadeia de fornecimento são entes inter-dependentes, que inclui o fornecedor, a pessoa ou empresa que são responsáveis pela matéria-prima, ou criação de produtos de outra determinada empresa. Pode ser entendido também como uma forma de colaboração entre fornecedores. Para a noção e criação de valores desta cadeia, ainda contamos com a figura do varejista e do consumidor final. Cadeia de fornecimento e logística se definem como o conjunto de factores que fazem o armazenagem , manuseamento , transporte e entrega de certo produto, de um ponto inicial a um ponto final, quase como um processo de várias camadas.

Em tempos antigos, certas campanhas de guerra se valiam de algo parecido com a logística. As guerras eram longas, duravam décadas, às vezes séculos, e as tácticas militares daquela época certamente incluíam tácticas de logística tanto para suprimentos como armamentos. Rotas de ataque eram pesquisadas e calculadas a partir de conceitos primitivos de logística, assim como a diferença de trajectos para tipos diferentes de armamentos e carros de guerra. Estas rotas nem sempre eram as mais curtas pois levavam em conta os trechos com água potável e mantimentos. Desejas saber mais?

A logística moderna engloba vários factores imprescindíveis para o melhor desempenho e competitividade das empresas no mundo globalizado. A busca constante de redução de custos e te tempo de entrega bem como trajectos diferentes optimizam o serviço da logística. Por consequência, ou não, há o aumento da qualidade no cumprimento do prazo, disponibilidade constante dos produtos, programação das entregas, facilidade na gestão dos pedidos e flexibilização da fabricação, análises de longo prazo com incrementos em inovação tecnológica, novas metodologias de custeio, novas ferramentas para redefinição de processos e adequação dos negócios. Apesar dessa evolução, até a década de 40 havia poucos estudos e publicações sobre o tema.

Mas este crescimento da logística começou a ser visto apenas na década de 60 em diante, quando o controle de qualidade e satisfação do cliente foram colocadas em primeiro plano, na procura da preferência pelos clientes. A partir daí, e também se moldando à clientes mais motivados e que sabem o que querem, empresas especializadas em logística começaram a surgir. Até que na década de 70 houve a explosão da procura por transportadoras especializadas em dar ao cliente preços e prazos competitivos. Encontramos bons preços recentemente neste site.

Com a globalização e o nascimento da Internet no mundo moderno, a logística se mostrou muito mais que necessária. Com isso, as pessoas passaram a adquirir produtos no conforto de suas próprias casas, aparecendo cada vez mais campo para a logística crescer. As empresas de hoje em dia deve estar preparadas para a competição logística a nível mundial, prontas para fazer entregas ao outro lado do mundo em menos de 24 horas, mesmo dentro de seu território local, mudando, assim, o foco de empresas multinacionais.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 9 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/negocios-artigos/historia-da-logistica-894502.html

    Palavras-chave do artigo:

    logistica

    ,

    transporte

    ,

    distribuicao

    Comentar sobre o artigo

    Este trabalho tem como discussão a apresentação de uma nova modalidade de transporte, onde podemos vislumbrar um crescimento na distribuição logística com mais segurança e rapidez, para um modal até então pouco conhecido, mas, com um potencial grande, ferecendo possibilidades de cumprir missões de busca e salvamento, vigilância aérea, patrulha, hospital aeromóvel, plataforma de telecomunicações, pesquisas, extrativismo responsável, apoio em calamidade pública, transporte de pessoal e material,

    Por: Eduardo S. Theodorol Negócios> Gestãol 19/12/2012 lAcessos: 1,545

    Definição de logística. Pode-se dizer que logística está associada ao controle e gestão de responsabilidade de bens, informação e outros recursos, incluindo até energia e pessoas. A logística é a parte especializada na condução do bem de um ponto inicial a outro ponto final, também chamados de ponto de origem e ponto de consumo. Este serviço de transporte geralmente inclui passos essenciais para grandes empresas, como a informação, transporte, inventário, cuidados com guarda e manuseio do produto, pacote e também a segurança. O transporte de bens e produtos vem crescendo ultimamente, principalmente devido à especialização de outros serviços, assim, uma empresa não necessite de um sector de logística porque, intermediando este serviço, temos competitividade e responsabilidade maiores.

    Por: Danielal Negóciosl 30/04/2009 lAcessos: 15,163

    Discorremos a respeito da importancia da atividade de armazenagem dentro da logistica, ferramentas de auxilio à correta gestão do estoque e estratégias para melhorar a eficiencia da armazenagen e distribuição de produtos, com o objetivo de dar ao leitor uma noção geral dos assuntos, importantissimos na busca de maior lucratividade e fixação de uma imagem de qualidade e eficiencia da empresa junto ao consumidor.

    Por: Adilson Kochl Negócios> Administraçãol 07/12/2008 lAcessos: 69,957 lComentário: 10

    Este artigo tenta responder a difícil pergunta de como que uma empresa pode obter diferencial competitivo utilizando da Logística, mas o que ocorre é que para essa única pergunta podem existir diferentes respostas que vão desde respostas que podem impactar de maneiras muito simples na empresa a um baixo custo, até maneiras que tem alto impacto porém possuem um custo de implementação mais caro, porém a maior barreira que ele tenta quebrar é a que muitas pessoas tem que Logística se reduz a trans

    Por: Giovani Estevesl Tecnologia> Tecnologiasl 12/11/2009 lAcessos: 5,493

    O artigo descreve importantes características do processo logístico que tem cada vez mais tem sido foco de interesse das empresas da atualidade

    Por: ELIANA DE SOUZAl Negócios> Administraçãol 20/11/2008 lAcessos: 65,660

    Estudo de caso que tem como objetivo identificar as dificuldades do transporte do leite in natura nas regiões atendidas pelo Laticínio xxxx e apontar estratégias de cunho logístico para o transporte do leite in natura (do produtor a indústria). Buscou-se responder quais estratégias poderiam ser adotadas para reduzir os custos do transporte entre o produtor e o laticínio, mantendo-se a qualidade, prazo estipulado e preço satisfatório. A temática aqui apresentada é de extrema importância.

    Por: Thyago Batistotel Negócios> Gestãol 07/09/2009 lAcessos: 1,904 lComentário: 3

    Para enquadra-se no novo cenário da economia mundial, as organizações foram obrigadas a encontrar uma solução que possa juntar eficiência na produção e prestação de serviço com menor custo possível, e assim foi criada a produtividade. Com o avanço da tecnologia foram desenvolvidas diversas ferramentas de planejamento e controle, e também equipamentos e softwares para agilizar os processos de controle e produção, garantindo maior precisão nas informações e segurança no processo logístico.

    Por: Caroline Vilelal Negócios> Gestãol 21/11/2014

    A DHL Supply Chain foi a grande vencedora da 13ª edição do Prêmio Ilos, que reconhece os principais prestadores de serviços logísticos do Brasil. As melhores empresas são indicadas através de pesquisa realizada com executivos que votam com base em critérios como transporte, armazenagem, cross-docking, controle de inventário, operações integradas, logística reversa, TI e sustentabilidade.

    Por: Flávia Gaviolil Press Releasel 04/11/2013 lAcessos: 18

    Palestra gratuita será realizada na quarta-feira (24), na UNIP

    Por: Luciana Sanfinsl Negóciosl 24/03/2010 lAcessos: 178

    Um resumo sobre os serviços oferecidos. Com o advento da logística moderna, vários tipos de logística diferenciados foram criadas. Estes tipos variados implementam e controlam eficientemente o direcionamento e cuidados dos produtos, através dos melhores meios e condições possíveis. Os tipos de logística existentes nos dias de hoje são: Logística Intermediária, Logística como negócios e o Processo de Logística. Existem muitas empresas especializadas.

    Por: Danielal Negóciosl 30/04/2009 lAcessos: 13,291
    Gustavo Rocha

    Pelo menos para os trabalhadores de um prédio na Suécia. São 400 profissionais no edifício que aceitaram receber um implante de chip na mão, que substitui o crachá . Será que a moda pega? Já imaginaram usar um chip do Google, outro do Facebook, outro do escritório onde trabalha e por aí a fora? E o chip do governo, chega quando? O que você pensa a respeito? Vejamos a reportagem: Passar o crachá para entrar no escritório é coisa do passado, pelo menos para os funcionários do Epicenter, um no

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 02/03/2015
    Gustavo Rocha

    Muito se fala em inteligência emocional, em querer profissionais que aguentem a pressão, em buscar pessoas que possam ser moldadas conforme o negócio e por aí a fora. Sempre queremos que os outros mudem, que os outros se adaptem, que os outros sejam aquilo que nós não queremos ser e fazer. Difícil de aceitar, mas uma realidade clara e existente no mercado: Queremos inteligência emocional e não observamos o básico do colaborador – como ele está amadurecendo como pessoa. Queremos que ele seja m

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 01/03/2015
    Gustavo Rocha

    Quando o assunto é depressão, parece que as pessoas se escondem, como se fosse algo que devesse ficar fora do cenário de debates. É o contrário: Quanto mais conhecermos, mais poderemos esclarecer esta doença que tanto tem atacado colaboradores e/ou sócios, sem importar camada social ou conta bancária. Muitas vezes confundida com estresse, mas é um diagnóstico que somente pode ser dado por um especialista. Esqueça os especialistas de plantão, como os pais, colegas, amigos e companheiros de bar

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 26/02/2015
    Gustavo Rocha

    Departamento jurídico = estresse. Uma verdade no seu dia a dia? Para a grande maioria, senão absoluta maioria, uma igualdade que não tem solução. E neste sentido, o estresse é confundido com cansaço, se torna um mal que se acostumamos com ele ao invés de tentar rechaça-lo, enfim, ele se torna um amigo que nos apunhala diariamente… Não existe fórmula mágica, obviamente. Mas, analisar alguns pontos é sempre salutar. Uma entrevista auxilia a pensar nestes pontos, acompanhe: Em entrevista a Épo

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 25/02/2015
    Gustavo Rocha

    Já disse Isaac Newton que o que sabemos é uma gota e o que ignoramos, um oceano. Entretanto, para muitas pessoas isto parece exatamente o contrário. E não estou discorrendo da geração tal ou outra qualquer, estamos falando de pessoas, de indivíduos, de seres humanos que sabem um pouco de algum assunto e pensam que dominam aquele tema de tal forma que todos devem reverência a eles. Todos conhecemos pessoas assim, contudo, pesquisas demonstram que isto é uma realidade maior do que podemos imagi

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 23/02/2015
    Gustavo Rocha

    Como diria Oswaldo Montenegro, que não se tente complicar, pois a arte precisa de simplicidade para existir. E para iniciarmos bem o ano de 2015, esta deve ser a nossa regra diária (afinal, agora pós o Carnaval, chega de desculpas, né? 2015 iniciou!). E na vida, no dia a dia, é justamente esta simplicidade que pode fazer a diferença entre o sucesso e a monotonia. Como assim? Nós temos uma tendência natural a complicar as coisas. Não nos satisfazemos em fazer um projeto bem feito, queremos f

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 22/02/2015
    Gustavo Rocha

    Divido com vocês um compilado do livro Know-how: as 8 Competências que separam os que fazem dos que não fazem (Editora Campus/Elsevier) escrito por Ram Charan: 1 – Competência para posicionar a empresa E capacidade para mudar o negócio sempre que o mercado assim exigir O posicionamento é o princípio central da empresa e a base de sustentação que determinará se você irá ou não ganhar dinheiro. O verdadeiro teste de posicionamento é o mundo real. Se os consumidores estiverem confusos sobre o qu

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 11/02/2015 lAcessos: 11
    Gustavo Rocha

    KPI vem do inglês e quer dizer: Key Performance Indicator, ou seja, chave de indicador de performance. Hein? Isto mesmo, um paradigma para criar indicadores. Situações que podemos pensar onde devemos monitorar os resultados para alcançarmos vôos maiores. Um interessante artigo do Ricardo Jordão Magalhães nos brinda com 45 KPI`s utilizáveis no mercado e plenamente capacitados para o mercado jurídico, com poucas adaptações. Divido o artigo: 1. Qual é o Volume de vendas? POR QUE é IMPORTANTE?

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 05/02/2015 lAcessos: 11

    Definição de logística. Pode-se dizer que logística está associada ao controle e gestão de responsabilidade de bens, informação e outros recursos, incluindo até energia e pessoas. A logística é a parte especializada na condução do bem de um ponto inicial a outro ponto final, também chamados de ponto de origem e ponto de consumo. Este serviço de transporte geralmente inclui passos essenciais para grandes empresas, como a informação, transporte, inventário, cuidados com guarda e manuseio do produto, pacote e também a segurança. O transporte de bens e produtos vem crescendo ultimamente, principalmente devido à especialização de outros serviços, assim, uma empresa não necessite de um sector de logística porque, intermediando este serviço, temos competitividade e responsabilidade maiores.

    Por: Danielal Negóciosl 30/04/2009 lAcessos: 15,163

    Um resumo sobre os serviços oferecidos. Com o advento da logística moderna, vários tipos de logística diferenciados foram criadas. Estes tipos variados implementam e controlam eficientemente o direcionamento e cuidados dos produtos, através dos melhores meios e condições possíveis. Os tipos de logística existentes nos dias de hoje são: Logística Intermediária, Logística como negócios e o Processo de Logística. Existem muitas empresas especializadas.

    Por: Danielal Negóciosl 30/04/2009 lAcessos: 13,291

    Comments on this article

    1
    Fabricio 16/02/2011
    qual a diferença entre a logistica no brasil e a logistica em outros paises?
    2
    diogo 25/11/2010
    voce esta bem ate mas
    -1
    roberto 09/10/2010
    Oque voces esntende de MRP /
    -1
    ANDERSON 24/08/2010
    Para não ficar só na teoria. Temos um grande exemplo no Brasil, focalizando as regiões norte e nordeste. Os gargalos nas grandes rodovias são enormes e o mau transporte fazem com que a nossa logistica não tenha um bom aproveitamento, ao chegar no consumidor final. Precisamos combater onde há ecassez, aplicando investimento aonde precisa ser reforçado, com isso vamos realmente fazer logistica nesse país, apesar de não ser mal assim.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast