Importância da Controladoria na Empresa

Publicado em: 06/12/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 114 |

Bethânia Cristina Cunha*

Ariane Caldas Pessoa Santos**

 

 

 

 

 

Resumo

 

 

Diante todas as mudanças ocorridas no mundo, as empresas necessitam de uma organização interna com que sua finalidade seja a garantia de informações adequadas ao processo decisório, auxiliando os administradores e gestores na busca da eficácia gerencial. O objetivo deste artigo é apresentar a necessidade do controle em todo sistema de gestão, e um monitoramento eficiente feito por um profissional de Controladoria, o Controller. A pesquisa apresenta pontos estratégicos onde fala sobre a importância, a influencia da Controladoria no planejamento e no controle operacional, sua responsabilidade e o seu valor, sendo que a controladoria tem a função de coordenar os gestores no sentido de garantir o cumprimento e assegurar a empresa gerando informações relevantes. Demonstrando que nos dias de hoje existe um novo mercado para o profissional da Contabilidade, mas que precisa estar preparada para essa nova realidade. Os métodos de pesquisa utilizados neste artigo foram através de internet, livros acadêmicos e revista.

 

Palavras-chave: Controladoria. Controller. Gestão.

 

 

 

 

 

*Acadêmica 8º período do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM. E-mail: bethania_cunha@hotmail.com

**Graduada em Ciências Contábeis, pós-graduada em psicopedagoga e em Administração Empresarial, mestre em Gestão Administrativa, contadora atuando na Área de Controladoria Interna e coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM. E-mail: arianecps13@gmail.com.

 

 

1        INTRODUÇÃO

 

Com o grande aumento das sociedades as empresas aumentaram juntamente com as informações, sendo que a responsabilidade da contabilidade aumentou. Os negócios se expandiram e a elevada diversificação das atividades empresariais tem mudado radicalmente a visão de controle empresarial. Com isso as multinacionais do Brasil trouxeram a Controladoria para dentro das empresas que é um departamento criado no exterior.

A tendência de gestores e dos grupos empresariais é aumentar a visão de seus negócios para obterem um entendimento que satisfaça o gerenciamento próprio e o entendimento do complexo mundo empresarial em que está ligada. A Controladoria possui uma importante função, pois ela ajuda na sobrevivência, no crescimento e na consolidação, e atua na reestruturação de empresas em crise financeira. Possui um planejamento estratégico, ou seja, a elaboração de um processo para futuras tomadas de decisões o qual requer todas as formalidades possíveis.

Tanto a Contabilidade com a controladoria abre uma nova porta em seus estudos, pois necessita de profissionais altamente qualificados, e preocupando-se com os fatos que provocam influências no patrimônio, especialmente no que tange aos mundos sociais e ecológicos, caracterizados pelo planejamento, execução e controle.

Essas funções são observadas em todos os seus aspectos, devem estar na rotina das ações da controladoria para levar a empresa à eficácia. Com isso, fica evidente que qualquer empresa ou organização necessita de soluções, para pensar estrategicamente, introduzir modificações, atuar tanto gerando ou transmitindo conhecimentos e informações, ou tendo uma visão ampla de toda a cadeia de produção. Sendo assim esse controle se tornou uma forte ferramenta de estratégia nesse novo mercado cada vez mais exigente, competitivo e de grandes tecnologias.

 

 

2         A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA

 

 

Para sabermos qual a importância da controladoria primeiramente devemos conceitua- lá.

 

Departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiros e contábeis de determinada entidade, com ou sem finalidades lucrativas, sendo considerada por muitos autores como o atual estagio evolutivo da contabilidade. [...]

As funções e atividades exercidas pela moderna Controladoria tornaram-se fatores vitais para o controle e planejamento a médio e longo prazos de qualquer tipo de organização, [...]. (OLIVEIRA apud Souza, 2012, p. 53)

 

Muita das grandes empresas já usava a controladoria em suas empresas, mas agora o mercado esta exigindo que os empresários adotem e utilizem na parte de gestão empresarial. Pois com o aumento da globalização no mundo as necessidades econômicas aumentaram afetando o cenário empresarial, sendo que o mercado ficou mais competitivo e fragilizado. Tendo a necessidade de estar reciclando os profissionais das áreas financeiras, fazendo a criação de novos setores de departamento de Controladoria e de Gestão nas empresas.

 

As empresas modernas e que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência.  Neste novo cenário surge um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão. (LUNELLI, Portal de Contabilidade)

 

Esses departamentos têm a função de elaborar os relatórios gerenciais bem detalhados, pois é onde fornece aos empresários uma visão real e objetiva do desempenho da empresa, e auxilia a obter um aumento de rendimento nas suas operações, reduzindo desperdícios.

 

Operando em um ambiente influenciado por forças econômicas, forças político-legais, forças tecnológicas e forças sociais, as organizações devotam especial atenção aos aspectos financeiros que permeiam as atitudes em todos os níveis de decisão. Assim, a figura do administrador financeiro se revela cada vez mais importante no processo de gestão empresarial. (MORANTE; JORGE, 2008, p.15)

 

É através da contabilidade que o departamento de Controladoria e de Gestão tira valores atuais e reais, onde irá proporcionar a utilização nos relatórios gerenciais para a tomada de decisões conscientes, dentro do novo enfoque e tendências desta nova era globalizada, por isso o contador possui mais responsabilidade em seus lançamentos contábeis.

Apesar da maior parte dos dados para a efetuação da Controladoria ser de origem contábil, a sua atuação não está reduzida a administrar o sistema contábil, da organização. Ela tem uma abrangência maior, transformando-se num verdadeiro banco de dados que subsidia os executivos da companhia com informações importantes ao processo de tomada de decisões, incluindo, também, dados de natureza física e qualitativa.

 

 

3        O CONTROLLER

 

 

O profissional destinado à área da Controladoria é denominado como Controller, que é o controlador, onde é capacitado de exercer sua função com uma formação direcionada, com um domínio pleno de conceitos utilizados em áreas afins. Onde deve garantir que as informações cheguem às pessoas certas e no tempo certo, mas para que isso aconteça deve trabalhar de forma a obtenha um bom conhecimento do seu ramo de atividade para entender os problemas da empresa, e "tem por incumbência maior a analise, diagnostico e proposição de medidas corretivas, com vistas ao cumprimento dos objetivos e metas traçados para a organização como um todo." (MORANTE E JORGE, 2008, p.1)

O profissional deve estar atento às novas mudanças, e ser capaz de enxergar além do óbvio e ser dedicado ao negócio, com a aprendizagem e com a carreira.

 

 

 

4        FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES DO CONTROLLER

 

 

As funções irão variar de empresa para empresa, alterando conforme o porte da estrutura organizacional, pois a empresa deve satisfazer a sociedade dentro das suas condições. Onde sua produção pode ser de bens ou serviços prestados, para que seja feito com responsabilidade deve ser agrupada as principais necessidades do ser humano com isso podendo produzir e comercializar. Sendo assim a controladoria pode ser encontrada nos diversos níveis da administração, assim como atuar de diferentes formas dentro da sociedade.

 

A Controladoria, que tem uma missão especifica e, por conseguinte, objetivos e serem alcançados, é um órgão que pode ser mais bem caracterizado como de linha, apesar de, em suas funções em relação às demais atividades internas da companhia, as características serem mais de um órgão de apoio. (PADOVEZE, 2010, p.33)

 

Qualquer sociedade necessita de uma boa organização para sua sobrevivência, onde suas necessidades acarretam bons resultados futuros. Dentro dessas sociedades precisa-se ter um órgão interno onde sua finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório.

 

A Controladoria precisa ser conduzida por profissional experiente, com larga vivencia em finanças empresariais e uma particular habilidade no relacionamento com os responsáveis pela gestão das diversas áreas funcionais da organização. (MORANTE; JORGE, 2008, p.1)

 

O Controller envolve-se em planejamento, tomada de decisão, desenho de sistemas de informações e de sistemas de incentivos, e em várias outras tarefas, além de ajudar gerentes em decisões operacionais. Para ter um resultado eficaz do planejamento deve ser checado de forma a garantir que as atividades estejam de acordo com o que foi planejado, devem ser revisados constantemente de forma a garantirem a eficácia do sistema.

A Controladoria depende muito da parte contábil da empresa, e com isso confundem o Contador com Controller, pelo motivo de ter conhecimentos na área contábil. Mas além do conhecimento contábil possui uma visão econômica, financeira e estratégica da empresa, eles sabem através dos resultados realizados qual será a tendência dos resultados futuros da empresa.

 

Na gestão dos processos de uma organização, a integração entre finanças e contabilidade é total. Todos os documentos emanados da área financeira devem ser devidamente registrados, para a apuração das alterações patrimoniais da entidade. (MORANTE; JORGE, 2008, p.16)

 

O controller é um gestor que ocupa um cargo na estrutura de linha porque toma decisões, sob o ponto de vista da gestão econômica. Os controllers encontram-se no mesmo nível dos demais gestores, na linha da diretoria ou da cúpula administrativa, embora também desempenhem funções de assessoria para as demais áreas.

 

 

5        A SITUAÇÃO DAS EMPRESAS NO MERCADO

 

 

Como dito anteriormente as empresas com a nova modernidade não estão conseguindo se manter, pois não são todas que conseguem colocar no mercado os produtos e serviços prestados de qualidade, ao preço que o mercado exige e que está disposto a pagar. Para conseguirem sobreviver devem ter um controle rigoroso nos processo administrativo e produtivo, os custos de despesas devem ser controlados, para que agilize a tomada de decisão.

A controladoria entra nessa parte, pois é indispensável na tomada de decisões, é um processo que definirá a partir de dados gerados pela contabilidade, onde são informações que irá possibilitar que a empresa alcance seus objetivos de forma consciente utilizando seus recursos de forma eficiente para a sua sobrevivência.

Contudo a empresa deve criar uma estrutura para o seu planejamento, controle de suas atividades internas e seus reflexos externos. Fica evidente no sentido de que a contabilidade em todo o seu aspecto teórico estuda e se envolve nos processos econômicos da empresa. Sendo assim, deve estar direcionando a aplicação prática e ordenada de seus conceitos, princípios e normas para a eficácia empresarial, que deve ser priorizada tendo em vista a continuidade do negócio e o lucro de seus acionistas.

 

 

6        CONCLUSÃO

 

 

Este artigo veio mostrar a grande necessidade da implantação dos serviços de Controladoria dentro da empresa, observando que a informação e o gerenciamento são fatores indispensáveis para sua a sobrevivência. Através dessas necessidades do crescimento e especialização podemos observar que as empresas estão investindo mais, com recursos humanos qualificados, sendo que a qualificação dos profissionais é um fator importante e indispensável para o profissional de controladoria, pois necessita de um amplo conhecimento para as tomadas de decisões.

Todas as atividades gerenciais e de controle são altamente prioritárias e torna-se cada vez mais relevante o capital. Devendo estar na rotina das ações da controladoria para levar a empresa à eficácia. Sendo que fica evidente que qualquer empresa ou organização necessita de soluções, para pensar montar seu planejamento.

Concluiu-se que as empresas precisam de profissionais aptos para o processo decisório, interpretando as informações, analisando e tomando decisões, desde o chão de fábrica ate à alta administração, de maneira que a empresa caminhe para um processo de crescimento continuo e estabilizado. Essas funções que são observadas em todos os seus aspectos devem estar na rotina das ações da controladoria para levar a empresa à eficácia.

 

Abstract

Given all the changes in the world, companies need an internal organization that its purpose is to guarantee adequate information to the decision-making process, assisting managers and administrators in pursuit of managerial effectiveness. The purpose of this article is to present the necessity of control throughout the management system, and an efficient monitoring done by a professional Controller, the Controller. The research presents strategic points which talks about the importance, the influence of the Comptroller in planning and operational control, responsibility and value, and the controller has the function of coordinating the managers to ensure compliance and to ensure the company generating relevant information. Demonstrating that these days there is a new market for professional accounting, but need to be prepared for this new reality. The research methods were used in this project through internet, books and academic journal.

 

Keywords: Comproller. Controller. Management.

 

REFERÊNCIAS

 

MORANTE, Antonio Salvador; JORGE, Fauzi Timaco. Controladoria. 1ª Ed. 2008, São Paulo, Editora Cengage Learning.

PADOVEZÉ, Clóvis Luís. Controladoria Básica. 2ª Ed. 2010, São Paulo, Editora Atlas.

SOUZA, Davidson Benicio de. Edição Especial Artigos. 1ª Ed.2012, RBC.

LUNELLI, Reinaldo Luiz. A Importância da Controladoria. Portal de Contabilidade. Disponível em: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/importancia-controladoria.htm.

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/negocios-artigos/importancia-da-controladoria-na-empresa-6854520.html

    Palavras-chave do artigo:

    controladoria

    ,

    controller

    ,

    gestao

    Comentar sobre o artigo

    O artigo apresenta como é importante e necessário um controle em todo o sistema de gestão e um monitoramento eficiente por um profissional de Controladoria. Neste sentido, a Controladoria exerce papel importante na empresa, apoiando os gestores no planejamento e controle de gestão. É feita uma análise da Controladoria no processo de gestão empresarial, feita esta análise da foco aos seus principais aspectos, construção e manutenção de sistemas de informações e modelos de gestão das organizações.

    Por: Arthur de J P do Nascimentol Negócios> Gestãol 19/08/2013 lAcessos: 100
    Kátia Silva Macêdo Barcelos

    Este artigo tem o objetivo de explanar se, atualmente, os administradores públicos do Poder Executivo do Estado do Tocantins estão utilizando o controle interno preventivo para auxiliá-los na melhoria contínua de suas gestões, e de que forma, bem como expor se o órgão central de controle interno estadual está agindo na área de Prevenção e Combate à Corrupção, e quais as atividades que está executando neste sentido.

    Por: Kátia Silva Macêdo Barcelosl Direito> Doutrinal 05/01/2012 lAcessos: 571

    Em um mundo globalizado, onde as informações são processadas em tempo real, muitas empresas, principalmente as micro e pequenas, se sentem ameaçadas quanto ao tempo de sobrevivência, uma vez que está claro que àquelas que não se adequarem ao novo perfil empresarial estará fora do mercado. É preciso reestruturar sua gestão, buscando novas metas de controle para atingir seus objetivos. O presente artigo procura mostrar a importância do controle interno nas pequenas empresas de maneira a tornar o p

    Por: Daniella Patrícia Ezequiell Negócios> Administraçãol 25/11/2011 lAcessos: 328

    A pergunta que mais fazemos quando nos deparamos com uma empresa lucrativa é : Qual o segredo dessa empresa ? Por que esse empreendimento tem sucesso, mesmo enfrentando forte concorrência ? Sabemos que é difícil encontrar uma empresa que seja uma ilha, que esteja sozinha no mercado . O que faz com que os negócios andem bem, que coloquem seus produtos no mercado e contas feitas obtenham lucro?

    Por: Ivan Postigol Negócios> Gestãol 20/09/2009 lAcessos: 1,607

    Este artigo visa demonstrar os conceitos relacionados no desempenho de atividades de controladoria, o perfil e o papel do principal profissional atuante nessa área o Controller. Uma função eminentemente contábil, porém com profundo conhecimento em administração pois assim exige o seu cargo dentro das empresas. Possui como uma de suas atribuições a função de auxiliar os tomadores de decisões das organizações o que influencia na mudança da estrutura organizacional da empresa.

    Por: itagiba netol Negóciosl 03/12/2013 lAcessos: 72
    Joyce Good Pimentel

    Este estudo vem apresentar a importância da gestão do conhecimento nas organizações e em seguida demonstrar o desenvolvimento dos processos da controladoria em todas as fases da gestão empresarial, enfatizando a profissão do controller que deve atuar como um comunicador nesta estrutura sistêmica cujo objetivo maior é a melhoria continuada da atuação empresarial.

    Por: Joyce Good Pimentell Negócios> Gestãol 22/11/2011 lAcessos: 134
    Marco Batalha

    Estamos elaborando um trabalho de conclusão de curso -TCC - sobre controladoria nas MPEs e MEIs com o objetivo principal de se verificar a importância dos controles para a longevidades destas categorias de empresas. Assim, solicitamos que os empreendedores em geral respondam a este questionário.

    Por: Marco Batalhal Negócios> Pequenas Empresasl 26/03/2012 lAcessos: 181
    Túlio César de Souza

    Desenvolver um bom planejamento estratégico é um fator de suma importância para as organizações nos dias atuais. Para realizar o acompanhamento os gestores possuem diversos modelos de gestão para auxiliá-los. Neste presente trabalho analisa o Balanced Scorecard e o modelo de gestão economica – GECON, procurando compreender e descrever sua estrutura suas v

    Por: Túlio César de Souzal Finanças> Finanças Pessoaisl 24/08/2010 lAcessos: 1,484

    Este artigo visa demonstrar o perfil e o papel do Controller, uma função eminentemente contábil, porém, com profundo conhecimento em administração, pois assim exige seu cargo e sua função dentro das empresas. Função esta que auxilia os tomadores de decisões das organizações, como também influencia na mudança de estrutura da empresa, desde o chão de fabrica até a sociedade na qual essa organização esta inserida. A controladoria seria entao a correlaçao entre a Contabilidade e Administraçao?

    Por: Nilson Leal Santosl Negócios> Gestãol 04/11/2008 lAcessos: 256,222 lComentário: 7

    Muitas pessoas podem acabar por não compreender muito bem sobre como funciona o sistema de franquias na internet, assim como também podem acreditar que este poderia ser considerado como um golpe ou algo passageiro, no entanto não é bem assim que funciona, do contrário. Podemos verificar que o mercado virtual é considerado como bastante promissor. Sendo assim, vamos entender agora mesmo como funciona o sistema de franquias na internet.

    Por: Sayuri Matsuol Negóciosl 23/09/2014

    Nos dias de hoje, algo que podemos verificar com uma determinada facilidade é o fato de que há uma grande quantidade de pessoas que estão em busca de uma oportunidade de poder gerenciar o seu próprio negócio, no entanto, podemos verificar que apesar de economizar bastante, acabam por ficar com dúvidas sobre como investir ou até mesmo podem ficar inseguros. Sendo assim, iremos falar sobre as franquias.

    Por: Sayuri Matsuol Negóciosl 08/09/2014
    Jéssica Lara Oliveira

    Olá querido leitor(a) hoje estou cheia de energia e vontade de escrever então por isso resolvi criar esse post para contar a você a estratégia ninja que eu utilizo para ganhar dinheiro com blog vendendo Infoprodutos, essa técnica parece muito complexa mas é mais simples do que você imagina.

    Por: Jéssica Lara Oliveiral Negóciosl 05/09/2014

    Atualmente podemos ouvir com uma determinada frequência sobre o marketing digital, no entanto, quando se trata de uma franquia de marketing digital, é possível que muitas pessoas acabem por ficar com dúvidas sobre o que seria ou até mesmo ao que se refere. Sendo assim, vamos entender agora mesmo o que seria uma franquia de marketing digital

    Por: Sayuri Matsuol Negóciosl 29/08/2014
    Janaína Nogueira

    O fim de ano é um momento importante para qualquer empresa. É o momento de fazer um balanço e saber os resultados que foram atingidos durante o ano. Além disso, há outro assunto que todas as empresas se preocupam no final de ano, a festa de confraternização, afinal é uma época de aproximar as pessoas e confraternizar a equipe de trabalho. Mas é preciso encontrar um excelente espaço para confraternização de fim de ano para que tudo saia perfeito.

    Por: Janaína Nogueiral Negóciosl 29/08/2014
    Gustavo Rocha

    Aconteceu aquele fato que ninguém queria: Pode ser uma multa por não cumprimento, pode ser um analista que não viu e não enviou ao terceirizado um documento, pode ser o advogado interno que pulou uma cláusula no contrato que foi tanto a comento… Sempre fica a reflexão: De quem é a culpa, então? E, diante de tal assertiva, que tal uma nova perspectiva? Machado de Assis, assim nos brinda: Uma Criatura Sei de uma criatura antiga e formidável, Que a si mesma devora os membros e as entranhas, Co

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 28/08/2014

    Muitas pessoas podem acabar por ficar um tanto quanto confusas quando se fala sobre franquias online, afinal podem acabar por não saber muito bem como estas funcionam, assim como também podem acabar por não entender como é possível que você ganhe dinheiro com uma empresa online que seria representante. Sendo assim vamos enteder agora mesmo.

    Por: Sayuri Matsuol Negóciosl 27/08/2014
    Gustavo Rocha

    Poderia dizer que sou o Gustavo, não apenas o Gustavo, mas o Gustavo Rocha. Poderia dizer que já fui advogado, gerente de escritório de advocacia, analista de qualidade, auditor de processos internos e escritórios, professor, palestrante, e sou tudo isto, somado a consultor para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas. Poderia dizer que sou pai, filho e parafraseando Drummond, tenho em mim todos os sentimentos do mundo. Contudo, nada disto diria quem sou. Somos – e nã

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 27/08/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast