Influências Do Clima E Cultura Organizacional No Comportamento

Publicado em: 27/11/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 3,281 |

INFLUÊNCIAS DO CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL NO COMPORTAMENTO

 

RESUMO

 

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo mostrar como o clima e cultura organizacional influênciam direta e indiretamente no comportamento, na motivação na produtividade do trabalho e também na satisfação das pessoas envolvidas com a organização. Pois grandes empresas cada vez mais percebem que o progresso o desenvolvimento se tornam muito mais eficazes através dos esforços combinados e da cooperação de cada membro da empresa. Todos dentro de uma organização têm que ter em mente a importância da cultura e o continuo desenvolvimento aperfeiçoando dia-dia, buscando sempre a satisfação do  grupo em prol dos objetivos e do bem estar de todos, seja numa sociedade, empresa ou no meio onde está inserida.

 

 

Palavras Chaves: Clima e Cultura Organizacional, Comportamento, Motivação, Produtividade, Satisfação, Cooperação, Bem Estar.

 

 

 

Sobrinha, Laize Maria de Miranda Leite

E-mail: lai_pretas@hotmail.com

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

“...Clima e cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e de tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Pode-se afirmar ainda que seja a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa.”

 

 

CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL

 

 A cultura organizacional vem tendo uma importância destacada no mundo todo. Hoje em dia nós vivemos numa sociedade organizacional, que influenciam o tempo todo de maneira inconcebível na vida das pessoas em qualquer parte do planeta, incentivada pelo fenômeno globalização.

Quando falamos sobre cultura, geralmente nos referimos ao padrão de desenvolvimento refletido no sistema de conhecimento, ideologia, valores, lei e rituais diários de uma sociedade. O conceito de cultura organizacional também passa por diferentes grupos de pessoas com diversos modos de vida.
A compreensão do entendimento de vida organizacional e suas relevâncias em busca de explorar idéias de que a própria organização é um fenômeno cultural que varia de acordo com o estágio de desenvolvimento de uma sociedade.
Este tema vem sendo discutido no mundo todo, pela importância e semelhança e diferenças associadas como o fato de ser um operário, um faxineiro, um funcionário público, um bancário, um vendedor ou um agricultor são tão significativas quanto às características associadas com a identidade nacional.

Grandes empresas cada vez mais percebem que o progresso o desenvolvimento tornam muito mais eficazes através dos esforços combinados e da cooperação de cada membro da empresa. Todos dentro de uma organização têm que ter em mente a importância da cultura e o continuo desenvolvimento aperfeiçoando dia-dia, buscando sempre a satisfação do grande grupo em prol dos objetivos e do bem estar de todos, seja numa sociedade, empresa ou no meio onde está inserida.

Para que se possa compreender e investir mais em uma organização é necessário aprofundar os estudos sobre o clima organizacional considerando o contexto histórico e cultural em que ela esta inserida e analisar as diretrizes dos seus gestores e subordinados.

As empresas, especialistas da área, organizações como todo, vêem percebendo a importância desse assunto na vida das pessoas e organizações buscando desenvolver talentos na busca de pessoas multiplicadoras de informações que possam abastecer organizar métodos de aprendizagem.

Como se percebe, as organizações estão inseridas muitas vezes em um contexto sócio-economico-cultural, apresentando características singulares. Ocorre de acordo com a gestão, liderança manifesta suas crenças dentro da organização. Para podermos analisar alguns sintomas dentro de uma organização, é necessário uma vasta investigação dos seus componentes organizacionais: O perfil dos lideres, colaboradores-clientes internos, sua missão, atitudes comunicação política de gestão e outro fatores que possam identificar sua cultura.

  1. “O clima retrata o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho. Observa-se que este clima influencia profundamente a profundidade do individuo e, conseqüentemente da empresa. Assim sendo, o mesmo deve ser favorável e proporcionar motivação e interesse nos colaboradores, alem de uma boa relação entre funcionários e a empresa.”

Conforme estudos e analises de obras de escritores sobre este assunto entendo que a cultura organizacional, o clima organizacional também se reflete conforme o progresso da organização, o tipo de profissional que a empresa busca a identificação do perfil deste funcionário. Entendo também que os processos hierárquicos influenciam destacadamente, a tendência dos lideres, a maneira de impor sua gestão de centralizar ou não as atividades.

Todo este processo pode gerar atitudes diferentes entre grupos nas empresas, tanto aproximar pessoas como distanciar dependendo do perfil de cada colaborador e sua percepção, sempre levando em conta a relação entre empregado e empregador observando suas relações de estreitamento.

Entendo que o clima organizacional está ligado a cultura da empresa diretamente, o clima depende dos reflexos da cultura gerando assim os efeitos e conseqüências. O comportamento dos colaboradores depende muito do clima da empresa, estes aspectos estão numa linha paralela influenciando o comportamento dos indivíduos nas organizações. Fatores como: motivação, satisfação, comportamento e produtividade estão ligados diretamente no clima, sempre lembrando que o clima esta ligado na cultura formando um todo.

Em alguns casos, confundimos cultura organizacional com clima, isso se deve por entender que algumas mudanças superficiais num curto período de tempo venham dar resultados imediatos. Entendo que o processo é muito mais longo, para modificar ou alterar cultura, as mudanças tem que ocorrer com muito mais profundidade.

 

CONCLUSÃO

 

Com esta pesquisa, entende-se que não há uma maneira exata de administrar uma organização. Não existe um sistema mágico com soluções para todos os problemas. Algumas organizações tentam implantar processos de outras, que conseguem sucesso se beneficiando das informações facilitadas hoje por meios eletrônicos, consultorias e outros.

Portanto, pensar em clima e cultura organizacional, vai muito além de uma simples modificação, implica em rever toda a vida da empresa, observar fatores internos e externos que possam alterar o desenvolvimento da organização, fortalecendo que é praticamente impossível adotar um modelo único de gestão. Cada organização tem sua própria cultura, seus colaboradores também possuem características ligadas a esta organização, baseado no entendimento da atração pelo perfil da cada empresa quando na sua opção de contratação.

Como diagnosticar fatores a serem trabalhados em busca de aperfeiçoamento de processos, envolve tempo, movimenta interesses, ocasiona num curto prazo uma possibilidade de gerar custos para as empresas, nem sempre é tarefa fácil, mas, o importante é colocar em mente os objetivos a serem traçados pelos gestores e utilizar uma maneira criteriosa, honesta e racional para realizar a implantação das modificações. Lembrando que essas não ocorrem de um dia para outro, e também exigem superação de todos dentro das organizações. Se todos usarem suas influencias numa única direção os objetivos ocorrem com maior êxito.

 

  

BIBLIOGRÁFIA

  

LUZ, Janine Pacheco da Metodologia para análise de clima organizacional.

NASSAR, Paulo. Historia e cultura organizacional. In: Revista Comunicação Empresarial.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/negocios-artigos/influencias-do-clima-e-cultura-organizacional-no-comportamento-1510726.html

    Palavras-chave do artigo:

    clima e cultura organizacional

    ,

    comportamento

    ,

    motivacao

    Comentar sobre o artigo

    A cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de hábitos, crenças, normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas em uma organização que tem como principal objetivo alinhar os valores organizacionais as estratégias do negócio. Assim, o objetivo desta pesquisa é conhecer a cultura organizacional por meio dos valores e das práticas segundo a percepção dos colaboradores de uma empresa de geração de energia elétrica.

    Por: ANA CAROLINA SANTOS GOMESl Negócios> Gestãol 07/08/2012 lAcessos: 373
    Alexandre Arrenius Elias

    É um assunto relevante para o setor varejista, especialmente das grandes lojas, onde exige-se maiores cuidados com o ambiente de trabalho. E quando falamos em ambiente, não podemos deixar de observar a necessidade da cultura certa!

    Por: Alexandre Arrenius Eliasl Negócios> Gestãol 11/07/2011 lAcessos: 343
    Alisson Lopes

    O objetivo deste artigo é analisar como a gestão do clima organizacional pode impactar nas negociações sindicais de forma positiva. Além disso, traçar os desdobramentos e resultados alcançados dentro de uma organização que possui a gestão do clima organizacional como estratégia de negócio.

    Por: Alisson Lopesl Carreira> Recursos Humanosl 24/01/2012 lAcessos: 3,259

    Nesta que é considerada a era do conhecimento, a força da produção mundial deixa de focar a força de trabalho manual e passa a focar a força de trabalho intelectual, onde a valorização do conhecimento como fator de produção está em franca ascensão. Aliado a isto, a gestão do conhecimento vem ganhando uma importância cada vez mais relevante no mundo dos negócios com a afirmação da Internet e a globalização de dados, informações e conhecimentos, que circulam numa velocidade jamais vista.

    Por: Donil Negócios> Gestãol 08/08/2010 lAcessos: 1,872
    Darci Kops

    O alinhamento organizacional, e a recorrente necessidade do alinhamento dos recursos humanos nos processos de gestão, como metodologias necessárias para assegurar um portfólio diferenciado de competências em congruência com a missão organizacional. Uma pluralidade de alinhamentos organizacionais concorre na busca constante da consistência interna e consistência externa nas organizações.

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 10/07/2011 lAcessos: 966

    O que se pode perceber nos novos dias é que o marketing interno é um forte instrumento de mudança e motivação e uma estratégia eficaz para o alcance de objetivos corporativos, com reflexos diretos no aprimoramento da qualidade de relacionamentos da organização. É interessante observar que quando a empresa desenvolve adequadamente o conceito de marketing interno, um dos primeiros reflexos observados como melhoria efetiva não se situa no interior da organização, mas sim em seu exterior, nas relaçõ

    Por: Nayara Barbosa Soares Soutol Negócios> Gestãol 27/10/2008 lAcessos: 40,886 lComentário: 4
    Juliana Ulguim

    Neste artigo foram analisadas questões sobre as etapas do Comportamento Organizacional e Marketing Pessoal. A estrutura social do comportamento organizacional e suas reflexões, a importância de valores, atitudes e características pessoais do colaborador. Aborda também a influência dos mecanismos de controle do comportamento dos colaboradores para a organização atingir seus objetivos.

    Por: Juliana Ulguiml Negócios> Administraçãol 28/10/2012 lAcessos: 111
    Darci Kops

    O artigo examina a questão a respeito da necessidade do alinhamento de natureza vibracional e motivacional como uma força vital de sinergização nos processos de gestão. Trata-se de um alinhamento emocional e sinergético, de conteúdo intangível, predominantemente de natureza psicológica. Admite, também, a demanda de outros alinhamentos indispensáveis nos processos de gestão.

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 05/11/2012 lAcessos: 408
    Ricardo Mallet

    O conceito de clima organizacional tem despertado um interesse crescente nos administradores brasileiros desde a década de 70. Não por acaso ou modismo, mas por puro pragmatismo. O que a prática tem demonstrado é que há uma relação direta entre o clima do ambiente de trabalho, a produtividade, a capacidade de inovação e, conseqüentemente, a lucratividade.

    Por: Ricardo Malletl Negóciosl 24/06/2009 lAcessos: 5,127 lComentário: 2
    Gustavo Rocha

    Técnica criada por Taiichi Ono, que foi o desenvolvedor do sistema de produção da Toyota, evidencia uma metodologia de uso dos 5 porquês para chegar a causa raiz de um problema. Não há nada além de 5 porquês, um respondido após o outro. Como assim? Vejamos um exemplo: No 1º porquê, temos um sintoma No 2º porquê, temos uma desculpa No 3º porquê, temos um culpado No 4º porquê, temos uma causa No 5º porquê, temos a causa raíz (…)

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 17/12/2014
    Gustavo Rocha

    Recentemente com o falecimento do Roberto Bolaños, o ator que interpretava o impagável personagem Chaves, Chapolin e tantos outros na TV, a história de sua vida veio a tona. Foi um ator que sonhava em ser dramaturgo, sonhava interpretar Shakespeare. A sua vida lhe levou, entretanto, a criar um personagem singelo, meigo que encantou e encanta gerações. E, para pensarmos um pouco, se Roberto fosse um dramaturgo Shakespeareno de sucesso?

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 16/12/2014
    Gustavo Rocha

    Parece bobagem para muitas pessoas, mas é um assunto sério que deve ser enfrentado por acompanhamento médico e especializado. Nas empresas, tal situação pode ser vista como desídia, como algo que o colaborador não quer, mas podemos estar diante de uma doença. Obviamente, existe a doença, existe a desídia e existe quem não quer trabalhar, mas entender um pouco mais a doença pode ser útil para distinguir o joio do trigo. Vejamos 8 sinais que esta doença pode estar acontecendo.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 15/12/2014
    Gustavo Rocha

    Quantas vezes vejo gestores dizendo que não tem tempo, vivem em reuniões, vivem em relatórios, vivem em compromissos fora da empresa, enquanto suas vidas se esvaem em conversas, problemas e relatórios, o departamento jurídico subsiste e de trancos e barrancos a vida segue seu rumo… E o tempo para ver o que os colaboradores estão desenvolvendo? O tempo necessário para pensar nas melhorias do departamento jurídico?

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 10/12/2014
    Gustavo Rocha

    8 de Dezembro, dia da justiça. Uma data que o judiciário fecha, mas a justiça continua sendo desejada e aguardada. Uma data que devemos pensar no que é justiça para nós. Um processo que dura mais de 30 anos para ser julgado? Um processo eletrônico que tem sentença em 30 dias, mas uma sentença padronizada, como se a vida de cada um que busca a justiça pudesse ser igual.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 07/12/2014
    Gustavo Rocha

    Muito se afirma que além de profissionais, devemos ser estratégicos, e complemento afirmando que ser estratégico é muito mais do que a própria estratégia em si, trata-se de inteligência emocional, comportamento, visão de vida, experiência, entre outros. Divido o artigo publicado na Exame.com com comentários em azul. 1. Transição da ética social

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 04/12/2014
    Gustavo Rocha

    Todos querem ser líderes, a grande maioria se acha líder mas não passa de um mero chefe e ser líder cada vez é mais complexo num ambiente onde as pessoas tem mais conhecimento, mais ambição e muito mais possibilidades de mercado. Neste cenário, Ram Charam nos brinda com 7 características que o líder deve ter e teço alguns comentários a respeito. 1. Tenha clareza da meta. Imagine e visualize onde você quer chegar com sua empresa ou um produto

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 03/12/2014

    A contabilidade é uma das mais antigas profissões, com o passar do tempo se tornou cada vez mais complexa e rigorosa, o presente trabalho visa expor como uma profissão extremamente necessária para a sociedade é tão pouco valorizada. A interligação existente entre a formação de um profissional e de como ele é visto pela sociedade posteriormente faz parte do artigo em questão. Por ser uma carreira com crescente demanda de mercado, faz com que muitos passem a olhar com mais interesse para o curso.

    Por: Daiana Rafaela Pedersinil Negóciosl 03/12/2014 lAcessos: 14
    Laize M. de Miranda L Sobrinha

    A gestão nesta nova era de renascimento, deve ser uma expressão qualificada de toda criatividade humana, e de bom senso para utilização de instrumentos de ações adequadas, visando uma transformação social constante. O controle deve ser considerado um fator essencial na ação gerencial. Para tanto, nesta nova forma de gestão, criar e inovar é sempre preciso, desde que sejam traçadas estratégias e planejamentos sustentáveis visando a melhoria no relacionamento social.

    Por: Laize M. de Miranda L Sobrinhal Negócios> Gestãol 13/05/2010 lAcessos: 2,997
    Laize M. de Miranda L Sobrinha

    A sonegação é produto da alta carga tributária e da complexidade da legislação. Acredita-se hoje em dia que precisamos sonegar para sobreviver, ou de que devemos pagar propina aos fiscais porque as multas são muito altas, ao de que se deve matar para comer. "Sonegação é crime, e onde há corrupto há corruptor", "Vejo isso como uma questão muito cultural." a alta carga tributária não é a única explicação para a alta informalidade.

    Por: Laize M. de Miranda L Sobrinhal Negócios> Administraçãol 13/05/2010 lAcessos: 352
    Laize M. de Miranda L Sobrinha

    Este trabalho vem mostrar que hoje a comunicação entre as pessoas é um dos aspectos que ganha muito destaque por sua relevância em nossa qualidade de vida. A conversa, é o meio do qual dispomos a nos fazer entender. Possui regras que asseguram um bom desempenho, de modo a facilitar as relações interpessoais. Há todo um universo de comunicação entre as pessoas para ser explorado.

    Por: Laize M. de Miranda L Sobrinhal Negócios> Administraçãol 13/05/2010 lAcessos: 10,182 lComentário: 1
    Laize M. de Miranda L Sobrinha

    Cada vez mais o Trabalho em Equipe é valorizado. Porque ativa a criatividade e quase sempre produz melhores resultados do que o trabalho individual. No mundo atual, capitalista, globalizado, não há quem não utilize o trabalho em equipe como meio de reforço para o alcance de seus objetivos e metas. O sucesso da “empresa” é aprender com seus próprios erros, e não perder de vista o seu maior patrimônio que é a sua Equipe de colaboradores.

    Por: Laize M. de Miranda L Sobrinhal Negóciosl 28/11/2009 lAcessos: 3,938
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast