Influências Do Clima E Cultura Organizacional No Comportamento

27/11/2009 • Por • 4,603 Acessos

INFLUÊNCIAS DO CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL NO COMPORTAMENTO

 

RESUMO

 

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo mostrar como o clima e cultura organizacional influênciam direta e indiretamente no comportamento, na motivação na produtividade do trabalho e também na satisfação das pessoas envolvidas com a organização. Pois grandes empresas cada vez mais percebem que o progresso o desenvolvimento se tornam muito mais eficazes através dos esforços combinados e da cooperação de cada membro da empresa. Todos dentro de uma organização têm que ter em mente a importância da cultura e o continuo desenvolvimento aperfeiçoando dia-dia, buscando sempre a satisfação do  grupo em prol dos objetivos e do bem estar de todos, seja numa sociedade, empresa ou no meio onde está inserida.

 

 

Palavras Chaves: Clima e Cultura Organizacional, Comportamento, Motivação, Produtividade, Satisfação, Cooperação, Bem Estar.

 

 

 

Sobrinha, Laize Maria de Miranda Leite

E-mail: lai_pretas@hotmail.com

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

“...Clima e cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e de tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Pode-se afirmar ainda que seja a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa.”

 

 

CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL

 

 A cultura organizacional vem tendo uma importância destacada no mundo todo. Hoje em dia nós vivemos numa sociedade organizacional, que influenciam o tempo todo de maneira inconcebível na vida das pessoas em qualquer parte do planeta, incentivada pelo fenômeno globalização.

Quando falamos sobre cultura, geralmente nos referimos ao padrão de desenvolvimento refletido no sistema de conhecimento, ideologia, valores, lei e rituais diários de uma sociedade. O conceito de cultura organizacional também passa por diferentes grupos de pessoas com diversos modos de vida.
A compreensão do entendimento de vida organizacional e suas relevâncias em busca de explorar idéias de que a própria organização é um fenômeno cultural que varia de acordo com o estágio de desenvolvimento de uma sociedade.
Este tema vem sendo discutido no mundo todo, pela importância e semelhança e diferenças associadas como o fato de ser um operário, um faxineiro, um funcionário público, um bancário, um vendedor ou um agricultor são tão significativas quanto às características associadas com a identidade nacional.

Grandes empresas cada vez mais percebem que o progresso o desenvolvimento tornam muito mais eficazes através dos esforços combinados e da cooperação de cada membro da empresa. Todos dentro de uma organização têm que ter em mente a importância da cultura e o continuo desenvolvimento aperfeiçoando dia-dia, buscando sempre a satisfação do grande grupo em prol dos objetivos e do bem estar de todos, seja numa sociedade, empresa ou no meio onde está inserida.

Para que se possa compreender e investir mais em uma organização é necessário aprofundar os estudos sobre o clima organizacional considerando o contexto histórico e cultural em que ela esta inserida e analisar as diretrizes dos seus gestores e subordinados.

As empresas, especialistas da área, organizações como todo, vêem percebendo a importância desse assunto na vida das pessoas e organizações buscando desenvolver talentos na busca de pessoas multiplicadoras de informações que possam abastecer organizar métodos de aprendizagem.

Como se percebe, as organizações estão inseridas muitas vezes em um contexto sócio-economico-cultural, apresentando características singulares. Ocorre de acordo com a gestão, liderança manifesta suas crenças dentro da organização. Para podermos analisar alguns sintomas dentro de uma organização, é necessário uma vasta investigação dos seus componentes organizacionais: O perfil dos lideres, colaboradores-clientes internos, sua missão, atitudes comunicação política de gestão e outro fatores que possam identificar sua cultura.

  1. “O clima retrata o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho. Observa-se que este clima influencia profundamente a profundidade do individuo e, conseqüentemente da empresa. Assim sendo, o mesmo deve ser favorável e proporcionar motivação e interesse nos colaboradores, alem de uma boa relação entre funcionários e a empresa.”

Conforme estudos e analises de obras de escritores sobre este assunto entendo que a cultura organizacional, o clima organizacional também se reflete conforme o progresso da organização, o tipo de profissional que a empresa busca a identificação do perfil deste funcionário. Entendo também que os processos hierárquicos influenciam destacadamente, a tendência dos lideres, a maneira de impor sua gestão de centralizar ou não as atividades.

Todo este processo pode gerar atitudes diferentes entre grupos nas empresas, tanto aproximar pessoas como distanciar dependendo do perfil de cada colaborador e sua percepção, sempre levando em conta a relação entre empregado e empregador observando suas relações de estreitamento.

Entendo que o clima organizacional está ligado a cultura da empresa diretamente, o clima depende dos reflexos da cultura gerando assim os efeitos e conseqüências. O comportamento dos colaboradores depende muito do clima da empresa, estes aspectos estão numa linha paralela influenciando o comportamento dos indivíduos nas organizações. Fatores como: motivação, satisfação, comportamento e produtividade estão ligados diretamente no clima, sempre lembrando que o clima esta ligado na cultura formando um todo.

Em alguns casos, confundimos cultura organizacional com clima, isso se deve por entender que algumas mudanças superficiais num curto período de tempo venham dar resultados imediatos. Entendo que o processo é muito mais longo, para modificar ou alterar cultura, as mudanças tem que ocorrer com muito mais profundidade.

 

CONCLUSÃO

 

Com esta pesquisa, entende-se que não há uma maneira exata de administrar uma organização. Não existe um sistema mágico com soluções para todos os problemas. Algumas organizações tentam implantar processos de outras, que conseguem sucesso se beneficiando das informações facilitadas hoje por meios eletrônicos, consultorias e outros.

Portanto, pensar em clima e cultura organizacional, vai muito além de uma simples modificação, implica em rever toda a vida da empresa, observar fatores internos e externos que possam alterar o desenvolvimento da organização, fortalecendo que é praticamente impossível adotar um modelo único de gestão. Cada organização tem sua própria cultura, seus colaboradores também possuem características ligadas a esta organização, baseado no entendimento da atração pelo perfil da cada empresa quando na sua opção de contratação.

Como diagnosticar fatores a serem trabalhados em busca de aperfeiçoamento de processos, envolve tempo, movimenta interesses, ocasiona num curto prazo uma possibilidade de gerar custos para as empresas, nem sempre é tarefa fácil, mas, o importante é colocar em mente os objetivos a serem traçados pelos gestores e utilizar uma maneira criteriosa, honesta e racional para realizar a implantação das modificações. Lembrando que essas não ocorrem de um dia para outro, e também exigem superação de todos dentro das organizações. Se todos usarem suas influencias numa única direção os objetivos ocorrem com maior êxito.

 

  

BIBLIOGRÁFIA

  

LUZ, Janine Pacheco da Metodologia para análise de clima organizacional.

NASSAR, Paulo. Historia e cultura organizacional. In: Revista Comunicação Empresarial.

Perfil do Autor

Laize M. de Miranda L Sobrinha

Laize Mª. de Miranda L. Sobrinha