O que é planejamento e controle de produção

27/03/2013 • Por • 4,603 Acessos

planejamento da produçãoPlanejamento e Controle de Produção PB ou Planeamento e Controle da Produção PE é o departamento que administra a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. No geral o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.

O Planejamento da Produção deve responder as seguintes questões: o que produzir, quanto produzir e quando produzir. Ele determina e fornece, dentro de um sistema de manufatura, as informações necessárias para o cotidiano, de forma a reduzir os conflitos e aperfeiçoar os resultados entre as áreas de vendas, finanças e chão-de-fábrica.

O importante deste planejamento estratégico da produção e da elaboração de um plano de produção para o longo prazo reside no fato da visualização do futuro e no preparo da empresa para o mesmo.

Estrutura

Após responder aos questionamentos de produção e configuração deste processo, o PCP criará uma carta mapa, que é um documento denominado PMP – Plano Mestre de Produção - que se trata de um conjunto de atividades administrativas da produção relacionadas à alocação eficaz e eficiente dos recursos de produção da organização, como por exemplo, equipamentos e pessoal, para a produção dos bens e serviços demandados pelos clientes.

Em geral, o departamento de PCP dedica-se as atividades mais operacionais como a programação da produção, controle de estoques, emissão e controle de ordens de produção, entre outras atividades do dia-a-dia da produção.

Entretanto, a atividade de planejamento não se limita somente ao nível operacional. No nível tático-estratégia, a gerência de produção toma decisões de médio e longo prazo que incluem decisões sobre a aquisição de equipamentos e máquinas, contratação de pessoas, administração de materiais e fornecedores, com base em previsões atualizadas de demanda, em um processo denominado Planejamento de Operações e Vendas (POV), que envolve, além da Produção, outras áreas da empresa, especialmente as áreas de Vendas e Financeiro.

Ponto de Vista Acadêmico

Atualmente conceitos e habilidades necessários para o exercício das atividades de PCP são discutidos em disciplinas também denominadas Planejamento e Controle da Produção, abordando seguintes tópicos:

- Previsão da demanda: os métodos estatísticos e subjetivos de previsão de demanda auxiliam os gerentes de produção no dimensionamento da produção e dos recursos materiais e humanos necessários, tornando-se ainda mais importante quando empresa adota uma estratégia de produção para estoque.

- Planejamento da capacidade de produção: a partir da previsão de demanda de médio e longo prazo e da análise da capacidade instalada, determina-se a necessidade de adequação da capacidade de produção para melhor atender a demanda no médio e longo prazo.

- Planejamento agregado da produção: este planejamento visa determinar a estratégia de produção mais adequada para a empresa. No plano agregado, estão as decisões de volumes de produção e estoque mensais, contratação ou demissão de pessoal, uso de horas-extras e subcontratação, contratos de fornecimento e serviços logísticos. Usualmente, o planejamento é  anual mas com revisão mensal. Neste nível de planejamento, as informações de demanda e capacidades são agregadas para viabilizar a análise e tomada de decisão.

- Programação mestra da produção:  trata-se da operacionalização dos planos de produção no curto prazo. No programa mestre são analisados e direcionados os recursos no tempo certo para produzir a quantidade necessária para suprir a demanda de determinado período. Nessa etapa, temos uma definição mais precisa dos itens e quantidades de produção e estoques, com um grau de detalhamento maior que o utilizado no planejamento agregado, incluindo não apenas previsões de demanda, como também pedidos firmes e ordens abertas de produção e compras.

- Programação detalhada da produção é a operacionalização propriamente dita, definindo como a fábrica irá operar no seu dia a dia. As atividades que envolvem a programação da produção são: administração de materiais, seqüenciamento das ordens de produção, emissão e liberação de ordens.

- Controle da produção: é a última etapa do PCP e consiste no acompanhamento dos processos produtivos a fim de verificar o andamento da produção conforme o planejado, ou seja, verificar se o que foi decidido no plano agregado, programa mestre e programação detalhada está sendo realizado corretamente. A partir do apontamento da o PCP acumula dados atualizados dos processos para utilização nas decisões futuras.

Uma importante ferramenta

Planejamento estratégico de produção é considerado uma ferramenta muito importante  para os tomadores de decisões das empresas, pois tem por objetivos otimizar as vantagens competitivas do mercado que atuam. Obtendo este conceito, faz com que as empresas conheçam a natureza do seu próprio negócio, as pontualidades dos mercados e da empresa, visualiza o futuro e prepara-se para enfrentá-los.  Quando aplicado de forma correta oferece oportunidades para empresa, diminuindo os custos produtivos, os desperdícios, principalmente com a elaboração de um plano de produção em longo prazo, que direcione os esforços produtivos, no sentido de atender as necessidades futuras dos clientes.

Perfil do Autor

Sayuri Matsuo

Estudante de direito que procura sempre novos conhecimentos na área, apaixonada pela profissão e tem como objetivo trabalhar e um ...