O que é planejamento e controle de produção

Publicado em: 27/03/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 117 |

planejamento da produçãoPlanejamento e Controle de Produção PB ou Planeamento e Controle da Produção PE é o departamento que administra a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. No geral o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.

O Planejamento da Produção deve responder as seguintes questões: o que produzir, quanto produzir e quando produzir. Ele determina e fornece, dentro de um sistema de manufatura, as informações necessárias para o cotidiano, de forma a reduzir os conflitos e aperfeiçoar os resultados entre as áreas de vendas, finanças e chão-de-fábrica.

O importante deste planejamento estratégico da produção e da elaboração de um plano de produção para o longo prazo reside no fato da visualização do futuro e no preparo da empresa para o mesmo.

Estrutura

Após responder aos questionamentos de produção e configuração deste processo, o PCP criará uma carta mapa, que é um documento denominado PMP – Plano Mestre de Produção - que se trata de um conjunto de atividades administrativas da produção relacionadas à alocação eficaz e eficiente dos recursos de produção da organização, como por exemplo, equipamentos e pessoal, para a produção dos bens e serviços demandados pelos clientes.

Em geral, o departamento de PCP dedica-se as atividades mais operacionais como a programação da produção, controle de estoques, emissão e controle de ordens de produção, entre outras atividades do dia-a-dia da produção.

Entretanto, a atividade de planejamento não se limita somente ao nível operacional. No nível tático-estratégia, a gerência de produção toma decisões de médio e longo prazo que incluem decisões sobre a aquisição de equipamentos e máquinas, contratação de pessoas, administração de materiais e fornecedores, com base em previsões atualizadas de demanda, em um processo denominado Planejamento de Operações e Vendas (POV), que envolve, além da Produção, outras áreas da empresa, especialmente as áreas de Vendas e Financeiro.

Ponto de Vista Acadêmico

Atualmente conceitos e habilidades necessários para o exercício das atividades de PCP são discutidos em disciplinas também denominadas Planejamento e Controle da Produção, abordando seguintes tópicos:

- Previsão da demanda: os métodos estatísticos e subjetivos de previsão de demanda auxiliam os gerentes de produção no dimensionamento da produção e dos recursos materiais e humanos necessários, tornando-se ainda mais importante quando empresa adota uma estratégia de produção para estoque.

- Planejamento da capacidade de produção: a partir da previsão de demanda de médio e longo prazo e da análise da capacidade instalada, determina-se a necessidade de adequação da capacidade de produção para melhor atender a demanda no médio e longo prazo.

- Planejamento agregado da produção: este planejamento visa determinar a estratégia de produção mais adequada para a empresa. No plano agregado, estão as decisões de volumes de produção e estoque mensais, contratação ou demissão de pessoal, uso de horas-extras e subcontratação, contratos de fornecimento e serviços logísticos. Usualmente, o planejamento é  anual mas com revisão mensal. Neste nível de planejamento, as informações de demanda e capacidades são agregadas para viabilizar a análise e tomada de decisão.

- Programação mestra da produção:  trata-se da operacionalização dos planos de produção no curto prazo. No programa mestre são analisados e direcionados os recursos no tempo certo para produzir a quantidade necessária para suprir a demanda de determinado período. Nessa etapa, temos uma definição mais precisa dos itens e quantidades de produção e estoques, com um grau de detalhamento maior que o utilizado no planejamento agregado, incluindo não apenas previsões de demanda, como também pedidos firmes e ordens abertas de produção e compras.

- Programação detalhada da produção é a operacionalização propriamente dita, definindo como a fábrica irá operar no seu dia a dia. As atividades que envolvem a programação da produção são: administração de materiais, seqüenciamento das ordens de produção, emissão e liberação de ordens.

- Controle da produção: é a última etapa do PCP e consiste no acompanhamento dos processos produtivos a fim de verificar o andamento da produção conforme o planejado, ou seja, verificar se o que foi decidido no plano agregado, programa mestre e programação detalhada está sendo realizado corretamente. A partir do apontamento da o PCP acumula dados atualizados dos processos para utilização nas decisões futuras.

Uma importante ferramenta

Planejamento estratégico de produção é considerado uma ferramenta muito importante  para os tomadores de decisões das empresas, pois tem por objetivos otimizar as vantagens competitivas do mercado que atuam. Obtendo este conceito, faz com que as empresas conheçam a natureza do seu próprio negócio, as pontualidades dos mercados e da empresa, visualiza o futuro e prepara-se para enfrentá-los.  Quando aplicado de forma correta oferece oportunidades para empresa, diminuindo os custos produtivos, os desperdícios, principalmente com a elaboração de um plano de produção em longo prazo, que direcione os esforços produtivos, no sentido de atender as necessidades futuras dos clientes.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/negocios-artigos/o-que-e-planejamento-e-controle-de-producao-6523452.html

    Palavras-chave do artigo:

    planejamento da producao

    Comentar sobre o artigo

    Falar apenas em tecnologia da informação quando o tema da pauta é planejamento da produção, ou mesmo, programação da produção, pode ser um erro. Planejamento está relacionado a um cenário de médio e longo prazos, tarefas mais abrangentes – principalmente quando está relacionado às capacidades de produção; enquanto a programação refere-se a curto e médio prazos, estando intimamente relacionada ao detalhamento do que se determina no planejamento.

    Por: Sayuri Matsuol Tecnologia> Softwarel 30/07/2012 lAcessos: 67

    O planejamento da produção é um processo sistemático que requer métodos e atividades integradas é de nível operacional e tático e suas decisões devem ser pautadas na demanda de produção com requisitos sobre quantidade, qualidade e formas de produção.

    Por: Yuri Edmundol Negócios> Administraçãol 14/05/2013 lAcessos: 52
    mauricio de oliveira

    O sistema PERT permite representar com mais precisão as flexibilidades do processo produtivo, se comparada com os sistemas MRP, por exemplo . O PERT privilegia objetivos estratégicos e os aspectos relativos ao tempo, como pontualidade e rapidez. Entretanto ele é monolítico e considera apenas a produção de um único grande projeto, utilizando todos os recursos disponíveis, não considerando outros projetos concorrentes e simultâneos, usuários dos mesmos recursos.

    Por: mauricio de oliveiral Negócios> Gestãol 02/08/2011 lAcessos: 61
    Josadak Astorino Marçola

    Cada vez mais novos produtos são lançados. Customização e personalização dos produtos e serviços, entendendo cada consumidor como único, são diretrizes presentes. Logo, inovação e grande mix de produtos são constantes do novo ambiente produtivo. Deste modo, a estratégia de produzir para estoque perde força. Mas como proceder no chão de fabrica para atender tais pedidos - todos com elevado número de itens e pequena quantidade de cada item? Aplique programação da produção.

    Por: Josadak Astorino Marçolal Negócios> Gestãol 15/03/2010 lAcessos: 534
    Robinson Vander de Carvalho

    : Este estudo sobre comunicação interna para a gestão de produção cuidou de esclarecer pontos fundamentais nos sucessos e fracassos da transferência de informações. Os canais utilizados podem ser eficientes dependendo do público a ser atingido e da intenção da organização e cultura existente. Mas o que fica claro é que os meios de comunicação interna devem ser bem planejados e constantemente aplicados, para se estabelecer a prática da formalidade, dando segurança e criando confiança entre as par

    Por: Robinson Vander de Carvalhol Carreira> Recursos Humanosl 06/08/2014 lAcessos: 18

    Evidencia-se em algumas indústrias do polo Moveleiro de Ubá – MG a falta de controle e planejamento da produção. A implantação do PCP requer o comprometimento de todos, incluindo a alta administração, e um alto grau de integração entre as áreas funcionais para que os resultados sejam positivos. O objetivo do presente trabalho foi analisar como é feito o planejamento e controle da produção em três indústrias do oólo Moveleiro de Ubá - MG. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva,

    Por: JOSE ANTONIO MALTAl Negócios> Ger. de Projetosl 02/02/2011 lAcessos: 457
    Pablo Roberto de Assis

    Considerando que a informação é a principal ferramenta de trabalho dos gestores, entende-se que as informações financeiras são de importância fundamental.Portanto o objetivo deste artigo é demonstrar através de referencial bibliográfico e exemplificação, a importância da utilização das demonstrações contábeis, como fonte de informações indispensáveis às funções administrativas.Este estudo confirmou, portanto a importância da contabilidade, exercendo o papel de fonte mais confiável de informação.

    Por: Pablo Roberto de Assisl Negóciosl 22/06/2009 lAcessos: 26,437 lComentário: 4

    Controles precisam de metas. Não há outra forma de saber se os resultados são bons ou ruins. Metas determinam se a operação pode e deve ser feita. Metas antecipam respostas.

    Por: Ivan Postigol Negócios> Gestãol 01/12/2010 lAcessos: 54

    Neste trabalho otimizou-se um SED tradicional (Sistema de Eventos Discretos), que possuía um Controle Seqüencial aplicando Redes de Petry, e concebeu-se um Sistema Especialista baseado em inteligência artificial. Esta técnica de construção de um sistema baseado em conhecimento, traz referência humana na resolução de problemas, isto é, diferentes atitudes podem ser utilizadas na solução de problemas simples ou complexos, por exemplo, pela observação direta da ação de um especialista humano, entre

    Por: José Pinheiro de Moural Tecnologia> Tecnologiasl 20/01/2009 lAcessos: 438

    Nos dias de hoje, algo que podemos verificar com uma determinada facilidade é o fato de que há uma grande quantidade de pessoas que estão em busca de uma oportunidade de poder gerenciar o seu próprio negócio, no entanto, podemos verificar que apesar de economizar bastante, acabam por ficar com dúvidas sobre como investir ou até mesmo podem ficar inseguros. Sendo assim, iremos falar sobre as franquias.

    Por: Sayuri Matsuol Negóciosl 08/09/2014
    Jéssica Lara Oliveira

    Olá querido leitor(a) hoje estou cheia de energia e vontade de escrever então por isso resolvi criar esse post para contar a você a estratégia ninja que eu utilizo para ganhar dinheiro com blog vendendo Infoprodutos, essa técnica parece muito complexa mas é mais simples do que você imagina.

    Por: Jéssica Lara Oliveiral Negóciosl 05/09/2014

    Atualmente podemos ouvir com uma determinada frequência sobre o marketing digital, no entanto, quando se trata de uma franquia de marketing digital, é possível que muitas pessoas acabem por ficar com dúvidas sobre o que seria ou até mesmo ao que se refere. Sendo assim, vamos entender agora mesmo o que seria uma franquia de marketing digital

    Por: Sayuri Matsuol Negóciosl 29/08/2014
    Janaína Nogueira

    O fim de ano é um momento importante para qualquer empresa. É o momento de fazer um balanço e saber os resultados que foram atingidos durante o ano. Além disso, há outro assunto que todas as empresas se preocupam no final de ano, a festa de confraternização, afinal é uma época de aproximar as pessoas e confraternizar a equipe de trabalho. Mas é preciso encontrar um excelente espaço para confraternização de fim de ano para que tudo saia perfeito.

    Por: Janaína Nogueiral Negóciosl 29/08/2014
    Gustavo Rocha

    Aconteceu aquele fato que ninguém queria: Pode ser uma multa por não cumprimento, pode ser um analista que não viu e não enviou ao terceirizado um documento, pode ser o advogado interno que pulou uma cláusula no contrato que foi tanto a comento… Sempre fica a reflexão: De quem é a culpa, então? E, diante de tal assertiva, que tal uma nova perspectiva? Machado de Assis, assim nos brinda: Uma Criatura Sei de uma criatura antiga e formidável, Que a si mesma devora os membros e as entranhas, Co

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 28/08/2014

    Muitas pessoas podem acabar por ficar um tanto quanto confusas quando se fala sobre franquias online, afinal podem acabar por não saber muito bem como estas funcionam, assim como também podem acabar por não entender como é possível que você ganhe dinheiro com uma empresa online que seria representante. Sendo assim vamos enteder agora mesmo.

    Por: Sayuri Matsuol Negóciosl 27/08/2014
    Gustavo Rocha

    Poderia dizer que sou o Gustavo, não apenas o Gustavo, mas o Gustavo Rocha. Poderia dizer que já fui advogado, gerente de escritório de advocacia, analista de qualidade, auditor de processos internos e escritórios, professor, palestrante, e sou tudo isto, somado a consultor para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas. Poderia dizer que sou pai, filho e parafraseando Drummond, tenho em mim todos os sentimentos do mundo. Contudo, nada disto diria quem sou. Somos – e nã

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 27/08/2014
    Gustavo Rocha

    Este texto vai para os românticos empresariais de plantão… Sabe, aqueles que contratam pela roupa, rosto, bun… quer dizer, corpo da candidata e por aí a fora. Sabe, aqueles que acham que a pessoa foi sempre boazinha, então nunca irá mudar… Sabe, aqueles que pensam que a pessoa deve trabalhar por amor e não por salário. Vamos refletir a respeito, afinal há séculos atrás Dostoiveski já tinha razão: "Ora veja… é o que sempre acontece às pessoas românticas: enfeitam uma criatura, até o último m

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 25/08/2014

    Você sabe o que é o fluxo de caixa e por que ele é tão importante na gestão financeira e na sua empresa, em geral? O fluxo de caixa é uma ferramente utilizada no controle financeiro que mostra toda a movimentação financeira que ocorre no caixa de uma empresa durante um determinado período de tempo, isto é, mais especificamente, o dinheiro que sai da conta e o dinheiro que entra na conta.

    Por: Sayuri Matsuol Finançasl 17/09/2014

    Escritórios de advocacia são como qualquer empresa de qualquer setor: devem ser organizados para poder funcionar da melhor maneira possível e só fluir, gerando bons frutos disso e, é claro, lucro para os associados que exercem sua advocacia no local.

    Por: Sayuri Matsuol Direitol 16/09/2014

    Quem conhece quais são as contas que a empresa tem a pagar e a receber todo mês provavelmente consegue fazer seu negócio funcionar bem melhor do que quem deixa de ligar para tais contas. As contas a pagar e a receber têm extrema importância dentro da gestão financeira e do planejamento de uma empresa, principalmente pelo fato de estarem presente ali durante todos os meses no seu fluxo de caixa e movimentar grande parte do dinheiro da empresa, isto é, já que movimenta dinheiro entrando ou saindo

    Por: Sayuri Matsuol Finançasl 08/09/2014

    Infelizmente, muitas vezes acabamos por nos deparar com pessoas que podem acabar por passar por problemas de saúde que sejam considerados como diversos, ou seja, são pessoas que podem ter alguns sintomas que podem não ser dados como sérios, assim como também podemos verificar que muitos podem acabar ter doenças que possam ser determinadas como sérias e que necessitam de tratamento. Apesar de muitos já terem conhecimento destas questões, algo que acaba por gerar dúvidas seria com relação a cura.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 08/09/2014

    Nos dias de hoje, algo que podemos verificar com uma determinada facilidade é o fato de que há uma grande quantidade de pessoas que estão em busca de uma oportunidade de poder gerenciar o seu próprio negócio, no entanto, podemos verificar que apesar de economizar bastante, acabam por ficar com dúvidas sobre como investir ou até mesmo podem ficar inseguros. Sendo assim, iremos falar sobre as franquias.

    Por: Sayuri Matsuol Negóciosl 08/09/2014

    Nos dias de hoje, podemos verificar que muitas pessoas podem acabar por ter necessidades que seriam consideradas como diferentes, assim como também podemos verificar que serviços podem ser considerados como desconhecidos pela falta de divulgação, fazendo com que assim, muito do que seria simples, acabe por se tornar realmente complicado. Sendo assim, iremos explicar agora sobre um dos processo de gravação que pode ser realizado com relação a mídia de cd.

    Por: Sayuri Matsuol Tecnologial 08/09/2014

    O serviço de duplicação de CD é uma modalidade que vem crescendo muito durante os últimos anos, apesar do desenvolvimento da tecnologia que atualmente oferece maior facilidade no transporte de vários arquivos, tais como o pendrive e cartão de memória. Como não poderia ser diferente, existe uma infinidade de possibilidades para o uso do CD, isso acaba garantindo inúmeros benefícios, afinal de contas o CD é um item com baixo custo, sem contar que é um item de ótimo funcionamento, que além de garan

    Por: Sayuri Matsuol Tecnologial 08/09/2014

    Para fazer parte da advocacia brasileira, isto é, ser um advogado e poder exercer sua função um indivíduo deve possuir bacharel em Direito e ter conseguido aprovação no Exame de Ordem e ser regularmente inscrito na OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil.

    Por: Sayuri Matsuol Direitol 08/09/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast