O que é planejamento e controle de produção

Publicado em: 27/03/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 195 |

planejamento da produçãoPlanejamento e Controle de Produção PB ou Planeamento e Controle da Produção PE é o departamento que administra a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. No geral o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.

O Planejamento da Produção deve responder as seguintes questões: o que produzir, quanto produzir e quando produzir. Ele determina e fornece, dentro de um sistema de manufatura, as informações necessárias para o cotidiano, de forma a reduzir os conflitos e aperfeiçoar os resultados entre as áreas de vendas, finanças e chão-de-fábrica.

O importante deste planejamento estratégico da produção e da elaboração de um plano de produção para o longo prazo reside no fato da visualização do futuro e no preparo da empresa para o mesmo.

Estrutura

Após responder aos questionamentos de produção e configuração deste processo, o PCP criará uma carta mapa, que é um documento denominado PMP – Plano Mestre de Produção - que se trata de um conjunto de atividades administrativas da produção relacionadas à alocação eficaz e eficiente dos recursos de produção da organização, como por exemplo, equipamentos e pessoal, para a produção dos bens e serviços demandados pelos clientes.

Em geral, o departamento de PCP dedica-se as atividades mais operacionais como a programação da produção, controle de estoques, emissão e controle de ordens de produção, entre outras atividades do dia-a-dia da produção.

Entretanto, a atividade de planejamento não se limita somente ao nível operacional. No nível tático-estratégia, a gerência de produção toma decisões de médio e longo prazo que incluem decisões sobre a aquisição de equipamentos e máquinas, contratação de pessoas, administração de materiais e fornecedores, com base em previsões atualizadas de demanda, em um processo denominado Planejamento de Operações e Vendas (POV), que envolve, além da Produção, outras áreas da empresa, especialmente as áreas de Vendas e Financeiro.

Ponto de Vista Acadêmico

Atualmente conceitos e habilidades necessários para o exercício das atividades de PCP são discutidos em disciplinas também denominadas Planejamento e Controle da Produção, abordando seguintes tópicos:

- Previsão da demanda: os métodos estatísticos e subjetivos de previsão de demanda auxiliam os gerentes de produção no dimensionamento da produção e dos recursos materiais e humanos necessários, tornando-se ainda mais importante quando empresa adota uma estratégia de produção para estoque.

- Planejamento da capacidade de produção: a partir da previsão de demanda de médio e longo prazo e da análise da capacidade instalada, determina-se a necessidade de adequação da capacidade de produção para melhor atender a demanda no médio e longo prazo.

- Planejamento agregado da produção: este planejamento visa determinar a estratégia de produção mais adequada para a empresa. No plano agregado, estão as decisões de volumes de produção e estoque mensais, contratação ou demissão de pessoal, uso de horas-extras e subcontratação, contratos de fornecimento e serviços logísticos. Usualmente, o planejamento é  anual mas com revisão mensal. Neste nível de planejamento, as informações de demanda e capacidades são agregadas para viabilizar a análise e tomada de decisão.

- Programação mestra da produção:  trata-se da operacionalização dos planos de produção no curto prazo. No programa mestre são analisados e direcionados os recursos no tempo certo para produzir a quantidade necessária para suprir a demanda de determinado período. Nessa etapa, temos uma definição mais precisa dos itens e quantidades de produção e estoques, com um grau de detalhamento maior que o utilizado no planejamento agregado, incluindo não apenas previsões de demanda, como também pedidos firmes e ordens abertas de produção e compras.

- Programação detalhada da produção é a operacionalização propriamente dita, definindo como a fábrica irá operar no seu dia a dia. As atividades que envolvem a programação da produção são: administração de materiais, seqüenciamento das ordens de produção, emissão e liberação de ordens.

- Controle da produção: é a última etapa do PCP e consiste no acompanhamento dos processos produtivos a fim de verificar o andamento da produção conforme o planejado, ou seja, verificar se o que foi decidido no plano agregado, programa mestre e programação detalhada está sendo realizado corretamente. A partir do apontamento da o PCP acumula dados atualizados dos processos para utilização nas decisões futuras.

Uma importante ferramenta

Planejamento estratégico de produção é considerado uma ferramenta muito importante  para os tomadores de decisões das empresas, pois tem por objetivos otimizar as vantagens competitivas do mercado que atuam. Obtendo este conceito, faz com que as empresas conheçam a natureza do seu próprio negócio, as pontualidades dos mercados e da empresa, visualiza o futuro e prepara-se para enfrentá-los.  Quando aplicado de forma correta oferece oportunidades para empresa, diminuindo os custos produtivos, os desperdícios, principalmente com a elaboração de um plano de produção em longo prazo, que direcione os esforços produtivos, no sentido de atender as necessidades futuras dos clientes.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/negocios-artigos/o-que-e-planejamento-e-controle-de-producao-6523452.html

    Palavras-chave do artigo:

    planejamento da producao

    Comentar sobre o artigo

    Falar apenas em tecnologia da informação quando o tema da pauta é planejamento da produção, ou mesmo, programação da produção, pode ser um erro. Planejamento está relacionado a um cenário de médio e longo prazos, tarefas mais abrangentes – principalmente quando está relacionado às capacidades de produção; enquanto a programação refere-se a curto e médio prazos, estando intimamente relacionada ao detalhamento do que se determina no planejamento.

    Por: Sayuri Matsuol Tecnologia> Softwarel 30/07/2012 lAcessos: 73

    O planejamento da produção é um processo sistemático que requer métodos e atividades integradas é de nível operacional e tático e suas decisões devem ser pautadas na demanda de produção com requisitos sobre quantidade, qualidade e formas de produção.

    Por: Yuri Edmundol Negócios> Administraçãol 14/05/2013 lAcessos: 72
    mauricio de oliveira

    O sistema PERT permite representar com mais precisão as flexibilidades do processo produtivo, se comparada com os sistemas MRP, por exemplo . O PERT privilegia objetivos estratégicos e os aspectos relativos ao tempo, como pontualidade e rapidez. Entretanto ele é monolítico e considera apenas a produção de um único grande projeto, utilizando todos os recursos disponíveis, não considerando outros projetos concorrentes e simultâneos, usuários dos mesmos recursos.

    Por: mauricio de oliveiral Negócios> Gestãol 02/08/2011 lAcessos: 76
    Josadak Astorino Marçola

    Cada vez mais novos produtos são lançados. Customização e personalização dos produtos e serviços, entendendo cada consumidor como único, são diretrizes presentes. Logo, inovação e grande mix de produtos são constantes do novo ambiente produtivo. Deste modo, a estratégia de produzir para estoque perde força. Mas como proceder no chão de fabrica para atender tais pedidos - todos com elevado número de itens e pequena quantidade de cada item? Aplique programação da produção.

    Por: Josadak Astorino Marçolal Negócios> Gestãol 15/03/2010 lAcessos: 551
    Robinson Vander de Carvalho

    : Este estudo sobre comunicação interna para a gestão de produção cuidou de esclarecer pontos fundamentais nos sucessos e fracassos da transferência de informações. Os canais utilizados podem ser eficientes dependendo do público a ser atingido e da intenção da organização e cultura existente. Mas o que fica claro é que os meios de comunicação interna devem ser bem planejados e constantemente aplicados, para se estabelecer a prática da formalidade, dando segurança e criando confiança entre as par

    Por: Robinson Vander de Carvalhol Carreira> Recursos Humanosl 06/08/2014 lAcessos: 59

    Evidencia-se em algumas indústrias do polo Moveleiro de Ubá – MG a falta de controle e planejamento da produção. A implantação do PCP requer o comprometimento de todos, incluindo a alta administração, e um alto grau de integração entre as áreas funcionais para que os resultados sejam positivos. O objetivo do presente trabalho foi analisar como é feito o planejamento e controle da produção em três indústrias do oólo Moveleiro de Ubá - MG. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva,

    Por: JOSE ANTONIO MALTAl Negócios> Ger. de Projetosl 02/02/2011 lAcessos: 478
    Pablo Roberto de Assis

    Considerando que a informação é a principal ferramenta de trabalho dos gestores, entende-se que as informações financeiras são de importância fundamental.Portanto o objetivo deste artigo é demonstrar através de referencial bibliográfico e exemplificação, a importância da utilização das demonstrações contábeis, como fonte de informações indispensáveis às funções administrativas.Este estudo confirmou, portanto a importância da contabilidade, exercendo o papel de fonte mais confiável de informação.

    Por: Pablo Roberto de Assisl Negóciosl 22/06/2009 lAcessos: 27,013 lComentário: 4

    Controles precisam de metas. Não há outra forma de saber se os resultados são bons ou ruins. Metas determinam se a operação pode e deve ser feita. Metas antecipam respostas.

    Por: Ivan Postigol Negócios> Gestãol 01/12/2010 lAcessos: 60

    Estudo de Caso sobre o planejamento e controle de produção do sistema construtivo em alvenaria de vedação e propostas de melhoria para o PCP do empreendimento.

    Por: kauana Kelly Muniz da Silval Educação> Ensino Superiorl 26/11/2014

    Neste trabalho otimizou-se um SED tradicional (Sistema de Eventos Discretos), que possuía um Controle Seqüencial aplicando Redes de Petry, e concebeu-se um Sistema Especialista baseado em inteligência artificial. Esta técnica de construção de um sistema baseado em conhecimento, traz referência humana na resolução de problemas, isto é, diferentes atitudes podem ser utilizadas na solução de problemas simples ou complexos, por exemplo, pela observação direta da ação de um especialista humano, entre

    Por: José Pinheiro de Moural Tecnologia> Tecnologiasl 20/01/2009 lAcessos: 470
    Gustavo Rocha

    Muito interessante esta lista da Época Negócios sobre 10 crenças do RH na idade média. Até hoje ainda encontramos estes ranços dentro do dia a dia das empresas e parece que mudar isto não vai ser tão fácil quanto se imagina. Vejamos a lista: 1. Todos aqui são facilmente substituíveis. Se você não gosta daqui, acharemos alguém que goste 2. Seu gerente tem poder, você não. Seu trabalho é fazer o que mandam 3. Criamos essas políticas por um motivo. Não é da sua conta saber qual é esse motivo

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 24/03/2015
    Gustavo Rocha

    Divido um artigo da psicóloga Maria Cristina Ramos Britto e teço alguns comentários após. De novo, e novamente… Por que algumas pessoas repetem os mesmos erros, obtêm sempre o pior resultado e culpam os outros ou o destino, mas nunca a si mesmas, parando para refletir sobre um acontecimento que nada tem de coincidência ou falta de sorte? E, principalmente, por que esquecem que eventos dependem de escolhas e que, apesar de não existir controle absoluto, abrem mão do que está em seu âmbito de aç

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 22/03/2015
    Gustavo Rocha

    Recente pesquisa do FDJUR/GEJUR apresentou um resumo dos 3 pilares do compliance, respondidos por 120 departamentos jurídicos do Brasil. Abaixo o resultado da pesquisa e alguns comentários: Realizamos uma pesquisa sobre os três pilares do Compliance: Prevenção, Detecção e Tolerância. 1º Pilar: Prevenção (Comunicação e Convencimento). A comunicação é um fator crítico de sucesso para qualquer programa de prevenção de riscos, mas segundo os especialistas em Compliance, não basta apenas ter o códi

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 18/03/2015
    Rosane

    Algumas dicas básicas para motiva-lo e incentiva-lo a estudar a forma correta para qualquer tipo de concurso aberto ou concurso público que desejar. Veja como é simples, basta dedicação!

    Por: Rosanel Negóciosl 18/03/2015
    Gustavo Rocha

    Vamos ver como Carl Jung entendia mais do que apenas da alma humana (conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas quando tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana – Carl Jung), ele entendia como funciona o âmbito empresarial. Quando questionamos sobre pessoas dentro de uma empresa, todos afirmam categoricamente que querem pessoas com convicções, com certezas, sem dúvidas, com muito conhecimento e experiência para dar e vender. Só esquecem que somente com dúvidas é que exi

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 16/03/2015
    Gustavo Rocha

    Quando você fez a primeira petição na sua vida, você prestou atenção como nunca, não é mesmo? Poderia ter sido uma petição de juntada, mas se desse mole tinha até jurisprudência para se tornar "a" petição de juntada. Somos assim, quando fizemos pelas primeiras vezes, nossa atenção é redobrada. Depois, vamos criando hábito, rotinas e começamos a não cuidar tanto como das primeiras vezes. Algo que é normal, diga-se de passagem, tanto que o brocardo popular dita: Vassoura nova é que varre bem. L

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 12/03/2015
    Gustavo Rocha

    Em termos de empresas, departamentos jurídicos e inclusive em escritórios de advocacia, um dos temas relevantes é o do reconhecimento. Um tema árido, posto que envolve os egos das pessoas. Um artigo de Tatiana Nicz nos brinda com uma visão profunda e interessante destes temas, com comentários pessoais meus ao final: Esses dias assisti o filme Birdman (ou a Inesperada Virtude da Ignorância), entre algumas boas pinceladas (e outras nem tanto) essa frase do título ganha destaque. Ela aparece alg

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 11/03/2015
    Gustavo Rocha

    Um texto de Rubem Alves sobre o olhar: "Georgia O'Keeffe foi uma pintora norte-americana. Seus quadros são assombrosos! Porque seus olhos são assombrosos! "Ninguém vê uma flor realmente", ela observou certa vez. "A flor é tão pequena… Não temos tempo e o ato de ver exige tempo, da mesma forma como ter um amigo exige tempo. "O ver, como fenômeno físico, acontece instantaneamente. Basta abrir os olhos … A luz toca a retina e a imagem se forma nalgum lugar do cérebro. Igual ao que acontece com a m

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 10/03/2015

    Conheça a doença chamada psoríase. Que afeta muitos brasileiros e um enorme desconforto. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 23/03/2015

    Aprenda de forma simples com degustar e interpretar alguns termos bem usados no mundo dos vinhos!

    Por: Sayuri Matsuol Culinárial 18/03/2015

    Saiba mais sobre os vinhoso online. Uma forma diferente de entender e apreciar o verdadeiro mundo dos vinhos!

    Por: Sayuri Matsuol Culinárial 18/03/2015

    A psoríase é uma doença que além de atacar qualquer parte do corpo que tenha pele, também pode afetar os animais. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 18/03/2015

    Conhece a psoríase no couro cabeludo? Entenda mais sobre essa doença que pode afetar qualquer parte do corpo.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 18/03/2015

    Entender mais sobre a doença faz com que o resultado do tratamento seja satisfatório elevando a qualidade de vida do paciente.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 18/03/2015

    Conhece os vinhos online? Uma nova maneira de comercializar vinhos que está se tornando moda, saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Culinárial 27/02/2015

    Gosta de vinhos? O que é melhor do que ser um bom entendedor e saber papear sobre o assunto? Leia o artigo e conheça os tipos de vinho!

    Por: Sayuri Matsuol Culinárial 27/02/2015
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast