Procedimento Operacional Padrão "pop"

Publicado em: 03/11/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 19,374 |

“PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO – P.O.P.”

 

 

 Em inglês, Standard Operating Procedure, foi conceituado por Colenghi-1997, como a descrição detalhada de todas as operações necessárias para a realização de um determinado procedimento, ou seja, é um roteiro padronizado para realizar uma atividade. Têm uma importância capital dentro de qualquer processo funcional, cujo objetivo básico é o de garantir, mediante uma padronização, os resultados esperados por cada tarefa executada.

 

O pop é uma ferramenta de gestão da qualidade que busca a excelência na prestação do serviço, procurando minimizar os erros nas ações rotineiras.

 

É uma ferramenta dinâmica, passível de evolução que busca profundas transformações culturais na instituição, nos aspectos técnico e político-institucionais.

 

 

MANUAL DE PROCEDIMENTOS

 

 

 É a sistematização de todos os Procedimentos Operacionais Padrão, (POPs) de uma organização. Esta coletânea de procedimentos é de responsabilidade da Direção da organização (ou profissionais designados) e deverá estar completa, atualizada e revisada por profissionais capacitados. As organizações, numa visão mais ampla da atividade, tornaram a padronização de seus serviços e produtos como ponto primordial para conquista de novos clientes e sua perpetuação no mercado. O Procedimento Operacional Padrão, seja técnico ou gerencial, é a base para garantia da padronização de suas tarefas e assim disponibilizarem aos seus usuários um serviço ou produto livre de variações indesejáveis na sua qualidade final.

 

PRINCIPIOS A SEREM OBSERVADOS NA ELABORAÇÃO DO POP

 

Segurança= física e jurídica ;

 

  • Física = manter-se vivo, são e salvo;
  • Jurídica= legalidade.
  •  

Simplicidade = fácil entendimento, todos podem fazer.

 

Objetividade= saber o que, como e quando fazer.

 

 

NÍVEIS DE QUALIFICAÇÃO DO POP:

 

 

a) Nível 1 - Técnico do POP: É a pessoa diretamente envolvida na implantação do POP;

 

b) Nível 2 - Multiplicador do POP: É a pessoa formada pelos técnicos/instrutores para difundirem o POP em suas Unidades;

 

 c) Nível 3 - Executor do POP: Pessoas formadas pelos multiplicadores em suas Unidades e que exercem a atividade fim diuturnamente.

 

 

CAPACITAÇÃO DO PESSOAL

 

 

Inicialmente elaborar um plano visando regular as atividades de ensino visando a formação de Multiplicadores e Executores do  Procedimento Operacional Padrão (POP) na empresa, com objetivos de curto, médio longo prazo.

 

Um bom plano de implantação do POP deve considerar dentre outros, os seguintes aspectos:

 

a) Dotar os alunos de conhecimentos relacionados ao Procedimento Operacional Padrão – POP, tornando-os aptos a enfrentar situações de complexidade inerentes a sua área de atuação;

 

b) Formar multiplicadores e executores da doutrina do POP com capacidade de disseminar  e  aplicar o conhecimento no âmbito da empresa;

 

c) Aprimorar o desempenho das atividades prestadas pelos colaboradores, principalmente levando-os à busca pela excelência profissional.

 

Os métodos de ensino devem ser conduzidos de forma a atingir os objetivos das disciplinas do curso, utilizando-se dos seguintes procedimentos didáticos:

 

a) Exposição oral;

b) Debate;

c) Estudo dirigido;

d) Estudo de caso;

e) Estágio (operacional supervisionado);

f) Demonstração;

g) Palestra.

h) Trabalho em grupo.

 

 O conteúdo programático do Curso de executores será conforme o estabelecido no Manual de Procedimento Operacional Padrão a ser aprovado pela direção da organização buscando a aplicar a doutrina do POP no serviço operacional.

 

O Curso de Multiplicadores capacitar para a formação de  executores de acordo com a doutrina do POP, além do conteúdo do Manual do POP, o curso de multiplicadores devera contar com a disciplina de didática para capacitar os multiplicadores a disseminar o conhecimento nas diversas Unidades da organização.

 

EXEMPLO DE ROTEIRO PARA IMPLANTAÇÃO DO POP NA EMPRESA

 

Definição, pelo gerente do projeto, do corpo técnico do POP.

Convocação do Corpo Técnico do POP.

Elaboração dos Processos que constituirão o POP

Distribuição dos Processos aos Técnicos para desenvolvimento.

Desenvolvimento do processo pelo Técnico responsável.

Apresentação do processo pelo técnico responsável aos demais técnicos do POP .

Revisão e Homologação do processo do POP apresentado.

Formatação em Mídia do Manual do POP.

Apresentação do Manual do POP a direção da empresa

Realização do “Seminário para Aperfeiçoamento da Ferramenta POP”

Revisão Ortográfica do Manual do POP

Revisão de Formatação do Manual do POP

Impressão do Manual do POP

Cursos de Qulaificação dos Colaboradores Para Aplicação Pratica do Projeto

 

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/negocios-artigos/procedimento-operacional-padrao-pop-1416353.html

    Palavras-chave do artigo:

    pop

    ,

    qualidade

    ,

    gestao

    Comentar sobre o artigo

    Estamos no ano da Copa do Mundo e posteriormente das Olimpíadas. O Brasil sendo um pais com tantos atrativos turísticos, acredita-se que haverá um aumento significativo da demanda de turistas nas cidades sedes e com isso uma grande movimentação financeira no país que se for bem aproveitada pelas organizações tende a ser grandes marcos no nosso pais. As empresas de micro e pequeno porte são os enfoques desse momento devido a pesquisas indicarem que essa demanda turística opte por utilizar os ser

    Por: Giselle Campanharol Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 11/02/2015 lAcessos: 29
    Darci Kops

    Gestão por referanciais uma metodologia capaz de responder com sabedoria aos desafios decorrentes da complexidade da realidade social. A trilogia – ser um referencial, referendar-se e buscar referenciais – passa a ser um imperativo categórico, sem volta, capaz de estabelecer o norte, nos processos de gestão, para as organizações circunstanciadas nas suas tipicidades. A cognição nas organizações tem o potencial de referendar o processo de aculturação das competências referenciais.

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 04/09/2011 lAcessos: 449
    Darci Kops

    O alinhamento organizacional, e a recorrente necessidade do alinhamento dos recursos humanos nos processos de gestão, como metodologias necessárias para assegurar um portfólio diferenciado de competências em congruência com a missão organizacional. Uma pluralidade de alinhamentos organizacionais concorre na busca constante da consistência interna e consistência externa nas organizações.

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 10/07/2011 lAcessos: 1,001
    mauricio de oliveira

    Muitas empresas que decidem implantar um Sistema de Gestão da Qualidade, com vistas a certificação ISO 9001, o fazem através de seu próprio comitê interno, sem a assistência de uma Consultoria e às vezes costumam esbarrar na comprovação da satisfação de seus clientes, quando instadas a faze-lo pelo Auditor da entidade certificadora.

    Por: mauricio de oliveiral Negócios> Gestãol 17/08/2011 lAcessos: 261
    Darci Kops

    O presente artigo enfatiza a importância das práticas de profissionalismo no cotidiano das organizações por parte do efetivo humano. O paradigma do profissionalismo necessita impactar a cultura organizacional e, de modo decorrente e recorrente, fazer refletir-se nos perfis profissionais, no portfólio de competências, nas práticas profissionais e organizacionais, no portfólio de bens e serviços.

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 16/06/2011 lAcessos: 879

    O processo de desenvolvimento do tecnobrega como música midiática segue, em linhas gerais, um modus operandi criado e permanentemente reinventado a partir do brega paraense. A formação e a difusão regional deste último correspondem ao período entre 1985 e o final da década de 1990. Características específicas de um "modo de fazer" surgiram com o brega e se ampliaram com o tecnobrega, seguindo um percurso em direção a cada vez maior autonomização artística e econômica.

    Por: Maurício Costal Arte& Entretenimento> Músical 23/05/2014 lAcessos: 220
    Fabrício Silva

    Para os bloqueiros de plantão alguma ferramentas são fundamentais para divulgar e manter o blog/site ativo e funcional.

    Por: Fabrício Silval Internet> Blogsl 01/09/2009 lAcessos: 423
    silvio broxado

    Quem não se emocionou com um desses três protagonistas em episódios recentes da vida real, que presenciamos? É intensa as pressões para fazermos sempre o certo, ser o politicamente correto;ter de esbanjar motivação, às vezes nem é por nós, mas exigência do ambiente organizacional, e aí imaturamente reclamamos demais, xingamos os outros, não apreciamos as oportunidades que a vida nos permite. A luta pela vida de Jose de Alencar é uma lição infinita para todos nós.

    Por: silvio broxadol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 29/03/2011 lAcessos: 142

    Os meios de comunicação no Brasil sempre foi controlado por seletos grupos com o beneplácito do governo federal.De uma forma geral,somente são veiculadas informações que servem de alguma forma para a manutenção de poderes,enquanto a sociedade civil, fica a margem desse processo.Assim,esse artigo faz um histórico sobre a democratização da mídia,com ênfase na radiodifusão.

    Por: Mauricio Mendes de Oliveiral Notícias & Sociedade> Polítical 06/03/2015
    Gustavo Rocha

    Parece que temos uma eterna mania de criar estereótipos para tudo que fazemos. Talvez seja um reflexo do nosso cérebro que quer sempre criar rotinas e padrões para as coisas, transformando-as em algo mais simples. Não é diferente no ambiente de trabalho, onde um colega novo em poucos dias, quiçá poucas horas já está categorizado como nerd, CDF, malandro, vagabundo, ou outros adjetivos menos publicáveis que rondam as rádios corredores das empresas. E depois de categorizado e divulgado, para não

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 29/03/2015
    Gustavo Rocha

    Não tenho a pretensão de esgotar o assunto, mas dar um panorama, já que noutras oportunidades discorremos sobre depressão e outras questões que envolvem o trabalho, esta síndrome também é importante de ser analisada e não esquecida. Inicio com uma definição: "Burnout (esgotamento profissional) é definido como uma síndrome psicológica decorrente da tensão emocional crônica no trabalho. Trata-se de uma experiência subjetiva interna que gera sentimentos e atitudes negativas no relacionamento do i

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 26/03/2015
    Gustavo Rocha

    Muito interessante esta lista da Época Negócios sobre 10 crenças do RH na idade média. Até hoje ainda encontramos estes ranços dentro do dia a dia das empresas e parece que mudar isto não vai ser tão fácil quanto se imagina. Vejamos a lista: 1. Todos aqui são facilmente substituíveis. Se você não gosta daqui, acharemos alguém que goste 2. Seu gerente tem poder, você não. Seu trabalho é fazer o que mandam 3. Criamos essas políticas por um motivo. Não é da sua conta saber qual é esse motivo

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 24/03/2015
    Gustavo Rocha

    Divido um artigo da psicóloga Maria Cristina Ramos Britto e teço alguns comentários após. De novo, e novamente… Por que algumas pessoas repetem os mesmos erros, obtêm sempre o pior resultado e culpam os outros ou o destino, mas nunca a si mesmas, parando para refletir sobre um acontecimento que nada tem de coincidência ou falta de sorte? E, principalmente, por que esquecem que eventos dependem de escolhas e que, apesar de não existir controle absoluto, abrem mão do que está em seu âmbito de aç

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 22/03/2015
    Gustavo Rocha

    Recente pesquisa do FDJUR/GEJUR apresentou um resumo dos 3 pilares do compliance, respondidos por 120 departamentos jurídicos do Brasil. Abaixo o resultado da pesquisa e alguns comentários: Realizamos uma pesquisa sobre os três pilares do Compliance: Prevenção, Detecção e Tolerância. 1º Pilar: Prevenção (Comunicação e Convencimento). A comunicação é um fator crítico de sucesso para qualquer programa de prevenção de riscos, mas segundo os especialistas em Compliance, não basta apenas ter o códi

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 18/03/2015
    Rosane

    Algumas dicas básicas para motiva-lo e incentiva-lo a estudar a forma correta para qualquer tipo de concurso aberto ou concurso público que desejar. Veja como é simples, basta dedicação!

    Por: Rosanel Negóciosl 18/03/2015 lAcessos: 17
    Gustavo Rocha

    Vamos ver como Carl Jung entendia mais do que apenas da alma humana (conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas quando tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana – Carl Jung), ele entendia como funciona o âmbito empresarial. Quando questionamos sobre pessoas dentro de uma empresa, todos afirmam categoricamente que querem pessoas com convicções, com certezas, sem dúvidas, com muito conhecimento e experiência para dar e vender. Só esquecem que somente com dúvidas é que exi

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 16/03/2015
    Gustavo Rocha

    Quando você fez a primeira petição na sua vida, você prestou atenção como nunca, não é mesmo? Poderia ter sido uma petição de juntada, mas se desse mole tinha até jurisprudência para se tornar "a" petição de juntada. Somos assim, quando fizemos pelas primeiras vezes, nossa atenção é redobrada. Depois, vamos criando hábito, rotinas e começamos a não cuidar tanto como das primeiras vezes. Algo que é normal, diga-se de passagem, tanto que o brocardo popular dita: Vassoura nova é que varre bem. L

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 12/03/2015

    Neste artigo procuramos despertar o leitor para a importância do planejamento financeiro pessoal, abordando aspectos como: Calculo do Valor da divida, como lidar com casos de despesa maior do que a receita, calculo de juros e despesa financeira, comprar parcelado de forma correta e aproveitando oportunidades, bem como a importância da formação da poupança.

    Por: Adilson Kochl Finanças> Finanças Pessoaisl 16/07/2010 lAcessos: 833

    Capital de giro são recursos que as empresas mantêm em caixa para atender suas necessidades operacionais imediatas, como por exemplo, negociar preços melhores com os fornecedores ou aproveitar uma oportunidade de negócio vantajosa, pagar salários e tarifas publica. Fazem parte do capital de giro os recursos em caixa, aplicações financeiras, estoques e duplicatas a receber.

    Por: Adilson Kochl Finançasl 23/06/2009 lAcessos: 42,118 lComentário: 4

    Trataremos de aspectos relacionados à Gestão de Pessoal nas Empresas, discorrendo sobre: A Interação do Homem com as Organizações, Comportamento, Cultura e Clima Organizacional; Recrutamento e Seleção; Cargos, Carreiras e Competências; Avaliação de Desempenho; Salários e Benefícios; Saúde e Segurança no Trabalho; Relações Trabalhistas; Treinamento & Desenvolvimento.

    Por: Adilson Kochl Negócios> Gestãol 31/05/2009 lAcessos: 3,784

    Neste artigo trataremos de temas relacionados aos processos gerenciais dentro das organizações, passando pelos seguintes tópicos: O pensamento sistêmico, fundamentos das organizações, a informação e a tomada de decisão, o planejamento, a organização, a direção, o controle e os fundamentos da estrutura organizacional.

    Por: Adilson Kochl Negócios> Gerêncial 31/05/2009 lAcessos: 18,900 lComentário: 2

    Esta corporação tem sido alvo de inumeros estudos e publicações, que a reconhecem como um dos expoentes mundiais no uso da tecnologia da informação e da terceirização, conjungando dezenas de milhares de parceiros nas mais diferentes etapas de planejamento, produção e distribuição de produtos e serviços.

    Por: Adilson Kochl Negócios> Ger. de Projetosl 10/12/2008 lAcessos: 3,356 lComentário: 1

    Neste ensaio vamos procurar trazer ao candidato a empreendedor vários aspectos que influenciarão significativamente sobre o futuro do negócio, sendo eles: o cenário econômico, o empreendedor e a burocracia, a necessidade de crédito, analise mercadológica, cadeia de suprimentos e modais de transporte, valor presente liquido do projeto, taxa interna de retorno do projeto, administração do capital de giro e o cliente e ações de marketing.

    Por: Adilson Kochl Negócios> Ger. de Projetosl 09/12/2008 lAcessos: 1,211 lComentário: 1

    O sistema de liderança contingencial, foi desenvolvido ao longo da história, a partir de experiência de grandes lideres, os quais foram percebendo que um subordinado bem preparado e devidamente motivado, pode perfeitamente executar as tarefas que lhe forem confiadas a contento, chegando inclusive a superar as espectativas previstas inicialmente.

    Por: Adilson Kochl Carreiral 08/12/2008 lAcessos: 1,632

    Discorremos a respeito da importancia da atividade de armazenagem dentro da logistica, ferramentas de auxilio à correta gestão do estoque e estratégias para melhorar a eficiencia da armazenagen e distribuição de produtos, com o objetivo de dar ao leitor uma noção geral dos assuntos, importantissimos na busca de maior lucratividade e fixação de uma imagem de qualidade e eficiencia da empresa junto ao consumidor.

    Por: Adilson Kochl Negócios> Administraçãol 07/12/2008 lAcessos: 70,086 lComentário: 10

    Comments on this article

    7
    jUÇARA 04/04/2011
    Sou técnica em enfermagem em um hospital no interior do RJ, terminei a graduação em enfermagem em dezembro de 2010 e agora estou fazendo POS em UTI e só agora ouvi falar em POP e estou encantada o dia em que gerenciar uma unidade gostaria de aplicar o POP, por isso quero saber mais sobre ele, se puderem me ajudar, agradeço.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast