Qual A Importância Do Departamento De Recursos Humanos No Contexto Das Empresas ?

Publicado em: 11/09/2009 |Comentário: 16 | Acessos: 49,832 |

Por Elcio dos Santos Júnior

 

O departamento de Recursos Humanos de uma empresa exerce um papel de suma importância, pois é o elo entre a diretoria e os seus funcionários, tendo a função de mostrar para o funcionário que a empresa em que ele trabalha é um lugar bom para se trabalhar e apontar para a empresa quando um funcionário está se destacando ou quando precisa ser mais capacitado ou auxiliado em algum aspecto.

Chiavenato (2003) conceitua que recursos humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de varias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de recursos humanos uma experiência e um bom

volume de conhecimento em diferentes áreas.

Esse departamento tem como principais funções : Recrutamento, estruturação, treinamento, instrução, capacitação, qualificação, entre outras.

As empresas que contam com um departamento de RH, agregam valor e demonstram mais status e confiança para seu cliente, tendo em vista que contam com um departamento específico para cuidar, supervisionar e motivar os seus funcionários.

Investir nessa área tem sido uma prática comum no mercado de trabalho, desde pequenas e médias empresas, pois principalmente essas só irão crescer se os seus funcionários se virem crescendo dentro delas. A grande empresa normalmente já tem essa visão e por esse e tantos outros motivos, hoje é uma grande empresa.

Muitas empresas de pequeno e médio porte têm medo de investir em seus funcionários, com receio de que eles possam trabalhar na concorrência, mas essa é uma visão totalmente distorcida da realidade. Gerar medo por autoritarismo, pressão em excesso, desmotivação e desgosto pelo trabalho, isso sim afasta os funcionários e faz com que eles procurem outras alternativas.

Uma tendência do mundo corporativista é a valorização das pessoas, e isso tem tudo a ver com o departamento de RH, pois é ele que vai zelar pela integridade da imagem da empresa perante os funcionários e pelos direitos dos funcionários perante a empresa.

A adoção de uma postura de liderança autorizada (substituindo uma possível liderança autoritária) também é muito bem vinda nas empresas, pois faz com que os funcionários vejam, que o líder que está ali sabe o que realmente está fazendo e não apenas queira tudo pronto e do jeito dele. E assim, as pessoas o respeitarão como líder por mérito, não por imposição.

Silva (2002, p. 224), por sua vez, afirma que: “o principal interesse gerencial é motivar os funcionários a alcançar os objetivos organizacionais de um modo eficiente e eficaz”. Neste pensamento, vemos que o papel do gerente de recursos humanos é fundamental, pois para atingir a efetividade é necessário entender e superar limites junto com sua equipe, além de definir objetivos e metas claros e concisos e ainda fazendo com que os funcionários tenham motivação para atingí-los.

 

  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SILVA, Reinaldo Oliveira da. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 16 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/negocios-artigos/qual-a-importancia-do-departamento-de-recursos-humanos-no-contexto-das-empresas-1222174.html

    Palavras-chave do artigo:

    rh

    ,

    recursos humanos

    ,

    departamento pessoal

    Comentar sobre o artigo

    Segundo GIL (1994) A Administração de Recursos Humanos surge em decorrência do crescimento das organizações e do aumento da complexidade das terefas de gestão de pessoal. Seu desenvolvimento confunde-se com a própria História da Administração e pode ser apresentado segundo algumas etapas que serão descritas no presente trabalho acadêmico.

    Por: Pedro D`arc Rocha dos Santosl Negócios> Gestãol 24/08/2009 lAcessos: 70,672 lComentário: 8
    Darci Kops

    O presente artigo questiona a respeito de o diagnóstico do sistema de recursos humanos tratar-se de uma abordagem técnica ou abordagem humanística, e disponibilizando ferramentas de diagnóstico em forma de checks lists, tanto do sistema global como dos subsistemas de RH. O artigo sustenta a importância do mapeamento da realidade organizacional no que se refere à gestão dos recursos humanos

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 07/08/2011 lAcessos: 1,517
    Jérsica Franciele Miranda

    A área de Recursos Humanos compreende várias atividades. Em virtude disso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com universitários da faculdade Pitágoras de diversos cursos tecnólogos que trabalham em empresas que possuem o setor de RH. Depois de conhecida as opiniões e após o tratamento estatístico dos dados, concluiu-se que este setor traz contribuições para os colaboradores e para as empresas, porém, suas atividades não são muito claras para os funcionários.

    Por: Jérsica Franciele Mirandal Negócios> Gestãol 10/08/2010 lAcessos: 1,840
    mauricio de oliveira

    Por serem atividade-meio e não atividade-fim, os profissionais de RH não tem a necessária sensibilidade pragmática do "pra ontem", passam a maior parte do tempo no ócio e se perdem em bobagens tipo testes disso, testes daquilo e fazem exigências descabidas aos candidatos, construindo barreiras desprovidas de sentido.

    Por: mauricio de oliveiral Negócios> Gestãol 15/06/2011 lAcessos: 216
    Fabiani Seibel Stock

    A gestão de RH nas pequenas empresas é fundamental para o sucesso do negócio. Vender essa idéia para a diretoria e líderes da empresa é o primeiro passo.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 11/10/2009 lAcessos: 7,808
    Nelson B. Sousa

    Sobre Recursos Humanos. Definição do Termo e do Departamento de RH de algumas empresas. As Funções não são só de R&S e Treinamento.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 12/08/2008 lAcessos: 73,503
    LzRicco Comunicacao

    Os processos que envolvem a Gestão de pessoas, no Brasil e no mundo, estão passando por uma transformação rápida e muito evolutiva. As atividades praticadas pela área de recursos humanos já não são mais as mesmas, ou pelos menos não se executam mais da mesma forma. O foco dos profissionais destes departamentos ultrapassou o cumprimento de atividades burocráticas e de controle.

    Por: LzRicco Comunicacaol Negócios> Gestãol 01/12/2011 lAcessos: 167
    Roger S Souza

    É o conjunto de técnicas e conhecimentos empregados na implantação, na implementação e no gerenciamento de sistemas informatizados de uma empresa. Esse tecnólogo tem várias atribuições. É de sua alçada avalar os sistemas de informação e de segurança das redes e dos bancos de dados. Pode implantar sistemas de automação pára o gerenciamento da informação e determinar estratégias de emprego da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos departamentos e a integração de diversos set

    Por: Roger S Souzal Negócios> Gestãol 09/06/2013 lAcessos: 35

    A LC Restaurantes, especializada em refeições para coletividades, inicia 2013 com fortes investimentos em seus recursos humanos. Com 200 unidades operacionais e 2.500 colaboradores, a LC dará um foco especial no aprimoramento da capacitação de seus profissionais

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 15/01/2013 lAcessos: 13
    Gustavo Rocha

    Técnica criada por Taiichi Ono, que foi o desenvolvedor do sistema de produção da Toyota, evidencia uma metodologia de uso dos 5 porquês para chegar a causa raiz de um problema. Não há nada além de 5 porquês, um respondido após o outro. Como assim? Vejamos um exemplo: No 1º porquê, temos um sintoma No 2º porquê, temos uma desculpa No 3º porquê, temos um culpado No 4º porquê, temos uma causa No 5º porquê, temos a causa raíz (…)

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 17/12/2014
    Gustavo Rocha

    Recentemente com o falecimento do Roberto Bolaños, o ator que interpretava o impagável personagem Chaves, Chapolin e tantos outros na TV, a história de sua vida veio a tona. Foi um ator que sonhava em ser dramaturgo, sonhava interpretar Shakespeare. A sua vida lhe levou, entretanto, a criar um personagem singelo, meigo que encantou e encanta gerações. E, para pensarmos um pouco, se Roberto fosse um dramaturgo Shakespeareno de sucesso?

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 16/12/2014
    Gustavo Rocha

    Parece bobagem para muitas pessoas, mas é um assunto sério que deve ser enfrentado por acompanhamento médico e especializado. Nas empresas, tal situação pode ser vista como desídia, como algo que o colaborador não quer, mas podemos estar diante de uma doença. Obviamente, existe a doença, existe a desídia e existe quem não quer trabalhar, mas entender um pouco mais a doença pode ser útil para distinguir o joio do trigo. Vejamos 8 sinais que esta doença pode estar acontecendo.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 15/12/2014
    Gustavo Rocha

    Quantas vezes vejo gestores dizendo que não tem tempo, vivem em reuniões, vivem em relatórios, vivem em compromissos fora da empresa, enquanto suas vidas se esvaem em conversas, problemas e relatórios, o departamento jurídico subsiste e de trancos e barrancos a vida segue seu rumo… E o tempo para ver o que os colaboradores estão desenvolvendo? O tempo necessário para pensar nas melhorias do departamento jurídico?

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 10/12/2014
    Gustavo Rocha

    8 de Dezembro, dia da justiça. Uma data que o judiciário fecha, mas a justiça continua sendo desejada e aguardada. Uma data que devemos pensar no que é justiça para nós. Um processo que dura mais de 30 anos para ser julgado? Um processo eletrônico que tem sentença em 30 dias, mas uma sentença padronizada, como se a vida de cada um que busca a justiça pudesse ser igual.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 07/12/2014
    Gustavo Rocha

    Muito se afirma que além de profissionais, devemos ser estratégicos, e complemento afirmando que ser estratégico é muito mais do que a própria estratégia em si, trata-se de inteligência emocional, comportamento, visão de vida, experiência, entre outros. Divido o artigo publicado na Exame.com com comentários em azul. 1. Transição da ética social

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 04/12/2014
    Gustavo Rocha

    Todos querem ser líderes, a grande maioria se acha líder mas não passa de um mero chefe e ser líder cada vez é mais complexo num ambiente onde as pessoas tem mais conhecimento, mais ambição e muito mais possibilidades de mercado. Neste cenário, Ram Charam nos brinda com 7 características que o líder deve ter e teço alguns comentários a respeito. 1. Tenha clareza da meta. Imagine e visualize onde você quer chegar com sua empresa ou um produto

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 03/12/2014

    A contabilidade é uma das mais antigas profissões, com o passar do tempo se tornou cada vez mais complexa e rigorosa, o presente trabalho visa expor como uma profissão extremamente necessária para a sociedade é tão pouco valorizada. A interligação existente entre a formação de um profissional e de como ele é visto pela sociedade posteriormente faz parte do artigo em questão. Por ser uma carreira com crescente demanda de mercado, faz com que muitos passem a olhar com mais interesse para o curso.

    Por: Daiana Rafaela Pedersinil Negóciosl 03/12/2014 lAcessos: 14

    Comments on this article

    0
    isa 08/11/2011
    qual a importancia do portal corportivo numa empresa?
    1
    carlos Domingues da SILVA 05/05/2011
    meu chefe me deu uma advertência porq quebrou uma ponta de eixo do caminhao mercedes 1113 mas épersseguiçao polica , eu sou funcionario publico concursado com2 anos e11 mezes o prefeito e seus asseçores sao unidos en fim nao tenho nem um aliado dentro da prefeitura ressumindo me deu essa advertencia por escrita colocando o departamento de Recursos Humanos !! mas eu posso provar com tstemunhos que sao perssegiçao politicas por parte do prefeito municipal de itaruma goias e seus ascesores por favor analize meu cazo com carinho ,pois tenho uma filha cursando facudades e nao posso ficar ressebendo repressao
    muito obrigado se poder me enviar uma resposta fico muito aliviado
    0
    Elcio (autor do texto) 17/02/2011
    Luciana, parabéns pela iniciativa, continue assim ! Um forte abraço !
    0
    Elcio (autor do texto) 16/02/2011
    Respondendo pra Lola : Sim, os recursos humanos têm muito a ver com a administração, pois pra ser um administrador e líder competente, você deve saber lidar com pessoas, afinal, é como dizem, o RH é o coração da empresa. Qualquer dúvida ou ajuda, estou à disposição. Um forte abraço !
    0
    Luciana Viana 11/02/2011
    Sou tecnologa em Administração, e tenho muito vontade de fazer uma especialização nessa Area de RH, sou fascinada e tenho muito interesse em atuar em uma empresa lidando diretamente com pessoas. bjos
    1
    nat 24/01/2011
    resposta pra lola:o RH tem sim a ver com administra uma empresa, pois a administraçao envolve todas as areas de que uma empresa precisa. inclusise o RH eu faço curso de administraçao e to fazendo um trabalho sobre RH. bjs!
    3
    lola 21/01/2011
    eu qeriia saber se recursos humanos tem a ver com administração .(administrar uma empresa ) eu tenho essa duvida ! e como esse site é mto bem especificado eu queria saber ! por faor me responde .
    1
    lola 21/01/2011
    adoreii esse texto pq eu vôo faser um curso de recursos humanos q qeriia me informa tireii minhas dúvidas nesse site gosteii mtoo .
    1
    Aparecido 30/09/2010
    sempre que sobra tempo fico casando o que fazer,a parte que enteresa é o RH são questões que no dia-a-dia vem aprendendo muitas coisa,,elidar com o ser humano é muito complicado,trabalho com 08 pessoas,nem um deles estão sastifeito sempre esta reclamando,do jeito o de outro acabo dobrando,aquele jeitinho camarada,por isso eu sempre leio artigos,me informo com a adm que trabalho,para que posso dar um tudo no que faço,é muito bom ficar a tento essas noticia,gostei muito de deixar meu recado nesse espaço.
    1
    Juliana 26/09/2010
    Acho um papel muito importante trabalhar em áreas que sejam direcionadas para pessoas, é por isso que ADORO trabalhar no RH!
    1
    Brendha 11/08/2010
    Gostei bastanta... Otimas dicas pra quem esta começando!
    1
    Fatima Dourado 16/07/2010
    SÉRIO, esse site é show, estou terminando meu curso de RH e tenho me atualizado, auxiliado muito, tirado dúvida e muito +, os textos publicados são todos de grande significado, obrigados a todoa vcs .
    2
    Gabriel cbt 78 aspron menor aprendiz 15/07/2010
    eu concordo plenamente com ele o rh tem muitas funçoes e etc....
    3
    selma 17/06/2010
    gostaria de saber qual é os direto de uma gestanti guando éla não esta trabalhando e se tem algum direito de alguma coisa
    1
    LILIANE 09/05/2010
    muito esclarecedor, ajudou muito em minha pesquisa.parabéns
    5
    fernanda 09/01/2010
    MUITO BOM E BEM EXPLICADO PARA MINHA PESQUISA!!!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast