Qual A Importância Do Departamento De Recursos Humanos No Contexto Das Empresas ?

Publicado em: 11/09/2009 |Comentário: 16 | Acessos: 49,920 |

Por Elcio dos Santos Júnior

 

O departamento de Recursos Humanos de uma empresa exerce um papel de suma importância, pois é o elo entre a diretoria e os seus funcionários, tendo a função de mostrar para o funcionário que a empresa em que ele trabalha é um lugar bom para se trabalhar e apontar para a empresa quando um funcionário está se destacando ou quando precisa ser mais capacitado ou auxiliado em algum aspecto.

Chiavenato (2003) conceitua que recursos humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de varias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de recursos humanos uma experiência e um bom

volume de conhecimento em diferentes áreas.

Esse departamento tem como principais funções : Recrutamento, estruturação, treinamento, instrução, capacitação, qualificação, entre outras.

As empresas que contam com um departamento de RH, agregam valor e demonstram mais status e confiança para seu cliente, tendo em vista que contam com um departamento específico para cuidar, supervisionar e motivar os seus funcionários.

Investir nessa área tem sido uma prática comum no mercado de trabalho, desde pequenas e médias empresas, pois principalmente essas só irão crescer se os seus funcionários se virem crescendo dentro delas. A grande empresa normalmente já tem essa visão e por esse e tantos outros motivos, hoje é uma grande empresa.

Muitas empresas de pequeno e médio porte têm medo de investir em seus funcionários, com receio de que eles possam trabalhar na concorrência, mas essa é uma visão totalmente distorcida da realidade. Gerar medo por autoritarismo, pressão em excesso, desmotivação e desgosto pelo trabalho, isso sim afasta os funcionários e faz com que eles procurem outras alternativas.

Uma tendência do mundo corporativista é a valorização das pessoas, e isso tem tudo a ver com o departamento de RH, pois é ele que vai zelar pela integridade da imagem da empresa perante os funcionários e pelos direitos dos funcionários perante a empresa.

A adoção de uma postura de liderança autorizada (substituindo uma possível liderança autoritária) também é muito bem vinda nas empresas, pois faz com que os funcionários vejam, que o líder que está ali sabe o que realmente está fazendo e não apenas queira tudo pronto e do jeito dele. E assim, as pessoas o respeitarão como líder por mérito, não por imposição.

Silva (2002, p. 224), por sua vez, afirma que: “o principal interesse gerencial é motivar os funcionários a alcançar os objetivos organizacionais de um modo eficiente e eficaz”. Neste pensamento, vemos que o papel do gerente de recursos humanos é fundamental, pois para atingir a efetividade é necessário entender e superar limites junto com sua equipe, além de definir objetivos e metas claros e concisos e ainda fazendo com que os funcionários tenham motivação para atingí-los.

 

  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SILVA, Reinaldo Oliveira da. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 16 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/negocios-artigos/qual-a-importancia-do-departamento-de-recursos-humanos-no-contexto-das-empresas-1222174.html

    Palavras-chave do artigo:

    rh

    ,

    recursos humanos

    ,

    departamento pessoal

    Comentar sobre o artigo

    Segundo GIL (1994) A Administração de Recursos Humanos surge em decorrência do crescimento das organizações e do aumento da complexidade das terefas de gestão de pessoal. Seu desenvolvimento confunde-se com a própria História da Administração e pode ser apresentado segundo algumas etapas que serão descritas no presente trabalho acadêmico.

    Por: Pedro D`arc Rocha dos Santosl Negócios> Gestãol 24/08/2009 lAcessos: 70,827 lComentário: 8
    Darci Kops

    O presente artigo questiona a respeito de o diagnóstico do sistema de recursos humanos tratar-se de uma abordagem técnica ou abordagem humanística, e disponibilizando ferramentas de diagnóstico em forma de checks lists, tanto do sistema global como dos subsistemas de RH. O artigo sustenta a importância do mapeamento da realidade organizacional no que se refere à gestão dos recursos humanos

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 07/08/2011 lAcessos: 1,535
    Jérsica Franciele Miranda

    A área de Recursos Humanos compreende várias atividades. Em virtude disso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com universitários da faculdade Pitágoras de diversos cursos tecnólogos que trabalham em empresas que possuem o setor de RH. Depois de conhecida as opiniões e após o tratamento estatístico dos dados, concluiu-se que este setor traz contribuições para os colaboradores e para as empresas, porém, suas atividades não são muito claras para os funcionários.

    Por: Jérsica Franciele Mirandal Negócios> Gestãol 10/08/2010 lAcessos: 1,855
    mauricio de oliveira

    Por serem atividade-meio e não atividade-fim, os profissionais de RH não tem a necessária sensibilidade pragmática do "pra ontem", passam a maior parte do tempo no ócio e se perdem em bobagens tipo testes disso, testes daquilo e fazem exigências descabidas aos candidatos, construindo barreiras desprovidas de sentido.

    Por: mauricio de oliveiral Negócios> Gestãol 15/06/2011 lAcessos: 220
    Fabiani Seibel Stock

    A gestão de RH nas pequenas empresas é fundamental para o sucesso do negócio. Vender essa idéia para a diretoria e líderes da empresa é o primeiro passo.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 11/10/2009 lAcessos: 7,841
    Nelson B. Sousa

    Sobre Recursos Humanos. Definição do Termo e do Departamento de RH de algumas empresas. As Funções não são só de R&S e Treinamento.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 12/08/2008 lAcessos: 73,566
    LzRicco Comunicacao

    Os processos que envolvem a Gestão de pessoas, no Brasil e no mundo, estão passando por uma transformação rápida e muito evolutiva. As atividades praticadas pela área de recursos humanos já não são mais as mesmas, ou pelos menos não se executam mais da mesma forma. O foco dos profissionais destes departamentos ultrapassou o cumprimento de atividades burocráticas e de controle.

    Por: LzRicco Comunicacaol Negócios> Gestãol 01/12/2011 lAcessos: 170
    Roger S Souza

    É o conjunto de técnicas e conhecimentos empregados na implantação, na implementação e no gerenciamento de sistemas informatizados de uma empresa. Esse tecnólogo tem várias atribuições. É de sua alçada avalar os sistemas de informação e de segurança das redes e dos bancos de dados. Pode implantar sistemas de automação pára o gerenciamento da informação e determinar estratégias de emprego da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos departamentos e a integração de diversos set

    Por: Roger S Souzal Negócios> Gestãol 09/06/2013 lAcessos: 40

    A LC Restaurantes, especializada em refeições para coletividades, inicia 2013 com fortes investimentos em seus recursos humanos. Com 200 unidades operacionais e 2.500 colaboradores, a LC dará um foco especial no aprimoramento da capacitação de seus profissionais

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 15/01/2013 lAcessos: 15
    Gustavo Rocha

    Pelo menos para os trabalhadores de um prédio na Suécia. São 400 profissionais no edifício que aceitaram receber um implante de chip na mão, que substitui o crachá . Será que a moda pega? Já imaginaram usar um chip do Google, outro do Facebook, outro do escritório onde trabalha e por aí a fora? E o chip do governo, chega quando? O que você pensa a respeito? Vejamos a reportagem: Passar o crachá para entrar no escritório é coisa do passado, pelo menos para os funcionários do Epicenter, um no

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 02/03/2015
    Gustavo Rocha

    Muito se fala em inteligência emocional, em querer profissionais que aguentem a pressão, em buscar pessoas que possam ser moldadas conforme o negócio e por aí a fora. Sempre queremos que os outros mudem, que os outros se adaptem, que os outros sejam aquilo que nós não queremos ser e fazer. Difícil de aceitar, mas uma realidade clara e existente no mercado: Queremos inteligência emocional e não observamos o básico do colaborador – como ele está amadurecendo como pessoa. Queremos que ele seja m

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 01/03/2015
    Gustavo Rocha

    Quando o assunto é depressão, parece que as pessoas se escondem, como se fosse algo que devesse ficar fora do cenário de debates. É o contrário: Quanto mais conhecermos, mais poderemos esclarecer esta doença que tanto tem atacado colaboradores e/ou sócios, sem importar camada social ou conta bancária. Muitas vezes confundida com estresse, mas é um diagnóstico que somente pode ser dado por um especialista. Esqueça os especialistas de plantão, como os pais, colegas, amigos e companheiros de bar

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 26/02/2015
    Gustavo Rocha

    Departamento jurídico = estresse. Uma verdade no seu dia a dia? Para a grande maioria, senão absoluta maioria, uma igualdade que não tem solução. E neste sentido, o estresse é confundido com cansaço, se torna um mal que se acostumamos com ele ao invés de tentar rechaça-lo, enfim, ele se torna um amigo que nos apunhala diariamente… Não existe fórmula mágica, obviamente. Mas, analisar alguns pontos é sempre salutar. Uma entrevista auxilia a pensar nestes pontos, acompanhe: Em entrevista a Épo

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 25/02/2015
    Gustavo Rocha

    Já disse Isaac Newton que o que sabemos é uma gota e o que ignoramos, um oceano. Entretanto, para muitas pessoas isto parece exatamente o contrário. E não estou discorrendo da geração tal ou outra qualquer, estamos falando de pessoas, de indivíduos, de seres humanos que sabem um pouco de algum assunto e pensam que dominam aquele tema de tal forma que todos devem reverência a eles. Todos conhecemos pessoas assim, contudo, pesquisas demonstram que isto é uma realidade maior do que podemos imagi

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 23/02/2015
    Gustavo Rocha

    Como diria Oswaldo Montenegro, que não se tente complicar, pois a arte precisa de simplicidade para existir. E para iniciarmos bem o ano de 2015, esta deve ser a nossa regra diária (afinal, agora pós o Carnaval, chega de desculpas, né? 2015 iniciou!). E na vida, no dia a dia, é justamente esta simplicidade que pode fazer a diferença entre o sucesso e a monotonia. Como assim? Nós temos uma tendência natural a complicar as coisas. Não nos satisfazemos em fazer um projeto bem feito, queremos f

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 22/02/2015
    Gustavo Rocha

    Divido com vocês um compilado do livro Know-how: as 8 Competências que separam os que fazem dos que não fazem (Editora Campus/Elsevier) escrito por Ram Charan: 1 – Competência para posicionar a empresa E capacidade para mudar o negócio sempre que o mercado assim exigir O posicionamento é o princípio central da empresa e a base de sustentação que determinará se você irá ou não ganhar dinheiro. O verdadeiro teste de posicionamento é o mundo real. Se os consumidores estiverem confusos sobre o qu

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 11/02/2015 lAcessos: 11
    Gustavo Rocha

    KPI vem do inglês e quer dizer: Key Performance Indicator, ou seja, chave de indicador de performance. Hein? Isto mesmo, um paradigma para criar indicadores. Situações que podemos pensar onde devemos monitorar os resultados para alcançarmos vôos maiores. Um interessante artigo do Ricardo Jordão Magalhães nos brinda com 45 KPI`s utilizáveis no mercado e plenamente capacitados para o mercado jurídico, com poucas adaptações. Divido o artigo: 1. Qual é o Volume de vendas? POR QUE é IMPORTANTE?

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 05/02/2015 lAcessos: 11

    Comments on this article

    0
    isa 08/11/2011
    qual a importancia do portal corportivo numa empresa?
    1
    carlos Domingues da SILVA 05/05/2011
    meu chefe me deu uma advertência porq quebrou uma ponta de eixo do caminhao mercedes 1113 mas épersseguiçao polica , eu sou funcionario publico concursado com2 anos e11 mezes o prefeito e seus asseçores sao unidos en fim nao tenho nem um aliado dentro da prefeitura ressumindo me deu essa advertencia por escrita colocando o departamento de Recursos Humanos !! mas eu posso provar com tstemunhos que sao perssegiçao politicas por parte do prefeito municipal de itaruma goias e seus ascesores por favor analize meu cazo com carinho ,pois tenho uma filha cursando facudades e nao posso ficar ressebendo repressao
    muito obrigado se poder me enviar uma resposta fico muito aliviado
    0
    Elcio (autor do texto) 17/02/2011
    Luciana, parabéns pela iniciativa, continue assim ! Um forte abraço !
    0
    Elcio (autor do texto) 16/02/2011
    Respondendo pra Lola : Sim, os recursos humanos têm muito a ver com a administração, pois pra ser um administrador e líder competente, você deve saber lidar com pessoas, afinal, é como dizem, o RH é o coração da empresa. Qualquer dúvida ou ajuda, estou à disposição. Um forte abraço !
    0
    Luciana Viana 11/02/2011
    Sou tecnologa em Administração, e tenho muito vontade de fazer uma especialização nessa Area de RH, sou fascinada e tenho muito interesse em atuar em uma empresa lidando diretamente com pessoas. bjos
    1
    nat 24/01/2011
    resposta pra lola:o RH tem sim a ver com administra uma empresa, pois a administraçao envolve todas as areas de que uma empresa precisa. inclusise o RH eu faço curso de administraçao e to fazendo um trabalho sobre RH. bjs!
    3
    lola 21/01/2011
    eu qeriia saber se recursos humanos tem a ver com administração .(administrar uma empresa ) eu tenho essa duvida ! e como esse site é mto bem especificado eu queria saber ! por faor me responde .
    1
    lola 21/01/2011
    adoreii esse texto pq eu vôo faser um curso de recursos humanos q qeriia me informa tireii minhas dúvidas nesse site gosteii mtoo .
    1
    Aparecido 30/09/2010
    sempre que sobra tempo fico casando o que fazer,a parte que enteresa é o RH são questões que no dia-a-dia vem aprendendo muitas coisa,,elidar com o ser humano é muito complicado,trabalho com 08 pessoas,nem um deles estão sastifeito sempre esta reclamando,do jeito o de outro acabo dobrando,aquele jeitinho camarada,por isso eu sempre leio artigos,me informo com a adm que trabalho,para que posso dar um tudo no que faço,é muito bom ficar a tento essas noticia,gostei muito de deixar meu recado nesse espaço.
    1
    Juliana 26/09/2010
    Acho um papel muito importante trabalhar em áreas que sejam direcionadas para pessoas, é por isso que ADORO trabalhar no RH!
    1
    Brendha 11/08/2010
    Gostei bastanta... Otimas dicas pra quem esta começando!
    1
    Fatima Dourado 16/07/2010
    SÉRIO, esse site é show, estou terminando meu curso de RH e tenho me atualizado, auxiliado muito, tirado dúvida e muito +, os textos publicados são todos de grande significado, obrigados a todoa vcs .
    2
    Gabriel cbt 78 aspron menor aprendiz 15/07/2010
    eu concordo plenamente com ele o rh tem muitas funçoes e etc....
    3
    selma 17/06/2010
    gostaria de saber qual é os direto de uma gestanti guando éla não esta trabalhando e se tem algum direito de alguma coisa
    1
    LILIANE 09/05/2010
    muito esclarecedor, ajudou muito em minha pesquisa.parabéns
    5
    fernanda 09/01/2010
    MUITO BOM E BEM EXPLICADO PARA MINHA PESQUISA!!!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast