Tipos De Logística

Publicado em: 30/04/2009 | Acessos: 13,325 |

Com o advento da logística moderna, vários tipos de logística diferenciados foram criadas. Estes tipos variados implementam e controlam eficientemente o direcionamento e cuidados dos produtos, através  dos melhores meios e condições possíveis. Os tipos de logística existentes nos dias de hoje são: Logística Intermediária, Logística como negócios e o Processo de Logística. Existem muitas empresas especializadas.

A Logística Intermediária envolve a utilização de organizações externas para executar tais atividades logísticas que geralmente seriam tradicionalmente executadas por setores de própria organização. De acordo com esta definição, a logística intermediária inclui qualquer forma de atividade medianeira que anteriormente poderia ser executada dentro da própria empresa. Como exemplo podemos citar a compania que oferece o serviço de armazenamento de produtos de outras empresas. Esta empresa é especializada no armazenamento de produtos de intermediários, podendo, assim, armazenar produtos. Podes saber mais clicando aqui.

O serviço de logística como conceito de negócio especializado se desenvolveu na década de 50. Isto se deu ao crescimento da complexidade do ato de suprir os negócios com produtos em um curto espaço de tempo, e com preços competitivos, necessitando, assim, de especialistas em campos mais restritos que são responsáveis pela cadeia de suprimentos. Este negócio de logística tem como base a entrega do produto correto, no tempo correto, pelo melhor preço e maior agilidade, chegando à pessoa correta e acabou tornando-se uma ciência processual que incorpora muitos setores da indústria contemporânea. O objetivo da logística é o controle dos trabalhos e na perfeita fruição dos ciclos dos projetos e cadeias de suprimentos com a maior eficiência possível. E se procuras por preços competitvos, contacte AGL Logistics.

Em termos negociais,  a logística tem focos internos e externos que cobrem o nascimento do controle de armazenamento de materiais, de um ponto de origem ao ponto de consumo, o que forma a cadeia de suprimentos que conhecemos. As funções mais importantes e definidas das pessoas responsáveis pela logísitca são: Controle de inventário, compra, transporte, armazenamento, consulta, organização e planejamento destas atividades das mais variadas formas. A logística combina o conhecimento profissional de cada uma destas funções para que haja uma coordenação de recursos da empresa. Assim, pode-se dizer que existem dois tipos diferentes de logística. O primeiro optimiza o curso normal do material através de uma rede de elos de transporte e armazenamento que se juntam. O segundo tipo coordena a sequencia de recursos que são necessárias para completar dito projeto.

O termo 'logística' é utilizado para descrever o processo dentro de uma indústria. O propósito da produção de logísitca é assegurar que cada estação de trabalho e máquina está sendo alimentada com o produto correcto, quantidade correcta e óptima qualidade no tempo correcto. A questão da logística não é apenas o transporte por si, mas o controle da linha de serviços criada a partir da definição da necessidade do serviço com a devida adição de valores. Logística de produção pode ser aplicada em serviços existentes e em novos serviços. Em serviços existentes é uma boa oportunidade para rever os caminhos logísticos tomados. Máquinas podem ser trocadas, ou até novas máquinas podem ser adquiridas que dão a oportunidade de melhoramento do sistema de logística de acordo com o necessário.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/negocios-artigos/tipos-de-logistica-894493.html

    Palavras-chave do artigo:

    logistica

    ,

    transporte

    ,

    distribuicao

    Comentar sobre o artigo

    Este trabalho tem como discussão a apresentação de uma nova modalidade de transporte, onde podemos vislumbrar um crescimento na distribuição logística com mais segurança e rapidez, para um modal até então pouco conhecido, mas, com um potencial grande, ferecendo possibilidades de cumprir missões de busca e salvamento, vigilância aérea, patrulha, hospital aeromóvel, plataforma de telecomunicações, pesquisas, extrativismo responsável, apoio em calamidade pública, transporte de pessoal e material,

    Por: Eduardo S. Theodorol Negócios> Gestãol 19/12/2012 lAcessos: 1,567

    Definição de logística. Pode-se dizer que logística está associada ao controle e gestão de responsabilidade de bens, informação e outros recursos, incluindo até energia e pessoas. A logística é a parte especializada na condução do bem de um ponto inicial a outro ponto final, também chamados de ponto de origem e ponto de consumo. Este serviço de transporte geralmente inclui passos essenciais para grandes empresas, como a informação, transporte, inventário, cuidados com guarda e manuseio do produto, pacote e também a segurança. O transporte de bens e produtos vem crescendo ultimamente, principalmente devido à especialização de outros serviços, assim, uma empresa não necessite de um sector de logística porque, intermediando este serviço, temos competitividade e responsabilidade maiores.

    Por: Danielal Negóciosl 30/04/2009 lAcessos: 15,167

    Discorremos a respeito da importancia da atividade de armazenagem dentro da logistica, ferramentas de auxilio à correta gestão do estoque e estratégias para melhorar a eficiencia da armazenagen e distribuição de produtos, com o objetivo de dar ao leitor uma noção geral dos assuntos, importantissimos na busca de maior lucratividade e fixação de uma imagem de qualidade e eficiencia da empresa junto ao consumidor.

    Por: Adilson Kochl Negócios> Administraçãol 07/12/2008 lAcessos: 70,090 lComentário: 10

    Este artigo tenta responder a difícil pergunta de como que uma empresa pode obter diferencial competitivo utilizando da Logística, mas o que ocorre é que para essa única pergunta podem existir diferentes respostas que vão desde respostas que podem impactar de maneiras muito simples na empresa a um baixo custo, até maneiras que tem alto impacto porém possuem um custo de implementação mais caro, porém a maior barreira que ele tenta quebrar é a que muitas pessoas tem que Logística se reduz a trans

    Por: Giovani Estevesl Tecnologia> Tecnologiasl 12/11/2009 lAcessos: 5,505

    O artigo descreve importantes características do processo logístico que tem cada vez mais tem sido foco de interesse das empresas da atualidade

    Por: ELIANA DE SOUZAl Negócios> Administraçãol 20/11/2008 lAcessos: 65,735

    Estudo de caso que tem como objetivo identificar as dificuldades do transporte do leite in natura nas regiões atendidas pelo Laticínio xxxx e apontar estratégias de cunho logístico para o transporte do leite in natura (do produtor a indústria). Buscou-se responder quais estratégias poderiam ser adotadas para reduzir os custos do transporte entre o produtor e o laticínio, mantendo-se a qualidade, prazo estipulado e preço satisfatório. A temática aqui apresentada é de extrema importância.

    Por: Thyago Batistotel Negócios> Gestãol 07/09/2009 lAcessos: 1,914 lComentário: 3

    Para enquadra-se no novo cenário da economia mundial, as organizações foram obrigadas a encontrar uma solução que possa juntar eficiência na produção e prestação de serviço com menor custo possível, e assim foi criada a produtividade. Com o avanço da tecnologia foram desenvolvidas diversas ferramentas de planejamento e controle, e também equipamentos e softwares para agilizar os processos de controle e produção, garantindo maior precisão nas informações e segurança no processo logístico.

    Por: Caroline Vilelal Negócios> Gestãol 21/11/2014

    A DHL Supply Chain foi a grande vencedora da 13ª edição do Prêmio Ilos, que reconhece os principais prestadores de serviços logísticos do Brasil. As melhores empresas são indicadas através de pesquisa realizada com executivos que votam com base em critérios como transporte, armazenagem, cross-docking, controle de inventário, operações integradas, logística reversa, TI e sustentabilidade.

    Por: Flávia Gaviolil Press Releasel 04/11/2013 lAcessos: 18

    Palestra gratuita será realizada na quarta-feira (24), na UNIP

    Por: Luciana Sanfinsl Negóciosl 24/03/2010 lAcessos: 178
    Gustavo Rocha

    1 de Abril, dia da mentira. Nesta data tão específica, que hoje serve mais para brincadeiras do que para reflexões como foi a questão histórica do surgimento desta data, faço, sem nostalgias, a minha reflexão. O que é efetivamente mentira? Já disse o poeta Mario Quintana que mentira é a verdade que esqueceu de acontecer. Para tantas pessoas, quase um mantra esta frase em suas vidas. Pessoas que esquecem de viver e deixam-se levar por falsidades, não necessariamente de outras pessoas, mas mui

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 31/03/2015
    Gustavo Rocha

    Parece que temos uma eterna mania de criar estereótipos para tudo que fazemos. Talvez seja um reflexo do nosso cérebro que quer sempre criar rotinas e padrões para as coisas, transformando-as em algo mais simples. Não é diferente no ambiente de trabalho, onde um colega novo em poucos dias, quiçá poucas horas já está categorizado como nerd, CDF, malandro, vagabundo, ou outros adjetivos menos publicáveis que rondam as rádios corredores das empresas. E depois de categorizado e divulgado, para não

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 29/03/2015
    Gustavo Rocha

    Não tenho a pretensão de esgotar o assunto, mas dar um panorama, já que noutras oportunidades discorremos sobre depressão e outras questões que envolvem o trabalho, esta síndrome também é importante de ser analisada e não esquecida. Inicio com uma definição: "Burnout (esgotamento profissional) é definido como uma síndrome psicológica decorrente da tensão emocional crônica no trabalho. Trata-se de uma experiência subjetiva interna que gera sentimentos e atitudes negativas no relacionamento do i

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 26/03/2015
    Gustavo Rocha

    Muito interessante esta lista da Época Negócios sobre 10 crenças do RH na idade média. Até hoje ainda encontramos estes ranços dentro do dia a dia das empresas e parece que mudar isto não vai ser tão fácil quanto se imagina. Vejamos a lista: 1. Todos aqui são facilmente substituíveis. Se você não gosta daqui, acharemos alguém que goste 2. Seu gerente tem poder, você não. Seu trabalho é fazer o que mandam 3. Criamos essas políticas por um motivo. Não é da sua conta saber qual é esse motivo

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 24/03/2015
    Gustavo Rocha

    Divido um artigo da psicóloga Maria Cristina Ramos Britto e teço alguns comentários após. De novo, e novamente… Por que algumas pessoas repetem os mesmos erros, obtêm sempre o pior resultado e culpam os outros ou o destino, mas nunca a si mesmas, parando para refletir sobre um acontecimento que nada tem de coincidência ou falta de sorte? E, principalmente, por que esquecem que eventos dependem de escolhas e que, apesar de não existir controle absoluto, abrem mão do que está em seu âmbito de aç

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 22/03/2015
    Gustavo Rocha

    Recente pesquisa do FDJUR/GEJUR apresentou um resumo dos 3 pilares do compliance, respondidos por 120 departamentos jurídicos do Brasil. Abaixo o resultado da pesquisa e alguns comentários: Realizamos uma pesquisa sobre os três pilares do Compliance: Prevenção, Detecção e Tolerância. 1º Pilar: Prevenção (Comunicação e Convencimento). A comunicação é um fator crítico de sucesso para qualquer programa de prevenção de riscos, mas segundo os especialistas em Compliance, não basta apenas ter o códi

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 18/03/2015
    Rosane

    Algumas dicas básicas para motiva-lo e incentiva-lo a estudar a forma correta para qualquer tipo de concurso aberto ou concurso público que desejar. Veja como é simples, basta dedicação!

    Por: Rosanel Negóciosl 18/03/2015 lAcessos: 17
    Gustavo Rocha

    Vamos ver como Carl Jung entendia mais do que apenas da alma humana (conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas quando tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana – Carl Jung), ele entendia como funciona o âmbito empresarial. Quando questionamos sobre pessoas dentro de uma empresa, todos afirmam categoricamente que querem pessoas com convicções, com certezas, sem dúvidas, com muito conhecimento e experiência para dar e vender. Só esquecem que somente com dúvidas é que exi

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 16/03/2015

    Breve história do uso da logística desde tempos antigos.

    Por: Danielal Negóciosl 30/04/2009 lAcessos: 24,514 lComentário: 4

    Definição de logística. Pode-se dizer que logística está associada ao controle e gestão de responsabilidade de bens, informação e outros recursos, incluindo até energia e pessoas. A logística é a parte especializada na condução do bem de um ponto inicial a outro ponto final, também chamados de ponto de origem e ponto de consumo. Este serviço de transporte geralmente inclui passos essenciais para grandes empresas, como a informação, transporte, inventário, cuidados com guarda e manuseio do produto, pacote e também a segurança. O transporte de bens e produtos vem crescendo ultimamente, principalmente devido à especialização de outros serviços, assim, uma empresa não necessite de um sector de logística porque, intermediando este serviço, temos competitividade e responsabilidade maiores.

    Por: Danielal Negóciosl 30/04/2009 lAcessos: 15,167
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast