Tipos De Logística

Publicado em: 30/04/2009 | Acessos: 13,352 |

Com o advento da logística moderna, vários tipos de logística diferenciados foram criadas. Estes tipos variados implementam e controlam eficientemente o direcionamento e cuidados dos produtos, através  dos melhores meios e condições possíveis. Os tipos de logística existentes nos dias de hoje são: Logística Intermediária, Logística como negócios e o Processo de Logística. Existem muitas empresas especializadas.

A Logística Intermediária envolve a utilização de organizações externas para executar tais atividades logísticas que geralmente seriam tradicionalmente executadas por setores de própria organização. De acordo com esta definição, a logística intermediária inclui qualquer forma de atividade medianeira que anteriormente poderia ser executada dentro da própria empresa. Como exemplo podemos citar a compania que oferece o serviço de armazenamento de produtos de outras empresas. Esta empresa é especializada no armazenamento de produtos de intermediários, podendo, assim, armazenar produtos. Podes saber mais clicando aqui.

O serviço de logística como conceito de negócio especializado se desenvolveu na década de 50. Isto se deu ao crescimento da complexidade do ato de suprir os negócios com produtos em um curto espaço de tempo, e com preços competitivos, necessitando, assim, de especialistas em campos mais restritos que são responsáveis pela cadeia de suprimentos. Este negócio de logística tem como base a entrega do produto correto, no tempo correto, pelo melhor preço e maior agilidade, chegando à pessoa correta e acabou tornando-se uma ciência processual que incorpora muitos setores da indústria contemporânea. O objetivo da logística é o controle dos trabalhos e na perfeita fruição dos ciclos dos projetos e cadeias de suprimentos com a maior eficiência possível. E se procuras por preços competitvos, contacte AGL Logistics.

Em termos negociais,  a logística tem focos internos e externos que cobrem o nascimento do controle de armazenamento de materiais, de um ponto de origem ao ponto de consumo, o que forma a cadeia de suprimentos que conhecemos. As funções mais importantes e definidas das pessoas responsáveis pela logísitca são: Controle de inventário, compra, transporte, armazenamento, consulta, organização e planejamento destas atividades das mais variadas formas. A logística combina o conhecimento profissional de cada uma destas funções para que haja uma coordenação de recursos da empresa. Assim, pode-se dizer que existem dois tipos diferentes de logística. O primeiro optimiza o curso normal do material através de uma rede de elos de transporte e armazenamento que se juntam. O segundo tipo coordena a sequencia de recursos que são necessárias para completar dito projeto.

O termo 'logística' é utilizado para descrever o processo dentro de uma indústria. O propósito da produção de logísitca é assegurar que cada estação de trabalho e máquina está sendo alimentada com o produto correcto, quantidade correcta e óptima qualidade no tempo correcto. A questão da logística não é apenas o transporte por si, mas o controle da linha de serviços criada a partir da definição da necessidade do serviço com a devida adição de valores. Logística de produção pode ser aplicada em serviços existentes e em novos serviços. Em serviços existentes é uma boa oportunidade para rever os caminhos logísticos tomados. Máquinas podem ser trocadas, ou até novas máquinas podem ser adquiridas que dão a oportunidade de melhoramento do sistema de logística de acordo com o necessário.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/negocios-artigos/tipos-de-logistica-894493.html

    Palavras-chave do artigo:

    logistica

    ,

    transporte

    ,

    distribuicao

    Comentar sobre o artigo

    Este trabalho tem como discussão a apresentação de uma nova modalidade de transporte, onde podemos vislumbrar um crescimento na distribuição logística com mais segurança e rapidez, para um modal até então pouco conhecido, mas, com um potencial grande, ferecendo possibilidades de cumprir missões de busca e salvamento, vigilância aérea, patrulha, hospital aeromóvel, plataforma de telecomunicações, pesquisas, extrativismo responsável, apoio em calamidade pública, transporte de pessoal e material,

    Por: Eduardo S. Theodorol Negócios> Gestãol 19/12/2012 lAcessos: 1,594

    Definição de logística. Pode-se dizer que logística está associada ao controle e gestão de responsabilidade de bens, informação e outros recursos, incluindo até energia e pessoas. A logística é a parte especializada na condução do bem de um ponto inicial a outro ponto final, também chamados de ponto de origem e ponto de consumo. Este serviço de transporte geralmente inclui passos essenciais para grandes empresas, como a informação, transporte, inventário, cuidados com guarda e manuseio do produto, pacote e também a segurança. O transporte de bens e produtos vem crescendo ultimamente, principalmente devido à especialização de outros serviços, assim, uma empresa não necessite de um sector de logística porque, intermediando este serviço, temos competitividade e responsabilidade maiores.

    Por: Danielal Negóciosl 30/04/2009 lAcessos: 15,175

    Discorremos a respeito da importancia da atividade de armazenagem dentro da logistica, ferramentas de auxilio à correta gestão do estoque e estratégias para melhorar a eficiencia da armazenagen e distribuição de produtos, com o objetivo de dar ao leitor uma noção geral dos assuntos, importantissimos na busca de maior lucratividade e fixação de uma imagem de qualidade e eficiencia da empresa junto ao consumidor.

    Por: Adilson Kochl Negócios> Administraçãol 07/12/2008 lAcessos: 70,162 lComentário: 10

    Este artigo tenta responder a difícil pergunta de como que uma empresa pode obter diferencial competitivo utilizando da Logística, mas o que ocorre é que para essa única pergunta podem existir diferentes respostas que vão desde respostas que podem impactar de maneiras muito simples na empresa a um baixo custo, até maneiras que tem alto impacto porém possuem um custo de implementação mais caro, porém a maior barreira que ele tenta quebrar é a que muitas pessoas tem que Logística se reduz a trans

    Por: Giovani Estevesl Tecnologia> Tecnologiasl 12/11/2009 lAcessos: 5,515

    O artigo descreve importantes características do processo logístico que tem cada vez mais tem sido foco de interesse das empresas da atualidade

    Por: ELIANA DE SOUZAl Negócios> Administraçãol 20/11/2008 lAcessos: 65,782

    Estudo de caso que tem como objetivo identificar as dificuldades do transporte do leite in natura nas regiões atendidas pelo Laticínio xxxx e apontar estratégias de cunho logístico para o transporte do leite in natura (do produtor a indústria). Buscou-se responder quais estratégias poderiam ser adotadas para reduzir os custos do transporte entre o produtor e o laticínio, mantendo-se a qualidade, prazo estipulado e preço satisfatório. A temática aqui apresentada é de extrema importância.

    Por: Thyago Batistotel Negócios> Gestãol 07/09/2009 lAcessos: 1,926 lComentário: 3

    Para enquadra-se no novo cenário da economia mundial, as organizações foram obrigadas a encontrar uma solução que possa juntar eficiência na produção e prestação de serviço com menor custo possível, e assim foi criada a produtividade. Com o avanço da tecnologia foram desenvolvidas diversas ferramentas de planejamento e controle, e também equipamentos e softwares para agilizar os processos de controle e produção, garantindo maior precisão nas informações e segurança no processo logístico.

    Por: Caroline Vilelal Negócios> Gestãol 21/11/2014 lAcessos: 15

    A DHL Supply Chain foi a grande vencedora da 13ª edição do Prêmio Ilos, que reconhece os principais prestadores de serviços logísticos do Brasil. As melhores empresas são indicadas através de pesquisa realizada com executivos que votam com base em critérios como transporte, armazenagem, cross-docking, controle de inventário, operações integradas, logística reversa, TI e sustentabilidade.

    Por: Flávia Gaviolil Press Releasel 04/11/2013 lAcessos: 21

    Palestra gratuita será realizada na quarta-feira (24), na UNIP

    Por: Luciana Sanfinsl Negóciosl 24/03/2010 lAcessos: 181
    Gustavo Rocha

    Sou um leitor que admira Eduardo Galeano e trago a reflexão que fiz chamada fogueiras e indagações, baseada neste conto abaixo: Conto de Eduardo Galeano, o Mundo: O mundo Um homem da aldeia de Negu・ no litoral da Colômbia, conseguiu subir aos céus. Quando voltou, contou. Disse que tinha contemplado, lá do alto, a vida humana. E disse que somos um mar de fogueirinhas. — O mundo é isso — revelou — Um montão de gente, um mar de fogueirinhas. Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outra

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 13/04/2015
    Gustavo Rocha

    "As abelhas nos dão um grande exemplo de DESAPEGO. Após construírem a colmeia, elas abandonam-na. E não a deixam morta, em ruínas, mas viva e repleta de alimento. Todo mel que fabricaram além do que necessitavam é deixado. Batem asas para a próxima morada sem olhar para trás. Num ato incomum, abandonam tudo o que levaram a vida para construir. Simplesmente, o soltam sem preocupação se vai para outro. Deixam o melhor que têm, seja pra quem for – o que é muito diferente de doar o que não tem valor

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 09/04/2015
    Gustavo Rocha

    Certamente você já ouviu falar de Brainstorming, a famosa tempestade de ideias, amplamente utilizada em ambientes corporativos. Uma ferramenta muito interessante e defendida como um símbolo de liberdade e participação de todos no processo construtivo de ideias e decisões. Pelo menos, era. Segundo a professora Leigh Thompson, da Kellogg School of Management, nos EUA, esta era uma ideia boa, mas tem se tornado um problema nos processos de inovação, decisão e participação. Vejamos esta reportag

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 08/04/2015
    Gustavo Rocha

    Você pode achar que o livro "O Velho e o Mar" de Hemingway é um livro político, de luta de classes, e outras tantas interpretações que vimos por aí. Quero trazer o livro uma realidade cotidiana das empresas atualmente. Vamos contextualizar o livro: Escrito em 1952, o livro trata um pescador velho que acreditava ter acabado o tempo para si e decide se lançar ao mar para tentar a boa sorte. Dias se passam, e depois de mais dias lutando para pescar um peixe espada imenso que consegue trazer ao la

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 07/04/2015
    Gustavo Rocha

    Sinceramente? Concordo com Lacan: " Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você." Entretanto, muitos discordam desta frase e querem que suas vidas sejam consequências das escolhas de outros. Vejamos: Não gosta do seu emprego? Procure outro! Não gosta de chefe chato? Planeje e busque sua independência! Não teve oportunidades? Você buscou oportunidades? Vá a luta! Pessoas que gostam de se vitimizar, pensando que tudo que ruim que acontec

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 06/04/2015
    Gustavo Rocha

    Páscoa é símbolo da ressureição de Cristo, ao meu ver, símbolo máximo do amor e do perdão. Diante desta premissa de amor e perdão, quais lições podemos aprender? Primeiro penso que devemos entender que somos seres sociais, quer dizer, nos relacionamos por natureza. Nem sempre de forma sadia, eu sei, mas nos relacionamento sempre. Em segundo, importante salientar que a base de qualquer empresa são as pessoas. Assim sendo, parece lógico que devemos amar e perdoar as pessoas, certo? Sim e não

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 01/04/2015 lAcessos: 12
    Gustavo Rocha

    1 de Abril, dia da mentira. Nesta data tão específica, que hoje serve mais para brincadeiras do que para reflexões como foi a questão histórica do surgimento desta data, faço, sem nostalgias, a minha reflexão. O que é efetivamente mentira? Já disse o poeta Mario Quintana que mentira é a verdade que esqueceu de acontecer. Para tantas pessoas, quase um mantra esta frase em suas vidas. Pessoas que esquecem de viver e deixam-se levar por falsidades, não necessariamente de outras pessoas, mas mui

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 31/03/2015
    Gustavo Rocha

    Um dos maiores males de qualquer negócio, comunicação é algo sério e deve ser levado mais a sério ainda. Por falta de comunicação, uma simples mensagem pode ser vista como um grande problema. Vejamos: Você entra na sala e diz: Bom dia! Ou, você entra na sala e diz: Bom dia! Com os braços abertos e um belo sorriso. Ou, você não diz nada, mal acena com a cabeça, senta e começa a trabalhar. Três formas de uma entrada na sala e de iniciar o dia, cada qual com sua conseqüência junto aos demais

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 30/03/2015

    Breve história do uso da logística desde tempos antigos.

    Por: Danielal Negóciosl 30/04/2009 lAcessos: 24,560 lComentário: 4

    Definição de logística. Pode-se dizer que logística está associada ao controle e gestão de responsabilidade de bens, informação e outros recursos, incluindo até energia e pessoas. A logística é a parte especializada na condução do bem de um ponto inicial a outro ponto final, também chamados de ponto de origem e ponto de consumo. Este serviço de transporte geralmente inclui passos essenciais para grandes empresas, como a informação, transporte, inventário, cuidados com guarda e manuseio do produto, pacote e também a segurança. O transporte de bens e produtos vem crescendo ultimamente, principalmente devido à especialização de outros serviços, assim, uma empresa não necessite de um sector de logística porque, intermediando este serviço, temos competitividade e responsabilidade maiores.

    Por: Danielal Negóciosl 30/04/2009 lAcessos: 15,175
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast