Como Aumentar Imediatamente As Vendas Do Seu Site

05/11/2008 • Por • 1,530 Acessos

Existem muitas estratégias para aumentar as vendas de um website. Eu poderia citar como exemplos, a otimização para sites de busca, marketing viral, criar um programa de afiliados e outros. Mas aí está um problema: estes métodos trazem resultados somente à médio e longo prazo.

Então qual estratégia pode ser usada para aumentar de imediato suas vendas na internet?

Resposta: O uso do bom e velho Email Marketing!

Nem seria preciso dizer que não estou falando de simplesmente usar um CD com 10 milhões de emails ou de extrair emails de websites ou listas de contato. Estes métodos spamers não alcançam uma audiência qualificada e, além disso, 99% dos que recebem spam, vêem o próprio spam como uma espécie de "atestado de desonestidade" de quem está enviando, logo não iriam comprar nada de uma pessoa com tal credencial.

Estou falando sim do legítimo email marketing, direcionado às pessoas que entraram voluntariamente para sua lista. O email marketing é a ferramenta perfeita para conquistar a confiança de pessoas que visitaram seu site, provavelmente em busca de algo que você estava oferecendo mas, por algum motivo, ainda não compraram de você. Estou falando em usar o email para convencer quem já pode estar *Quase Convencido*.

E não estou falando de apenas uma lista. Você pode expandir o conceito e criar quantas listas de email quiser. Vou citar, como exemplo, alguns tipos de lista que eu mantenho e que você também poderá criar.

- Listas de pessoas que já compraram um ou mais produtos;
- Listas de pessoas que visitaram meus sites e pediram por mini-cursos via email;
- Listas de pessoas que assinaram minha newsletter;
- Listas de pessoas que estão interessadas em eventuais promoções e descontos;
- Listas de pessoas que entraram para meu programa de afiliados.

E porque administrar listas de email é tão importante?

Em primeiro lugar porque as pessoas raramente compram de você na primeira visita ao seu site. Estatísticas mostram que, de um modo geral, as pessoas precisam ler no mínimo 3 vezes sua mensagem de vendas, antes de comprar. Então, se você não coleta emails dos visitantes do seu site, perde o contato com eles e, conseqüentemente, perde oportunidades de ganhar dinheiro.

E, em uma estratégia mais avançada, se você tiver à sua disposição uma lista de emails de clientes (satisfeitos, claro) terá um bom terreno para promover outros produtos, pois seus clientes já estão inclinados a comprar novamente de você. Uma relação de confiança foi estabelecida na compra anterior e então você tem uma enorme vantagem a seu favor.

E como você poderá usar suas listas de emails?

Aqui estão algumas idéias:

- Anunciar produtos com desconto especial para sua lista de clientes habituais;
- Anunciar novos produtos para sua lista de afiliados - assim eles promoverão seu novo produto;

- Enviar novos artigos para seu ezine ou newsletter;
- Publicar seu mais recente artigo em sua newsletter;
- Enviar seu mais recente artigo para sua lista de afiliados - assim eles poderão usar o artigo para promover seu produto;
- Promover novos produtos para todas as suas listas ao mesmo tempo.

Se agora você está convencido de que ter suas próprias listas trará mais lucros ao seu negócio, não perca mais tempo! Comece hoje mesmo a construir uma lista de emails.

A ferramenta mais fácil de usar para criar listas de emails é o autoresponder. Um serviço de autoresponder dará a você a habilidade de administrar várias listas de emails sem ter de instalar nenhum programa em seu computador ou script em seu website. E também dará a você as seguintes facilidades no manuseio destas listas:

- Habilidade de criar formulários para seu site captar automaticamente os emails dos visitantes;
- Habilidade para enviar respostas automáticas;
- Habilidade para enviar, automaticamente, mensagens seqüenciais (follow up);
- Habilidade para enviar mensagens para listas específicas;
- Habilidade para enviar mensagens para todas as suas listas ao mesmo tempo;
- Fácil acesso às estatísticas - assim você pode saber onde está errando ou acertando em suas promoções;
- Acesso à suas listas de email a partir de qualquer computador com conexão à internet.

E antes de terminar este artigo, eu não poderia deixar de citar alguns serviços de autoresponder que você poderá usar para criar suas listas de email. Boa sorte!

* Boletim Online 
Serviço brasileiro, todo em português. Pode ser usado gratuitamente para criar pequenas listas de emails. Quando sua lista crescer (juntamente com seus lucros), poderá fazer um upgrade para a versão profissional.
http://www.boletimonline.net

* FreeAutobot (GRÁTIS) 
Fácil de usar e possui todos os recursos necessários para uma boa campanha de e-mail marketing. Eu mesmo usei durante anos e ganhei um bom dinheiro com ele. A única limitação é uma publicidade no final das mensagens (em inglês). 
http://www.freeautobot.com

* RapidReply 
É uma boa alternativa. É fácil de usar e possui recursos avançados para campanhas de email marketing diferenciadas. Pode ser testado gratuitamente (em inglês).
http://www.rapidreply.net

Perfil do Autor

Rogerio Job

Rogerio Job é autor de diversos artigos, ebooks e vídeo tutoriais que mostram como ganhar dinheiro online trabalhando em casa e usando poderosas estratégias de internet marketing. Visite seu website: http://www.RogerioJob.com