O Que É E-Business?

Publicado em: 17/03/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 7,898 |

Em um momento cada vez mais competitivo no mercado as empresas apostam alto nas mudanças operacionais e estruturais para garantir seu espaço com o consumidor, buscando alternativas para reduzir custos, ampliar a lucratividade, minimizar tarefas ou mesmo melhorar  processos internos.

Com este universos em constante transformação, especialmente nas questões de TI, é fácil entender porque diversas empresas estão buscando alternativas na internet através do E-business.

Mas o que é o E-business?

E-business vai muito além do comercio eletrônico (E-commerce), podendo ser definido como sendo "a utilização máxima do potêncial técnologico da informação, atualizando processos e aumentando a valorização do cliente para a empresa."

Ao contrário de o que se pensa de e-business, não é apenas de vender produtos ou serviços na internet, vai muito além disto, é uma reestruturação completa da empresa através da integração tecnologica que visam uniformizar o atendimento do cliente sem perder o poder de individualização que auxilia ainda hoje no processo de fidelização do cliente.

Então, quais são os principais serviços do e-business?

A resposta é extramente ampla, vai depender muito do que você pretende com a implantação do e-business, você pode por exemplo não ofertar nada aos seus clientes através de e-business, mas quer melhorar o processo interno de compras ou talvez melhorar as relações entre os departamentos da sua empresa, tornando a informação interna linear a todos os colaboradores, enfim, e-business é utilizar a técnologia para melhorar processos.

Os serviços mais comuns do e-business são:

E-commerce: Ou também chamado de lojas virtuais, comércio eletrônico, trata do processo de vendas da empresa e, sua utilização vai além de atender apenas seus clientes a uma região "x", é um processo que amplia sua área de cobertura, extendendo-se até mesmo a territórios internacionais, e buscando clientes que antes sua empresa jamais iria atingir sem o auxilio da internet.

Obs.: A implantação de um serviço e-commerce é muito mais complexa do que apenas inserir produtos em um site na internet e disponibilizar para a venda, é preciso pensar no processo logístico que esse produto fará desde o seu fornecedor de matéria-prima, sua fabricação, entrega para transportadora e todo o tempo que esse processo irá levar para atender o cliente de modo que o torne um cliente ativo ou mesmo fidelizado. Esta é a base de um e-commerce bem sucedido pórem, a muito mais por traz, ao qual vou comentar em detalhes dos próximos artigos.

E-procurement: O nome é complicado mas seu entendimento é simples, trata do sistema integrado para a cadeia de fornecedores da sua empresa, podemos chama-lo de "departamento de compras". A sua função não é apenas a de procurar fornecedores novos, mas também de realizar a cotação de preços e as condições do fornecimento, tudo da forma mais automatizada possivel.

Então como seria ter um sistema de e-procurement?

Imagine que um  você recebeu um pedido qualquer do seu cliente, o primeiro passo para a produção seria cotar com seus fornecedores a matéria-prima, o que em uma empresa convencional trataria de um funcionário ou grupo de funcionários de compras telefonando ou mesmo enviando e-mails para seus vários fornecedores para verificar os preços, condições, tempo de entrega para então localizar o melhor serviço, muito bem, isto de forma manual levaá um certo tempo a ser executado. Agora imagine essa mesma situação, mas agora em uma empresa que possui o serviço e-business de e-procurement, ao entrar o pedido automaticamente o sistema irá buscar no seu banco de dados de fornecedores, alimentado pelos próprios constantemente seja manualmente ou através da integração de seus sistemas, este irá localizar as melhores oportunidades que atendam à necessidade daquele pedido, e cabe a você apenas "apertar um botão" para autorizar a compra da materia-prima daquele fornecedor localizado pelo serviço, prático não?

E-CRM: O sistema de E-CRM (e-Costumer Relationship Management) não difere muito de um sistema convencional de CRM, apenas engloba maiores serviços para acompanhamento do cliente no seu e-commerce, como a categoria de produtos que o cliente mais visualizou, quanto tempo em média o cliente leva buscando informações no site até o processo de compra, a média de clientes que acessam um produto e o seu % de compras finalizadas, entre outras várias funcionalidades. Um sistema de E-CRM eficiente grava todo o histórico da interação do cliente com a empresa e seu produto, e transforma esses dados em informações utéis para empresa melhorar seu relacionamento com os clientes e as decisões estratégicas individuais ou em um grupo de clientes que possuem as mesmas caracteristicas, reduzindo custos, fidelizando clientes, qualificando a carta de clientes e gerenciando os processos de compras, vendas, estoque e prospeção financeira da empresa baseado nas informações fornecidas pelo sistema.

E-ERP: Este é um dos sistemas mais importantes dentro do gerenciamento empresarial e claro, para o e-business também. Assim como o E-CRM ele não difere na sua utilização do modo convencional, pois este é o sistema que mais necessita da interação dos recursos humanos da empresa, na inserção e controle dos dados financeiros, de vendas, produção e todos os setores ao qual há a necessidade de interação do ERP (Enterprise Resource Planning). Então o que o E-ERP tem de especial para o e-business? A reposta é fácil, sua integração com os demais sistemas e ainda mais com o processo de vendas no e-commerce, gerando maior agilidade nos procedimentos desde a entrada do pedido, seu faturamento, produção e entrega final ao cliente.

E-DSS: Decision Support System ou Sistema de suporte a decisões, é o mesmo que BI (Business Intelligence) como é mais conhecido, trata das informações compiladas para a tomada de decisão estratégica de uma empresa, é ainda muito pouco usada, devido aos altos custos desse sistema em especial, apenas grandes empresas possuem capital suficiente para sua implantação, situação qual tem melhorado muito com a entrada de softwares livres de gerenciamento. Esta é uma ferramenta que se utilizada de forma adequada por profissionais que realmente entendam a sua importância e saibam utilizar corretamente as informações contidas no sistema pode garantir o sucesso da compania.

Um pouco da história do BI mostra que antigamente era um ferramenta mais restrita aos departamentos de logística e financeiro da empresa, e atualmente vem sido integrado no e-business como uma forte ferramenta de Data Mining (mineração de dados) e Data Warehousing, diretamente conectados ao sistema de CRM.

Bom, neste texto procurei inserir apenas algumas explicações do que é o e-business e quais sua principais utilizações, o intuito era o de mostrar que o e-business vai muito além de vender online através do seu portal de e-commerce ou website. Nos próximos artigos irei explicar e exemplificar com maiores detalhes cada passo e serviço do E-business.

Espero que tenho gostado do texto e que tenha sido utéis para quem busca informações sobre negócios online.

por Alexandre Poseddon
Consultor de E-business e Planejamento Estratégico
Site: http://www.poseddon.com/

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/negocios-online-artigos/o-que-e-e-business-2002703.html

    Palavras-chave do artigo:

    e business

    Comentar sobre o artigo

    A New Soft Intelligence - NSI conquistou o Oracle Validated Ingration do aplicativo Ecomex Suite com Oracle E-Business Suite através do programa Oracle PartnerNetwork (OPN).

    Por: Ana Oliveiral Tecnologia> Softwarel 17/01/2011 lAcessos: 93
    Roberto Soares Costa

    O aplicativo Resposta Correta, desenvolvido para plataforma Iphone, permite o aprendizado online a qualquer hora do dia ou da noite. Com as funcionalidades do aplicativo, é possível estudar para concursos públicos realizando provas rápidas que podem ser configuradas de acordo com o interesse do usuário.

    Por: Roberto Soares Costal Internet> Comércio Eletrônicol 07/01/2011 lAcessos: 131

    Por Business Intelligence – ou, traduzido à letra, "inteligência de negócios" – podem entender-se os processos relacionados com a obtenção, tratamento e administração de informação organizacional com vista a suportar decisões de gestão. Gerir é decidir e, para decidir, é fundamental ter informação.

    Por: katerin lovel Negócios> Negócios Onlinel 23/01/2013 lAcessos: 45
    Márdel Cardoso

    Existem quatro situações básicas em um relacionamento com um cliente que envolvem desde sua lucratividade à sua fidelidade. O conhecimento do cliente é a chave para posicioná-lo melhor em uma forma mais vantajosa para a empresa.

    Por: Márdel Cardosol Marketing e Publicidadel 12/07/2009 lAcessos: 3,940
    Renan Pinto

    O AlertPay, é um gatway de pagamentos online que permite que qualquer pessoa se cadastre e comece a enviar e receber dinheiro de modo seguro pela internet. Conheça os detalhes e as vantagens dessa ferramenta. Saiba ainda como ganhar dinheiro indicando novos usuários!

    Por: Renan Pintol Negócios> Negócios Onlinel 14/11/2011 lAcessos: 179

    Estão abertas as inscrições para intercâmbio nas férias. Há programas voltados para adolescentes a partir de 13 anos e também universitários e recém formados nas áreas de Direito e Business.

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Press Releasel 24/10/2011 lAcessos: 40
    Dr.Markus Hofrichter

    Em e-learning (aprendizado eletrônico Inglês = "aprendizagem electrónica suportada", literalmente "aprendizado eletrônico"), também conhecido como e-learning (E-Educação) serviços conhecidos como - entendido como incluindo todas as formas de aprendizagem - uma definição onde a mídia eletrônica/digital para a apresentação e distribuição de materiais de aprendizagem e / ou para apoiar o uso da comunicação interpessoal. Para e-learning pode ser encontrado como termos sinônimos incluem: aprendizado

    Por: Dr.Markus Hofrichterl Educação> Educação Onlinel 23/10/2011 lAcessos: 281

    Estudo tem como objetivo avaliar a presença, a capilaridade, multicanalidade e atuação das grandes companhias brasileiras que marcam presença nas mídias sociais

    Por: Sabrinal Marketing e Publicidade> Multimídial 18/08/2011 lAcessos: 75
    André Akagi

    Wikis, blogs, podcasts e redes sociais já fazem parte do cotidiano de boa parte dos internautas ativos e estão ditando tendências, dando rumo para os aplicativos baseados em web.

    Por: André Akagil Educação> Educação Onlinel 13/02/2008 lAcessos: 1,624
    michelly bonifacio

    Descubra agora mesmo porque os seus clientes abandonam os seus carrinhos em sua loja virtual e o que você pode fazer para evitar que isso aconteça!

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Negócios Onlinel 26/01/2015
    michelly bonifacio

    Você sabe, hoje em dia ter apenas uma Loja Virtual não é o suficiente para garantir o sucesso de seu negócio. Mas se você pensa que apenas a implementação de uma loja responsiva é a resposta para todos os seus problemas, boa sorte com isso! Afinal, o que importa realmente é a experiência do usuário.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Negócios Onlinel 26/01/2015

    Abrir um negócio na Web, é a tendência do século 21. Especialmente se você abrir um negócio apenas com produtos digitais: e-books, softwares, vídeo-aulas, etc. Descubra como é fácil e rápido iniciar um negócio desses... E, também veja quais são as expectativas para esse ramo.

    Por: Wagner Moraesl Negócios> Negócios Onlinel 25/01/2015
    Fernandes Cesar

    Registro de marcas On Line, seguro e de baixo custo, registre em 10 vezes sem juros. Não cobramos taxas de anuidade, temos o serviço ideal para você, prático, objetivo e principalmente de baixo custo. Nos permitimos Registrar Marcas a estes valores diferenciados devido a simplificação oferecida com o sistema on line, conosco você terá um trabalho profissional em seu registro de marca, somos profissionais qualificados e dedicados, nosso jurídico é especializado em Propriedade Intelectual.

    Por: Fernandes Cesarl Negócios> Negócios Onlinel 22/01/2015
    Sebastiao Sabino

    Quando o assunto é Como ganhar dinheiro na internet ou como ganhar dinheiro, há muito conteúdo relacionado espalhado na rede,mas neste artigo eu quero falar sobre 7 hábitos que fará com que você NÃO ganhe dinheiro na internet caso você os pratique.!

    Por: Sebastiao Sabinol Negócios> Negócios Onlinel 19/01/2015 lAcessos: 14
    Angélica Silva

    Li, certa vez, que apenas cerca de 10% das pessoas são ousadas o suficiente para serem empreendedoras. Isso significa que os outros 90% são "normais." Normal, por definição: adjetivo: em conformidade com o padrão ou o tipo comum; usual. (Pai dos burros).

    Por: Angélica Silval Negócios> Negócios Onlinel 15/01/2015
    Edison Candido Gonçalves

    Gasta menos do que se ganha. O que está em jogo não o quanto de dinheiro se consegue ganhar mais sim o quanto podemos fazer esse dinheiro crescer a ponto de fazê-lo trabalhar por nós.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Negócios> Negócios Onlinel 14/01/2015 lAcessos: 11

    Quem não gostaria de ganhar bem e trabalhar em casa, pois este sonhos já é realidade para muita gente. Basta muita dedicação e organização para conseguir uma renda muito superior ao que a maioria dos trabalhadores no Brasil ganham, saindo de casa cedo, pegando ônibus e passando em média oito horas por dia neste trabalho. O marketing de afiliados é ainda uma novidade no Brasil, mas vem crescendo a cada minuto.

    Por: Educador VCl Negócios> Negócios Onlinel 14/01/2015

    Segundo artigo de uma série sobre terceirização, seu impacto favorável e desfavorável para a empresa. Neste artigos vou citar com um exemplo prático como uma empresa pode ser afetada financeiramente com a terceirização de setores e departamentos internos.

    Por: Alexandre Poseddonl Negócios> Ger. de Projetosl 17/03/2010 lAcessos: 1,033 lComentário: 1

    O primeiro de uma série de artigos que visam demonstrar os prós e contras de terceirizar serviços, processos ou mesmo departamentos inteiros dentro de uma empresa. Apresenta uma visão clara e de fácil entendimento, com exemplos detalhados sobre o ponto de vista do autor ao tema Outsourcing.

    Por: Alexandre Poseddonl Negócios> Ger. de Projetosl 17/03/2010 lAcessos: 607

    Você costuma trabalhar para viver ou vive em função do seu trabalho? Este artigo trata especialmente deste aspecto, mostrando que toda a sua vida é dada em função do seu trabalho ou futuro emprego, mesmo que não seja percebido.

    Por: Alexandre Poseddonl Carreira> Gestão de Carreiral 17/03/2010 lAcessos: 319
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast