A Importância Do Trabalho Para A Humanização E A Sociabilidade

Publicado em: 03/01/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 4,169 |

A importância do trabalho para a definição de Ser Humano e de Ser Social perpassa, primordialmente, a definição da espécie humana.

Humanizar-se é distinguir-se dos animais e tornar-se humano. Sociabilizar-se é adquirir condições para viver em sociedade.

A maioria dos cientistas continua acreditando que os primeiros hominídeos saíram da África há aproximadamente um milhão de anos. Mas outra corrente de pesquisadores, a exemplo da equipe de antropólogos da Universidade de Utah-USA, defende um cruzamento genético, ocorrido há cerca de 40 mil anos, entre a população africana e populações locais, como a européia; que a rápida expansão de uma população de africanos pelo mundo acabou por substituir as outras populações; e que os estudos revelam que o atual genoma humano é originário do retrocitado cruzamento.

Não obstando essas e várias outras considerações controversas, houve época em que animais e homens se protegiam das intempéries e se alimentavam sem distinção; portanto, sobreviviam adaptando-se à Natureza. Porém, dotado de maior capacidade de memorização, não se conformando simplesmente em construir o seu abrigo, como fazem, por exemplo, os pássaros e os insetos, nem em comer somente quando a Natureza lhe oferecia possibilidades, aquele ser (hoje humanizado) passou a criar objetos artificiais, como ferramentas, que vem sendo legitimados por seus pares através do uso comum e aperfeiçoamento.

É a partir da transformação de objetos em produtos que prolonguem e facilitem a sua vida que o homem se distingue dos outros animais e pode ser considerado ser humano. Eis a chave da humanização.

Mas quem vai considerá-lo ser humano senão seus iguais? O divisor de águas, nesta perspectiva, é a produção, o esforço para melhorar a qualidade da sua própria vida; à medida que o faz, o homem contribui para melhorar a vida dos demais integrantes da comunidade em que está inserido, pois o seu trabalho resulta em objetos ou serviços por eles utilizados.

"O primeiro pressuposto de toda história humana é, naturalmente, a existência de indivíduos humanos vivos. O primeiro ato histórico destes indivíduos, pelo qual se distinguem dos animais, não é o fato de pensar, mas o de produzir seus meios de vida" (MARX, 1986, p. 22 – in O Trabalho Humano, p.5).

A eficácia da produção individual depende da perseverança na prática do ofício e da sua requalificação, atingindo a legitimação do indivíduo perante a sociedade para a qual ele serve; ao contrário, ele mesmo seu afasta ou se reduz. Desta forma, o homem considera ou desconsidera o seu semelhante como seu igual. Essa relação interpessoal produzida no entorno do trabalho, seja no seu ambiente ou fora dele, seja por causa dos seus produtos ou serviços, representa a própria sociabilidade. Em outras palavras, o ser social é aquele que adapta a Natureza aos seus meios de vida em sociedade.

Observa-se, então, que a efetivação tanto da humanização como da sociabilidade é diretamente proporcional ao esforço de cada elemento no sentido de servir e ser servido coletivamente. Logo, o homem não nasce homem; mas aprende a ser humano, vivendo numa sociedade produtora de bens e serviços, permanecendo como tal a partir da produção da sua própria sobrevivência, ou seja, do seu trabalho, destacando-se como autoridade de um ofício ou excluindo-se por ineficácia.

Referências Bibliográficas

QUINTANEIRO, Tânia, ORG. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2. ed. rev. amp. – Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/noticias-e-sociedade-artigos/a-importancia-do-trabalho-para-a-humanizacao-e-a-sociabilidade-1659174.html

    Palavras-chave do artigo:

    trabalho

    ,

    humanizacao

    ,

    sociabilidade

    Comentar sobre o artigo

    Um dos maiores objetivos no processo de saúde atualmente é a humanização, cada vez mais nossa sociedade exige e sente a necessidade desse tipo trabalho. O artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a humanização na formação do enfermeiro. Por esse fato, considerou-se pertinente desenvolver um estudo que visa discutir sobre a humanização na formação acadêmica de Enfermagem, que busca rever as virtudes humanas que vêm se perdendo ao longo dos anos.

    Por: Bruna Riccil Educação> Ensino Superiorl 09/05/2013 lAcessos: 35

    A tradição clássica da sociologia burguesa e da sociologia marxista compartilham a visão de que o trabalho constitui o fato sociológico fundamental; que constrói a sociedade moderna e sua dinâmica central como uma "sociedade do trabalho".

    Por: Cristiano Pinheiro Corrêal Educação> Ensino Superiorl 30/11/2011 lAcessos: 511
    Telma Lobo

    É inegável a transcendência do trabalho do Orientador Educacional, e cada dia cobra se mais força, nos marcos da comunidade educativa, a necessidade de acrescentar o atendimento a instrumentação na pratica profissional pedagógica, de modo que conduza a obtenção de resultados desejados. Nesse sentido propomos por através deste trabalho, investigar sobre o trabalho do Orientador Educacional na comunidade escolar numa perspectiva mediadora e facilitadora do processo ensino-aprendizagem. Por meio

    Por: Telma Lobol Educação> Ensino Superiorl 04/01/2011 lAcessos: 15,558

    Resumo As modificações que estão ocorrendo no mercado de trabalho hoje em dia têm destacado uma exigência por parte do profissional da informática que vai além de uma formação especialista. Para que haja a formação de um profissional responsável e ético, deve-se incentivar a criatividade, a autonomia e a capacidade crítica, propiciando uma formação profissional com habilidades interpessoais. Como em toda profissão, exige-se um mínimo de convívio social, quer dizer, é impossível para qualquer

    Por: vanessa nascimentol Tecnologia> Tecnologiasl 30/07/2010 lAcessos: 655 lComentário: 2
    Edjar Dias de Vasconcelos

    processo de humanização desenvolveu-se sob a teoria da evolução formulada por Darwin, compreendida através da ideia central do trabalho, como determinante na formação do homem, por uma perspectiva marxista da análise.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 15/05/2014 lAcessos: 19
    Simoni Caldeira da Fonseca

    Autores: Simoni Caldeira / Marli Regina Fernades da Silva. O presente trabalho aborda a importância da brinquedoteca hospitalar na recuperação das crianças hospitalizadas, pois toda criança necessita de momentos de descontração, recreação, onde usa o imaginário, a fantasia e criam seu mundo de possibilidades. Esta pesquisa abordou a importância e os benefícios de uma brinquedoteca em ambiente hospitalar e em clinica pediátrica.

    Por: Simoni Caldeira da Fonsecal Educação> Educação Infantill 05/04/2011 lAcessos: 3,616 lComentário: 1

    Qual seria a melhor indagação para começarmos a discutir a música como uma das múltiplas inteligências? Perguntar o que é o ser humano ou quem é o ser humano? Perguntar quem somos nós ou o que somos nós? Na realidade, sempre que discutimos temas relacionados ao ser humano, pretendemos entender a nós mesmos e nossas relações com nossos semelhantes. Por isso nos indagamos: o que e quem somos nós?

    Por: NERI P. CARNEIROl Educaçãol 20/05/2008 lAcessos: 5,065
    Jocsan Pires Silva

    Este artigo trata da importância das atividades lúdicas na recuperação de crianças hospitalizadas em um hospital público através da Brinquedoteca Hospitalar.

    Por: Jocsan Pires Silval Educação> Ensino Superiorl 12/01/2011 lAcessos: 2,949
    Darci Kops

    O presente artigo questiona a respeito de o diagnóstico do sistema de recursos humanos tratar-se de uma abordagem técnica ou abordagem humanística, e disponibilizando ferramentas de diagnóstico em forma de checks lists, tanto do sistema global como dos subsistemas de RH. O artigo sustenta a importância do mapeamento da realidade organizacional no que se refere à gestão dos recursos humanos

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 07/08/2011 lAcessos: 1,500

    A Pró-Saúde distribuiu brinquedos arrecadados em campanha para o Dia das Crianças aos pacientes internados no Hospital Regional Público do Sudeste Dr. Geraldo Veloso (HRSP) e às crianças das comunidades de Marabá, no Pará.

    Por: Aline Limal Notícias & Sociedadel 28/10/2014

    Considerações gerais acerca da reeleição de Dilma Rousseff ao Planalto, vencendo o candidato do PSDB, Aécio Neves.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 28/10/2014
    Tiago

    Estamos passando por mudanças perceptíveis em nossa sociedade em geral que, fazem parte de um plano muito maior para nossa conscientização e evolução como grandes cocriadores dentre muitas outras realidades!

    Por: Tiagol Notícias & Sociedadel 22/10/2014

    Considerações políticas a respeito de manifestação do senador petista Humberto Costa sobre o candidato Aécio Neves.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 21/10/2014
    Gustavo Rocha

    Todos sabemos que ser professor no Brasil é mais que uma escolha ou vocação, é um verdadeiro exercício de paciência, vontade e idealismo. Além desta realidade difícil de ser mudada, ensinar tornou-se um verbo de compra de notas, onde o sucesso é um 10 e que dá pra passar um 6 ou 7. Simples assim, alunos medidos como se fossem quilos de mercadoria com valores anotados em cima de provas objetivas – mais fáceis de corrigir – ou subjetivas com palavras prontas.

    Por: Gustavo Rochal Notícias & Sociedadel 15/10/2014
    Michele Bazilio

    O artigo trata da ilusão "vendida" aos atuais concurseiros, em relação às reais condições de trabalho dos servidores públicos brasileiros. Mais do que uma visão geral, o texto oferece exemplos fáticos de como a equivocada política brasileira de gestão pública impacta negativamente os servidores, os magistrados e, principalmente, a própria sociedade.

    Por: Michele Baziliol Notícias & Sociedadel 13/10/2014 lAcessos: 3,790
    SERGIO FRANCISCO FURQUIM

    A vida e sua e você que escolhe o caminho que deseja seguir. A vida e uma dádiva de Deus a vida e para ser vivida

    Por: SERGIO FRANCISCO FURQUIMl Notícias & Sociedadel 12/10/2014 lAcessos: 14
    Tiago

    Nosso mundo está em um progresso de aceleração bem rápida na evolução da consciência o que de fato afeta instintivamente a formação social e toda parte externa

    Por: Tiagol Notícias & Sociedadel 12/10/2014
    ZÉU BARBOSA

    Planeja e executa pesquisas sobre as condições sócio-econômicas, culturais e organizacionais da sociedade e instituições comunitárias, efetuando o levantamento sistemático de dados secundários e/ou primários, utilizando-se de recursos diversos, para fornecer os subsídios necessários à realização de diagnósticos gerais e à análise de programas específicos das diversas áreas de atuação, como saúde, educação, trabalho, promoção social e outros, tanto no meio rural como urbano.

    Por: ZÉU BARBOSAl Educaçãol 23/06/2012 lAcessos: 135
    ZÉU BARBOSA

    O mercado de trabalho está repleto de ofertas, mas faltam pessoas qualificadas para ocupar cargos importantes.

    Por: ZÉU BARBOSAl Carreira> Gestão de Carreiral 15/02/2012 lAcessos: 47
    ZÉU BARBOSA

    Qual a função científica primordial do Acadêmico ou do Professor compromissados com o desenvolvimento local e regional?

    Por: ZÉU BARBOSAl Educação> Ensino Superiorl 24/07/2011 lAcessos: 120
    ZÉU BARBOSA

    Aqui, conhecer-se-á o município de Vera Cruz-Ba, sua paisagem pela escrita, economia, breve história e vias de acesso. Durante a abordagem do tema principal, vê-se a transposição de obstáculos e quebra de paradigma que evolui para as subdivisões classistas em agrupamentos específicos através da idéia cooperativista; a participação social e política do autor frente ao tema em desenvolvimento. Em seguida, são expostos casos de sucesso em localidades onde a solidariedade iniciou-se na prática.

    Por: ZÉU BARBOSAl Notícias & Sociedade> Polítical 21/07/2011 lAcessos: 152
    ZÉU BARBOSA

    O fracasso da ação coletiva voluntária está diretamente relacionado à inadimplência com as contribuições que servem (ou serviriam) para a provisão de bens públicos, mais, até, do que a ineficiência estatal.

    Por: ZÉU BARBOSAl Notícias & Sociedade> Polítical 05/02/2011 lAcessos: 191
    ZÉU BARBOSA

    E o Sociólogo? Onde está o seu campo de trabalho?...

    Por: ZÉU BARBOSAl Carreira> Gestão de Carreiral 08/08/2010 lAcessos: 7,293 lComentário: 5
    ZÉU BARBOSA

    Não nos é dado o direito de ficarmos calados diante de tais atitudes ou comportamentos, pois o maior prejuízo recai sobre a espécie humana e não apenas sobre os discriminados.

    Por: ZÉU BARBOSAl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 28/06/2010 lAcessos: 1,281
    ZÉU BARBOSA

    "Ressalte-se que o grande perigo do século XXI é a aceitação passiva, pela população, de conceitos elaborados sem a reflexão necessária, cujos temas são explorados por organizações que procuram dominar a política..."

    Por: ZÉU BARBOSAl Notícias & Sociedade> Polítical 18/02/2010 lAcessos: 333

    Comments on this article

    0
    critico 26/09/2010
    achei o texto interessante
    Parabens=)
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast