Afinal, Para Que Serve A Filosofia?

Publicado em: 10/09/2009 |Comentário: 3 | Acessos: 6,102 |

   A palavra Filosofia deriva do grego “Philosofia” e é resultado da junção de 2 palavras: “Philo” que por sua vez deriva de “Philia” que significa amizade, amor fraterno, e “Sophia” que quer dizer sabedoria.

   Para a filósofa Marilena Chauí em seu livro ‘Convite à Filosofia’, a Filosofia seria então “A arte do bem viver”. Ou, como foi dito em algum lugar, a Filosofia é “a procura amorosa da verdade pela verdade”.

    Embora seja uma ciência tão antiga, precedente ao nascimento de Cristo e cuja contribuição em todos os campos das ciências humanas e exatas é imensurável, o que percebemos hoje, em pleno século XXI é uma visível marginalização de sua importância.

   Historicamente, sua degradação se iniciou no século XVII, quando pensadores como Galileu, Kepler, Descartes, Bacon, Newton entre outros anunciaram suas descobertas embasadas em fundamentações estritamente empíricas.

    A partir desse período, a Ciência e a Filosofia que estavam atreladas, começam a caminhar em direções contrárias. Isso porque, é a RAZÃO a principal ferramenta da filosofia, que se fundamenta na contemplação, indagação e no esforço do raciocínio para atingir a virtude.

   Com o advento do capitalismo veio à necessidade constante de atribuir uma utilidade a tudo e a todos. Aos poucos pensar, analisar e indagar tornou-se tarefa árdua.

    A impressão que temos é que o movimento de rotação da Terra está em uma velocidade acelerada; o tempo ficou escasso para tantas atividades diárias e os nossos sentimentos e emoções viraram produtos de fast foods. O verbo “ter” lidera a nossa lista de prioridades e talvez por esse motivo, as ciências mais estudadas nas universidades são aquelas capazes de trazer o melhor retorno financeiro. Por conta disso, quantos estudantes não tiveram que sufocar sua verdadeira vocação e/ou o desejo de sua alma?

   Em nossa cultura acostumamos a considerar que alguma coisa só tem o direito de existir se tiver uma finalidade prática muito visível e com resultados imediatos.

   Quem procura essa finalidade na Filosofia ficará decepcionado ao perceber que ele não trará o resultado esperado em trinta dias como promete aquele aparelho de ginástica multifuncional à venda no Shop Time.

Para o universo particular de muitos, a Filosofia continuará sendo “Uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual”, e cujo emprego da palavra só servirá para expressar conjuntos simplórios de idéias específicas, tais como “filosofia de vida”, ou para descrever momentos poéticos.

 E de repente volto ao título desse artigo: Afinal, para que serve a filosofia?

  Ela desvenda e questiona tudo o que nos é imposto pelo costume, seja por convenção, seja pelo senso comum.

  Para a Filosofia o que mais importa são as perguntas, a indagação, ela começa dizendo que não sabemos o que imaginávamos saber. Daí a máxima do patrono da filosofia, o filósofo grego Sócrates: “Sei que nada sei.”

Com humildade, nos tira da menoridade intelectual e nos oferece novas idéias, que amadurecidas se tornam novas possibilidades, novas realidades. Está disponível para todos embora poucos a usufruam.

  Filosofar não é sinônimo de alienação, muito pelo contrário. É examinar a realidade, e isso, de um modo ou de outro, todos fazemos cotidianamente, ao se tentar resolver os problemas globais, sociais ou pessoais.

    Passou da hora de nos libertarmos das amarras de estigmas ultrapassados e partir rumo ao único território onde podemos gozar de liberdade plena: O pensamento.

 

 

 

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 11 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/noticias-e-sociedade-artigos/afinal-para-que-serve-a-filosofia-1214881.html

    Palavras-chave do artigo:

    filosofia

    ,

    sociedade

    Comentar sobre o artigo

    Sabemos que um dos elementos originantes da filosofia foi a inquietação humana na busca de explicações para o real. Nessa busca, uma das primeiras formas de se tentar explicar o mundo foi com os mitos. Com o transcorrer dos tempos as explicações míticas já não satisfaziam mais. A constatação disso se deu na Grécia. Essa, portanto, é a nossa questão

    Por: NERI P. CARNEIROl Educaçãol 02/04/2008 lAcessos: 49,335 lComentário: 26

    Este ensaio escrito a cinco mãos por mim juntamente com as colegas Emanuelle Matias, Jéssica Cunha, Lucimá Carvalho e Thaisa Mayelle é referente aos questionamentos quanto à relação existente entre a Filosofia e o Serviço Social. O trabalho em si teve como intuito realizar discussões a respeito do tema levantado e fundamentar-se para a atuação, sob uma ótica filosófica, do profissional do Serviço Social.

    Por: MILEIDE DA COSTA CHAGASl Educação> Ensino Superiorl 24/03/2011 lAcessos: 4,999 lComentário: 1

    A filosofia da contabilidade faz parte essencialmente da vida do contador, e para isso é necessário que o profissional esteja em harmonia com regras e padrões da profissão e da sociedade. Há uma ingerência do profissional e a sociedade, gerando o pensamento contábil que simultaneamente agrega valor ao profissional da contabilidade.

    Por: FRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOSl Negócios> Administraçãol 08/11/2008 lAcessos: 11,986 lComentário: 1

    A palavra Filosofia remete o imaginário popular a pensar em diferentes sentidos e significados. Para entendermos seu real significado é precisar buscar a origem etnológica da palavra a cerca de 2400 a.C. na Grécia clássica.

    Por: Robson Stigarl Educação> Ensino Superiorl 22/03/2010 lAcessos: 5,957 lComentário: 1
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Atenas é a grande cidade, portanto lá foi o berço da filosofia naquele período, a sua liderança econômica, transformou se em liderança política e consequentemente também cultural.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 25/07/2012 lAcessos: 479
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O mundo medieval sempre foi governado por princípios metafísicos e o principio do poder era estabelecido por Deus, fundamentado na filosofia de Aristóteles. A Filosofia Iluminista combatia, com efeito, a Filosofia de Aristóteles e nesse combater evidentemente, nasceu as Ciências modernas.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 25/06/2012 lAcessos: 3,706
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Nessa linha de análise a filosofia aos poucos, sobretudo, quando ela é aplicada as ciências do natural, deixar de fazer uma análise materialista da natureza, do homem, particularmente da sociedade, entra apenas na perspectiva positivista da análise da realidade.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 26/07/2012 lAcessos: 199
    Rogério de Sousa

    A filosofia no Brasil tem sido tratada como acessória. Está nos currículos universitários de quase todos os cursos, nas salas de aulas do ensino médio, nos sites de cursos à distância, nos programas de televisão, nas reportagens de domingo, nas revistarias e bancas de jornal, contudo, desde os dias de Gonçalves de Magalhães (1811-1882), os filósofos ecoam este pedido: "Convém que o Governo ao menos uma vez lance os olhos sobre a mocidade, que faça ensinar nas escolas uma Moral pura, uma filosofi

    Por: Rogério de Sousal Educação> Ensino Superiorl 11/04/2012 lAcessos: 5,544

    A questão da importância da filosofia para a sociedade contemporânea. outros textos do autor disponíveis em: www.recantodasletras.com.br/autores/mano

    Por: Hermison Frazzon da Cunhal Notícias & Sociedade> Polítical 13/08/2008 lAcessos: 13,770 lComentário: 1

    Quando os primeiros agrupamentos humanos passaram de meros bandos a tribos, a civilização, como a conhecemos, começou. Em bandos, prevalece a vontade do mais forte, em detrimento de tudo o mais, até mesmo da sobrevivência do próprio bando. Nas tribos, embora os mais fortes e capazes continuem a ter privilégios, há consciência da importância da coletividade para a continuidade da existência de todos - algum tipo de lei se impõe.

    Por: Central Pressl Notícias & Sociedadel 11/09/2014

    Trata-se de considerações acerca da reeleição política no Brasil, responsável pelo cabide de emprego político e por outras mazelas.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 06/09/2014

    Considerações gerais acerca das propagandas das candidaturas políticas nos meios de comunicação.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 01/09/2014

    Considerações gerais acerca da candidatura à eleição e reeleição de políticos oportunistas, descumpridores de mandatos.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 28/08/2014

    Considerações acerca da eleição para o governo de Santa Catarina, alertando o eleitor a não eleger políticos de duvidosa seriedade.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 26/08/2014

    A Humanidade é conduzida por várias cabeças na educação, na religião, na política, na filosofia, na ciência, no esporte, na arte; pois o mundo é uma Escola onde todos estão aprendendo as Leis Morais e Universais.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Notícias & Sociedadel 19/08/2014

    Campanha para mais mulheres na política, desenvolvida pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 11/08/2014

    Comentários críticos acerca da CPI do Senado Federal, que apura irregularidade na Petrobras.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 05/08/2014
    Ana Laura Repas

    Esse artigo proporciona um reflexão sobre os modelos de heróis da sociedade atual.

    Por: Ana Laura Repasl Notícias & Sociedadel 26/02/2010 lAcessos: 975 lComentário: 1
    Ana Laura Repas

    O jornal, um dos primeiros e principais veículos de comunicação do mundo está ameaçado pelo maior fenômeno técnologico da última década: a internet. Será possível que ele seja extinto?

    Por: Ana Laura Repasl Press Releasel 20/09/2009 lAcessos: 163
    Ana Laura Repas

    Um comparativo interessante entre o comportamento humano e o comportamento animal.

    Por: Ana Laura Repasl Notícias & Sociedade> Cotidianol 10/09/2009 lAcessos: 484

    Comments on this article

    2
    erika Cristina 18/03/2011
    a filosofia tbm e um e uma concpção no mundo e na vida,,, parece até mais complicado do que qualquer outra matéria... a Filosofia sendo apanágio de uma minoria intelectual que se dedicar ao pensamento e a reflexão.No entanto a filosofia é (...) a atividade mais natural do homem,e o equírito filosofico o mais caracteristicamente Humano .... Essa e a minha Opnião.... Bjs ....
    -3
    junior 10/02/2011
    para que serve essa merda de filosofia puta que pariu ninguem responde oh!!!
    3
    adriana maiza 28/03/2010
    adorei o comentario me ajudou a pensar melhor nas minhas ações e reações, e como devo me comportar diante a sociedade
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast