Auxílio-creche

Publicado em: 09/09/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 129 |

AUXÍLIO-CRECHE

 

As empresas, devem oferecer as suas colaboradoras ou funcionárias, no local de trabalho para manter seus filhos, pelo período de amamentação, após o parto durante 6 (seis) meses.

A creche, é um local para a guarda dos filhos das trabalhadoras, na idade pré-escolar, ou com instituição de ensino, jardim de infância, pré ou ainda escola maternal.

Ocorre que, na própria legislação trabalhista prevê locais próprios para amamentação dos filhos, das funcionárias, onde tomamos a liberdade de transcrever abaixo o Artigo 400:

 

"Art. 400 - Os locais destinados à guarda dos filhos das operárias durante o período da amamentação deverão possuir, no mínimo, um berçário, uma saleta de amamentação, uma cozinha dietética e uma instalação sanitária."

 

Ainda deve se esclarecer que, os descansos, ou seja, os intervalos destinados a amamentação da criança, não poderá de forma alguma prejudicar o intervalo legal, de alimentação ou descanso, e não poderam ser considerados de efeitos do trabalho, por ser computados na jornada diária de trabalho.


Denota-se ainda que, em locais que tiverem mais ou menos 30 (trinta) mulheres, com mais de 16 anos de idade, devera haver um local próprio onde seja permitido as trabalhadoras a guarda sob vigilância, assistida dos filhos no local de trabalho, como dispõe a CLT, no artigo 389, Paragrafo 1.


O local apropriado, para amamentação deverá seguir alguns critérios básicos, se for berçário deverá ter uma ária minima de 3m² por criança, e ainda salas de amamentação, providas de cadeiras ou bancos com encostos.

Ainda é necessário uma cozinha, para o preparo de mamadeiras, suplementos necessários para a criança, e para a mãe ainda deverá ter pisos e paredes, que deveram ser revestidos de azulejos, não podendo faltar um lavável ou pia, e também uma instalação sanitária para uso da mãe, e outro para os funcionários da creche.

A lei permite ainda, que as empresas mantenham convênios com entidades públicas ou privadas, para manter uma creche em razão de ser dispendioso para a empresa manter as respectivas instalações.

Ocorre ainda que muitas empresas que tem mais de 30 (trinta) funcionárias em idade de 16 (dezesseis) e 30(trinta) anos, mantém convênios com o SESI, SESC, LBA e ainda sindicatos e igrejas.

É importante ressaltar, que a creche não pode ser utilizados para outros fins mesmo que seja em carácter provisório.

 

...Continue lendo em

AUXÍLIO-CRECHE

www.buenoecostanze.adv.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/noticias-e-sociedade-artigos/auxilio-creche-5204772.html

    Palavras-chave do artigo:

    auxilio creche

    Comentar sobre o artigo

    As SÚMULAS VINCULANTES DO CARF/MF ganharam importância para os contribuintes, uma vez que os temas sumulados por aquele colegiado administrativo NÃO mais serão objeto de recursos por parte da PGFN e, se recorreram, terão que desistir dos recursos interpostos junto ao CARF, conforme Portaria PGFN 2.025/2011, publicada em 05/07/2013.

    Por: roberto rodrigues de moraisl Direito> Direito Tributáriol 04/12/2013 lAcessos: 98

    Há oportunidades para candidatos nas cidades de Campo Grande, Coxim, Dourados e Naviraí. As inscrições vão até o dia 16 de janeiro

    Por: Patricia Toddail Press Releasel 07/01/2014 lAcessos: 12
    silvio broxado

    As organizações tratam a motivação dos colaboradores de forma muito inconsistente. Elas não sabem que rumo tomar. Existe organizações que dizem possuir plano de cargo e salários, programa de participação nos resultados, premiação de idéias inovadoras e uma equipe unida e sinérgica no trabalho. Entretanto, quando aprofundamos o olhar percebemos que mais "jogo para arquibancada" do que uma política justa e de qualidade. Leia o artigo e veja dicas sobre como melhorar desempenho com e sem dinheiro.

    Por: silvio broxadol Negócios> Gestãol 12/03/2011 lAcessos: 1,026

    As inscrições vão até 06 de agosto e devem ser feitas, exclusivamente, pelo site da FAPETEC pelo banner "Apex-Brasil" –> link "Seleções" –> "Seleção Apex-Brasil – (digitar o código da vaga de interesse) ".

    Por: Patricia Toddail Press Releasel 29/07/2014 lAcessos: 15

    As inscrições vão até o 28 de abril e devem ser feitas, exclusivamente, pelo site da FAPETEC

    Por: Patricia Toddail Press Releasel 18/04/2014

    Apex-Brasil anuncia mais duas vagas para Nível Universitário Completo e com Pós-graduação para atuar em Brasília

    Por: Patricia Toddail Press Releasel 27/03/2014

    As inscrições vão até o dia 10 de março e devem ser feitas exclusivamente pelo site da FAPETEC (www.fapetec.org)

    Por: Patricia Toddail Press Releasel 27/02/2014

    Há vagas para vagas para profissionais com nível médio, universitário e pós-graduação na cidade de Brasília (DF)

    Por: Patricia Toddail Press Releasel 27/11/2013

    Oferecer benefícios aos colaboradores, entenda-os como planos de saúde e auxílio à alimentação familiar, previdência privada, descontos em farmácias, é uma estratégia para reter e até trazer novos talentos às corporações. O fato foi comprovado em 2007, na 26ª Pesquisa Plano de Benefícios, realizada pela Towers Perrin, com 300 empresas, sendo Estatais ou de Economia Mista, Privadas Nacionais e Multinacionais.

    Por: Silvio Tamelinil Carreira> Recursos Humanosl 27/04/2009 lAcessos: 498

    Quando os primeiros agrupamentos humanos passaram de meros bandos a tribos, a civilização, como a conhecemos, começou. Em bandos, prevalece a vontade do mais forte, em detrimento de tudo o mais, até mesmo da sobrevivência do próprio bando. Nas tribos, embora os mais fortes e capazes continuem a ter privilégios, há consciência da importância da coletividade para a continuidade da existência de todos - algum tipo de lei se impõe.

    Por: Central Pressl Notícias & Sociedadel 11/09/2014

    Trata-se de considerações acerca da reeleição política no Brasil, responsável pelo cabide de emprego político e por outras mazelas.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 06/09/2014

    Considerações gerais acerca das propagandas das candidaturas políticas nos meios de comunicação.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 01/09/2014

    Considerações gerais acerca da candidatura à eleição e reeleição de políticos oportunistas, descumpridores de mandatos.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 28/08/2014

    Considerações acerca da eleição para o governo de Santa Catarina, alertando o eleitor a não eleger políticos de duvidosa seriedade.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 26/08/2014

    A Humanidade é conduzida por várias cabeças na educação, na religião, na política, na filosofia, na ciência, no esporte, na arte; pois o mundo é uma Escola onde todos estão aprendendo as Leis Morais e Universais.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Notícias & Sociedadel 19/08/2014

    Campanha para mais mulheres na política, desenvolvida pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 11/08/2014

    Comentários críticos acerca da CPI do Senado Federal, que apura irregularidade na Petrobras.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 05/08/2014

    A quebra de caixa é uma verba ou adicional, com a finalidade única de cobrir os riscos assumidos pelo trabalhador, que manipula constantemente com valores pecuniários, ou seja dinheiro.

    Por: costanzel Direitol 28/09/2011 lAcessos: 920

    Muitas pessoas acreditam que só ocorre Bullying no ambiente escolar entre alunos. Salienta-se que o comportamento de quem pratica Bullying é tão destrutivo a auto-estima do ser humano estando presente não só entre as crianças mas sim, principalmente entre homens e mulheres em seu ambiente de labor. O Bullying no local de

    Por: costanzel Direitol 16/09/2011 lAcessos: 365

    Cumpre esclarecer que é um ato comum de funcionários maltratar ou agredir animais em seu estabelecimento onde é comum inúmeras reclamações junto aos órgão de defesa do consumidor (PROCON).

    Por: costanzel Direitol 16/09/2011 lAcessos: 155

    Desde 1999 existe um projeto de lei, que está parado na Câmara dos Deputados, que considera algumas atitudes praticadas por usuários da Rede Mundial de Computadores, a Internet, como crimes que podem ser punidos com prisão de um mês até seis anos.

    Por: costanzel Internetl 15/09/2011 lAcessos: 125

    De acordo com as regras da nossa língua portuguesa, palavras terminadas em "nte" não tem variação de gênero: Atacante, Estudante, Gerente, PRESIDENTE... Porém, desde 1872 a palavra "Presidenta" existe na língua portuguesa e consta nos dicionários:

    Por: costanzel Direitol 15/09/2011 lAcessos: 97

    A preocupação com maus-tratos aos animais já era no seculo XV, o debate polêmico dos direitos dos mesmos introduzido pelo filósofo Ramon Bogéa, e dado continuidade no século XVII, pelo filósofo francês René Descartes e ainda por Aristóteles no século IV A.C., que debatia que os animais tinham alma.

    Por: costanzel Direitol 15/09/2011 lAcessos: 189

    É necessário saber que com fundamento em nossa Constituição Federal, todos tem direito a exercer uma profissão, onde é assegurado a todos acima de toda e qualquer discriminação o deficiente.

    Por: costanzel Direito> Legislaçãol 14/09/2011 lAcessos: 137

    Considera-se empregado doméstico aquele maior de 18 (dezoito) anos que presta serviços de natureza contínua (ininterrupta), onde sua atividade não gere lucro a pessoa ou à família contratante (Art. 1º da Lei 5.859 de 11/12/1972). Assim, o traço diferenciador do emprego doméstico é o caráter não-econômico da atividade exercida no âmbito residencial do empregador.

    Por: costanzel Direitol 14/09/2011 lAcessos: 360
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast