"Como Melhorar A Gestão Pública?"

Publicado em: 04/03/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 270 |

"COMO MELHORAR A GESTÃO PÚBLICA?"

 

 

      Um instrumento importante para melhoria da Gestão Pública é a educação na perspectiva de melhoria da ética e das técnicas abordadas em todos os setores.

       O modelo instrutivista que ocorre hoje em toda administração pública trouxe problemas sociais, pois traz dificuldade de análise crítica da realidade, que só conseguem atender aos descritos nos manuais, sem a possibilidade criativa de intervir em processos simples de atendimento a população. A flexibilidade de processos facilitaria a vida da sociedade, provocando melhorias de tempo, aumento da qualidade de atendimento e diminuição da burocratização.

       Não podemos incentivar a amputação do pensamento ao desenvolvimento de habilidades nas repartições públicas espalhadas pelo país. Nenhum país do mundo conseguiu desenvolver-se sem desenvolvimento das competências básicas da educação, que atualmente são ancoradas nos 4 pilares da Educação da UNESCO que é o "Aprender a Conhecer" (raciocínio lógico e outros) que estabelece a competência cognitiva (uma parte do pessoal mal conhece o próprio serviço, o setor que pertence e a importância de sua atividade no contexto da sociedade, com exceções); "Aprender a Fazer" (formação técnico-profissional) competência produtiva, questionada neste artigo, pela falta de comprometimento com a educação e treinamento nas gestão pública para melhoria de processos e socorro a população; "Aprender a Conviver" (campo das atitudes e valores) como uma competência relacional, sem a interlocução e dinâmicas de atendimento eficientes interfere na qualidade da execução de serviços; "Aprender a Ser" (desenvolvimento do indivíduo) competência pessoal, todos aqueles que trabalham no órgão público precisam amar o próximo, aprender a respeitar as pessoas e ter uma visão de que está naquele emprego para servir a sociedade e não para fazer favores.  

       Como cada pessoa é um sujeito do aprendizado na construção da cidadania, porque não desenvolver processos pedagógicos de interação real com as condições do atendimento assistido pela aquela unidade de atendimento público. Podemos observar eficiências como, por exemplo, nos Poupa Tempo, em algumas unidades do INSS, mas porque esta não é a realidade no atendimento público de todas as repartições espalhadas pelo Brasil nas esferas municipais, estaduais, federais, autarquias e fundações, o que nos falta?  Comprometimento? Vontade? O quê?

       Nas escolas do Brasil observamos ainda o ensino escolástico que condena a espontaneidade, o desejo, o prazer de viver e a criatividade. A sociedade moderna não consegue mais viver com moderno e o conservador, em que os alunos são agentes passivos do processo, porque a mídia e a internet são dinâmicas e a realidade escolar está ultrapassada. Portanto não estamos formando profissionais para o mercado de trabalho cada vez mais exigente e seletivo. Os alunos não podem mais ser apenas ouvintes, mas participativos, na construção do aprender, no desenvolvimento da crítica, tão temida pelos professores, porque coloca o aluno numa condição de co-participante do aprendizado e influenciador no processo de conhecimento da sala de aula. A imposição da verdade ainda é dita e empregada nas escolas assim como em todos os Órgãos Públicos, mas como combater este processo e dar maior transparência a todo processo de ensino? Soluções existem. Temos coragem para mudar esta realidade?

       O professor ainda fragilizado por um sistema que dita regras impõe sobre a sociedade uma mediação de conhecimentos sobre realidades distintas, chegou à hora da sociedade aprender a ver as novas oportunidades da democracia.

             Para melhoria dos processos de gestão pública e administração mais adequada dos recursos públicos são necessárias ações de educação que trabalhem na problematização centradas do cotidiano da vida local, com observação, análise, avaliação e cooperação para superação dos conflitos sociais existentes e provocar um aprimoramento da gestão pública.

              Existem ferramentas de tecnologia culturalmente compatíveis, basta à vontade dos gestores públicos de quererem mudar esta realidade.

        

   

Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo

Delegado de Economia de Caçapava

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/noticias-e-sociedade-artigos/como-melhorar-a-gestao-publica-1939084.html

    Palavras-chave do artigo:

    como melhorar a gestao publica

    Comentar sobre o artigo

    Welinton dos Santos

    Falta no Brasil muita transparência na gestão pública, o país é referência mundial na área de economia, em algumas ações de saúde, no convívio das diferenças sociais e na democracia política.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Polítical 08/03/2010 lAcessos: 636

    Este artigo foi publicado na Revista Compras Públicas: Legalidade e Transparência; da Editora CAPACITAR - Consultoria e Treinamentos em Licitações; edição de abril de 2009. O objetivo do artigo é analisar qual papel das políticas públicas sócio-ambientais na construção de uma gestão pública mais democrática e participativa no Brasil, com base no socioambientalimo.

    Por: Rejane Esther Vieiral Negócios> Administraçãol 13/11/2008 lAcessos: 4,810 lComentário: 3
    antonio domingos araujo cunha

    A idéia de gerência de problemas como processo, vem acompanhada da necessidade de impor mudanças, por ora acompanhadas de resistência. No entanto se as expectativas podem ser superadas , na tentativa de produzir resultados e almejá-los no bojo das organizações obtendo delas o exato perfil para o desenvolvimento ordenado de tarefas e rotinas, capazes de garantir a eficácia e eficiência do processo produtivo parece ainda ser questão a ser discutida e analisada na ótica objetiva da Administração E

    Por: antonio domingos araujo cunhal Negócios> Administraçãol 06/08/2009 lAcessos: 2,280

    Gestão pública: Aécio é referência, diz Gerdau Gestão pública: o senador foi citado por Jorge Gerdau como exemplo de gestão reconhecida pela população. Gestão Pública Eficiente: Aécio Neves

    Por: Cristina toorl Notícias & Sociedade> Polítical 14/12/2012

    O presente artigo esboça a educação e sua significativa importância dentro das empresas em parcerias de gestão no atual mercado de trabalho, competitivo decorrente as atuais transformações econômicas na sociedade. Contudo, as mudanças estão ocorrendo e são significativas. Nos últimos anos, essa prática tem transformado a educação numa perspectiva propícia de benefícios no processo educativo, com objetivos de proporcionar aos profissionais um ensino de qualidade e crescimento na sociedade.

    Por: Alex Soaresl Educação> Ensino Superiorl 18/03/2011 lAcessos: 575

    Em um mundo globalizado, onde as informações são processadas em tempo real, muitas empresas, principalmente as micro e pequenas, se sentem ameaçadas quanto ao tempo de sobrevivência, uma vez que está claro que àquelas que não se adequarem ao novo perfil empresarial estará fora do mercado. É preciso reestruturar sua gestão, buscando novas metas de controle para atingir seus objetivos. O presente artigo procura mostrar a importância do controle interno nas pequenas empresas de maneira a tornar o p

    Por: Daniella Patrícia Ezequiell Negócios> Administraçãol 25/11/2011 lAcessos: 342

    RESUMO: A pesquisa analisou e investigou a Comunicação Empresarial como ferramenta indispensável nos meios organizacionais. A presente pesquisa apoiou-se em estudos baseados nas literaturas existentes sobre o assunto A comunicação interna é uma “mola" propulsora para o bom andamento dos negócios da organização, ocorrendo sempre de forma definida como: comunicação interna e externa. Verificando que esse processo só ocorre se forem utilizadas em conjunto. O recurso da Comunicação Empresarial const

    Por: JOÃO SILVAl Negócios> Administraçãol 26/02/2010 lAcessos: 6,254
    JAIR APARECIDO RIBEIRO

    Este estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica de revisão de literatura, e também descritiva. Segue-se por uma abordagem descritiva abordando o tema Sistema Penitenciário e a Lei de Execução Penal (LEP), enfocamos a questão do trabalho do apenado com o fator de manutenção dos órgãos públicos, e apresentamos que a atividade de trabalho proporciona o resgate da dignidade e a alto-estima pessoal.

    Por: JAIR APARECIDO RIBEIROl Direito> Legislaçãol 03/04/2012 lAcessos: 369

    A crescente desarticulação entre a definição de políticas, formas e meios de implementação das mesmas, é uma realidade facilmente constatável. Por outro lado, a também crescente aposta na desintervenção do Estado na economia e na sua demissão das responsabilidades sociais, que constituem a sua razão de ser, conduzem-nos a um novo modelo de Gestão Pública que importa analisar. Se um novo modelo de Estado implica um novo modelo de Gestão Pública, como definir e caracterizar o novo gestor público e

    Por: candida marreirosl Negócios> Administraçãol 29/03/2011 lAcessos: 752
    Gustavo Rocha

    Interoperabilidade. Uma palavra oriunda da informática que significa que os sistemas podem conversar entre si. E o que isto tem a ver com o jurídico? Muito, para não dizer que é essencial. O processo eletrônico é um sistema, um software. E, como sabemos, tem vários pelo país.

    Por: Gustavo Rochal Notícias & Sociedadel 13/11/2014

    Considerações acerca do aumento da criminalidade no Brasil, onde o governo nacional faz pouco caso.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 10/11/2014

    Considerações acerca da manifestação democrática em São Paulo, em que o povo criticava a reeleição de Dilma Rousseff.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 03/11/2014
    Gustavo Rocha

    Neste paradoxo de morte ou vida, já que no dia 2 é considerado e "comemorado/lembrado" o dia de finados ou dos fiéis defuntos, talvez um acróstico em rima, possa nos tirar desta berlinda: M ais do que apenas morrer e lembrar do O ntem, precisamos usar a nossa R azão, bem além do que a imaginação ou sentimentos nos tomam, pois somente o T empo pode curar feridas da dor, do inconsciente e do nosso âmago; E nquanto isto, O uvimos atentamente a nossa razão, que

    Por: Gustavo Rochal Notícias & Sociedadel 02/11/2014 lAcessos: 11

    A Pró-Saúde distribuiu brinquedos arrecadados em campanha para o Dia das Crianças aos pacientes internados no Hospital Regional Público do Sudeste Dr. Geraldo Veloso (HRSP) e às crianças das comunidades de Marabá, no Pará.

    Por: Aline Limal Notícias & Sociedadel 28/10/2014

    Considerações gerais acerca da reeleição de Dilma Rousseff ao Planalto, vencendo o candidato do PSDB, Aécio Neves.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 28/10/2014
    Tiago

    Estamos passando por mudanças perceptíveis em nossa sociedade em geral que, fazem parte de um plano muito maior para nossa conscientização e evolução como grandes cocriadores dentre muitas outras realidades!

    Por: Tiagol Notícias & Sociedadel 22/10/2014

    Considerações políticas a respeito de manifestação do senador petista Humberto Costa sobre o candidato Aécio Neves.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 21/10/2014 lAcessos: 12
    Welinton dos Santos

    O Novo salário Mínimo Paulista de 2013 foi sancionado pelo Governador Geraldo Alckmin no dia 14/01/2013.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedadel 15/01/2013 lAcessos: 56
    Welinton dos Santos

    O encontro RIO + 20, onde nos primeiros dias estavam 94 Chefes de Estado, mostra de forma clara que existe a consciência dos problemas ambientais no mundo, mesmo que documentos e discussões a princípio pareçam não atingir os seus objetivos, na prática impulsionam movimentos pelo planeta, provocam atores sociais com outros olhares, além de auxiliar em ações conjuntas futuras corretivas e preventivas.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 26/06/2012 lAcessos: 314
    Welinton dos Santos

    Brincar é coisa séria, realmente, essencial para a saúde física, intelectual e emocional do ser humano.

    Por: Welinton dos Santosl Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/06/2012 lAcessos: 119
    Welinton dos Santos

    Esta transformação faz com que haja mudanças nos contextos das cidades e na visão crítica de seus moradores.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 06/06/2012 lAcessos: 66
    Welinton dos Santos

    O turismo educacional precisa ser explorado e mostrar a ciência em nossa vida é extremamente importante para o crescimento intelectual, além de contribuir para ampliação da visão crítica da sociedade.

    Por: Welinton dos Santosl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 06/06/2012 lAcessos: 41
    Welinton dos Santos

    Com mercado interno aquecido, aumento do poder real de compra dos brasileiros, programas de melhoria de renda e apoio as famílias com alta vulnerabilidade econômica, tirando da miséria milhões de brasileiros e o aporte de mais de 31 milhões brasileiros na última década que passaram para a classe média, o país festeja os 19 novos milionários por dia desde 2.007 com projeções para continuar até 2.014, de acordo com reportagem publicada pela Forbes, atualmente o país tem 137 mil milionários e 30 bi

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Polítical 06/06/2012 lAcessos: 55
    Welinton dos Santos

    Um livro polêmico do estudioso Arvind Subramanian, da Peterson Institute for International Economics chamado "Eclipse: Living in the Shadow of China's Economic Dominance," que comenta sobre o domínio econômico da China, analisa as medições do PIB de acordo com índice de paridade de poder de compra (PPP) que de acordo com a média do domínio econômico...

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Polítical 06/06/2012 lAcessos: 115
    Welinton dos Santos

    Vivemos a Era da Informação, em que novos valores são transferidos a sociedade, desde inovações tecnológicas, sistemas de comunicações integrados, consciência ecológica, sustentabilidade empresarial, bioética, educação dinâmica, economia integrativa, responsabilidades compartilhadas e tantas outras mudanças.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Polítical 06/06/2012 lAcessos: 69
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast