Cuidados Da Enfermagem Com Pacientes Com Câncer De Mama

Publicado em: 07/01/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 6,197 |

 

 

O câncer de mama é o crescimento e desordenado de células que tem a capacidade de se espalhar por todo o corpo, pode ser chamado também de neoplasia ou tumor maligno. Ele afeta cerca de 50 mil mulheres por ano no Brasil, e pode afetar os homens também só que em pequenos números. Assim com o presente estudo busca-se mostrar quais os sinais da doença, as formas de se prevenir e os cuidados da enfermagem com um paciente deste caso.

O câncer normalmente não dói, a mulher notará em seus seios alguma anomalia como um nódulo ou um caroço, seus seios podem ficar assimétricos, ou ainda correr um liquido sanguinolento saído de seus mamilos, e em casos mais avançados, pode aparecer ulceras na pele com um odor desagradável, e isto a levará a buscar um medico. Ele irá fazer um exame de toque e poderá pedir uma mamografia para confirmar se é ou não um câncer. (ZELMANOWICZ, 2001).

A busca tardia pelo tratamento é o principal vilão. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do problema. A falta de orientação e o desconhecimento atrapalham muitos o diagnóstico precoce. Como foi dito o câncer afeta mais o sexo feminino e não se sabe ainda o fator causador, estudos mostram que são mais freqüentes em mulheres que não tem filhos ou que tenham uma gravidez tardia (depois dos 30), e que a mulher que teve a primeira menstruação precoce ou menopausa tardia e com histórico familiar de primeiro e segundo grau (mãe, irmã). A melhor forma de se prevenir é fazer sempre o auto exame e visitar o ginecologista regularmente. (SAUDE BRASIL, s/d ).

A enfermagem trata deste caso com muito cuidado, porque isto afeta muito o individuo portador, pois abala seu equilíbrio e afetam seu relacionamento. É muito importante a relação doente/enfermeiro, já que a enfermagem não vê mais um órgão doente e sim um paciente abalado emocionalmente, desencadeando emoções que fragilizam, causam dor, angustia e medo, e para o cliente a confirmação de que se tem um câncer é sempre associada à morte. (REGIS; SIMOES, 2005).

Este estudo foi elaborado para esclarecer algumas duvidas aos leitores, e a importância de saber como identificar um caso de câncer, e o quão necessário o apoio da enfermagem ao individuo.

 

 Referencias bibliográfica:

ZELMANOWICZ, Dra. Alice de Medeiros, Câncer de mama- “sintomas do câncer de mama”  disponível no site ABC da saúde, publicado em 01 de novembro de 2001 acessado em 25 de novembro de 2009. www.abcdasaude.com.br

 

SAUDE BRASIL. Oncologia “câncer de mama” s/d acessado em 25 de novembro de 2009. www.saudebrasilnet.com.br

 

REGIS, Madalena de Fátima; SIMOES, Mara Faria. Diagnóstico de câncer de mama, sentimento, comportamentos e expectativas de mulheres. Revista eletrônica de enfermagem p81-86, 2005 disponível em www.fen.ufg.br/revista.htm acessado em 25 de novembro de 2009

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/noticias-e-sociedade-artigos/cuidados-da-enfermagem-com-pacientes-com-cancer-de-mama-1678292.html

    Palavras-chave do artigo:

    cancer de mama

    Comentar sobre o artigo

    Claudia Forlin

    A falta de conhecimento do homem é um dos fatores que contribui para evolução dessa patologia. O presente estudo tem como objetivo descrever o conhecimento de alunos de uma universidade privada sobre a ocorrência do câncer de mama no sexo masculino. Metodologia: Foi realizado uma pesquisa exploratória-descritiva em uma Universidade Privada, em São Paulo, SP, nos meses de Junho à Setembro, em 2005. Constituída por 165 alunos do sexo masculino de 20 a 60 anos. Foi aplicado um questionário contendo 12 perguntas e preenchido em uma entrevista. Contendo variáveis como idade, profissão, estado civil, número de filhos, se sabem o que é câncer, conhecimento do câncer de mama, existência do câncer de mama no homem, prevenção do câncer de mama, uma vez orientado sobre a existência da doença realizaria o auto-exame de mamas, divulgação da patologia para outros colegas do sexo masculino, orientação aos mesmos sobre o auto-exame e se conhece algum homem com esta neoplasia. A análise estatística foi realizada utilizando números absolutos e percentuais. Resultados: Os resultados revelaram que os entrevistados não se previnem e não realizam o auto-exame por desconhecer a doença no sexo masculino. Após o conhecimento, os entrevistados relataram divulgar e orientar seus colegas sobre a existência dessa neoplasia. Conclusão: Portanto, os resultados revelam desconhecimento importante dos entrevistados sobre a doença. Nesse intuito, espera-se que este artigo, possa colaborar para o conhecimento quanto existência do câncer de mama no homem, bem como, a importância de mais informações e divulgação sobre esta neoplasia.

    Por: Claudia Forlinl Educação> Ensino Superiorl 01/08/2008 lAcessos: 1,394

    Introdução: o câncer de mama é uma patologia evolutiva que consiste na multiplicação anormal das células que invadem tecidos e órgãos, podendo ocorrer tanto em homens como em mulheres, sendo a frequência maior em mulheres. A incidência para o câncer de mama tem aumentado devido a mudanças graduais de fatores de riscos já estabelecidos e estudo de novos. Objetivo: Analisar o conhecimento e a prática na detecção precoce do câncer de mama das mulheres que frequentam a Clínica de Fisioterapia da UN

    Por: Danieli Fabrícia Pereiral Saúde e Bem Estarl 19/09/2014

    É preciso o acumulo de cinco a nove modificações genéticas numa determinada célula para permitir que a mesma adquira as características necessárias para escapar dos mecanismos normais de controle do crescimento e desenvolver um tumor maligno.As funções precisas dos genes BRCA1 e BRCA2 permanecem desconhecidas. No entanto, ambas funcionam como genes supressores de tumor. A função mais provável deles é na regulação trascricional e no reparo de DNA acoplado a transcrição.

    Por: estefania bezerra tiburciol Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/10/2010 lAcessos: 5,653

    Esse artigo tem como objetivo fazer com que você saiba mais sobre uma doença que atinge muitas mulheres especialmente no Brasil e ainda com um grande número de vítimas fatais.

    Por: João Walterl Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/07/2013 lAcessos: 44

    Recentemente aprovada pelo FDA (Estados Unidos) e já aprovada pela ANVISA, a tomossíntese mamária – também chamada de mamografia tomográfica ou mamografia 3D – é capaz de aumentar em 12% a detecção precoce do câncer de mama, em relação à mamografia digital. Quem sai ganhando com isso são as pacientes.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/06/2011 lAcessos: 362

    Os cosméticos podem provocar câncer de mama, doença de Alzheimer, dores articulares, crises de asma, puberdade precoce, entre outras patologias. A indústria cosmética é um dos setores industriais que mais crescem no país. O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cosméticos, perdendo apenas para os Estados Unidos e o Japão.

    Por: A. D. Silval Beleza> Cosméticosl 06/05/2010 lAcessos: 785

    Un sistema não-intrusivo, indolor e de baixo custo, desenhado para uso clínico em países em desenvolvimento.

    Por: Marianal Press Releasel 08/08/2012

    Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) revelam que terão surgido no Brasil mais de 57 mil novos casos de câncer de mama até o final deste ano. O que mais preocupa é saber que a taxa de mortalidade da doença continua elevada porque o diagnóstico geralmente é realizado quando o tumor já está num estágio avançado.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 01/07/2014

    Apesar de toda controvérsia, nos Estados Unidos, em torno da efetividade da mamografia, o jornal Cancer traz um novo estudo que revela que mais de 70% das mortes por câncer de mama num grupo de 7.000 pacientes ocorreram em mulheres que não se submeteram regularmente ao exame mamográfico. O estudo reforça a principal característica desse exame – principalmente para quem tem entre 40 e 49 anos – que é salvar vidas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 19/09/2013 lAcessos: 26

    Novos estudos e novas técnicas ligadas ao câncer de mama e a mastectomia.

    Por: Agência Brazill Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/03/2013 lAcessos: 19

    Quando os primeiros agrupamentos humanos passaram de meros bandos a tribos, a civilização, como a conhecemos, começou. Em bandos, prevalece a vontade do mais forte, em detrimento de tudo o mais, até mesmo da sobrevivência do próprio bando. Nas tribos, embora os mais fortes e capazes continuem a ter privilégios, há consciência da importância da coletividade para a continuidade da existência de todos - algum tipo de lei se impõe.

    Por: Central Pressl Notícias & Sociedadel 11/09/2014

    Trata-se de considerações acerca da reeleição política no Brasil, responsável pelo cabide de emprego político e por outras mazelas.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 06/09/2014

    Considerações gerais acerca das propagandas das candidaturas políticas nos meios de comunicação.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 01/09/2014

    Considerações gerais acerca da candidatura à eleição e reeleição de políticos oportunistas, descumpridores de mandatos.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 28/08/2014

    Considerações acerca da eleição para o governo de Santa Catarina, alertando o eleitor a não eleger políticos de duvidosa seriedade.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 26/08/2014

    A Humanidade é conduzida por várias cabeças na educação, na religião, na política, na filosofia, na ciência, no esporte, na arte; pois o mundo é uma Escola onde todos estão aprendendo as Leis Morais e Universais.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Notícias & Sociedadel 19/08/2014

    Campanha para mais mulheres na política, desenvolvida pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 11/08/2014

    Comentários críticos acerca da CPI do Senado Federal, que apura irregularidade na Petrobras.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 05/08/2014
    jessica Fabiane de O. Costa

    a aids é uma das grande vilas do cotidiano. Só que hoje com o avanço da medicina, ela vem matando menos. Graças aos coquiteis as pessoas conseguem passar despercebido por entre a população.

    Por: jessica Fabiane de O. Costal Notícias & Sociedadel 07/01/2010 lAcessos: 1,777
    jessica Fabiane de O. Costa

    o artigo aqui escrito busca mostrar aos leitores alguns do metodos de prevenção a aids

    Por: jessica Fabiane de O. Costal Notícias & Sociedadel 16/06/2009 lAcessos: 3,797 lComentário: 4

    Comments on this article

    0
    mary 03/12/2010
    principal ajuda para pacientes com cancêr de mama é apoio emocional oientação para o companheiro dela para que juntos tirem de letra esse momento tão novo e estranho da vida de ambos e assim sem duvida poder obter a cura tão almejada !! 5 semestre de enfermagem
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast