Cuidados Da Enfermagem Com Pacientes Com Câncer De Mama

07/01/2010 • Por • 4,603 Acessos

 

 

O câncer de mama é o crescimento e desordenado de células que tem a capacidade de se espalhar por todo o corpo, pode ser chamado também de neoplasia ou tumor maligno. Ele afeta cerca de 50 mil mulheres por ano no Brasil, e pode afetar os homens também só que em pequenos números. Assim com o presente estudo busca-se mostrar quais os sinais da doença, as formas de se prevenir e os cuidados da enfermagem com um paciente deste caso.

O câncer normalmente não dói, a mulher notará em seus seios alguma anomalia como um nódulo ou um caroço, seus seios podem ficar assimétricos, ou ainda correr um liquido sanguinolento saído de seus mamilos, e em casos mais avançados, pode aparecer ulceras na pele com um odor desagradável, e isto a levará a buscar um medico. Ele irá fazer um exame de toque e poderá pedir uma mamografia para confirmar se é ou não um câncer. (ZELMANOWICZ, 2001).

A busca tardia pelo tratamento é o principal vilão. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do problema. A falta de orientação e o desconhecimento atrapalham muitos o diagnóstico precoce. Como foi dito o câncer afeta mais o sexo feminino e não se sabe ainda o fator causador, estudos mostram que são mais freqüentes em mulheres que não tem filhos ou que tenham uma gravidez tardia (depois dos 30), e que a mulher que teve a primeira menstruação precoce ou menopausa tardia e com histórico familiar de primeiro e segundo grau (mãe, irmã). A melhor forma de se prevenir é fazer sempre o auto exame e visitar o ginecologista regularmente. (SAUDE BRASIL, s/d ).

A enfermagem trata deste caso com muito cuidado, porque isto afeta muito o individuo portador, pois abala seu equilíbrio e afetam seu relacionamento. É muito importante a relação doente/enfermeiro, já que a enfermagem não vê mais um órgão doente e sim um paciente abalado emocionalmente, desencadeando emoções que fragilizam, causam dor, angustia e medo, e para o cliente a confirmação de que se tem um câncer é sempre associada à morte. (REGIS; SIMOES, 2005).

Este estudo foi elaborado para esclarecer algumas duvidas aos leitores, e a importância de saber como identificar um caso de câncer, e o quão necessário o apoio da enfermagem ao individuo.

 

 Referencias bibliográfica:

ZELMANOWICZ, Dra. Alice de Medeiros, Câncer de mama- “sintomas do câncer de mama”  disponível no site ABC da saúde, publicado em 01 de novembro de 2001 acessado em 25 de novembro de 2009. www.abcdasaude.com.br

 

SAUDE BRASIL. Oncologia “câncer de mama” s/d acessado em 25 de novembro de 2009. www.saudebrasilnet.com.br

 

REGIS, Madalena de Fátima; SIMOES, Mara Faria. Diagnóstico de câncer de mama, sentimento, comportamentos e expectativas de mulheres. Revista eletrônica de enfermagem p81-86, 2005 disponível em www.fen.ufg.br/revista.htm acessado em 25 de novembro de 2009

Perfil do Autor

jessica Fabiane de O. Costa

jessica Fabiane aluna do 1º termo de enfermagem noturno da Fundação Municipal de Educação e cultura de Santa Fé do Sul- FUNEC