De Pai Para Filho

Publicado em: 19/03/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 123 |

A esperteza de políticos brasileiros deveria merecer um destaque de ouro na hipotética "Academia Internacional de Ladrões de Colarinho Branco (AILCB)". E como eles (políticos) sabem se ajudar! Deveriam se cassadas todas as concessões de jornal, radiodifusão ou emissora de televisão no Brasil, obtidas por interferência direta ou indireta política. E depois, seria realizada licitação pública para reativação.
Tirem as suas conclusões da reportagem abaixo.

Congesso em Foco

18/03/2010 - 06h00

Hélio Costa transfere TV para filho de Jucá

Transferência feita pelo ministro das Comunicações inviabiliza recurso para reaver emissora apresentado por lobista que se diz "laranja" do líder do governo no Senado

Eduardo Militão

O ministro das Comunicações, o senador licenciado Hélio Costa (PMDB-MG), publicou uma portaria que transfere um canal de televisão para o filho do líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR), seu colega de partido. A TV Caburaí pertenceu, de 1990 até 24 de janeiro de 2010, à Fundação de Promoção Social e Cultural do Estado de Roraima. Com a Portaria 1.030, Hélio Costa transferiu a permissão de exploração do canal 8 para a Buritis Comunicações Ltda., empresa em que 95% das cotas pertencem a Rodrigo de Holanda Menezes Jucá, filho de Romero Jucá (veja o documento).

Conforme noticiou o Congresso em Foco ontem, o lobista Geraldo Magela Fernandes da Rocha diz ter sido "laranja" do senador na TV.

O objetivo seria supostamente ocultar uma propriedade empresarial proibida aos parlamentares pela Constituição. Uma divergência entre ele e Jucá fez os dois romperem relações no início do ano passadoEm maio de 2009, Magela Rocha notificou extrajudicialmente o filho de Jucá - que passou a controlar a televisão por meio de uma empresa que alugava o sinal -, ameaçando entrar com uma ação judicial.

Magela Rocha ficou surpreendido ao saber que, em 25 de janeiro - dois meses antes de o lobista ingressar na Justiça para, em suas palavras, "tomar a televisão do senador" -, já estava publicada a portaria assinada pelo ministro Hélio Costa. Seja qual for a intenção do ministro das Comunicações, é fato que a portaria esvazia o mandado de segurança movido por Magela para tomar a TV da família Jucá.

"Isso é nitroglicerina", indignou-se Magela Rocha, ao ser informado pelo Congresso em Foco. Para ele, a portaria foi feita especialmente para impedir o sucesso de sua empreitada contra o senador e seu filho.

A antiga proprietária da concessão do canal 8, a Fundação Roraima, alugou a TV para a Uyrapuru Comunicações Ltda. em 1999. Segundo o lobista, Jucá mandou ele abrir essa empresa. O líder do governo nega.

De acordo com Magela Rocha, o senador comandava a programação, e ele, as finanças. Depois de um desentendimento, o parlamentar teria ordenado que a empresa passasse para o nome de Rodrigo Jucá e suas irmãs.

Entretanto, a transferência não se concretizou de maneira correta, segundo o lobista, e foram acumuladas dívidas em nome de Magela Rocha que ultrapassam R$ 2,5 milhões. Para pagar os débitos, o lobista ingressou com o mandado de segurança para retomar a Uyrapuru e, de quebra, o canal de TV.

Como agora a Fundação Roraima não é mais a dona do canal, nada vai adiantar ao lobista obter de volta o comando da Uyrapuru, a empresa que alugava a televisão da entidade.

Sem irregularidade

Em 18 de maio de 2005, Jucá já afirmava não ser o dono da TV Caburaí. "O sinal e a concessão do Canal 8 pertencem à Fundação Roraima, da qual não sou dirigente nem membro", ressaltou na época. O senador, então ministro da Previdência, dizia que seus filhos apenas produziam o conteúdo da TV, "o que não configura crime ou outra atividade de cunho ilegal" (veja documento).

Questionado na terça-feira (16) pelo Congresso em Foco, Romero Jucá disse que o fato de seu filho Rodrigo ter tomado a frente do sinal do canal 8 também não configura crime. "A empresa é do meu filho, não é minha", afirmou. Ele também negou que Magela Rocha fosse seu laranja na televisão.

Jucá disse que não pediu ao ministro Hélio Costa para ser feita a transferência da TV Caburaí para as mãos de seu filho Rodrigo. "O presidente da fundação morreu. A produtora é quem fazia os programas", explica o senador. A reportagem não conseguiu falar com outros dirigentes da Fundação Roraima.

"Nada a ver"

O advogado de Rodrigo Jucá, Émerson Luís Delgado Gomes, afirmou que não existe relação entre o senador e a TV Caburaí, comandada pela Buritis. "A empresa não tem nada a ver com o Romero Jucá", enfatizou.

Delgado disse que a transferência do canal 8 para a Buritis foi feita "por um ato escorreito".

A reportagem enviou dez perguntas por escrito a Rodrigo Jucá. A secretária dele informou que o advogado Delgado enviará as respostas somente nesta quinta-feira (18).

Sem retorno

Na semana passada, o Ministério das Comunicações pediu ao Congresso em Foco que protocolasse requerimento para ler o processo administrativo que transferiu a TV Caburaí para o filho de Jucá. Mas, na segunda-feira (15), a assessoria do órgão disse que o local onde se encontravam os documentos estava "em reformas desde a semana passada".

A seguir, a reportagem pediu uma entrevista com o ministro Hélio Costa para saber por que ele determinou a transferência do sinal. Na tarde de quarta-feira (17), a assessoria do ministério disse que ele só chegaria nesta quinta-feira ao Brasil e que os auxiliares do ministro não tinham levantado as informações para as perguntas enviadas.

Ninguém da TV Caburaí atendeu aos telefonemas da reportagem nos números registrados nos catálogos que listam as emissoras do estado. O correio eletrônico [email protected] estava desativado.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/noticias-e-sociedade-artigos/de-pai-para-filho-2011498.html

    Palavras-chave do artigo:

    de pai para filho

    Comentar sobre o artigo

    Há vários conflitos no relacionamento pai e filho. No artigo falarei um pouco sobre um dos principais: Namoro na Adolescência!

    Por: Amanda Diógenesl Relacionamentos> Relações Amorosasl 14/11/2008 lAcessos: 60,402 lComentário: 147
    Luã

    Em entrevista para a MTV em 1994, Renato Russo falou sobre a Legião Urbana e sua carreira, mas o que mais me chamou a atenção, foi a parte em que ele estava falando das composições de suas músicas, disse ele que para cada pessoa tem um significado diferente, citando de exemplo a música "Pais e filhos", grande sucesso na época e ainda hoje, que as pessoas vinham até ele e diziam que a música era muita linda, e tudo mais, quando na verdade, se tratava de uma musica sobre um suicídio...

    Por: Luãl Arte& Entretenimento> Músical 14/06/2012 lAcessos: 2,948

    O espaço Interação Pais e Filhos, recém-inaugurado no Rio de Janeiro, oferece a atividade Shantala. O objetivo da atividade é principalmente a interação e construção de vínculos entre pais e bebê, proporcionando momentos de bem-estar e contribuindo para a educação infantil.

    Por: Dagema Comunicaçãol Press Releasel 10/04/2013 lAcessos: 18
    Larissa Tâmara

    Há muito se sabe haver uma compulsão dos filhos em repetirem seus pais. Em geral os filhos criticam muito os pais mas, sem perceberem, já estão agindo como eles. Não suportam o quanto são identificados aos seus pais, principalmente no que consideram negativo.

    Por: Larissa Tâmaral Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 26/10/2010 lAcessos: 180
    Sonia Jordão

    Especialista fala da origem desses conflitos e dá dicas para amenizá-los.

    Por: Sonia Jordãol Carreira> Gestão de Carreiral 11/01/2010 lAcessos: 557
    Domingos Ricca

    O que fazer quando a vontade de um vai contra a necessidade do outro e quando o conflito pode atrapalhar a harmonia da família e o futuro do negócio

    Por: Domingos Riccal Negócios> Gestãol 20/07/2010 lAcessos: 441 lComentário: 1
    Múcio Morais

    Sempre foi um desafio para mim como Pai conseguir a abertura de meus filhos, especialmente quando chegaram à pré-adolescência. Conversando com amigos acabei descobrindo que este era um fato comum entre os Pais e em especial daqueles de minha geração e os anteriores a ela.

    Por: Múcio Moraisl Lar e Família> Adolescentesl 08/03/2008 lAcessos: 1,540 lComentário: 1

    Relações entre pais e filhos sendo minados por ressentimentos que teimam em sobreviver.

    Por: Jorge André Irion Jobiml Lar e Família> Adolescentesl 26/04/2009 lAcessos: 1,333 lComentário: 2

    Nesse artigo falamos de uma relação que às vezes se torna complexa,a relação entre os pais e o seu filho adolescente. Na adolescência o indivíduo vive um turbilhão de emoções que afeta todas as áreas da sua vida e que pode dificultar a relação harmoniosa entre pais e filho.Leia o artigo e fique atento a algumas dicas para que você pai encontre a melhor forma de administrar essa fase com muito diálogo e amor.

    Por: João Walterl Lar e Família> Adolescentesl 03/07/2013 lAcessos: 85

    Considerações acerca da redução da idade penal diante a escalada de crimes no Brasil

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 28/03/2015 lAcessos: 11
    Gustavo Rocha

    Um interessante artigo apontou as principais mudanças no Código de Processo Civil que afetam os departamentos jurídicos (obviamente os terceirizados também). Repasso com alguns comentários: Para as empresas, estas alterações demonstram a necessidade de uma gestão estratégica do contencioso, posto que, em tese, deverá haver maior previsibilidade no resultado da demanda. Neste cenário, em determinadas situações, poderá ser mais onerosa a manutenção de processos com chances remotas de êxito, cons

    Por: Gustavo Rochal Notícias & Sociedadel 25/03/2015 lAcessos: 11

    Considerações a respeito do momento político do país em que o povo nas ruas pede a saída da presidente da República.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 21/03/2015

    Considerações acerca das manifestações. de ruas de milhares de brasileiros inconformados com a corrupção política e governamental

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 16/03/2015 lAcessos: 11

    Considerações a respeito de artigo publicado pelo jornalista Juca Kfouri em defesa de Dilma Rousseff.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 13/03/2015

    O rio Jequitinhonha é o principal recurso natural do Vale do Jequitinhonha; sua nascente principal está localizada nas proximidades da cidade de Serro. A partir daí percorre todo o nordeste de Minas Gerais e desagua no litoral sul da Bahia, na cidade de Belmonte. Ao longo do seu percurso, o Jequitinhonha é dividido em alto, médio e baixo curso; sendo que o médio curso tem início na confluência dos rios Jequitinhonha e Araçuaí, próximo à cidade de Araçuaí e se estende até a divisa com a Bahia.

    Por: LEANDRO MAGALHÃESl Notícias & Sociedadel 10/03/2015 lAcessos: 14

    Considerações acerca do pronunciamento de domingo da presidente da República Dilma Rousseff

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 09/03/2015

    Considerações críticas à decisão do STF de conceder perdão judicial a José Genoino, condenado no mensalão.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 05/03/2015

    Considerações acerca da redução da idade penal diante a escalada de crimes no Brasil

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 28/03/2015 lAcessos: 11

    Considerações acerca da medida provisória, assinada pela presidente da República e encaminhada ao Senado

    Por: Julio César Cardosol Esportel 24/03/2015

    Considerações a respeito do momento político do país em que o povo nas ruas pede a saída da presidente da República.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 21/03/2015

    Considerações acerca das manifestações. de ruas de milhares de brasileiros inconformados com a corrupção política e governamental

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 16/03/2015 lAcessos: 11

    Considerações a respeito de artigo publicado pelo jornalista Juca Kfouri em defesa de Dilma Rousseff.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 13/03/2015

    Considerações acerca do pronunciamento de domingo da presidente da República Dilma Rousseff

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 09/03/2015

    Considerações críticas à decisão do STF de conceder perdão judicial a José Genoino, condenado no mensalão.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 05/03/2015

    Considerações críticas acerca das declarações do ex-presidente LULA na Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 03/03/2015
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast