Escolha da Âncora Certa

Publicado em: 29/07/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 891 |

Âncoras: O modelo correto da Âncora é fundamental para uma boa atracação

A Maresias Náutica ajuda você a escolher o modelo correto de âncora para cada barco, escolha da âncora não é assim tão simples e alguns pontos devem ser ressaltados. Além de ter de prestar atenção no tamanho do barco para saber o tamanho da âncora, a profundidade do local também influência na quantidade de cabo que deverá ser usada. Confira abaixo algumas dicas para estacionar o seu barco com segurança.

• As âncoras do tipo Danforth costumam ser as mais eficientes, porque têm maior capacidade de fixação em relação ao seu peso. Quer dizer: são leves e seguram bastante, muito utilizada em barco de alumínio.

• As amarras de corrente são as melhores, porque não se cortam nas pedras do fundo e, com o seu próprio peso, já diminuem o tranco das ondas na superfície, além de ajudar a âncora a unhar melhor o fundo. Mas elas só podem ser usadas em barcos com guincho e um lançador na proa, porque são pesadas e impossíveis de manusear apenas com as mãos.

• Âncoras funcionam melhor com manilhas em formato de ferradura, que dão mobilidade ao conjunto, sem arrancá-las do fundo.

• Para medir a amarra (e saber quantos metros você precisa para uma ancoragem segura, já que o ideal são cinco vezes mais do que a profundidade do local), faça marcações com cores diferentes, a cada dez metros. Se ela for de náilon, teça anéis ao longo dela, com um cabo bem mais fino, e com cores diversas.

• As amarras de corrente são as melhores, porque não se cortam nas pedras do fundo e, com o seu próprio peso, já diminuem o tranco das ondas na superfície,
• além de ajudar a âncora a unhar melhor o fundo. Mas elas só podem ser usadas em barcos com guincho e um lançador na proa, porque são pesadas e impossíveis de manusear apenas com as mãos.

• A maneira certa de puxar uma âncora de volta é posicionando o barco bem acima dela e tentando içá-la apenas com as mãos. Se não conseguir, amarre o cabo no cunho e dê ré, lentamente. Mas nunca passe com o barco por cima da âncora, para não forçar a haste dela, que pode não agüentar e arrebentar.

• Ao escolher a âncora, fique com uma que seja capaz de segurar um barco do tamanho do seu durante uma tempestade de verão, o que, no Brasil, significa ventos de até 40 nós. Para isso, você terá de utilizar uma âncora com o peso correto para o seu barco, e isso você pode saber consultando a tabela que todo fabricante de âncoras deve fornecer. Quanto mais pesada, mais ela irá segurar o barco, mas não esqueça que não se deve colocar muito peso a bordo, principalmente na proa.

• Guinchos de âncora servem apenas para liberar e puxar a amarra. Portanto, tenha também uma trava no convés, para suportar os trancos na corrente. Se não tiver a tal trava, amarre um cabo no final da corrente e prenda-o no cunho de proa. Tem o mesmo efeito e impede os trancos.

• É sempre bom ter uma âncora reserva a bordo. Ela servirá tanto para o caso de você perder a âncora principal (o que não é tão raro assim, por sinal) quanto para reforçar a ancoragem em locais mais críticos.

• Se não usar corrente na amarra, revista a ponta do cabo, próxima da âncora, com um pedaço de mangueira plástica. Isso evitará que a amarra seja cortada pelas pedras no fundo.


Para uma ancoragem nota 10
Onde fundear

Escolha um local bem abrigado de ondas, correntezas e ventos e com espaço suficiente para o barco girar totalmente sem tocar em nada. Prefira os fundos de areia, cascalho ou lama (evite as pedras) e ancore sempre contra o vento e a correnteza, para o barco não ser empurrado sobre a amarra, pois, com isso, pode enroscar-se no hélice, no leme ou na quilha.

Como ancorar
Jogue a âncora, dê ré, bem devagar, até não conseguir segurar a amarra com as mãos ou até que a corrente estique. Depois, desengate e solte pelo menos cinco vezes mais amarra que a profundidade do local. Por último, dê um toque na ré do motor, para saber se a âncora está mesmo firme no fundo.

Como içar
Posicione a proa do barco sobre a âncora e, se não conseguir puxá-la com as mãos ou com o guincho, passe a amarra pelo cunho e dê ré, bem devagar. Se o fundo for de pedras, talvez seja preciso mergulhar para soltá-la. Nunca, porém, passe com o barco sobre a âncora, porque sua haste pode entortar e quebrar.

Nós da Maresias Náutica sabemos que a escolha de âncora correta trará mais eficiência na hora de atracar e desatracar além dos fatores de navegação, pois uma âncora muito pesada reduzirá a autonomia e prejudicara a prejudicará a navegabilidade do seu barco.

Para os alunos da Maresias (do Curso de Arrais Amador ministrado pelo Capitão Marcio Sepulveda) esse assunto é tirado de letra.

 

Fonte: Revista Nautica

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/noticias-e-sociedade-artigos/escolha-da-ancora-certa-2925221.html

    Palavras-chave do artigo:

    ancora certa

    Comentar sobre o artigo

    RESUMO - O ensino-aprendizagem em produção de texto através da leitura, leva o aluno a refletir o quanto essas atividades são essenciais para o desenvolvimento de sua capacidade comunicativa,tanto no que se refere ao domínio básicos da linguagem, quanto a ter uma postura crítica diante da realidade sobre diversos fatores que o cercam.

    Por: DEUZAIDE MENESES RAMOSl Educação> Línguasl 14/05/2012 lAcessos: 756
    Hygson Rocha

    O marketing de afiliados está entre as três melhores formas de ganhar dinheiro rápido na Internet, por boas razões. Confira neste artigo.

    Por: Hygson Rochal Negócios> Negócios Onlinel 12/01/2011 lAcessos: 127
    Xavier de Sousa

    Daniel 8:14 - O maior erro do Adventismo Jesus no Santíssimo do Tabernáculo Daniel 8:14 - O maior erro do Adventismo

    Por: Xavier de Sousal Religião & Esoterismo> Evangelhol 10/09/2010 lAcessos: 502 lComentário: 2

    Neste artigo apresentaremos uma abordagem teórica acerca da Transposição Didática por meio de uma análise ecológica de livros didáticos de Matemática da 1ª série do Ensino Médio, através do qual estudamos a evolução dos conceitos de Coeficiente Angular e Taxa de Variação. Neste trabalho realizamos estudo documental tomando por bases pesquisas e livros de História da Matemática. Adotamos uma metodologia que tem por objetivo a construção de um modelo didatico para facilitar tal abordagem.

    Por: Luiz Marcio SANTOS FARIASl Educação> Ensino Superiorl 12/02/2011 lAcessos: 912
    Heriberto Wagner Amanajas Pena

    Este artigo tem como principal objetivo analisar as oscilações da taxa de câmbio no período entre 1992 a 2003, relacionando-o com o comportamento das exportações, importações e da balança comercial. Desta maneira teve-se a preocupação de investigar tais oscilações e relacioná-las com a teoria econômica, para se saber se a teoria condiz com a realidade. Como tal estudou-se detalhadamente, aspectos teóricos que envolvem e relacionam o comportamento e o ajustamento da taxa de câmbio e da balança co

    Por: Heriberto Wagner Amanajas Penal Finanças> Investimentosl 30/09/2009 lAcessos: 2,922

    Ao meio-dia, como Cinderela à meia-noite, as repetições mudam de aspecto no "jornal da CBN".

    Por: Osorio de Vasconcellosl Literatura> Crônicasl 05/09/2014

    Search Engine Optimization ou SEO Básico? Para iniciantes tentando obter o site de forma otimizada e listado no Google ou outros motores de buscas precisa entender como trabalhar mesmo que seja um SEO básico.

    Por: ClaudioRjl Internet> Marketing na Internetl 03/01/2014
    FELLIPE KNOPP

    Uma leitura lacônica sobre as formações estruturais, sistema simbólico e redes de significação a partir de práticas culturais.

    Por: FELLIPE KNOPPl Educação> Ensino Superiorl 08/05/2010 lAcessos: 668 lComentário: 2
    antonio domingos araujo cunha

    Na tentativa de demonstrar o perfil do envolvimento social nas formas de participação pelo entendimento básico de celebridades globais na história da construção do pensamento social, buscou-se entender as doutrinas de Durkheim, Karl Marx e Max Weber, como vigas mestras desta construção, perfazendo igualmente uma incursão nos discursos de autores nacionais e internacionais contemporâneos para melhor abraçar o entendimento da participação social, via movimentos sociais em suas modalidades, espec

    Por: antonio domingos araujo cunhal Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 06/08/2009 lAcessos: 4,257

    Quando os primeiros agrupamentos humanos passaram de meros bandos a tribos, a civilização, como a conhecemos, começou. Em bandos, prevalece a vontade do mais forte, em detrimento de tudo o mais, até mesmo da sobrevivência do próprio bando. Nas tribos, embora os mais fortes e capazes continuem a ter privilégios, há consciência da importância da coletividade para a continuidade da existência de todos - algum tipo de lei se impõe.

    Por: Central Pressl Notícias & Sociedadel 11/09/2014

    Trata-se de considerações acerca da reeleição política no Brasil, responsável pelo cabide de emprego político e por outras mazelas.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 06/09/2014

    Considerações gerais acerca das propagandas das candidaturas políticas nos meios de comunicação.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 01/09/2014

    Considerações gerais acerca da candidatura à eleição e reeleição de políticos oportunistas, descumpridores de mandatos.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 28/08/2014

    Considerações acerca da eleição para o governo de Santa Catarina, alertando o eleitor a não eleger políticos de duvidosa seriedade.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 26/08/2014

    A Humanidade é conduzida por várias cabeças na educação, na religião, na política, na filosofia, na ciência, no esporte, na arte; pois o mundo é uma Escola onde todos estão aprendendo as Leis Morais e Universais.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Notícias & Sociedadel 19/08/2014

    Campanha para mais mulheres na política, desenvolvida pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 11/08/2014

    Comentários críticos acerca da CPI do Senado Federal, que apura irregularidade na Petrobras.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 05/08/2014

    Instalação e Ajustes do Motor de Popa Yamaha VMAX SHO 150HP em Bass Boat do fabricante Quest Modelo 268.

    Por: Marcio Sepulvedal Press Releasel 20/06/2014 lAcessos: 17

    Feipesca 2014 recebe 34 mil pessoas e tem recorde de público, maior feira internacional de pesca esportiva da América Latina movimentou R$ 23,5 milhões em negócios no Expo Center Norte, de 20 a 23 de março. A Maresias Estaleiro de Barcos de Alumínio Personalizados foi um dos destaques da Feira com os seus Barcos sob medida para a cada estilo de pesca.

    Por: Marcio Sepulvedal Press Releasel 29/03/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast