Licenciamento ambiental

Publicado em: 06/09/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 51 |

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

 

A Constituição da República Federativa do Brasil, em seu artigo 225, determina o Meio Ambiente como patrimônio público que deve ser assegurado e protegido para uso da coletividade.

O guardião desse patrimônio é o Poder Público, que tem a obrigação de cuidar desse bem de uso comum do povo.


Assim, por ser público, inexiste direito subjetivo à sua utilização, salvo permissão do Poder Público, que deverá respeitar uma série de exigências legais para permitir que um bem público seja explorado por um particular.

O licenciamento ambiental é uma ação típica e indelegável do Poder Executivo, sendo um importante instrumento de gestão ambiental, uma vez que, por meio dele, a Administração Pública exerce o controle das ações humanas que interferem no Meio Ambiente, compatibilizando o desenvolvimento econômico com a preservação ecológica.

É diferente dos licenciamentos tradicionais, pois possui um caráter complexo, formado por várias etapas, nas quais intervêm vários agentes públicos. Essas várias etapas compõem o procedimento administrativo, o qual visa a concessão de licença ambiental.

Segundo o Ilustre doutrinador Édis Milaré, o licenciamento ambiental prevê, no mínimo, 5 fases: "a primeira corresponde ao requerimento da licença e seu anúncio público; a segunda, se houver necessidade da elaboração do EIA/RIMA, se identifica pelo recebimento do EIA/RIMA, se não houver necessidade, por estudo similar, e solicitação de audiência pública; a terceira fase é a realização ou dispensa da audiência pública; a quarta fase é a elaboração do parecer conclusivo sobre o estudo que lhe foi submetido a deliberação; aprovado o estudo, surge a quinta fase, que é o licenciamento ambiental propriamente dito. Esta fase é a de emissão de licenças (prévia, de instalação e de operação)".

Trata-se de um instrumento de caráter preventivo de tutela do Meio Ambiente. Não é um ato administrativo simples, mas um encadeamento de atos administrativos, o que lhe atribui a condição de procedimento administrativo.

Importante frisar que, eventualmente, se obra causar significativa degradação ambiental, será necessária a elaboração do EIA/RIMA pelo empreendedor e posteriormente, submetido à apreciação do órgão público licenciador e com base neste estudo irá julgar se concede ou não a licença ambiental.

 

...Continue lendo em

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

www.buenoecostanze.adv.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/noticias-e-sociedade-artigos/licenciamento-ambiental-5194418.html

    Palavras-chave do artigo:

    licenciamento

    ,

    ambiental

    Comentar sobre o artigo

    DIREITO AMBIENTAL: Uma crítica ao procedimento de licenciamento ambiental .

    Por: Maria Isabell Direito> Jurisprudêncial 04/07/2008 lAcessos: 5,629

    O presente trabalho trabalha com instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, notadamente a Educação e o Licenciamento Ambiental. Esta pesquisa partiu de um levantamento de dados realizado na Escola X no município de Sobral com os alunos do ensino Médio, e teve como objetivo geral esclarecer aos mesmos alunos sobre o que é Licenciamento Ambiental, e como este deve ser discutido com a sociedade, a fim de que elas possam fazer uso da lei que o ampara. Como objetivos específicos visa mostra

    Por: juniorparentel Direito> Legislaçãol 01/07/2014
    Robson Zanetti

    Constituem serviços ambientais dos ecossistemas, os benefícios por eles gerados e que são aproveitados pela sociedade, classificados em Serviços de suprimento: de necessidades como comida, água, madeira e fibras; Serviços regulatórios: que afetam clima, enchentes, doenças, resíduos e qualidade da água; Serviços culturais: recreação, estética e espirituais; Serviços de suporte: conservação da biodiversidade, formação de solo, fotosíntese e ciclagem de nutrientes.

    Por: Robson Zanettil Direitol 10/05/2010 lAcessos: 105
    Meio News RJ

    Abaixo, Perguntas com as Respostas mais freqüentes enviadas ao site do INEA Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro RJ.

    Por: Meio News RJl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 11/04/2012 lAcessos: 106

    O meio ambiente bem comum de uso do povo. O tema abordado neste trabalho tem como finalidade o seguinte questionamento: há instrumentos legais e administrativos para proteger e conservar o meio ambiente? O objetivo geral: confrontar aspectos positivos e negativos sobre a preservação e conservação ambiental, uma vez que há legislações e doutrinas, que disciplinam o tema, mas não conseguem atingir essa meta legal na sua totalidade.

    Por: joão batistal Direito> Legislaçãol 15/05/2012 lAcessos: 319
    Cosme de Jesus Souza

    Este trabalho monográfico tem por finalidade verificar e mostrar com deve ser vista e aplicada a Gestão Ambiental dentro e fora das empresas. Reconhecer que o meio ambiente vem sofrendo uma série de prejuízos ao longo dos séculos, causados pela intervenção humana, pois o homem na ânsia de progredir, cada vez mais tem se apropriado dos recursos naturais de forma inadequada. Observar que as medidas de proteção ambiental não foram criadas para impedir o desenvolvimento econômico. Enfatizar que uma

    Por: Cosme de Jesus Souzal Educação> Ensino Superiorl 10/01/2011 lAcessos: 4,519

    A definição de quais são os princípios atinentes ao direito ambiental na Constituição Federal de 1988 sofre variações conforme interpretações de diferentes doutrinadores. Com uma definição mais sintética, Fiorillo (2012) considera que os princípios do direito ambiental previstos na Constituição Federal de 1988 são o do desenvolvimento sustentável, do poluidor-pagador (PPP), da prevenção, da participação e da ubiquidade.

    Por: João Marcelo Schonarthl Direito> Doutrinal 15/10/2013 lAcessos: 38

    Este trabalho evidencia que a obtenção de um selo de qualidade na gestão ambiental dos postos revendedores de combustíveis constitui-se de um diferencial competitivo capaz de melhorar a imagem da organização perante o meio social em que esta instalada e atrair os mais exigentes consumidores, traduzindo-se em aumento do nível de vendas e consequentemente da lucratividade da empresa através do maior giro dos estoques.

    Por: Adilson Kochl Negóciosl 06/12/2008 lAcessos: 1,102 lComentário: 5
    Cosme de Jesus Souza

    Este artigo tem por finalidade verificar e mostrar o crescimento econômico e mantém a diversidade e a responsabilidade no meio ambiente. Apresentar as possíveis ferramentas que podem ser utilizadas pelas organizações, para que se tornem empresas ecologicamente corretas. Aborda também a respeito da definição e do uso da Norma 14001. que contém todos os requisitos que as empresas devem possuir para ganharem o selo padrão de qualidade da Gestão Ambiental de acordo com a ISSO.

    Por: Cosme de Jesus Souzal Educação> Ensino Superiorl 05/01/2012 lAcessos: 458

    Quando os primeiros agrupamentos humanos passaram de meros bandos a tribos, a civilização, como a conhecemos, começou. Em bandos, prevalece a vontade do mais forte, em detrimento de tudo o mais, até mesmo da sobrevivência do próprio bando. Nas tribos, embora os mais fortes e capazes continuem a ter privilégios, há consciência da importância da coletividade para a continuidade da existência de todos - algum tipo de lei se impõe.

    Por: Central Pressl Notícias & Sociedadel 11/09/2014

    Trata-se de considerações acerca da reeleição política no Brasil, responsável pelo cabide de emprego político e por outras mazelas.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 06/09/2014

    Considerações gerais acerca das propagandas das candidaturas políticas nos meios de comunicação.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 01/09/2014

    Considerações gerais acerca da candidatura à eleição e reeleição de políticos oportunistas, descumpridores de mandatos.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 28/08/2014

    Considerações acerca da eleição para o governo de Santa Catarina, alertando o eleitor a não eleger políticos de duvidosa seriedade.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 26/08/2014

    A Humanidade é conduzida por várias cabeças na educação, na religião, na política, na filosofia, na ciência, no esporte, na arte; pois o mundo é uma Escola onde todos estão aprendendo as Leis Morais e Universais.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Notícias & Sociedadel 19/08/2014

    Campanha para mais mulheres na política, desenvolvida pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 11/08/2014

    Comentários críticos acerca da CPI do Senado Federal, que apura irregularidade na Petrobras.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 05/08/2014

    A quebra de caixa é uma verba ou adicional, com a finalidade única de cobrir os riscos assumidos pelo trabalhador, que manipula constantemente com valores pecuniários, ou seja dinheiro.

    Por: costanzel Direitol 28/09/2011 lAcessos: 918

    Muitas pessoas acreditam que só ocorre Bullying no ambiente escolar entre alunos. Salienta-se que o comportamento de quem pratica Bullying é tão destrutivo a auto-estima do ser humano estando presente não só entre as crianças mas sim, principalmente entre homens e mulheres em seu ambiente de labor. O Bullying no local de

    Por: costanzel Direitol 16/09/2011 lAcessos: 365

    Cumpre esclarecer que é um ato comum de funcionários maltratar ou agredir animais em seu estabelecimento onde é comum inúmeras reclamações junto aos órgão de defesa do consumidor (PROCON).

    Por: costanzel Direitol 16/09/2011 lAcessos: 155

    Desde 1999 existe um projeto de lei, que está parado na Câmara dos Deputados, que considera algumas atitudes praticadas por usuários da Rede Mundial de Computadores, a Internet, como crimes que podem ser punidos com prisão de um mês até seis anos.

    Por: costanzel Internetl 15/09/2011 lAcessos: 125

    De acordo com as regras da nossa língua portuguesa, palavras terminadas em "nte" não tem variação de gênero: Atacante, Estudante, Gerente, PRESIDENTE... Porém, desde 1872 a palavra "Presidenta" existe na língua portuguesa e consta nos dicionários:

    Por: costanzel Direitol 15/09/2011 lAcessos: 97

    A preocupação com maus-tratos aos animais já era no seculo XV, o debate polêmico dos direitos dos mesmos introduzido pelo filósofo Ramon Bogéa, e dado continuidade no século XVII, pelo filósofo francês René Descartes e ainda por Aristóteles no século IV A.C., que debatia que os animais tinham alma.

    Por: costanzel Direitol 15/09/2011 lAcessos: 189

    É necessário saber que com fundamento em nossa Constituição Federal, todos tem direito a exercer uma profissão, onde é assegurado a todos acima de toda e qualquer discriminação o deficiente.

    Por: costanzel Direito> Legislaçãol 14/09/2011 lAcessos: 137

    Considera-se empregado doméstico aquele maior de 18 (dezoito) anos que presta serviços de natureza contínua (ininterrupta), onde sua atividade não gere lucro a pessoa ou à família contratante (Art. 1º da Lei 5.859 de 11/12/1972). Assim, o traço diferenciador do emprego doméstico é o caráter não-econômico da atividade exercida no âmbito residencial do empregador.

    Por: costanzel Direitol 14/09/2011 lAcessos: 360
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast