Mudanças Do Meio Ambiente!

Publicado em: 06/05/2009 | Acessos: 11,184 |

MUDANÇAS DO MEIO AMBIENTE!

 

Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo

 

         Existe uma nova realidade, o clima está mudando e seus efeitos são mostrados nas mídias. As tragédias climáticas, provocadas pela nossa própria ignorância, geralmente sobre forma violenta, arrastando moradias, economias e ceifando vidas é fruto das atitudes do Homem sobre o Planeta.

         O Brasil já começa a sofrer com os impactos da natureza, como secas, alagamentos, ventos fortes e até mini-ciclones em boa parte da costa litorânea brasileira. Vários tremores de terra já começam a ser notados em vários locais do país. Mas afinal o que está acontecendo com o clima?

         Nós abusamos da natureza durante séculos, principalmente nas últimas duas décadas, em que boa parte da flora e fauna terrestre simplesmente sumirem em prol do progresso tecnológico, nós ainda poluímos nossa terra com lixo residencial, industrial e outros, o resultado disto tudo não poderia ser pior para a Humanidade. Hoje temos chuvas ácidas, lagos, rios e praias contaminadas e impróprias para banho, secas, oscilações bruscas de temperatura, baixa umidade do ar, em outras as águas ou os ventos podem nos surpreender.

          Investir em tecnologias limpas, renováveis e inteligentes. Boulder, no Colorado, EUA e Singapura na Ásia, são alguns exemplos a serem seguidos. A energia limpa poderá trazer uma revolução energética com efeitos transformadores, como foi à internet para a comunicação global.

          A responsabilidade da sobrevivência do Homem no Planeta Terra é de cada um de nós. Vou comprar produtos, qual a empresa que agrega mais valor à sustentabilidade? Automaticamente devo pensar, esta empresa respeita a vida?

          Para tomar consciência da defesa da natureza são necessárias à participação coletiva sejam em gestos simples como plantar árvores ou respeitar o elemento mais caro do nosso planeta que é a água. Em vários países em que este bem é escasso os utensílios de cozinha são lavados com areia.

          Hábitos alimentares necessitam de mudanças ou estaremos contribuindo para que os povos deste Planeta passem por distúrbios climáticos sem precedentes.

          Em cada quilograma de carne bovina que comemos são necessários 5.000 litros de água, isto é um absurdo. As mudanças de hábitos de consumo devem ser gradativas. Verificar onde sua cidade está destinando o lixo gerado (75% do lixo no Brasil são destinados em lixões sem proteção nenhuma). Poucas são as cidades que encaminham os resíduos a um destino correto que é um Aterro Sanitário Industrial, onde não há riscos de contaminação de lençóis d’água, também chamados de freáticos (rios subterrâneos). O combate a queimadas nas áreas rurais que destroem os nutrientes do solo, também é importante.

       Lembrar que para salvar a vida desta e futuras gerações é preciso mudar conceitos, reciclar idéias, respeitar elementos como terra, água, ar e a natureza.

       Estudos sobre o solo: ocupações, densidades, resistência, clima, população, exploração comercial e outros; são de caráter de urgência ou veremos novas cenas desta novela repetindo pelos quatro cantos do mundo, como as enchentes nos Estados do Nordeste, o drama de Santa Catarina, a seca do Rio Grande do Sul, os ventos e tornados no Sudeste, o que estamos esperando?

        Prefeitos, técnicos e administradores públicos, estudos existentes precisam ser melhorados e conhecimentos dos espaços ocupados pelas cidades necessitam contemplar ações preventivas frente aos efeitos climáticos. Urgência é o termo mais adequado à realidade dos efeitos sobre as cidades.

 [email protected]

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/noticias-e-sociedade-artigos/mudancas-do-meio-ambiente-903989.html

    Palavras-chave do artigo:

    mudancas climaticas

    ,

    meio ambiente

    Comentar sobre o artigo

    Marcelo dos Santos Rodrigues

    Tenho acompanhado a alguns anos, as mudanças e transformações pelos quais o mundo e a sociedade, vem passando, assistimos pelos meios de comunicação (internet, tv, rádio, jornais, revistas etc) os desastres naturais sem tamanho, que vem ocorrendo no mundo e achamos que nada temos ou podemos fazer. Alguém disse certa vez, que o homem é fruto do meio, se isso é verdade, precisamos pensar como temos educado nossos filhos e alunos de escolas, o que temos demonstrado com nossos atos e atitudes, de qu

    Por: Marcelo dos Santos Rodriguesl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 25/03/2011 lAcessos: 72
    rossana oliveira graffigna

    Acredita-se que foi a partir da Revolução Industrial que as mudanças climáticas tiveram seu aceleramento. Segundo dados científicos da Convenção-Quadro das Nações Unida sobre Mudanças Climáticas - da qual fazem parte mais de três mil cientistas - foi a partir daí que a emissão de gases poluentes na atmosfera tiveram um considerável aumento, causando significativas alterações climáticas. O presente artigo trata sobre as discussões mais relevantes em nível internacional sobre as mudanças do clima.

    Por: rossana oliveira graffignal Direito> Doutrinal 26/02/2010 lAcessos: 1,749
    rossana oliveira graffigna

    As mudanças climáticas e o aquecimento global provocarão um êxodo de milhões de "refugiados do clima". A previsão é assustadora, porém, ainda há tempo para reverter esse quadro alarmante. O bem comum é dever do Estado que possui a função de promover ações que visem à redução na emissão dos gases de efeito estufa.

    Por: rossana oliveira graffignal Direito> Doutrinal 26/05/2010 lAcessos: 350
    Sonaly Beatriz Frazão Silva

    O artigo é uma reflexão que mira conjeturar e indicar um dos caminhos possíveis e a importância de duas áreas inter-relacionadas (meio ambiente e trânsito), que flagelam na carência de cidadania, produção científica, políticas públicas mais direcionadas e comportamentos / atitudes eficazes para reversão das respectivas problemáticas.

    Por: Sonaly Beatriz Frazão Silval Educaçãol 31/01/2010 lAcessos: 2,548 lComentário: 4
    Sergio Sebold

    O presente trabalho faz uma retrospectiva dos grandes encontros internacionais sobre a problemática do meio ambiente; estabelece algumas reflexões sobre o compromisso ético das nações na busca de uma solução que possa conseguir um desenvolvimento sustentável de longo prazo; e conclui com abandono da atual lógica de poder através da competitividade, pela lógica da solidariedade como o único parâmetro de sobrevivência.

    Por: Sergio Seboldl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 21/05/2011 lAcessos: 765
    Welinton dos Santos

    São inúmeros os avisos de alerta do meio ambiente, mas nada ficou tão claro para o povo brasileiro como o final de 2008 e início de 2009, do qual, muitas cidades entraram em estado de calamidade pública, em razão de efeitos do clima.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 18/01/2009 lAcessos: 1,072
    Vininha F. Carvalho

    Nos últimos anos, o país passou por um intenso processo de regulamentação e de institucionalização para o controle das atividades degradadoras.

    Por: Vininha F. Carvalhol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 02/06/2009 lAcessos: 508 lComentário: 1

    A esperada virada na política climática dos EUA começa, enfim, a tomar uma forma. Se com a crise econômica foram colocadas em xeque as promessas do presidente Barack Obama, agora podemos dizer que o governo americano está se adaptando à nova realidade global.

    Por: Clube do Petróleol Notícias & Sociedadel 24/07/2009 lAcessos: 836 lComentário: 1

    "A pobreza energética devido a uma política equivocada, baseada em uma ciência deficiente, é uma das maiores ameaças para esta geração. Não o dióxido de carbono.", afirma Jane Orient.

    Por: Marianal Press Releasel 06/09/2012

    Considerações críticas acerca do comportamento de partidários do PT na CPI da Petrobras.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 10/04/2015

    Artigo sobre o fator humano na aviação, escrito pelo coordenador e professor da Academia de Ciências Aeronáuticas Positivo (ACAP) do Centro Tecnológico Positivo e Oficial-Aviador aposentado da Força Aérea Brasileira, Fábio Augusto Jacob.

    Por: Central Pressl Notícias & Sociedadel 10/04/2015

    Considerações acerca da aprovação pela Câmara Federal de proposta que aumenta a pena pelo uso de explosivo no furto qualificado.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 06/04/2015

    Considerações acerca da redução da idade penal diante a escalada de crimes no Brasil

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 28/03/2015 lAcessos: 19
    Gustavo Rocha

    Um interessante artigo apontou as principais mudanças no Código de Processo Civil que afetam os departamentos jurídicos (obviamente os terceirizados também). Repasso com alguns comentários: Para as empresas, estas alterações demonstram a necessidade de uma gestão estratégica do contencioso, posto que, em tese, deverá haver maior previsibilidade no resultado da demanda. Neste cenário, em determinadas situações, poderá ser mais onerosa a manutenção de processos com chances remotas de êxito, cons

    Por: Gustavo Rochal Notícias & Sociedadel 25/03/2015 lAcessos: 17

    Considerações a respeito do momento político do país em que o povo nas ruas pede a saída da presidente da República.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 21/03/2015

    Considerações acerca das manifestações. de ruas de milhares de brasileiros inconformados com a corrupção política e governamental

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 16/03/2015 lAcessos: 14

    Considerações a respeito de artigo publicado pelo jornalista Juca Kfouri em defesa de Dilma Rousseff.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 13/03/2015
    Welinton dos Santos

    Com cortes orçamentário, o governo brasileiro sancionou no último dia de 2014, o novo salário mínimo nacional, abaixo do esperado e aprovado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO). Entre as restrições orçamentárias, por enquanto estão inclusos o SEGURO-DESEMPREGO, o abono salarial e pensão por morte.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Cotidianol 02/01/2015 lAcessos: 32
    Welinton dos Santos

    Valores do Salário Mínimo Nacional e Salário Mínimo Paulista. Apesar de aprovada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), no dia 22 de dezembro de 2014, a votação no plenário ficou para o próximo ano. Portanto, ainda pode sofrer alterações.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Cotidianol 27/12/2014 lAcessos: 357
    Welinton dos Santos

    O Novo salário Mínimo Paulista de 2013 foi sancionado pelo Governador Geraldo Alckmin no dia 14/01/2013.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedadel 15/01/2013 lAcessos: 66
    Welinton dos Santos

    O encontro RIO + 20, onde nos primeiros dias estavam 94 Chefes de Estado, mostra de forma clara que existe a consciência dos problemas ambientais no mundo, mesmo que documentos e discussões a princípio pareçam não atingir os seus objetivos, na prática impulsionam movimentos pelo planeta, provocam atores sociais com outros olhares, além de auxiliar em ações conjuntas futuras corretivas e preventivas.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 26/06/2012 lAcessos: 333
    Welinton dos Santos

    Brincar é coisa séria, realmente, essencial para a saúde física, intelectual e emocional do ser humano.

    Por: Welinton dos Santosl Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/06/2012 lAcessos: 137
    Welinton dos Santos

    Esta transformação faz com que haja mudanças nos contextos das cidades e na visão crítica de seus moradores.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 06/06/2012 lAcessos: 74
    Welinton dos Santos

    O turismo educacional precisa ser explorado e mostrar a ciência em nossa vida é extremamente importante para o crescimento intelectual, além de contribuir para ampliação da visão crítica da sociedade.

    Por: Welinton dos Santosl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 06/06/2012 lAcessos: 44
    Welinton dos Santos

    Com mercado interno aquecido, aumento do poder real de compra dos brasileiros, programas de melhoria de renda e apoio as famílias com alta vulnerabilidade econômica, tirando da miséria milhões de brasileiros e o aporte de mais de 31 milhões brasileiros na última década que passaram para a classe média, o país festeja os 19 novos milionários por dia desde 2.007 com projeções para continuar até 2.014, de acordo com reportagem publicada pela Forbes, atualmente o país tem 137 mil milionários e 30 bi

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Polítical 06/06/2012 lAcessos: 57
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast