O Papel Do Assistente Social Em Organizações Empresariais E Do Terceiro Setor

Publicado em: 14/07/2009 | Acessos: 21,619 |

No início da atuação do Assistente Social nas organizações empresariais, esse profissional representava o relacionamento, atitudes e comportamentos expressos pela sociedade entre as suas diversas segmentações. Assim, a ação do Assistente Social se confundia com a ação das senhoras participantes das organizações filantrópicas, que pressupunham o ser humano carente, como sujeito à sua ação corretiva, caritativa.

Hoje é sabido que o Assistente Social atua nas organizações como assessor dos gestores auxiliando-os na identificação das tais condicionantes e gerando soluções para que as interações sejam finalizadas em sinergia. Ele não é um profissional eminentemente operacional. Este é um dos mitos que precisam ser reposicionados. O Assistente Social é um estrategista social.

No âmbito do desenvolvimento sustentável e o da sustentabilidade corporativa, o Assistente Social subsidia a organização na formulação de políticas de gestão das pessoas, demonstrando o impacto nos resultados de produtividade, lucratividade, qualidade e imagem corporativa, decorrentes da qualidade dos seres humanos nessa organização humana-empresa.

O Assistente Social monitora as interações e o clima decorrentes dessas interações e subsidia as decisões estratégicas da empresa, proativa e preventivamente.

Já quanto ao desenvolvimento econômico, as ações são mensuráveis, com indicadores de conhecimento e acesso fácil pelos gestores, demonstrando impacto no negócio. Dentre eles podemos citar o absenteísmo, “presenteísmo” ou falta de engajamento, doenças organizacionais, sinistralidade decorrente dessas doenças e acidentes, rotatividade de pessoal, conflitos de relacionamento na hierarquia em linha vertical e horizontal, entre muitos dos fatores sociais, aos quais denominamos de Riscos Sociais.

A importância do Assistente Social é percebida quando além de identificar condicionantes internas e externas à empresa, geradoras de situações sociais de risco, estende essa informação aos seus pares, os gestores das áreas clientes internas e aos demais processos de gestão de pessoas (Atração, Retenção, Engajamento e Transição), para análise e ação integradas apoiadas na transdisciplinaridade.

Temos espaço para atuação do Assistente Social em organizações empresariais públicas, privadas e no Terceiro Setor, porque em todas elas temos seres humanos interagindo e gerando como produto, o social.

Atualmente as organizações têm suas práticas pautadas em normas e pactos globais que situam o econômico, o social e o ambiental em um mesmo patamar de importância. Por isto, o Assistente Social precisa atualizar-se e ter sua prática interagindo com essas outras áreas formadoras do “triple bottom line”.

A contribuição do Serviço Social e do Assistente Social para o desenvolvimento sustentável e sustentabilidade corporativa está no enraizamento de valores e cultura de autopreservação do ser humano, de todos os seres vivos e da transcendência de organizações humanas saudáveis.

Há aproximadamente duas décadas vimos o despertar das organizações para a cidadania empresarial, responsabilidade social empresarial/ corporativa e lá estava o Assistente Social; um dos profissionais precursores da disseminação de atitudes e comportamentos socialmente responsáveis quer para o público interno, quer para o público externo e outros públicos de interesse das organizações.

São alvos da ação profissional do Assistente Social, tanto a ONG, que precisa de profissionalização na sua gestão, quanto o Voluntariado que recebe a assessoria na formulação de projetos de desenvolvimento social,como também o público-alvo desses projetos, a sociedade em geral e em particular, aquelas segmentações que demandam ações inclusivas,efetivas.

 

 

Jorgete Leite Lemos é consultora do IDORT/SP especializada em Consultora Organizacional

 

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 12 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/noticias-e-sociedade-artigos/o-papel-do-assistente-social-em-organizacoes-empresariais-e-do-terceiro-setor-1037613.html

    Palavras-chave do artigo:

    assistente social

    ,

    ong

    Comentar sobre o artigo

    O presente texto tem como objetivo promover uma discussão a respeito do Terceiro Setor, conceitos, características e desafios da ação profissional neste espaço socio-ocupacional. Trata-se de um tema atual considerando o processo de configuração desse setor no cenário nacional, necessitando assim, de uma compreensão mais aprofundada do papel que as organizações do terceiro setor ocupam no contexto capitalista atual.

    Por: cynthia mayaral Notícias & Sociedade> Cotidianol 10/12/2012 lAcessos: 132
    Roger S Souza

    É a profissão que lida com o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo à sociedade. O assistente social trabalha com questões que levam à exclusão social, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

    Por: Roger S Souzal Educação> Educação Onlinel 05/07/2013 lAcessos: 58

    O tema abordado no artigo foi resultado de pesquisas realizadas na tentativa de compreender a importância do pedagogo social nas ONGs. Ao finalizar a pesquisa percebemos a importância deste profissional nas organizações não governamental, pois, ele é um interventor na elaboração de projetos sociais e voluntários, como: educação, cultura, esporte, lazer e outros, buscando mecanismos metodológicos para que a ONG alcance os objetivos propostos perante a sociedade. Com isso, o pedagogo social é um a

    Por: Márcio Josél Educação> Ensino Superiorl 01/06/2012 lAcessos: 1,757

    UMA ESCOLA DE INCLUSÃO SOCIAL A ECI, proposta pelo Projeto Educando Para a Paz, é uma Escola de Inclusão Social, pois visa única e exclusivamente, o atendimento da população carente que vive na periferia e são de baixa renda, e estão em área de risco. A ECI não tem fins lucrativos fins lucrativos, não visa comecialidade, mas sim beneficência em seus objetivos sociais, para o desenvolvimento econômico, social e humano. Com quatro máquinas, é possíve

    Por: Presbitero Jc Pereiral Educação> Educação Infantill 09/12/2011 lAcessos: 117

    O câncer infantil é a segunda causa de morte de crianças e adolescentes no Brasil. Porém contrário do que muitos pensam, o câncer infantil pode ter cura. Por isso, o trabalho da ABRACC é tão relevante. Toda via, mais do que alimentação,suplementos nutricionais, medicamentos ambulatoriais, leites especiais, roupas, brinquedos e orientações jurídicas e informações sobre o tratamento da doença e apoio emocional

    Por: Alex Oliveiral Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 23/06/2011 lAcessos: 93

    Este artigo convida o leitor a uma reflexão, a respeito da desmedicalização de pacientes psicóticos em tratamento psiquiátrico em uma ONG (Organização Não Governamental) na cidade de Belo Horizonte. Questiona acerca do que se deve levar mais em conta em uma discussão de casos clínicos: o diagnóstico diferencial ou a gradual desmedicalização dos pacientes, sendo auxiliada ou até mesmo substituída pela psicoterapia. Baseado em textos científicos e respaldado pelas Teorias Psicanalítica e Existenci

    Por: Giane Cunhal Psicologia&Auto-Ajudal 19/11/2008 lAcessos: 2,272
    Camila Faria Rezende

    A chegada da terceira idade traz consigo muitas queixas de desânimo, dores e depressões. Neste artigo, pesquisou-se, sobre como os trabalhos artísticos modificam os comportamentos dos idosos, que benefícios trouxeram a eles, e o que os levaram a querer aprender mais.

    Por: Camila Faria Rezendel Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 09/09/2011 lAcessos: 1,049

    A demanda mundial de madeira e subprodutos florestais é crescente, da mesma forma que aumenta a pressão da opinião pública e dos órgãos financeiros mundiais contra a destruição dos últimos remanescentes de ecossistemas naturais do planeta. A previsão para as próximas décadas é de plena escassez de madeira de lei e a proibição definitiva da comercialização de derivados florestais oriundos de desmatamentos de bosques nativos. O mercado futuro aponta para a valorização de produtos florestais certif

    Por: Valdo Françal Tecnologia> Tecnologiasl 23/03/2009 lAcessos: 663
    Meio News RJ

    Organização prepara os últimos detalhes do espaço que a partir desta sexta-feira (23) recebe o maior evento de música e entretenimento do mundo Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2011 – A Cidade do Rock está em fase de finalização para a abertura de seus portões ao público que esgotou os 700 mil ingressos do maior evento de música e entretenimento do mundo...

    Por: Meio News RJl Notícias & Sociedade> Cotidianol 21/09/2011 lAcessos: 106

    Quando os primeiros agrupamentos humanos passaram de meros bandos a tribos, a civilização, como a conhecemos, começou. Em bandos, prevalece a vontade do mais forte, em detrimento de tudo o mais, até mesmo da sobrevivência do próprio bando. Nas tribos, embora os mais fortes e capazes continuem a ter privilégios, há consciência da importância da coletividade para a continuidade da existência de todos - algum tipo de lei se impõe.

    Por: Central Pressl Notícias & Sociedadel 11/09/2014

    Trata-se de considerações acerca da reeleição política no Brasil, responsável pelo cabide de emprego político e por outras mazelas.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 06/09/2014

    Considerações gerais acerca das propagandas das candidaturas políticas nos meios de comunicação.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 01/09/2014

    Considerações gerais acerca da candidatura à eleição e reeleição de políticos oportunistas, descumpridores de mandatos.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 28/08/2014

    Considerações acerca da eleição para o governo de Santa Catarina, alertando o eleitor a não eleger políticos de duvidosa seriedade.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 26/08/2014

    A Humanidade é conduzida por várias cabeças na educação, na religião, na política, na filosofia, na ciência, no esporte, na arte; pois o mundo é uma Escola onde todos estão aprendendo as Leis Morais e Universais.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Notícias & Sociedadel 19/08/2014

    Campanha para mais mulheres na política, desenvolvida pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 11/08/2014

    Comentários críticos acerca da CPI do Senado Federal, que apura irregularidade na Petrobras.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 05/08/2014

    Consultor do instituto, Laércio M. Garrido, irá ministrar o conteúdo de liderança no primeiro encontro desse ano

    Por: Polyanna Rochal Carreira> Gestão de Carreiral 11/03/2010 lAcessos: 73

    Uma homenagem a todas as mulheres do Brasil Mulher brasileira, africana, americana, européia, mulher branca, amarela, negra, baixa, gorda, mulher menina, madura, mulher de todas as idades, raças, credos e nacionalidades, neste dia 08 de março, como forma de destacar seu papel na sociedade e reforçar a sua luta pela igualdade, o mundo inteiro ergue seus braços para celebrar o seu dia, Dia Internacional da Mulher.

    Por: Polyanna Rochal Notícias & Sociedade> Cotidianol 10/03/2010 lAcessos: 108

    A profissional Simone Gaion Novelli veio a São Paulo para falar sobre sua colaboração no projeto de saúde bucal do IDORT/SP

    Por: Polyanna Rochal Notícias & Sociedadel 03/03/2010 lAcessos: 156

    Grupo Padrão contrata duas profissionais para sua equipe

    Por: Polyanna Rochal Marketing e Publicidadel 26/02/2010 lAcessos: 86

    “Comunicação interna e externa” e “Lidando com conflitos” serão alguns dos temas das apresentações ministradas por consultores do instituto para membros de ONGs

    Por: Polyanna Rochal Notícias & Sociedadel 24/02/2010 lAcessos: 115

    Conteúdo completo, fácil navegação e newsletter diária estão entre as novidades

    Por: Polyanna Rochal Marketing e Publicidadel 22/02/2010 lAcessos: 231

    Reflexos & Reflexões discute com riqueza de detalhes as principais inovações e tendências do varejo mundial

    Por: Polyanna Rochal Negóciosl 11/02/2010 lAcessos: 169

    GS&MD; – Gouvêa de Souza promove evento que fará um “balanço” sobre a NRF – National Retail Federation, maior evento mundial de varejo

    Por: Polyanna Rochal Negóciosl 01/02/2010 lAcessos: 226
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast