“O Que As Prefeituras Devem Fazer Nas Catástrofes Ambientais”

Publicado em: 15/01/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 154 |

“O QUE AS PREFEITURAS DEVEM FAZER NAS CATÁSTROFES AMBIENTAIS”

 

Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo

 

     Com os efeitos climáticos, são necessárias discussões sobre assuntos, como atendimentos de emergências, socorros, manipulação de recursos humanos e materiais, auxílio aos desabrigados, distribuição de donativos, centros de agrupamentos, controle de epidemias, gestão de obras, controle de vias, normas de segurança pública, dentre outros em situações de graves problemas ambientais que atinjam as populações.

     A coordenação de atividades é importantíssima em situações como esta, para salvar vidas e evitar maiores dores na comunidade em que ocorreram os fatos.

     Organizar o pessoal disponível para aperfeiçoar esforços e recursos; analisar os prognósticos meteorológicos das próximas horas; estados das vias de acesso ao socorro; determinar as responsabilidades de cada grupo; comunicar outras autoridades oficiais, inclusive defesa civil estadual e federal, ONGS de apoio, forças armadas, comunidades civis organizadas e equipes de especialistas do corpo de bombeiros; evacuação de áreas de risco; criar mecanismos de transporte de pessoas e instrumentos a serem utilizados; verificar a disponibilidade de helicópteros mais próximos para assistência nas áreas de maior risco; organizar logisticamente o transporte de suprimentos humanitários; integrar ações civis e militares em uma força conjunta de resgate; simular situações de evacuação com intuito de diminuir efeitos durante um desastre natural; informar a sociedade e os meios de comunicação de tal forma que não atrapalhe o andamento das atividades de socorro; para onde devem ser transferidos os feridos e mortos; assistência às famílias junto a cartórios, polícia e hospitais; dentre tantas outras providências e analisem que isto não é possível de ser feito com competência sem discussões preventivas sobre situações emergenciais, portanto compete a cada prefeitura ter uma equipe preparada para situações de risco para minimizar seus efeitos ou então estabelecer parcerias através de consórcios de cidades.

       Podem ser considerados desastres naturais situações como: seca, tremores de terra, terremotos, trombas d´água, tornados, maremotos, enchentes, ciclones, deslizamentos de terra, incêndios florestais e outros. 

      Em casos de ter que montar hospitais de campanha, dividir ou classificar da seguinte forma: cirurgia maior e menor; medicina geral; epidemiologia; atenção médica básica; assistência neurológica, outros como exemplo: queimados, etc.

      A elaboração de um programa de melhoramento de comunicação para a coordenação de gestão preventiva ou de resposta a situações emergenciais.

      Prioritário em situações emergenciais o restabelecimento da infra-estrutura básica como ligações de água, energia elétrica, telefone, gás e outros; limpar as áreas contaminadas com pessoal treinado; coordenar ajuda médica aos afetados; realizar trabalho conjunto e coordenado com outros órgãos; adequar ou construir albergues para alojar a população afetada; transição de socorro ao desenvolvimento em parceria com governo estadual e federal; dentre outros.

      Como analisamos é complexo o desenvolvimento de ações de socorro, para tal, é necessário o treinamento dos gestores públicos municipais para o atendimento mais adequado a população atingida. Que os políticos tomem ciência de suas responsabilidades de governar com maior responsabilidade pública. Espero que os avisos da natureza estabeleçam ações preventivas coordenadas pelos governos municipais.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/noticias-e-sociedade-artigos/o-que-as-prefeituras-devem-fazer-nas-catastrofes-ambientais-1730197.html

    Palavras-chave do artigo:

    o que as prefeituras devem fazer nas catastrofes ambientais

    Comentar sobre o artigo

    De acordo com a figura de monitoramento orbital de queimadas (INPE/CNPM-EMBRAPA) e da imagem coletada do satélite CBERS-2 fica claro, a ação antrópica de retirada da cobertura vegetal, principalmente na zona rural destacando-se áreas de assentamento e também a atividade agropecuária. A área total da cobertura vegetal descoberta atingiu 18.705,909847 ha. Torna-se necessário a implantação de um Viveiro Agroflorestal, com função principal para produção de mudas de espécies nativas.

    Por: BRITO SOBRINHO, J. C. C.l Ciênciasl 06/12/2010 lAcessos: 983 lComentário: 1

    De acordo com dados referentes à atual manejo de resíduos sólidos, o Município de Lima Campos coleta: ≈ 128 t/mês ou ≈ 1.536 t/ano, com uma produção diária de lixo de ≈ 4,26 t/dia. O objetivo principal do Projeto é preservar o ambiente da poluição, mudar os hábitos na disposição e acondicionamento do lixo a partir da fonte geradora e criar postos de trabalho para a mão-de-obra com baixa qualificação.

    Por: BRITO SOBRINHO, J. C. C.l Ciênciasl 06/12/2010 lAcessos: 2,204 lComentário: 1

    Considerações críticas acerca do reajuste do COPOM, contrariando a propaganda política da reeleição, que não iria comprometer o contribuinte com carga de impostos.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 27/01/2015

    Considerações acerca de declaração do deputado estadual gaúcho, Alexandre Postal, acerca do reajuste salarial do governador do RS.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 25/01/2015

    Considerações críticas acerca do governo brasileiro, que condenou a Indonésia pelo fuzilamento de brasileiro.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 20/01/2015

    Considerações críticas acerca do gesto do governador gaúcho que reajustou o seu próprio salário diante de situação financeira precária do RS.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 18/01/2015

    Considerações críticas acerca do comportamento não republicano de nossos políticos que se beneficiam da coisa pública.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 13/01/2015

    Trata-se de crítica à falta de segurança pública no país, onde o cidadão nacional e estrangeiro não tem proteção no seu direito de ir e vir.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 11/01/2015 lAcessos: 11

    Considerações críticas acerca do descumprimento de mandato político para exercer cargos nos governos.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 01/01/2015
    Leonardo Torres

    O presente artigo apresenta o atual conceito da sociedade em rede, assim como suas características, ambienta-se também, o capitalismo informacional e a apropriação capitalista pós-moderna, mostrando como ela está inserida no ambiente online. E ainda, faz-se sucintamente um histórico sobre o início do microcomputador pessoal e da cultura em rede, trazendo um resumo das últimas décadas, como a disseminação do microcomputador e a potencialidade dos mobiles. Isto posto, entra-se na conceituação e ob

    Por: Leonardo Torresl Notícias & Sociedadel 29/12/2014
    Welinton dos Santos

    Com cortes orçamentário, o governo brasileiro sancionou no último dia de 2014, o novo salário mínimo nacional, abaixo do esperado e aprovado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO). Entre as restrições orçamentárias, por enquanto estão inclusos o SEGURO-DESEMPREGO, o abono salarial e pensão por morte.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Cotidianol 02/01/2015 lAcessos: 19
    Welinton dos Santos

    Valores do Salário Mínimo Nacional e Salário Mínimo Paulista. Apesar de aprovada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), no dia 22 de dezembro de 2014, a votação no plenário ficou para o próximo ano. Portanto, ainda pode sofrer alterações.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Cotidianol 27/12/2014 lAcessos: 65
    Welinton dos Santos

    O Novo salário Mínimo Paulista de 2013 foi sancionado pelo Governador Geraldo Alckmin no dia 14/01/2013.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedadel 15/01/2013 lAcessos: 60
    Welinton dos Santos

    O encontro RIO + 20, onde nos primeiros dias estavam 94 Chefes de Estado, mostra de forma clara que existe a consciência dos problemas ambientais no mundo, mesmo que documentos e discussões a princípio pareçam não atingir os seus objetivos, na prática impulsionam movimentos pelo planeta, provocam atores sociais com outros olhares, além de auxiliar em ações conjuntas futuras corretivas e preventivas.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 26/06/2012 lAcessos: 323
    Welinton dos Santos

    Brincar é coisa séria, realmente, essencial para a saúde física, intelectual e emocional do ser humano.

    Por: Welinton dos Santosl Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/06/2012 lAcessos: 127
    Welinton dos Santos

    Esta transformação faz com que haja mudanças nos contextos das cidades e na visão crítica de seus moradores.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 06/06/2012 lAcessos: 72
    Welinton dos Santos

    O turismo educacional precisa ser explorado e mostrar a ciência em nossa vida é extremamente importante para o crescimento intelectual, além de contribuir para ampliação da visão crítica da sociedade.

    Por: Welinton dos Santosl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 06/06/2012 lAcessos: 44
    Welinton dos Santos

    Com mercado interno aquecido, aumento do poder real de compra dos brasileiros, programas de melhoria de renda e apoio as famílias com alta vulnerabilidade econômica, tirando da miséria milhões de brasileiros e o aporte de mais de 31 milhões brasileiros na última década que passaram para a classe média, o país festeja os 19 novos milionários por dia desde 2.007 com projeções para continuar até 2.014, de acordo com reportagem publicada pela Forbes, atualmente o país tem 137 mil milionários e 30 bi

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Polítical 06/06/2012 lAcessos: 55
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast