Quem Não Tem Competência Não Se Estabelece!.

Publicado em: 25/09/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 2,182 |

Quem não tem competência não se estabelece!... Esse ditado, nos dias atuais, continua tão verdadeiro quanto no dia em que foi inventado. Aliás, continuará sendo sempre atual, pois ser competente é ser capaz e desenvolver capacidades é um requisito básico a qualquer ser humano que se propõe a viver seus dias e exercer funções e atividades de maneira equilibrada e adequada.

Com ainda inevitáveis exceções, nossos pais tentaram nos proporcionar, da mesma forma como tentamos proporcionar a nossos filhos, boas escolas, o estudo de línguas, da informática e, ainda, uma formação artística ou esportiva. Tudo, sempre, com a finalidade de adquirirmos competências, a fim de nos tornarmos bons profissionais e, conseqüentemente, conseguirmos bons empregos. Sempre construindo meios para nos possibilitar ganhos consideráveis, proporcionando-nos maior conforto em busca do viver bem: boas casas, bons carros, boas roupas, diversões, passeios, boa comida, enfim, tudo aquilo que tornando a nossa vida mais tranqüila e prazerosa, possa alimentar nossa segurança, numa sobrevivência plena.

Entretanto, diariamente, corremos os olhos pelas manchetes dos jornais, ou simplesmente ligamos uma TV ou um rádio e nos deparamos com a realidade do nosso mundo. Ao mesmo tempo em que nos defrontamos com situações agradáveis, com boas notícias, nos confrontamos, também, com muitas situações desagradáveis, inúmeras más notícias, em muito maior número. Recebemos, diariamente, esta carga negativa, associada às tantas dificuldades inerentes ao nosso cotidiano e as somamos às informações do meio familiar, social e cultural que recebemos desde a infância. Vamos percebendo por que o mundo que nos envolve está imerso em tamanha disputa pessoal pelo poder!


Aprendemos que para ser alguém devemos conquistar bens, posições sociais, títulos e tantas outras coisas. Uma busca cega e incerta passa a ser fator determinante em nossas posturas pessoais, gerando disputas desumanas onde a meta é conquistar a qualquer preço! Uma série de inadequações posturais acaba por alterar nossas estruturas tornando-nos irracionais; em muitos, acabam se transformando em maquiavélicos e doentes.

A Competência vai muito além de, simplesmente, sabermos o que é o ideal para se viver bem! Não basta saber que o correto é sermos menos impulsivos, termos autocontrole, bom senso ou solucionarmos melhor nossos conflitos, negociando desacordos, tendo maior capacidade de adotar a perspectiva do outro. Não basta observarmos e reconhecermos nossas aptidões emocionais ou comportamentais. Antes, é necessário exercê-las! Colocar em prática nossas aptidões, todo nosso potencial! As possíveis dificuldades para tal existem porque alguns transformam a competitividade racional em irracional, instintiva, animal! 

Para mim, a competência vem de berço, de uma boa educação, de bons pais presentes, de bons conselhos, e acima de tudo de um caráter indestrutível, digno e honesto. Fato esse que está longe de nossa realidade. Pois por comodismo os pais não acompanham mais seus filhos, horários de permanência em casa foram reduzidos ou até inexistentes. São inúmeras famílias omissas, despreparadas que geram filhos incompetentes, péssimos profissionais, e que constroem uma família desestruturada e povoam este mundo com mais e mais homens/animais. 

Triste quadro onde a ordem não existe, o caráter desapareceu, e o que fala mais alto é a "lei do cão". GANHAR EM CIMA DE TUDO E DE TODOS!

Se não priorizarmos a conquista positiva, existe um sério risco de não conseguirmos nos estabelecer efetivamente em nosso planeta, em nossa cidade, em nosso trabalho, em nossa família, e dentro de nós mesmos, pois como já diziam nossos avós... Quem não tem Competência não se estabelece!

 Mas ainda assim se cada um que ainda preza pelo bom senso, que cultiva o amor ao próximo e aos seus, que façam a sua parte, pois pequenina que seja, ela ainda será o equilíbrio dessa podridão de homens torpes e imundos que assolam o nosso caminho.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/noticias-e-sociedade-artigos/quem-nao-tem-competencia-nao-se-estabelece-1270521.html

    Palavras-chave do artigo:

    simoni lopes

    ,

    pantanalemfoco com br

    ,

    coluna

    Comentar sobre o artigo

    Gustavo Rocha

    Interoperabilidade. Uma palavra oriunda da informática que significa que os sistemas podem conversar entre si. E o que isto tem a ver com o jurídico? Muito, para não dizer que é essencial. O processo eletrônico é um sistema, um software. E, como sabemos, tem vários pelo país.

    Por: Gustavo Rochal Notícias & Sociedadel 13/11/2014

    Considerações acerca do aumento da criminalidade no Brasil, onde o governo nacional faz pouco caso.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 10/11/2014

    Considerações acerca da manifestação democrática em São Paulo, em que o povo criticava a reeleição de Dilma Rousseff.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 03/11/2014
    Gustavo Rocha

    Neste paradoxo de morte ou vida, já que no dia 2 é considerado e "comemorado/lembrado" o dia de finados ou dos fiéis defuntos, talvez um acróstico em rima, possa nos tirar desta berlinda: M ais do que apenas morrer e lembrar do O ntem, precisamos usar a nossa R azão, bem além do que a imaginação ou sentimentos nos tomam, pois somente o T empo pode curar feridas da dor, do inconsciente e do nosso âmago; E nquanto isto, O uvimos atentamente a nossa razão, que

    Por: Gustavo Rochal Notícias & Sociedadel 02/11/2014 lAcessos: 11

    A Pró-Saúde distribuiu brinquedos arrecadados em campanha para o Dia das Crianças aos pacientes internados no Hospital Regional Público do Sudeste Dr. Geraldo Veloso (HRSP) e às crianças das comunidades de Marabá, no Pará.

    Por: Aline Limal Notícias & Sociedadel 28/10/2014

    Considerações gerais acerca da reeleição de Dilma Rousseff ao Planalto, vencendo o candidato do PSDB, Aécio Neves.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 28/10/2014
    Tiago

    Estamos passando por mudanças perceptíveis em nossa sociedade em geral que, fazem parte de um plano muito maior para nossa conscientização e evolução como grandes cocriadores dentre muitas outras realidades!

    Por: Tiagol Notícias & Sociedadel 22/10/2014

    Considerações políticas a respeito de manifestação do senador petista Humberto Costa sobre o candidato Aécio Neves.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 21/10/2014 lAcessos: 12
    SIMONI LOPES

    O problema começa com a própria população que ao tentar livrar-se de suas culpas, despejam em cima de terceiros suas reclamações na tentativa de absolver dos seus próprios erros, saindo impune de diversas situações.

    Por: SIMONI LOPESl Notícias & Sociedade> Cotidianol 07/07/2010 lAcessos: 1,126
    SIMONI LOPES

    A Igreja é uma corporação, uma organização de HOMENS, e como todas as corporações, a sua prioridade é a auto-sobrevivênvia. Confira o que acontece hoje em nosso mundo...

    Por: SIMONI LOPESl Notícias & Sociedade> Cotidianol 07/07/2010 lAcessos: 89
    SIMONI LOPES

    Primeiro, você precisa ter claro qual é a sua posição política e o que espera do governo brasileiro. O melhor jeito de descobrir isso é tendo muita informação.

    Por: SIMONI LOPESl Notícias & Sociedade> Polítical 07/07/2010 lAcessos: 186
    SIMONI LOPES

    Tantas outras questões importantes a serem discutidas com relevância para a vida pública de nosso estado, e nossos parlamentares apresentam o inusitado e confuso tema "Mudar o nome de Mato Grosso do Sul para Pantanal"...

    Por: SIMONI LOPESl Notícias & Sociedadel 25/09/2009 lAcessos: 250

    Comments on this article

    0
    marta barbosa bueno 17/06/2010
    A melhor propaganda é qualidade do seu trabalho,da sua profissao atual.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast