Teoria do Risco no Direito do Trabalho – Acidente de Trabalho

Publicado em: 10/09/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 197 |

Teoria do Risco no Direito do Trabalho – Acidente de Trabalho

 

O Código Civil vigente adotou a teoria objetiva da responsabilidade civil, consolidando, assim, uma corrente doutrinária e jurisprudencial já existente, passando a conviver concomitantemente com a teoria subjetiva, senão vejamos:

 
"Art. 929. Aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem, é obrigado a repará-lo.

 
Parágrafo único. Todavia, haverá a obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, grande risco para os direitos de outrem."

 
Como visto, o novo Código Civil, apesar de consagrar a responsabilidade por culpa, sujeitou o agente a reparar o dano, independente do fator subjetivo, quando sua atividade implicar, por sua natureza, grande risco para os direitos de outrem.

Destarte, perigosas são as atividades que a lei assim considera e aquelas que revelem periculosidade intrínseca ou relativa aos meios e trabalho empregados.

As atividades são lícitas, mas perigosas, sujeitando o exercente – que se tem por obrigado a velar para que dela não resulte prejuízo – ao ressarcimento pelo simples implemento do nexo causal.

 
A nossa Carta Magna, recepcionando a CLT na parte em que a mesma dispõe sobre segurança e medicina do trabalho, em seu art. 7º, inciso XXII, assim dispõe:

 

"Art. 7º. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem a melhoria de sua condição social:

......................................................................................;

XXII – redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;"

A Lei Maior enfatiza a prioridade na precaução dos riscos; no entanto, prevê o direito à reparação pelos danos causados em face do acidente de trabalho, em seu art. 5º, sendo especificada pela legislação infra constitucional complementar.

 

...Continue lendo em

Teoria do Risco no Direito do Trabalho – Acidente de Trabalho

www.buenoecostanze.adv.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/noticias-e-sociedade-artigos/teoria-do-risco-no-direito-do-trabalho-acidente-de-trabalho-5206540.html

    Palavras-chave do artigo:

    teoria

    ,

    risco

    ,

    direito

    Comentar sobre o artigo

    Agatha Gonçalves Santana

    Tradução do artigo: UBILLOS, Juan Maria. Eficacia horizontal de los derechos fundamentales: las teorias y la practica. In: TEPEDINO, Gustavo (org.) Direito civil contemporâneo: Novos problemas à luz da legalidade constitucional, São Paulo: Atlas, 2008, p. 219-237.

    Por: Agatha Gonçalves Santanal Direito> Doutrinal 07/03/2012 lAcessos: 373
    Carlos Alexandre Costa Leite

    Argüição quanto a falha dentro do Sistema Penal Brasileiro ao firmar em seu ordenamento o tipo vadiagem que, dentro dos preceitos normativos basilares para a criação da norma penal, encontra-se totalmente desconexo com o que deveria ser, proporcionando até mesmo antinomia no caso de uma interpretação sistêmica. O que pode ocasionar, em casos concretos, um enfraquecimento na visão de provável segurança dentro do que é visto como sendo o Estado Democrático de Direito Brasileiro.

    Por: Carlos Alexandre Costa Leitel Direito> Doutrinal 30/06/2009 lAcessos: 1,197 lComentário: 7
    Allisson Acioli Soares

    A política nacional do meio ambiente estabelece-se diante dos princípios que a norteiam com o único fim de alcançar os objetivos pretendidos, os quais passa-se a analisar no presente artigo.

    Por: Allisson Acioli Soaresl Direitol 28/10/2009 lAcessos: 1,843
    marcos paulo almeida morais

    O trabalho tratou do Estado e das classes sociais, mostrando o Direito como produto dialético resultante de antagonismos e contradições a partir de uma perspectiva Marxista, a fim de destacar que através das lutas sociais é possível diminuir as injustiças sociais e combater as relações de poder que se estabelece na sociedade capitalista.

    Por: marcos paulo almeida moraisl Direito> Doutrinal 18/06/2013 lAcessos: 50

    Verificação da responsabilidade civil da Google em caso de violação do direito de imagem e privacidade no sítio eletrônico Orkut.

    Por: ANTONIO AURELIO DE SOUZA VIANAl Direito> Doutrinal 09/08/2010 lAcessos: 916
    EDUARDO CESAR ELIAS DE AMORIM

    Um alerta sobre a posição do profissional do direito em face da perda processual.

    Por: EDUARDO CESAR ELIAS DE AMORIMl Direito> Doutrinal 23/02/2013 lAcessos: 116

    A responsabilidade objetiva indica que o Estado possui dever de indenizar pelos danos que seus agentes causarem a outrem, no exercício da função, independentemente da existência da culpa. Trata-se, desta forma, da Teoria do Risco Administrativo, a qual prescinde do elemento culpa, porém exige a prova do nexo causal entre a ação da Administração e o dano. Outrossim, destaca-se o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

    Por: Luciana Bergmann Raschel Direito> Doutrinal 01/10/2013 lAcessos: 54
    Carlos Alexandre Costa Leite

    Sob a sombra da árvore da razão humana, desde as mais remotas civilizações, nunca se ouviu falar em alguma que permitisse a ofensa a bens preponderantemente necessários à vida, tutelados ou não por normas. Com o passar do tempo e a modernização da humanidade, tal como com o contacto havido entre povos mais e men

    Por: Carlos Alexandre Costa Leitel Direito> Doutrinal 04/04/2010 lAcessos: 1,679
    Sérgio Henrique Pereira

    Este trabalho é um manifesto quanto à essência dos Direitos Humanos para se entender a Constituição Federal de 1988. O assunto é abordado sem a pretensão de esgotá-lo, mas resumir, de forma que a leitura possa ser atrativa a todos e, desta maneira, alcançar o entendimento ao que seja os Direitos Humanos e as garantias fundamentais da pessoa humana num Estado Democrático de Direito.

    Por: Sérgio Henrique Pereiral Direito> Legislaçãol 23/01/2014 lAcessos: 34

    Considerações críticas acerca da declaração da presidente Dilma Rousseff, no Chile, de que não existe crise de corrupção no Brasil.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 22/12/2014

    Considerações críticas acerca do reajuste salarial dos parlamentares federais, que se autorreajustam.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 17/12/2014

    Considerações críticas acerca da administração do hospital municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú-SC.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 16/12/2014

    Considerações acerca da polêmica Comissão Nacional da Verdade e as divergências entre a deputada Maria do Rosário e o deputado Jair Bolsonaro.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 11/12/2014

    O estado como representante de uma nação é uma mentira. A sonhada democracia não existe, não passa de uma retórica escravizante.

    Por: Caciji, Paulol Notícias & Sociedadel 09/12/2014

    Considerações críticas acerca da defesa do deputado federal piauiense Jesus Rodrigues à alteração da meta fiscal proposta pelo governo federal.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 08/12/2014

    Considerações acerca de artigo publicado pela senadora Kátia Abreu no jornal Folha de S.Paulo.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 01/12/2014 lAcessos: 14

    Considerações referentes às declarações da presidente Dilma Rousseff de que o seu governo nunca teve tolerância com a corrupção.

    Por: Julio César Cardosol Notícias & Sociedadel 22/11/2014

    A quebra de caixa é uma verba ou adicional, com a finalidade única de cobrir os riscos assumidos pelo trabalhador, que manipula constantemente com valores pecuniários, ou seja dinheiro.

    Por: costanzel Direitol 28/09/2011 lAcessos: 980

    Muitas pessoas acreditam que só ocorre Bullying no ambiente escolar entre alunos. Salienta-se que o comportamento de quem pratica Bullying é tão destrutivo a auto-estima do ser humano estando presente não só entre as crianças mas sim, principalmente entre homens e mulheres em seu ambiente de labor. O Bullying no local de

    Por: costanzel Direitol 16/09/2011 lAcessos: 374

    Cumpre esclarecer que é um ato comum de funcionários maltratar ou agredir animais em seu estabelecimento onde é comum inúmeras reclamações junto aos órgão de defesa do consumidor (PROCON).

    Por: costanzel Direitol 16/09/2011 lAcessos: 162

    Desde 1999 existe um projeto de lei, que está parado na Câmara dos Deputados, que considera algumas atitudes praticadas por usuários da Rede Mundial de Computadores, a Internet, como crimes que podem ser punidos com prisão de um mês até seis anos.

    Por: costanzel Internetl 15/09/2011 lAcessos: 135

    De acordo com as regras da nossa língua portuguesa, palavras terminadas em "nte" não tem variação de gênero: Atacante, Estudante, Gerente, PRESIDENTE... Porém, desde 1872 a palavra "Presidenta" existe na língua portuguesa e consta nos dicionários:

    Por: costanzel Direitol 15/09/2011 lAcessos: 105

    A preocupação com maus-tratos aos animais já era no seculo XV, o debate polêmico dos direitos dos mesmos introduzido pelo filósofo Ramon Bogéa, e dado continuidade no século XVII, pelo filósofo francês René Descartes e ainda por Aristóteles no século IV A.C., que debatia que os animais tinham alma.

    Por: costanzel Direitol 15/09/2011 lAcessos: 198

    É necessário saber que com fundamento em nossa Constituição Federal, todos tem direito a exercer uma profissão, onde é assegurado a todos acima de toda e qualquer discriminação o deficiente.

    Por: costanzel Direito> Legislaçãol 14/09/2011 lAcessos: 146

    Considera-se empregado doméstico aquele maior de 18 (dezoito) anos que presta serviços de natureza contínua (ininterrupta), onde sua atividade não gere lucro a pessoa ou à família contratante (Art. 1º da Lei 5.859 de 11/12/1972). Assim, o traço diferenciador do emprego doméstico é o caráter não-econômico da atividade exercida no âmbito residencial do empregador.

    Por: costanzel Direitol 14/09/2011 lAcessos: 381
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast