A Importância Da Alimentação Na Adolescência

Publicado em: 01/12/2008 |Comentário: 13 | Acessos: 56,422 |

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA



            A adolescência, que vai dos 10 aos 19 anos, constitui um período muito especial e de suma importância. É nesta etapa que torna-se válida a frase “adolescente que se alimenta bem, será um adulto saudável”.


            Todo jovem necessita de uma alimentação sadia e equilibrada, tanto em quantidade como em qualidade.


             O momento da alimentação precisa tornar-se prazeroso e fornecer combustível adequado para o crescimento e atividade muscular.


            A adolescência é conhecida e denominada como um período “conturbado”. Isto pelo fato de que, nesta fase entram em jogo as preocupações excessivas com o peso e a estética. Cabe aos pais muita conversa e conhecimento dos hábitos e escolhas dos filhos.


            A prática de atividade física prende-se, de maneira definitiva, à lista de atitudes para ter uma boa qualidade de vida, associada a hábitos alimentares saudáveis.


            Atualmente, encontramo-nos inseridos em uma sociedade em que ainda prevalecem o sedentarismo e a alimentação hipercalórica. Por isto o cuidado deve ser redobrado.


            Os padrões alimentares dos jovens costumam ser caóticos. Eles tendem a omitir refeições, estabelecem associações distorcidas entre valores calóricos e nutritivos, além da freqüência em fast-foods. A principal dúvida dos pais é como tornar as refeições mais atrativas e equilibradas, ao mesmo tempo.


A alimentação saudável na adolescência deve ter como objetivos:


1. Possibilitar o desenvolvimento máximo das características genéticas (cerebral, óssea, etc);


2. Aumentar a capacidade de resposta imunológica para reduzir a susceptibilidade a doenças infecciosas e outras;


3. Impedir o aparecimento de doenças metabólicas degenerativas;


4. Beneficiar a competência mental, favorecer a atenção e assim melhorar aptidões escolares.


           


Dicas importantes...



  • Não coma assistindo televisão;

  • Beba muita água, no mínimo 2 litros por dia;

  • Coma sem pressa, mastigando bem os alimentos;

  • Não fique muito tempo sem alimentar-se, coma de 3 em 3 horas;

  • Evite frituras, carnes gordas (bacon, toucinho);

  • Evite o consumo de lanches calóricos como hambúrguer, batata frita, cachorro quente, etc. Opte pelo consumo de sanduíches naturais;

  • Evite o consumo de balas, chocolates, bolachas recheadas, bolos, etc;

  • Consuma frutas, verduras e legumes;

  • Prefira sempre os alimentos integrais (pães, bolachas, torradas, etc);

  • Pratique atividade física.


A melhor maneira de ensinar é por meio do próprio exemplo. Entenda que saúde, bem-estar e qualidade de vida na adolescência, são sinais de um adulto saudável.


 Izaara Alvarenga


Nutricionista

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 20 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/a-importancia-da-alimentacao-na-adolescencia-666608.html

    Palavras-chave do artigo:

    adolescencia

    ,

    alimentacao

    ,

    saude

    Comentar sobre o artigo

    marlucia pontes gomes de jesus

    O artigo faz uma retrospectiva da alimentação escolar no Brasil, dando ênfase à questão da alimentação saudável nos sistemas de educação do país.

    Por: marlucia pontes gomes de jesusl Educaçãol 31/03/2011 lAcessos: 6,550

    Este estudo investiga no universo da odontologia como reconhecer a cárie dentária, na função de descobrir o seu tratamento através de diagnósticos e também buscar informações da patologia da cárie dentária principalmente em adolescentes e de acordo com seu aparecimento saber como elas progridem e como são classificadas para que se tenha um maior conhecimento e um maior cuidado com a saúde bucal.

    Por: Naiara Sousal Saúde e Bem Estar> Odontologial 15/07/2012 lAcessos: 450
    Meio News RJ

    Há um ditado que diz: "educação se aprende em casa" e é também em casa que se adquire bons hábitos, principalmente alimentares e, nesta época do ano, de retorno aos colégios, os pais se veem malucos, pois os filhos querem levar o ‘dinheirinho', o ‘trocadinho', ou mesmo, o dinheiro para o lanche.

    Por: Meio News RJl Saúde e Bem Estarl 09/02/2012 lAcessos: 87

    Não é segredo que uma boa alimentação pode proporcionar uma vida mais saudável, ajudar no desempenho do organismo e do corpo, na prevenção de doenças e aumentar a expectativa de vida. Para isso, a alimentação deve ser estruturada desde a infância, acompanhando todas as fases da vida e ajustadas de acordo com as características de cada uma delas.

    Por: Paulo Carvalhol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/08/2014

    Resumo: Parte da sociedade vê a depressão e o suicídio na adolescência como um ato de imaturidade, mas não percebem que por trás dessas atitudes eles estão passando por dificuldades na vida social. Os jovens devem gostar de conhecer, ter prazer em aprender, se identificar com histórias e culturas próprias, e com seus direitos reconhecidos e preservados. *Acadêmica do 1º Semestre de Psicologia da Faculdade de Quatro Marcos - FQM.

    Por: Ana Maria Cardoso Leall Educação> Ensino Superiorl 06/05/2013 lAcessos: 59

    O consumo de tabaco constitui um dos principais problemas de saúde pública.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 15/07/2010 lAcessos: 676

    RESUMO O Presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratório com abordagem qualitativa, visando analisar as causas, os sintoma, diagnóstico e formas de tratamento do tipo 1 e tipo 2, assim como avaliar a qualidade de vida dos portadores dessa patologia. Nessa perspectiva, a Diabetes é uma doença metabólica causada pela falta ou má absorção de insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas, e sua função é de quebrar moléculas de glicose para transformá-la

    Por: RAYLA FERNANDA VERAS LIMAl Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/02/2013 lAcessos: 66

    A obesidade na adolescência vem crescendo cada vez mais,conjugada com o fatores hereditários,sedentarismo,maus hábitos alimentares.Sendo assim imprecindível o aconselhamento nutricional e a educação em saúde.

    Por: Sandra Cristina Lopes Bianchil Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/08/2010 lAcessos: 680

    Objetivo refletir sobre o direito à educação na infância e adolescência e sua interdependência com a estrutura familiar e a educação escolar. É na Escola que crianças e adolescentes se incluem ou se excluem no mundo da cidadania. A sociedade atual passa por mudanças drásticas com famílias desestruturadas e conseqüentemente gerando filhos muitas vezes problemáticos.

    Por: elisabeta da costa saltonl Direito> Legislaçãol 09/06/2011 lAcessos: 512
    Adriano

    O azeite de oliva é um alimento antigo. Próprio de dietas milenares como a mediterrânea, a árabe, a dos hebreus, das tribos da mesopotâmia e outros povos que fazem parte da história da humanidade.

    Por: Adrianol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/09/2014
    Ademir Mello

    Loren Cordain, PhD, que literalmente escreveu o livro sobre a Dieta Paleolítica, afirma que ao comer como nossos ancestrais pré-históricos, podemos permanecer mais magros e menos propensos a ter diabetes, doenças cardíacas, câncer e outros problemas de saúde.

    Por: Ademir Mellol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 16/09/2014

    Nestes dias de inverno quente,e verões ainda mais quentes, conhecer as formas de conservação dos alimentos é muito importante, não somente pelo fato de podermos mantê-los em boas condições de consumo por mais tempo, como também conservar suas propriedades nutricionais e assim evitar que se contaminem por micro-organismos patogênicos ou seja, que causam infecçã.

    Por: elvisl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/09/2014
    Edison Candido Gonçalves

    Não basta querer só emagrecer, definir o corpo etc. Tem que desejar com toda força. Tem que haver muita determinação até atingir os resultados esperados.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/09/2014
    Arilson César de Souza

    Muita gente precisa emagrecer e enfrenta uma luta diária com a balança. O que a maioria das pessoas não sabe é que a ciência identificou vários alimentos que podem ajudar nesse processo. Veja aqui 10 alimentos capazes de acelerar seu emagrecimento.

    Por: Arilson César de Souzal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014
    Lincoln da Silva

    Veja como um bom controle da pressão arterial lhe ajuda a evitar outros problemas de saúde, sendo que estes podem te prejudicar muito e leva-lo à óbito.

    Por: Lincoln da Silval Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014
    nivaldo monteiro

    A flora intestinal de um indivíduo é um importante determinante do seu estado geral de saúde. Numa pessoa acima do peso, com doenças crônicas (como a hipertensão) e metabólicas (como aumento do triglicerídeo/colesterol e diabetes) tem seu intestino colonizado por bactérias que fazem mal a saúde. É aí que os probióticos podem ajudar.

    Por: nivaldo monteirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014
    nivaldo monteiro

    Para iniciar qualquer processo saudável de ganho ou perda de peso, é fundamental ter inicialmente um diagnóstico sobre a real situação em que o individuo se encontra.

    Por: nivaldo monteirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014

    O mês de fevereiro é o mais propício a discussões a respeito da volta às aulas, sobre o calor, que realmente está acima da média, mas muitas das dúvidas giram em torno da alimentação escolar.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/03/2011 lAcessos: 81

    Eis o fruto da pimenteira, que por muitos adorado, mas também que por um receio por outros não consumido! Mas sejam as verdes ou vermelhas, as pimentas vêm ganhando espaço nos estudos relacionados a saúde.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/03/2011 lAcessos: 171

    A Doença de Crohn caracteriza-se por inflamação crônica de uma ou mais partes do tubo digestivo, desde a boca, passando pelo esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, até o reto e ânus.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/01/2010 lAcessos: 1,759 lComentário: 1

    A doença celíaca é considerada uma condição crônica que afeta o intestino delgado, também é conhecida como espru não tropical e enteropatia sensível ao glúten.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 18/01/2010 lAcessos: 635 lComentário: 1

    A dúvida do que se pode ou deve comer na parte da noite é muito comum, saiba agora quais são as melhores escolhas, principalmente para você caro leitor (a) que tem como objetivo o emagrecimento.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/01/2010 lAcessos: 4,869

    Todos nós sabemos que a época do natal e também na virada do ano, os alimentos se fazem presença, mas isso não quer dizer que precisam ser calóricos e gordurosos, não é?

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 07/12/2009 lAcessos: 364

    Conhecimento nunca é demais, espero que você caro leitor (a) tenha gostado de receber informações atuais sobre patologias associadas a alimentação.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 23/11/2009 lAcessos: 698

    Não se pode e nem deve culpar o metabolismo sem antes fazer um recordatório alimentar detalhado, em outras palavras, analisar o hábito alimentar, quantidade e qualidade dos alimentos que se está ingerindo.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 23/11/2009 lAcessos: 328

    Comments on this article

    1
    Lohaine 01/08/2011
    Nossa é muito interessante esse texto eim;
    Com esse texto fiz poukinho de meu trabalho ..
    Obg!! e Parabens por me ajudar... ♥♥
    0
    silvia gouveia 30/06/2011
    muito interesante esse texto.
    mi ajodou muito,tirei varias duvidas.
    meu trabalho vai sair otimo.
    1
    helena 18/03/2011
    muito bom este texto, com ele eu fiz metade de um trabalho
    -1
    Vitória 13/12/2010
    gosteei . , muito,.
    1
    Martins 14/10/2010
    ótimo artigo , parabéns .!
    -1
    gasparzinho 23/08/2010
    nooooooossa mt bom, você é otima mt bom
    te amo muito !
    -1
    Káá 05/06/2010
    Entrei nesse site e conferi as dicas de uma boa alimentação
    Consegui corrigir muitas coisas na minha alimentação e minha mãe ficou surpresa com essa mudança

    Minha mãe fala que depois que eu mudei, eu fiquei mais saudável
    3
    Mônica 27/10/2009
    Muito bom!
    Parabéns,essa matéria é muito importante para adolescentes que ainda não sabem que a alimentação sadia pode criar-nos em adultos sadios.Sou adolescente,e por isso deveria mesmo aprender um pouco mais.Obrigada!
    0
    j 11/09/2009
    Eu ja vi isso em vários sites
    -1
    sabrine cruz 26/07/2009
    cara muito boa a sua matéria exposta aqui, parabéns pelo trabalho
    -1
    alaice 07/07/2009
    olha eu adorei este artigo pois hoje em dia muitos crianças obesas que não pensan na sua saude,depois que elas percebem começa a fazer regime e dão varias doenças.
    -2
    Izaara Alvarenga 18/05/2009
    Elson....primeiramente gostaria de agradecer o elogio sobre o artigo e aproveito para dizer que se encontram publicados outros artigos mais "amplos". Acho que atenderam o seu interesse.
    Abçs.
    Att,
    Izaara Alvarenga
    1
    Elson 15/05/2009
    Muito bom esse artigo...

    So que...

    alguem poderia escrever algo em um modo geral, e nao so na Adolescência, Infância ou 3º idade.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast