Açaí: O Mito Calórico

Publicado em: 11/05/2009 |Comentário: 5 | Acessos: 44,705 |

AÇAÍ: O MITO CALÓRICO

 

            É fácil de ver pessoas designando está fruta como “bomba calórica”, não é bem assim!

            Vamos entender sua origem e seus valores nutricionais e assim tirar conclusões e fazer as melhores escolhas ficará mais fácil.

 

ORIGEM

 

            O açaí é o fruto da palmeira conhecida como açaizeiro (nome científico: Euterpe oleracea), espécie nativa das várzeas da região amazônica. Podendo também ser encontrado em outros países.

            Na região nativa, o açaí é considerado um alimento de extrema importância na dieta dos habitantes locais, mas na atualidade muito tem se falado nesta fruta, principalmente entre os freqüentadores de academia.

            Este fruto é colhido com o auxílio de um trançado de folhas que então é amarrado aos pés que serve de auxílio para “escalar” a palmeira e assim ter acesso aos frutos.

Este pode ser consumido em diversas formas: sucos, doces, geléias e sorvetes. Antes o fruto deve ser despolpado, ganhando a forma de um suco grosso também conhecido como vinho do açaí.           

Na amazônia  o açaí é consumo gelado misturado a farinha de mandioca (tapioca) ou até mesmo consumi-lo juntamente com peixe assado ou camarão.

            Suas sementes limpas são utilizadas no artesanato local, mas servem também como adubo orgânico para plantas.

            Nas demais regiões brasileiras, o açaí é preparado da polpa congelada batida com xarope de guaraná, o que forma uma pasta, onde frequentemente são adicionadas frutas e cereais.

           

SEUS VALORES

 

            O óleo extraído do açaí é composto de ácidos graxos de boa qualidade (60% monoinsaturados e 13% poliinsatutrados), no que diz respeito a proteína, possui teor superior ao leite e do avo.

            Com elevado teor de antocianinas, pigmentos naturais da mesma família dos flavonóides e responsáveis pela cor característica do açaí, este fruto possui ação antioxidante, ou seja, protege o organismo das ações dos radicais livres.

            É um fruto rico em minerais, principlamente potássio e fósforo e dentre as vitaminas destaca-se a vitamina E.

            O que faz este alimento se tornar excessivamente calórico são os diversos adendos utilizados, leite condensado, paçoca, dentre outros. O açaí em si é uma fruta de grande valor energético e rico em valores nutricionais e até mesmo funcionais, então no momento de seu consumo, opte por fazê-lo o mais natural possível e em substituição a pequenas refeições.

Faça com moderação, afinal esta palavrinha é a “alma do negócio” para uma vida saudável e cheia de sabor! Boa semana.

           

Izaara Alvarenga

Nutricionista

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/acai-o-mito-calorico-911076.html

    Palavras-chave do artigo:

    saude

    ,

    saudavel

    ,

    qualidade de vida

    Comentar sobre o artigo

    Fernando João de Jesus Santana

    RESUMO Este trabalho foi realizado através da pesquisa de campo, aplicando 30 questionários, que tratará da temática qualidade de vida como fatores sócio ambiental, o qual esta relacionada às questões ambientais, sociais, política, econômicas e culturais que interferem na vida de crianças da Escola Municipal Manoel de Paula Menezes Lima localizada na cidade de Lagarto/se, onde estas crianças e jovens possui uma vulnerabilidade social em linha geral, estas também possui suas condições não razoáve

    Por: Fernando João de Jesus Santanal Educação> Ciêncial 24/07/2011 lAcessos: 498
    Thiago Miranda

    Se por um lado, a tecnologia e a industrialização facilitam nossas vidas e contribuem para o progresso social e econômico da civilização, por outro nos colocam a mercê de uma série de fatores de riscos relacionados ao estado de saúde. Contrariando essa perspectiva, a Educação Física aparece como uma das variáveis na promoção da qualidade de vida e da saúde, tendo papel importante na atuação escolar (NAHAS, 2001). A pesquisa pretende apontar o papel da educação física em pról à qualidade de vida.

    Por: Thiago Mirandal Educação> Ensino Superiorl 31/07/2009 lAcessos: 14,084 lComentário: 2
    shirleidy de sousa freire

    Este artigo analisa a importância da aplicabilidade dos programas de QVT no trabalho, desde o inicio de seus estudos até os dias atuais. Através de uma pesquisa bibliográfica foi possível mostra de maneira bem clara, a origem evolutiva, alguns conceitos, e também avaliar as dificuldades e obstáculos enfrentados para a adequada aplicação destes programas de QVT.

    Por: shirleidy de sousa freirel Negócios> Gestãol 15/10/2013 lAcessos: 160

    O presente trabalho teve como objetivo verificar os fatores que compõem e como é a qualidade de vida no trabalho dos psicólogos do CAPS/CISME em um município do interior de Goiás. Participaram da pesquisa profissionais da área da psicologia, que trabalham no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) deste município. Foi utilizado o Inventário de Qualidade de Vida (IQV) de Lipp, o qual permitiu fazer uma avaliação dessa qualidade de vida.

    Por: Albertol Psicologia&Auto-Ajudal 27/11/2012 lAcessos: 47
    Michely Matias Lopes

    Esta obra tem como finalidade mostrar como os aspectos culturais, sociais, políticos e afetivos influenciam na prática da Educação Física escolar. E para fundamentar essa afirmação, trazemos ao longo do texto os conceitos que apontam para essa importância. As atividades com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções, manutenção da saúde e da qualidade de vida, atualmente são consideradas fundamentais para o desenvolvimento da cultura corporal.

    Por: Michely Matias Lopesl Educaçãol 30/10/2009 lAcessos: 16,409 lComentário: 5
    LUCIANA SANTOS

    O Ceja Luiza Miotto Ferreira por meio deste projeto visa conscientizar os alunos sobre os cuidados com a saúde que devemos tomar, a qualidade de vida depende de cada um devemos estar conscientes de nossos atos.

    Por: LUCIANA SANTOSl Educação> Ciêncial 14/12/2011 lAcessos: 723

    Esta pesquisa objetiva analisar como os enfermeiros de uma Instituição Hospitalar localizada na região do Vale do Itajaí avaliam sua QVT, sendo de cunho qualitativo, do tipo exploratório, com a utilização de uma entrevista semi-estruturada com quatro enfermeiros que atuam numa Instituição Hospitalar localizada na região do Vale do Itajaí.

    Por: Kathllen Daniele Garbaril Psicologia&Auto-Ajudal 22/08/2011 lAcessos: 819

    Muitos empresários estão percebendo que melhorar a qualidade de vida de seus funcionários e de suas famílias torna a empresa mais saudável, competitiva e produtiva. Essa é a principal função da QVT (Qualidade de Vida Total), baseada em dois aspectos importantes: o bem-estar do trabalhador e a eficácia organizacional . Um programa adequado de QVT busca uma organização mais humanizada e proporciona condições de desenvolvimento pessoal.

    Por: Marcelo P. Basilel Saúde e Bem Estar> Medicinal 05/08/2014

    Este pré-projeto trata da qualidade de vida no trabalho procura mostrar fatores preponderantes e determinantes da qualidade de vida no trabalho (QVT) do indivíduo e seus reflexos dentro de uma organização, além de mostrar os fatores necessários para a implantação de programas de qualidade de vida nas empresas.

    Por: Ricardol Negócios> Gestãol 04/11/2010 lAcessos: 5,144

    Artigo do palestrante Carlos Hilsdorf sobre o estabelecimento de prioridades para a obtenção de uma melhor qualidade de vida.

    Por: Carlos Hilsdorfl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 10/10/2008 lAcessos: 14,598
    Adriano

    O azeite de oliva é um alimento antigo. Próprio de dietas milenares como a mediterrânea, a árabe, a dos hebreus, das tribos da mesopotâmia e outros povos que fazem parte da história da humanidade.

    Por: Adrianol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/09/2014
    Ademir Mello

    Loren Cordain, PhD, que literalmente escreveu o livro sobre a Dieta Paleolítica, afirma que ao comer como nossos ancestrais pré-históricos, podemos permanecer mais magros e menos propensos a ter diabetes, doenças cardíacas, câncer e outros problemas de saúde.

    Por: Ademir Mellol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 16/09/2014

    Nestes dias de inverno quente,e verões ainda mais quentes, conhecer as formas de conservação dos alimentos é muito importante, não somente pelo fato de podermos mantê-los em boas condições de consumo por mais tempo, como também conservar suas propriedades nutricionais e assim evitar que se contaminem por micro-organismos patogênicos ou seja, que causam infecçã.

    Por: elvisl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/09/2014
    Edison Candido Gonçalves

    Não basta querer só emagrecer, definir o corpo etc. Tem que desejar com toda força. Tem que haver muita determinação até atingir os resultados esperados.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/09/2014
    Arilson César de Souza

    Muita gente precisa emagrecer e enfrenta uma luta diária com a balança. O que a maioria das pessoas não sabe é que a ciência identificou vários alimentos que podem ajudar nesse processo. Veja aqui 10 alimentos capazes de acelerar seu emagrecimento.

    Por: Arilson César de Souzal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014
    Lincoln da Silva

    Veja como um bom controle da pressão arterial lhe ajuda a evitar outros problemas de saúde, sendo que estes podem te prejudicar muito e leva-lo à óbito.

    Por: Lincoln da Silval Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014
    nivaldo monteiro

    A flora intestinal de um indivíduo é um importante determinante do seu estado geral de saúde. Numa pessoa acima do peso, com doenças crônicas (como a hipertensão) e metabólicas (como aumento do triglicerídeo/colesterol e diabetes) tem seu intestino colonizado por bactérias que fazem mal a saúde. É aí que os probióticos podem ajudar.

    Por: nivaldo monteirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014
    nivaldo monteiro

    Para iniciar qualquer processo saudável de ganho ou perda de peso, é fundamental ter inicialmente um diagnóstico sobre a real situação em que o individuo se encontra.

    Por: nivaldo monteirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014

    O mês de fevereiro é o mais propício a discussões a respeito da volta às aulas, sobre o calor, que realmente está acima da média, mas muitas das dúvidas giram em torno da alimentação escolar.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/03/2011 lAcessos: 81

    Eis o fruto da pimenteira, que por muitos adorado, mas também que por um receio por outros não consumido! Mas sejam as verdes ou vermelhas, as pimentas vêm ganhando espaço nos estudos relacionados a saúde.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/03/2011 lAcessos: 171

    A Doença de Crohn caracteriza-se por inflamação crônica de uma ou mais partes do tubo digestivo, desde a boca, passando pelo esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, até o reto e ânus.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/01/2010 lAcessos: 1,759 lComentário: 1

    A doença celíaca é considerada uma condição crônica que afeta o intestino delgado, também é conhecida como espru não tropical e enteropatia sensível ao glúten.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 18/01/2010 lAcessos: 635 lComentário: 1

    A dúvida do que se pode ou deve comer na parte da noite é muito comum, saiba agora quais são as melhores escolhas, principalmente para você caro leitor (a) que tem como objetivo o emagrecimento.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/01/2010 lAcessos: 4,869

    Todos nós sabemos que a época do natal e também na virada do ano, os alimentos se fazem presença, mas isso não quer dizer que precisam ser calóricos e gordurosos, não é?

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 07/12/2009 lAcessos: 364

    Conhecimento nunca é demais, espero que você caro leitor (a) tenha gostado de receber informações atuais sobre patologias associadas a alimentação.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 23/11/2009 lAcessos: 698

    Não se pode e nem deve culpar o metabolismo sem antes fazer um recordatório alimentar detalhado, em outras palavras, analisar o hábito alimentar, quantidade e qualidade dos alimentos que se está ingerindo.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 23/11/2009 lAcessos: 328

    Comments on this article

    -1
    Roberto Autran Nunes 28/03/2011
    :~~)
    0
    Izaara Alvarenga 05/08/2009
    Ricardo, boa tarde! Não vejo problema! Digamos que o açaí é um alimento energeticamente "pesado"e o leite por sua vez faz mal a quem tem problemas com a lactose. Fora isto, problema não há (não que eu saiba...*rs) . Abçs!
    0
    Ricardo Barros. 03/08/2009
    Oi Izaara!Quero que você me tire uma dúvida, sobre um mito.Desde pequeno eu sempre ouvia as pessoas me disserem que o açaí com leite faz mal, é verdade ou mentira?Beijos!!
    5
    Izaara Alvarenga 08/06/2009
    Oi, Eurides!
    O açaí é um alimento natural, o qual pode ser consumido por você sim, mas o que você deve ter atenção é nos "acessórios" que se mistura ao açaí, como exemplo: mel, leite condensado, etc.
    Muita saúde para você...tenho um artigo somente sobre gastrite, acho que te auxiliaria.
    Abçs Saudáveis, Izaara Alvarenga
    2
    Eurides 06/06/2009
    Tenho gatrite. Eu posso ingerir açaí?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast