Açaí: O Mito Calórico

11/05/2009 • Por • 45,157 Acessos

AÇAÍ: O MITO CALÓRICO

 

            É fácil de ver pessoas designando está fruta como “bomba calórica”, não é bem assim!

            Vamos entender sua origem e seus valores nutricionais e assim tirar conclusões e fazer as melhores escolhas ficará mais fácil.

 

ORIGEM

 

            O açaí é o fruto da palmeira conhecida como açaizeiro (nome científico: Euterpe oleracea), espécie nativa das várzeas da região amazônica. Podendo também ser encontrado em outros países.

            Na região nativa, o açaí é considerado um alimento de extrema importância na dieta dos habitantes locais, mas na atualidade muito tem se falado nesta fruta, principalmente entre os freqüentadores de academia.

            Este fruto é colhido com o auxílio de um trançado de folhas que então é amarrado aos pés que serve de auxílio para “escalar” a palmeira e assim ter acesso aos frutos.

Este pode ser consumido em diversas formas: sucos, doces, geléias e sorvetes. Antes o fruto deve ser despolpado, ganhando a forma de um suco grosso também conhecido como vinho do açaí.           

Na amazônia  o açaí é consumo gelado misturado a farinha de mandioca (tapioca) ou até mesmo consumi-lo juntamente com peixe assado ou camarão.

            Suas sementes limpas são utilizadas no artesanato local, mas servem também como adubo orgânico para plantas.

            Nas demais regiões brasileiras, o açaí é preparado da polpa congelada batida com xarope de guaraná, o que forma uma pasta, onde frequentemente são adicionadas frutas e cereais.

           

SEUS VALORES

 

            O óleo extraído do açaí é composto de ácidos graxos de boa qualidade (60% monoinsaturados e 13% poliinsatutrados), no que diz respeito a proteína, possui teor superior ao leite e do avo.

            Com elevado teor de antocianinas, pigmentos naturais da mesma família dos flavonóides e responsáveis pela cor característica do açaí, este fruto possui ação antioxidante, ou seja, protege o organismo das ações dos radicais livres.

            É um fruto rico em minerais, principlamente potássio e fósforo e dentre as vitaminas destaca-se a vitamina E.

            O que faz este alimento se tornar excessivamente calórico são os diversos adendos utilizados, leite condensado, paçoca, dentre outros. O açaí em si é uma fruta de grande valor energético e rico em valores nutricionais e até mesmo funcionais, então no momento de seu consumo, opte por fazê-lo o mais natural possível e em substituição a pequenas refeições.

Faça com moderação, afinal esta palavrinha é a “alma do negócio” para uma vida saudável e cheia de sabor! Boa semana.

           

Izaara Alvarenga

Nutricionista

Perfil do Autor

Izaara Carvalho Alvarenga

Izaara Alvarenga é graduada em Nutrição, pela UNILAVRAS, em Lavras - MG. Possui grande experiência na área de Alimentação Hospitalar. Cursa Especialização na UNESP, Botucatu - SP. Com passagem por empresas de porte nacional e multinacional da Alimentação Empresarial, adquiriu extensos conhecimentos neste ramo. Na área de responsabilidade social, atua na Pastoral da Criança e no Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle, de apoio ao portador de Câncer, em Lavras. É também Articulista dos Jornais impressos “A Gazeta” e "Jornal Agora" da cidade de Lavras/MG, "Jornal O Movimento" da cidade de Carrancas/MG e "Jornal Folha de Catuípe" da cidade de Catuípe/RS, com a coluna “Vida Saudável”.