Alimentação Para Atletas: Por Que Ela É Altamente Calórica?

Publicado em: 07/03/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 1,304 |

Alimentação para atletas: por que ela é altamente calórica? Nutrição - Alimentação Escrito por Bruna Iasi Franceschi    Qui, 11 de Fevereiro de 2010 15:34

A atividade física é caracterizada por um movimento dinâmico do corpo, com aumento do gasto calórico, alteração de alguns hormônios (adrenalina, endorfina), aumento da frequência cardíaca e da temperatura corporal.

As pessoas que usam a atividade física como uma forma de ganhar a vida são conhecidas como atletas de elite, e normalmente ganham dinheiro de algum patrocinador e nas vitórias de competições.

Um atleta de elite dedica a maior parte do seu dia aos treinos, podendo treinar até 12 horas por diárias. Para se ter idéia do consumo calórico de um atleta de elite, é só fazer uma conta: se para cada hora de natação houver um consumo de 400 calorias, e o treino for de 10 horas, o atleta irá consumir no mínimo 4.000 calorias ao dia. Adicionado a esse valor calórico, temos o metabolismo basal, que é o gasto calórico do organismo para cobrir os gastos energéticos da respiração, dos batimentos cardíacos, do funcionamento cerebral, entre outros gastos. Sendo assim, o gasto calórico diário de um atleta de elite que treine 10 horas por dia pode chegar a 6.000 calorias.

Para suprir as necessidades calóricas dos atletas, é preciso que sua alimentação seja altamente calórica. Porém, muitas vezes, isso é muito difícil de se alcançar apenas com alimentos, pois para isso seria necessário um volume de alimentos muito grande. Então, muitas vezes lançamos mão de suplementos alimentares de carboidratos e proteínas, para evitar que a alimentação do atleta fique com uma quantidade calórica abaixo da necessária.

No caso do atleta consumir um valor calórico abaixo do recomendado, pode haver perda de massa muscular, massa gorda e principalmente queda de rendimento. Nosso organismo tem reservas que são utilizadas em vários momentos da atividade física, e para ter essas reservas é necessário se alimentar em quantidades ideais, com alimentos recomendados e nos horários mais propícios, também conhecidos como janelas de oportunidade, ou seja, o momento em que aquele alimento, ao ser ingerido, é absorvido e estocado da maneira mais estratégica para a próxima atividade a ser realizada.

Os praticantes de atividade física de uma forma menos intensa, ou seja, de uma a duas horas por dia, não devem fazer uso de dietas recomendadas para atletas e nem mesmo fazer uso dos suplementos, caso não haja indicação médica ou de uma nutricionista. No caso desse praticante fazer uso de uma dieta hipercalórica e hiperprotéica como a utilizada por atletas de elite, esse pode ter um aumento de peso (pois seu gasto calórico é bem diferente do apresentado pelo atleta), e o excesso protéico a longo prazo pode levar a lesões renais.

 

 

Bruna Iasi Franceschi é Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, Especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP-EPM, Nutricionista clínica do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos - SP, Nutricionista da Clínica Dr. Osmar de Oliveira.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/alimentacao-para-atletas-por-que-ela-e-altamente-calorica-1951406.html

    Palavras-chave do artigo:

    alimentacao para atletas

    Comentar sobre o artigo

    Na prática de qualquer tipo de atividade física, todo atleta deve ficar atento à sua alimentação. Se ela não for adequada, poderá prejudicar no desempenho do esportista e acabar acarretando problemas mais sérios.

    Por: Carlos Eduardo Vianna Motal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 07/03/2012 lAcessos: 282
    InfoProductNet

    Há pessoas que passam horas na academia, e mesmo assim não estão alcançando os resultados satisfatórios. Antes de mais nada, não adianta se desesperar e aumentar as series de exercícios e comer desesperadamente. Uma consulta medica pode ser bem útil, já que você vai poder saber se tem alguma disfunção hormonal, metabólica ou de tireoide, o que poderia influenciar e muito no seu ganho muscular.

    Por: InfoProductNetl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 21/05/2012 lAcessos: 368

    TRABALHO DE FORÇA E RESISTÊNCIA EM ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO

    Por: Marcelo Charallol Esportel 20/11/2009 lAcessos: 4,327
    Jéssica Lara Oliveira

    Todos sabem da importância de uma alimentação Balanceada,dos benefícios que ela traz ao corpo humano através dos nutrientes proporcionando benefícios como maior saciedade. Continue lendo esse artigo e veja uma lista de 10 alimentos para emagrecer que aceleram o seu metabolismo e auxiliam na queima de gorduras.

    Por: Jéssica Lara Oliveiral Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 28/08/2014 lAcessos: 17

    A creatina é um aminoácido produzido no nosso corpo pelos rins e fígado, proveniente da alimentação através da carne e produtos animais.

    Por: proteina.creatinal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 06/09/2011 lAcessos: 5,843
    Eduardo Souza

    Neste artigo falamos da importância da proteína e outros suplementos no objetivo de alcançar hipertrofia muscular.

    Por: Eduardo Souzal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 28/08/2013 lAcessos: 99
    Isabela Martini

    Já está comprovada a relação direta entre uma noite bem dormida e o equilíbrio hormonal. O famoso preparador físico Nuno Cobra, em sua obra "A Semente da Vitória", discorre sobre essa relação

    Por: Isabela Martinil Saúde e Bem Estar> Medicinal 01/11/2014 lAcessos: 18

    Temida por quem deseja emagrecer, a banana pode ser uma grande aliada de quem está em busca do aumento de peso. Este artigo mostra os benefícios da banana, uma fruta calórica e saudável, na dieta para ganhar peso com saúde.

    Por: Michellel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/04/2013 lAcessos: 50

    Hoje em dia, existe uma quantidade enorme de suplementos alimentares, principalmente procurados por pessoas, que querem ganhar massa muscular. Eles surgiram para suprir as deficiências alimentares daqueles que por algum motivo, estão debilitadas com falta de proteínas e outras vitaminas.

    Por: comarl Saúde e Bem Estarl 30/11/2012 lAcessos: 29
    Natuforce

    Óleo de Amendoim. O amendoim é uma oleaginosa muito rica em proteínas e ácidos graxos(gorduras boas). Quando se disse ácidos graxos, fez referência as gorduras boas que o corpo o organismo necessita para desempenhar funções do metabolismo.

    Por: Natuforcel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 18/12/2014
    Liéber Zen

    Está fazendo dieta, mas ainda tem dúvidas dos alimentos que devem estar presentes na sua lista de emagrecimento? Confira aqui os 10 alimentos que você não pode deixar que faltem na sua dieta. Alimentos considerados funcionais, com o intuito de prevenção até de tratamento de algumas doenças.

    Por: Liéber Zenl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 13/12/2014
    Addyholder

    A grande maioria das pessoas desconhece o valor nutritivo encontrado nas cascas de frutas e legumes e descarta, como de costume, essas valiosas fontes de vitaminas e minerais. Basta que usemos a inteligência e o bom senso para nos adequarmos a um estilo de vida mais saudável, prático e econômico...

    Por: Addyholderl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/12/2014

    Devido a uma série de fatores, ter uma alimentação saudável nos dia de hoje é uma grande desafio. Neste artigo comento sobre os fatores de maior impacto sobre a nutrição balanceada.

    Por: Ana Amélia Evangelista Salgadol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 09/12/2014

    Vamos ensinar a maneira correta de emagrecer é também como permanecer com o peso desejado , e tudo isso vai ser ensinado de uma maneira completamente saudável , sem você precisar passar fome ou ficar praticamente 24 na academia .

    Por: ensinando como emagrecer beml Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 07/12/2014
    Ademir carreiro

    Com a correria do dia a dia, e cada vez mais surgindo novos aplicativos para os Smartphones e iPhones, você deve pensar… Será que existem aplicativos para ajudar você a perder peso? Sim Existe!

    Por: Ademir carreirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 05/12/2014
    Liéber Zen

    Muitas pessoas possuem grandes dificuldades em conseguir seguir uma dieta rica em alimentos saudáveis e deixar aqueles alimentos que te levam ao abismo de lado. Pensando nessa grande massa populacional que os nutricionistas pensaram em elaborar uma dieta da qual seria mais fácil seguir. Ela abre algumas exceções para que a adaptação da pessoa seja mais eficiente.

    Por: Liéber Zenl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/12/2014
    Ademir carreiro

    Veja agora uma lista dos 25 Alimentos que mais Engordam e que tem mais Glutamato Monossódico.

    Por: Ademir carreirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/12/2014
    NILVANIO

    Uma das maiores preocupações deste próximo século deverá ser a questão da água. Em princípio, qualquer pessoa, se lhe for dado um questionário, irá dizer que sabe o que é água. Mas será mesmo assim? A água é uma só coisa, um líquido transparente, composto de duas moléculas de hidrogênio para uma de oxigênio e mais nada? Vamos conhecer um pouco sobre as propriedades da água, como encontrar as melhores fontes, saber que há fontes com tipos diferentes de água, onde analisar a água que bebemos e par

    Por: NILVANIOl Saúde e Bem Estar> Medicinal 09/06/2010 lAcessos: 209
    NILVANIO

    Às vezes os bebês comem apenas um pouco. Isto pode causar grande preocupação nas mães, que insistem que seu filho coma, mesmo que não tenha fome. É uma das queixas mais comuns da consulta pediátrica. Geralmente a mãe menciona que "meu filho não tem apetite". O que acontece é que o apetite de um bebê se relaciona com suas necessidades energéticas. Quando fazem muita atividade, as crianças comem mais. Se ao contrário, gastam menos energia, não têm fome.

    Por: NILVANIOl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 09/06/2010 lAcessos: 272
    NILVANIO

    Introdução O termo apnéia refere-se à interrupção da respiração pela boca e/ou pelo nariz, por um período maior do que 10 segundos. Normalmente, durante o sono, ocorrem alguns episódios de apnéia, mas quando esses episódios são muito freqüentes e prolongados, a ponto de interferirem na qualidade do sono da pessoa, configura-se o quadro denominado Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS).

    Por: NILVANIOl Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/05/2010 lAcessos: 221
    NILVANIO

    "A vesícula biliar é um órgão que se localiza junto ao fígado e tem a função de armazenar a bile, a qual é produzida pelo fígado, e liberada no intestino após as refeições. A bile ajuda na digestão das gorduras e tem um alto teor de sais biliares, que são produzidos a partir de colesterol. Assim, a vesícula funciona como uma bolsa armazenadora desses sais biliares, ricos em colesterol. Nos intervalos entre as refeições, a parte líquida da bile vai sendo absorvida pelas paredes da vesícula, fazen

    Por: NILVANIOl Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/05/2010 lAcessos: 1,693
    NILVANIO

    "Procedimento médico a cada dia mais difundido entre a população, seja para correção de questões de saúde, seja por questões estéticas, a cirurgia plástica adquire cada vez mais adeptos. Neste artigo você receberá informações sobre diversos tipos de cirurgia, os cuidados pré e pós-operatórios e outras dicas importantes de especialistas".

    Por: NILVANIOl Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/05/2010 lAcessos: 1,149 lComentário: 1
    NILVANIO

    Nesta Reportagem: - O Que é Acne e Como ela Atinge a População - Incidência - Tipos de Acne - Alimentação não Influi - Tratamentos - Novos e Velhos Medicamentos - Veja Outros Artigos Relacionados ao Tema

    Por: NILVANIOl Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/05/2010 lAcessos: 633
    NILVANIO

    "Nos últimos anos, os casos de câncer de pele têm crescido no Brasil, sem escolher sexo ou idade. Sua incidência é mais alta que a do câncer de mama e de próstata. No ano passado, 55 mil brasileiros foram acometidos pela doença".

    Por: NILVANIOl Saúde e Bem Estar> Medicinal 16/04/2010 lAcessos: 2,511
    NILVANIO

    A Organização Mundial de Saúde estimou que quase metade das crianças do mundo estão expostas ambientalmente à fumaça do cigarro. Nos EUA, cerca de 15 milhões de crianças e adolescentes estão expostas, na Austrália são 43% das crianças enquanto no Canadá são 33%. Essa exposição aumenta o risco das crianças em desenvolver infecções respiratórias, infecções de ouvido, asma e síndrome da morte súbita infantil.

    Por: NILVANIOl Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/04/2010 lAcessos: 136

    Comments on this article

    0
    ALUNOS DO 3B... 10/11/2010
    ACORDA DE MANHA BATE UMA PUNHETA,DEPOIS UM COPO LEITE PARA VOLTAR AS ENERGIA...
    DEPOIS DUAS VOLTA AO REDOR DA SUA CASA E FUMAR UM CIGARRINHO(PALERMO) E AI SUA DIETA SERA BEM SUSSEDIDA!!!!!!!!!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast