Alimentação Para Aumentar A Imunidade E Diminuir Os Riscos Da Gripe!

10/09/2009 • Por • 4,603 Acessos

 

A alimentação apropriada é uma forte aliada para melhorar o nosso sistema imunológico e diminuir os riscos em contrair doenças, principalmente do sistema respiratório como gripes, resfriados e pneumonia.

Com uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras e grãos, conseguimos garantir um bom funcionamento do organismo e sistema imunológico.

A vitamina C é uma vitamina antioxidante que estimula a resistência sendo responsável pelo aumento da atividade imunológica do corpo, é encontrada nas frutas cítricas, como o morango, a laranja, o limão, o kiwi, caju, acerola, no brócolis, na couve, no pimentão verde e vermelho e nos vegetais folhosos em geral.

O ácido fólico é uma vitamina responsável em auxiliar na formação dos glóbulos brancos (leucócitos), pode ser encontrado nos vegetais verdes escuros, como brócolis, couve, espinafre e no fígado e no feijão.

O zinco é um micronutrientre responsável em melhorar a imunidade, está presente em alimentos como a carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas, como o feijão, lentilha, ervilha e grão de bico.

O gengibre é uma planta de sabor picante, com ação bactericida, e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Utilizada desde a antiguidade na fabricação de xaropes, pode ser utilizado em formatos de chás, acrescidos em preparações como pratos quentes ou saladas.

Vegetais como o alho, a cebola, alho-poró e a cebolinha contém sufidos, que podem estimular enzimas que inibem o crescimento bacteriano. Estudos na Grécia, China e Hawai, têm sugerido que um grande consumo de alho diminui a pressão sanguínea e aumenta a defesa imunológica. Entretanto, os benefícios do alho, em humanos continuam sendo estudados.

Os alimentos Probióticos ,contêm microorganismos vivos que são benéficos para a saúde, um exemplo é o yakult, que é um leite fermentado que permite que estes micoorganismos cheguem em grande quantidade e vivos no intestino possibilitando uma reposição da flora intestinal, e conseqüentemente, diminui o risco de contrair doenças, eles podem ser encontrados também no iogurte ou podem ser encontrados na forma de pó ou cápsulas.

Com uma boa Alimentação, qualidade de vida e Higiene pessoal, podemos além de suprir nossas necessidades nutricionais, contribuir para o fortalecimento da saúde e Bem-estar com garantia de uma Boa Saúde, evitando o aparecimento de doenças.

 

Perfil do Autor

Thaís Navarro Caldeira

Thaís Navarro Caldeira é Nutricionista graduada pela Universidade Paulista. Presta serviços de Atendimento Nutricional e Consultoria de...