Alimentação Para Aumentar A Imunidade E Diminuir Os Riscos Da Gripe!

Publicado em: 10/09/2009 |Comentário: 6 | Acessos: 19,511 |

 

A alimentação apropriada é uma forte aliada para melhorar o nosso sistema imunológico e diminuir os riscos em contrair doenças, principalmente do sistema respiratório como gripes, resfriados e pneumonia.

Com uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras e grãos, conseguimos garantir um bom funcionamento do organismo e sistema imunológico.

A vitamina C é uma vitamina antioxidante que estimula a resistência sendo responsável pelo aumento da atividade imunológica do corpo, é encontrada nas frutas cítricas, como o morango, a laranja, o limão, o kiwi, caju, acerola, no brócolis, na couve, no pimentão verde e vermelho e nos vegetais folhosos em geral.

O ácido fólico é uma vitamina responsável em auxiliar na formação dos glóbulos brancos (leucócitos), pode ser encontrado nos vegetais verdes escuros, como brócolis, couve, espinafre e no fígado e no feijão.

O zinco é um micronutrientre responsável em melhorar a imunidade, está presente em alimentos como a carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas, como o feijão, lentilha, ervilha e grão de bico.

O gengibre é uma planta de sabor picante, com ação bactericida, e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Utilizada desde a antiguidade na fabricação de xaropes, pode ser utilizado em formatos de chás, acrescidos em preparações como pratos quentes ou saladas.

Vegetais como o alho, a cebola, alho-poró e a cebolinha contém sufidos, que podem estimular enzimas que inibem o crescimento bacteriano. Estudos na Grécia, China e Hawai, têm sugerido que um grande consumo de alho diminui a pressão sanguínea e aumenta a defesa imunológica. Entretanto, os benefícios do alho, em humanos continuam sendo estudados.

Os alimentos Probióticos ,contêm microorganismos vivos que são benéficos para a saúde, um exemplo é o yakult, que é um leite fermentado que permite que estes micoorganismos cheguem em grande quantidade e vivos no intestino possibilitando uma reposição da flora intestinal, e conseqüentemente, diminui o risco de contrair doenças, eles podem ser encontrados também no iogurte ou podem ser encontrados na forma de pó ou cápsulas.

Com uma boa Alimentação, qualidade de vida e Higiene pessoal, podemos além de suprir nossas necessidades nutricionais, contribuir para o fortalecimento da saúde e Bem-estar com garantia de uma Boa Saúde, evitando o aparecimento de doenças.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/alimentacao-para-aumentar-a-imunidade-e-diminuir-os-riscos-da-gripe-1218097.html

    Palavras-chave do artigo:

    alimentos

    ,

    imunidade

    ,

    nutricao

    Comentar sobre o artigo

    Francisco Amado

    Como prevenir a gripe suína ou “gripe A” é o assunto do momento. Com as notícias sobre a epidemia de gripe suína, a imprensa brasileira segue o ritmo ditado pela internacional, e já começa a falar sobre a possibilidade de o vírus H1N1 causar uma pandemia

    Por: Francisco Amadol Saúde> Nutriçãol 04/08/2009 lAcessos: 2,724 lComentário: 1

    Entendemos que as verduras, frutas e legumes são alimentos fontes de diferentes nutrientes. E também seriam descomplicadamente mais vistas nas refeições cotidianas.

    Por: Dimitri França Limal Saúde> Nutriçãol 14/04/2011 lAcessos: 539
    Origem Ancestral

    Estudos mostram que o Oleo de Coco e um forte inimigo do HIV. Cientistas filipinos e canadianos em estudos isolados descobriram que principios quimicos encontrados no oleo de coco não so podem destruir o HIV (AIDS), como também inibir o desenvolvimento do virus e sua carga viral.

    Por: Origem Ancestrall Saúde> Medicina Alternatival 18/03/2009 lAcessos: 10,750 lComentário: 1

    O estado nutricional no idoso reflecte-se directamente na sua saúde e na qualidade de vida. Apesar de raramente serem observados sinais óbvios de deficiências nutricionais no idoso, a baixa ingestão de alimentos, tão comum nesta faixa etária, pode levar à perda de peso não intencional e deficiências em micro nutrientes (vitaminas e minerais) com consequente impacto na saúde geral.

    Por: Ruil Saúde> Nutriçãol 06/08/2010 lAcessos: 2,690

    Está em todo o lado, é fundamental, e quase não damos por ele… execpto quando as cãibras atacam. È o magnésio um dos elementos químicos mais frequentes na Natureza, fazendo parte da composição de 60% dos minerais da Terra.

    Por: Ruil Saúde> Nutriçãol 05/10/2010 lAcessos: 1,327

    Substâncias Naturais notáveis que fazem uma enorme diferença em sua Saúde! A Mãe Natureza com sua sabedoria Divina produz os melhores Remédios Naturais de nosso planeta. Não há químico ou cientista capaz de superar os produtos naturais. A Natureza é muito mais esperta e o nosso corpo está preparado para o que é natural. Ter em mente que a Prevenção é a melhor arma contra todas as doenças e praticá-la traz resultados fantásticos.

    Por: Marcos Bertassolil Saúde> Medicina Alternatival 02/10/2013 lAcessos: 21

    É um tema ainda que desperta muita curiosidade a razão do aparecimento dessas doenças em pacientes com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), pois tem pacientes que apresentam esse mesmo vírus e mesmo depois de longos anos, tem casos de mais de 20 anos sem aparecer estas, a causa disso é uma grande incógnita. A HIV parasita as células T do sistema imunológico humano, responsável pela defesa do organismo humano. A hipótese mais aceita atualmente afirma que o parasito ao infeccionar esse sistem

    Por: Priscila Dias de Carvalhol Saúde> Medicinal 19/11/2010 lAcessos: 951

    Resumo: As condições adversas são co-responsáveis pela mudança da fase assintomática para sintomática em pacientes imunoinfectados como se percebe ao analisar diversos documentos em que certas condições levaram a queda das células de defesa independente da presença do vírus HIV.Assim se essas condições forem observadas possivelmente são estas que contribuem para que algumas pessoas desenvolvam a AIDS e outras fiquem até 20 anos sem se desenvolver.

    Por: Priscila Dias de Carvalhol Saúde> Medicinal 02/12/2010 lAcessos: 289

    RESUMO O presente estudo faz uma abordagem do Índice de Massa Corporal – IMC e um levantamento da porcentagem de alunos subnutridos e com peso saudável em escolas públicas e particulares do município de Farias Brito tendo como objetivo comparar as prevalências de subnutridos e peso saudável entre crianças e adolescentes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de ambas as instituições. O presente artigo justifica-se pela necessidade de conhecimento da temática em voga.

    Por: Antonio Kleber de Limal Saúde> Nutriçãol 07/07/2010 lAcessos: 582
    Ademir carreiro

    É muito mais fácil do que você imagina fazer uma Dieta Balanceada. É possível perder um pouco de peso, com uma dieta básica e bem simples de se fazer. Neste artigo, vamos ensinar a utilização da chamada "Dieta Holandesa dos Carboidratos Brancos".

    Por: Ademir carreirol Saúde> Nutriçãol 17/04/2014
    Ademir carreiro

    Pesquisas mostram que a ingestão de certos tipos de Alimentos que Emagrecem pode acelerar o seu metabolismo, reduzir o apetite e ajudar a perder mais peso do que outros.

    Por: Ademir carreirol Saúde> Nutriçãol 17/04/2014

    Algumas frutas antioxidantes brasileiras podem ter mais conteúdo antioxidante em comparação com outras frutas. Outros podem ter nutrientes com propriedades antioxidantes, outros podem ter apenas vitaminas.

    Por: ClaudioRjl Saúde> Nutriçãol 07/04/2014 lAcessos: 18
    Ricardo Miguel

    Já conhece a stevia? Porque este novo açúcar não é prejudicial para a saúde? Conheça todos os benefícios e as diferenças que existem em relação ao açúcar convencional.

    Por: Ricardo Miguell Saúde> Nutriçãol 02/04/2014

    Se você está pensando em mudar para uma dieta vegetariana não será fácil achar os produtos que seja nos super mercados.

    Por: ClaudioRjl Saúde> Nutriçãol 31/03/2014

    O chá tem sido cultivado há séculos, começando na Índia e na China. Hoje, o chá é a bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. Milhões de pessoas bebem chá verde, e estudos mostram que o chá verde (Camellia sinesis), em especial, tem muitos benefícios para a saúde.

    Por: Marcelol Saúde> Nutriçãol 27/03/2014
    Ricardo Miguel

    Conheça estas 8 dicas muito simples mas excelentes e bastante eficazes para perder peso e não engordar. Emagreça sem esforço e sem sofrimento, mudando pequenos hábitos do dia-a-dia.

    Por: Ricardo Miguell Saúde> Nutriçãol 27/03/2014
    Ozana Herrera

    Há pessoas que resistem em fazer dieta porque pensam que ao consumir alimentos com menos gordura, sal, açúcar ou cortar calorias para perder peso, também se perde o sabor dos alimentos. Isso não é verdade, é possível reduzir o consumo desses vilões afetam nossa saúde, sem perder os prazeres da boa mesa. Leia esse artigo e descubra como!

    Por: Ozana Herreral Saúde> Nutriçãol 26/03/2014
    Thaís Navarro Caldeira

    A correria do dia a dia nos faz recorrer a produtos práticos que encontramos no mercado. Com uma variedade cada vez maior, encontramos macarrões instantâneos que ficam prontos em poucos minutos, os tradicionais hambúrgueres, batatas fritas, pães de queijo, empanados de frango, salgadinhos fritos ,sanduíches, sopas prontas , tudo muito prático, mas e a saúde como fica nessa?

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde> Nutriçãol 29/03/2010 lAcessos: 427
    Thaís Navarro Caldeira

    Após uma alimentação desregrada, nos sentimos inchados, estufados, neste momento é necessário uma alimentação desintoxicante, composta por alimentos que ajudam a eliminar as toxinas que ficam em nosso organismo, causando este mal estar. Quando falamos em alimentos desintoxicantes, temos que pensar em primeiro lugar nas fibras que são de grande importância para o bom funcionamento do sistema digestivo, auxiliando no bom funcionamento intestinal e na absorção de nutrientes.

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde> Nutriçãol 29/03/2010 lAcessos: 7,730 lComentário: 1
    Thaís Navarro Caldeira

    A Páscoa é a época do ano mais esperada pelos "chocólatras" de plantão. O chocolate, é um alimento feito a partir do cacau e muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, calorias, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno e vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. Pode ser apresentado em versões ao leite, branco, meio amargo, variando em função do acréscimo em partes diferentes de seus componentes individuais e assim, varia também seu valor calórico, que em qualquer dos casos é elevado.

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde> Nutriçãol 15/03/2010 lAcessos: 109
    Thaís Navarro Caldeira

    Alguns pacientes chegam ao consultório, relatando que vivem de dieta durante muitos anos e não conseguem emagrecer. Normalmente essas pessoas seguem uma dieta sem o acompanhamento de um profissional qualificado e na maioria das vezes são dietas muito restritivas e baixas em calorias, o que leva o organismo a trabalhar de maneira forçada, diminuindo o metabolismo. Algumas pessoas relacionam a palavra dieta, com passar fome.

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde> Nutriçãol 15/03/2010 lAcessos: 1,207
    Thaís Navarro Caldeira

    Agora a novidade da moda é a famosa ração humana, uma mistura composta por várias fibras que promete emagrecer. Minha a sugestão é que não seja utilizada como substituto das refeições e sim como um complemento de fibras na alimentação conciliada a uma alimentação balanceada e equilibrada pelo seu nutricionista de confiança

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde> Nutriçãol 01/03/2010 lAcessos: 612
    Thaís Navarro Caldeira

    As fibras são de grande importância para o bom funcionamento do sistema digestivo, auxiliando no bom funcionamento intestinal e na absorção de nutrientes. Entre as inúmeras funções que desempenham, colaboram para o emagrecimento, pois aumentam de volume no estômago em até sete vezes, aumentando o tempo de esvaziamento gástrico, trazendo sensação de saciedade e ajudando na ingestão de menor quantidade de outros alimentos.

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde> Nutriçãol 11/09/2009 lAcessos: 1,708
    Thaís Navarro Caldeira

    O café da manhã é a primeira refeição do dia sendo por esse motivo de extrema importância para o bom funcionamento do organismo.

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde> Nutriçãol 10/09/2009 lAcessos: 2,442

    Comments on this article

    5
    Silvia Ap.Lauer de Campos 30/08/2011
    Gostaria de saber se alem de tds cuidados com alimentaçao e exercicios, há algum medicamento para aumentar o estado imunologico de um adolescente de 16 anos
    0
    victoria 25/07/2011
    eu estou doente e esse ensino me ajudou a comer coisas para poder nao fica doente
    6
    silvia 25/10/2010
    estou com infecacao nazal varias vezes ACHO Q ESTOU COM IMUNIDADE BAIXA SINUSITE RENITES GRIPES CONSTANTES OBRIG
    3
    ana 20/10/2010
    gostei do artigo q enviei para um amigo q esta com este problema.brigada
    4
    lenilda 23/07/2010
    existe uma mistura em pó ou alguma substa ncia que possa ajudar a aumentar a imunidade
    principalmente em pessoas dibeticas,pois elas perdem o apetite e tem uma ma alimentaçao
    oque fazer?
    3
    claudio vida loca 22/07/2010
    interressante gostei !
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast