Alimentação Saudável Na Gestação, O Bêbê Agradece!

17/09/2008 • Por • 4,603 Acessos

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA GESTAÇÃO, O BÊBÊ AGRADECE!

A nutrição desempenha papel fundamental na gestação, período este, no qual a mulher, por dom de Deus, se torna responsável pela geração de uma nova vida.

            Está cientificamente comprovado que uma alimentação desequilibrada durante a gestação pode ser prejudicial à saúde, tanto da mãe quanto do feto.

            Para as futuras mamães, aí vai uma dica muito importante: ao planejar a gravidez, aproveite também para cuidar do seu peso, mulher com peso adequado, será uma gestante saudável.

A gestante deve seguir uma dieta equilibrada e variada, rica em fibras, frutas, verduras e legumes. Deve priorizar a qualidade e não a quantidade.

 

O QUE DEVE SER CONSUMIDO

Proteínas

As proteínas dietéticas estão envolvidas na síntese das proteínas teciduais, fornecem aminoácidos essenciais para a construção e manutenção epitelial, dizem respeito também à formação enzimática, hormonal e de vários líquidos e secreções corpóreas.

* Fontes: alimentos de origem animal – carnes em geral, leite e derivados. Alimentos de origem vegetal – leguminosas (feijões, soja, amendoim, ervilha, lentilha).

Vitamina A

Tem papel de destaque na visão, reprodução, no desenvolvimento fetal, na função imune, na regulação da proliferação e diferenciação celular.

*Fontes: fígado de boi, queijo prato, couve, agrião, abóbora, cenoura, manga.

Vitamina C

Fundamental para a formação do colágeno, que compõe pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagem. Aumenta a absorção do ferro e fortalece o sistema imunológico.
*Fontes: acerola, goiaba, morango, manga, laranja, mamão, espinafre, couve refogada.

Folato

Influência a produção de núcleo celular (DNA), determinando a formação do bebê.

*Fontes: fígado de boi, espinafre cozido, feijão branco cozido, brócolis, gérmen de trigo, suco de laranja, repolho cru.

Vitamina B1 ou Tiamina

A deficiência de tiamina pode prejudicar o desenvolvimento cerebral. Devido às suas funções essenciais no sistema nervoso é conhecida como vitamina antineurítica.

*Fontes: farinha de aveia, flocos de cereais, amendoim, avelã, castanha do Pará, gergelim, feijão fradinho, lentilha, alho.

Ferro

É necessário para a formação das células sanguíneas do feto.

*Fontes: fígado, carnes e leguminosas em geral.

Cálcio e Fósforo

Participam da formação dos brotos dentários e do esqueleto fetal.

*Fontes: leite e derivados e cereais integrais são ricos em cálcio. Carnes magras e laticínios fornecem fósforo.

 

Que este período, seja para você mamãe, momento de íntima paz e alegria, sorria e transmita ao seu bebe toda a energia positiva que o mundo pode lhe dar. Felicidades e realizações como muita saúde. Boa semana.

Izaara Alvarenga

Nutricionista

Perfil do Autor

Izaara Carvalho Alvarenga

Izaara Alvarenga é graduada em Nutrição, pela UNILAVRAS, em Lavras - MG. Possui grande experiência na área de Alimentação Hospitalar. Cursa...