Alimentação Saudável Na Gestação, O Bêbê Agradece!

Publicado em: 17/09/2008 |Comentário: 5 | Acessos: 82,975 |

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA GESTAÇÃO, O BÊBÊ AGRADECE!

A nutrição desempenha papel fundamental na gestação, período este, no qual a mulher, por dom de Deus, se torna responsável pela geração de uma nova vida.

            Está cientificamente comprovado que uma alimentação desequilibrada durante a gestação pode ser prejudicial à saúde, tanto da mãe quanto do feto.

            Para as futuras mamães, aí vai uma dica muito importante: ao planejar a gravidez, aproveite também para cuidar do seu peso, mulher com peso adequado, será uma gestante saudável.

A gestante deve seguir uma dieta equilibrada e variada, rica em fibras, frutas, verduras e legumes. Deve priorizar a qualidade e não a quantidade.

 

O QUE DEVE SER CONSUMIDO

Proteínas

As proteínas dietéticas estão envolvidas na síntese das proteínas teciduais, fornecem aminoácidos essenciais para a construção e manutenção epitelial, dizem respeito também à formação enzimática, hormonal e de vários líquidos e secreções corpóreas.

* Fontes: alimentos de origem animal – carnes em geral, leite e derivados. Alimentos de origem vegetal – leguminosas (feijões, soja, amendoim, ervilha, lentilha).

Vitamina A

Tem papel de destaque na visão, reprodução, no desenvolvimento fetal, na função imune, na regulação da proliferação e diferenciação celular.

*Fontes: fígado de boi, queijo prato, couve, agrião, abóbora, cenoura, manga.

Vitamina C

Fundamental para a formação do colágeno, que compõe pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagem. Aumenta a absorção do ferro e fortalece o sistema imunológico.
*Fontes: acerola, goiaba, morango, manga, laranja, mamão, espinafre, couve refogada.

Folato

Influência a produção de núcleo celular (DNA), determinando a formação do bebê.

*Fontes: fígado de boi, espinafre cozido, feijão branco cozido, brócolis, gérmen de trigo, suco de laranja, repolho cru.

Vitamina B1 ou Tiamina

A deficiência de tiamina pode prejudicar o desenvolvimento cerebral. Devido às suas funções essenciais no sistema nervoso é conhecida como vitamina antineurítica.

*Fontes: farinha de aveia, flocos de cereais, amendoim, avelã, castanha do Pará, gergelim, feijão fradinho, lentilha, alho.

Ferro

É necessário para a formação das células sanguíneas do feto.

*Fontes: fígado, carnes e leguminosas em geral.

Cálcio e Fósforo

Participam da formação dos brotos dentários e do esqueleto fetal.

*Fontes: leite e derivados e cereais integrais são ricos em cálcio. Carnes magras e laticínios fornecem fósforo.

 

Que este período, seja para você mamãe, momento de íntima paz e alegria, sorria e transmita ao seu bebe toda a energia positiva que o mundo pode lhe dar. Felicidades e realizações como muita saúde. Boa semana.

Izaara Alvarenga

Nutricionista

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 16 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/alimentacao-saudavel-na-gestacao-o-bebe-agradece-566105.html

    Palavras-chave do artigo:

    gestante

    ,

    gestacao

    ,

    alimentacao gestacional

    Comentar sobre o artigo

    Ivan da Cruz

    A mulher que tem diabetes gestacional terá de aumentar as visitas ao médico: no início, a cada três semanas; depois da 28ª semana, a cada duas semanas; e a partir da 36ª, toda semana. Até as formas mais leves de diabetes gestacional devem ser tratadas, beneficiando mãe e filho.

    Por: Ivan da Cruzl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/07/2014 lAcessos: 32
    Robson Luís

    O diabetes gestacional é uma doença assintomática que pode causar vários problemas a gestante e ao bebê. Conheça os aspectos clínicos nesse artigo.

    Por: Robson Luísl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 27/12/2013 lAcessos: 29
    Liana Lutz Caetano Souza

    O presente estudo tem por fito analisar a proteção ao nascituro, detendo-se principalmente à importância da Lei nº 11.804 de 2008. Será analisado o que propriamente vem a ser o conceito de nascituro, as teorias existentes a respeito do início de sua personalidade jurídica, bem como os direitos que o cercam com o intuito de destacar o quão necessário é sua proteção.

    Por: Liana Lutz Caetano Souzal Direito> Legislaçãol 14/06/2012 lAcessos: 592
    MÔNICA PALITOT

    O pré-natal é um processo de extrema importância e deve ser encarado como um procedimento sine qua non para todas as gestantes independente de idade, classe social, raça ou região, pois somente a partir deste acompanhamento será possível detectar problemas tanto na mãe quanto no bebê. Devido a importância deste assunto resolvemos realizar na IV Mega-Ação social organizada pela FACENE/FAMENE, a coleta de dados através de questionário padronizado para a averiguação de informações junto às mulheres

    Por: MÔNICA PALITOTl Saúde e Bem Estarl 03/09/2010 lAcessos: 1,419
    José Eduardo Geremias

    Esse trabalho refere-se à revisão bibliográfica realizada para elaboração do trabalho de conclusão do curso de graduação em Psicologia, concluído em 2007, pelo autor desse artigo. Tendo como objetivo, apresentar algumas concepções acerca da adoção de crianças no Brasil, tema que faz parte da nossa realidade social, mas, que muitas vezes é tratado de maneira preconceituosa, sobretudo, por envolver aspectos que são revestidos de valores morais, culturais e religiosos. A construção social da maternidade e da paternidade; a família, e elementos legais e vivenciais da adoção, são abordados nesse artigo, que tem como objetivo conseqüente, uma reflexão mais aprofundada, no que se refere às facilidades e dificuldades encontradas nos diversos processos de adoção; considerando como processo, toda parte legal, bem como todo o processo de inserção da criança junto à família ou casal adotante que a acolherá.

    Por: José Eduardo Geremiasl Psicologia&Auto-Ajudal 10/07/2008 lAcessos: 4,857 lComentário: 1

    RESUMO O presente estudo tem como objetivo avaliar as primeiras experiências de ser pai e o apoio paterno a mãe que amamenta, visando mostrar o interesse deste pai no relacionamento com a mulher, desde a gestação e o nascimento, até as primeiras semanas do aleitamento materno. Os dados foram coletados através de entrevistas com 40 pais, onde se verificou que a maioria dos pais está em uma faixa intermediária de idade. Quando os pais se unem para amamentar, esta tarefa se torna mais fácil para mãe e bebê, as complicações são menores tanto para a mãe que amamenta quanto para o bebê, o qual passa a ter uma qualidade de vida bem melhor com o leite materno. Todo e qualquer incentivo é muito bom para este relacionamento, deixando os paradigmas da sociedade, os preconceitos para trás, sendo certo em afirmar que todos os pais podem e devem dar o apoio que sua companheira necessita em todos os momentos.

    Por: ana lucia vieira soares gasparl Educação> Ensino Superiorl 18/09/2009 lAcessos: 544

    A Aloe Vera é uma planta de beneficios incriveis para a nossa saúde. comprovadissima um suplemento alimentar, depurativo com propriedades antioxidantes

    Por: Marial Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 20/10/2014

    Até as pessoas que desejam engordar, precisam ingerir alimentos saudáveis. A carne vermelha tem diversos benefícios e deve estar presente na dieta para ganhar peso.

    Por: Michellel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/10/2014

    A insônia é um problema que aflige grande quantidade de pessoas. Para ajudar a combater o problema, alguns hábitos alimentares podem ser mudados. Este artigo fala sobre como algumas mudanças na alimentação pré sono pode ajudar a amenizar o problema.

    Por: Michellel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/10/2014
    Alexandre delacaze

    A riqueza da diversidade da Amazônia, disponibiliza também uma grande variedades de frutos, que são coloridos, saborosos e muitos benefícios trazem para nossa saúde.

    Por: Alexandre delacazel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/10/2014

    Apesar de não parecer, existem milhares de pessoas que desejam engordar, mas não conseguem. Essas pessoas buscam formas para ganhar peso e acabam ingerindo alimentos ricos em gordura, acreditando que não existem alimentos calóricos e saudáveis ao mesmo tempo. Este artigo mostra que é possível ganhar peso sem perder a saúde.

    Por: Magra Onlinel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 15/10/2014
    Adriano

    Quer ter uma alimentação equilibrada e saudável e não sabe por onde começar? Que tal trocar os cereais refinados de seu cardápio pelos cereais integrais?

    Por: Adrianol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 13/10/2014

    Artesanal dá dicas de bem-estar para prolongar os anos de vida e ensina receitas de drinques nutricionais para ajudar na saúde

    Por: Marianal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 13/10/2014
    Edison Candido Gonçalves

    Sempre é bom relembrar. Exercícios físicos sem uma dieta adequada pode comprometer a sua saúde. É o que alerta a Dra. Giovana Guido, nutricionista esportiva e atleta bikini fitness. Muitos que aderem a um programa de emagrecimento e ganho de massa muscular cometem esse erro básico.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/10/2014

    O mês de fevereiro é o mais propício a discussões a respeito da volta às aulas, sobre o calor, que realmente está acima da média, mas muitas das dúvidas giram em torno da alimentação escolar.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/03/2011 lAcessos: 81

    Eis o fruto da pimenteira, que por muitos adorado, mas também que por um receio por outros não consumido! Mas sejam as verdes ou vermelhas, as pimentas vêm ganhando espaço nos estudos relacionados a saúde.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/03/2011 lAcessos: 171

    A Doença de Crohn caracteriza-se por inflamação crônica de uma ou mais partes do tubo digestivo, desde a boca, passando pelo esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, até o reto e ânus.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/01/2010 lAcessos: 1,763 lComentário: 1

    A doença celíaca é considerada uma condição crônica que afeta o intestino delgado, também é conhecida como espru não tropical e enteropatia sensível ao glúten.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 18/01/2010 lAcessos: 637 lComentário: 1

    A dúvida do que se pode ou deve comer na parte da noite é muito comum, saiba agora quais são as melhores escolhas, principalmente para você caro leitor (a) que tem como objetivo o emagrecimento.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/01/2010 lAcessos: 4,872

    Todos nós sabemos que a época do natal e também na virada do ano, os alimentos se fazem presença, mas isso não quer dizer que precisam ser calóricos e gordurosos, não é?

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 07/12/2009 lAcessos: 364

    Conhecimento nunca é demais, espero que você caro leitor (a) tenha gostado de receber informações atuais sobre patologias associadas a alimentação.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 23/11/2009 lAcessos: 710

    Não se pode e nem deve culpar o metabolismo sem antes fazer um recordatório alimentar detalhado, em outras palavras, analisar o hábito alimentar, quantidade e qualidade dos alimentos que se está ingerindo.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 23/11/2009 lAcessos: 328

    Comments on this article

    0
    graça 12/08/2010
    Oi!!! a ultima mestruação da minha filha foi dia 2 de abril ela esta com 4 mezes de gravida e só viver com infquição de urina, ja esta sendo medicada a mas de um mêz. gostaria de saber se vai prejudica o Bebê com esses antibioticos que ela esta tomando, e se ainda esta no tempo de fazer a mofologica?
    2
    lucinara 12/01/2010
    oie estou gravida de 2 meses e estou acima do peso,gostaria de nao engordar muito
    peso de 70kg e meu normal e de 56kgagradeco desde ja ate
    0
    ronaldo motta 16/11/2009
    vlw mesmo gostei da sua colaboração para meu trabalho acadêmico.
    gostei de mais
    bjss
    -1
    allany 14/08/2009
    oi,me considero uma pessoa comum a alimentação bem rica,pois me preocupo muito...sempre querendo saber qual é o alimento melhor para eu e o meu bebê! fz o curso de nutrição e tranqeui agora!!! mas voltarei!com essa nova gripe estou muito preocupada,não paro de pensar! sempre querendo me alimentar certinho com medo de ter até uma gripe normal...mas tenho muita fé em Deus,sei que vai dar tudo certo!obrigada!!!
    0
    Érika 27/05/2009
    Fico feliz em saber que está tão bem!
    Parabéns...
    Bjs
    Sua ex- prof Érika
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast