Alimentos Que Previnem Doenças

Publicado em: 27/03/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 893 |

Existem alimentos extremamente mais poderosos que outros.

Essas dádivas da natureza, chamadas de alimentos funcionais, além de nutrir, são capazes de prevenir várias doenças não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, problemas cardiovasculares e câncer.

Alimentos que previnen doençasEntretanto, você deve ficar atento à forma de consumo destes alimentos, que deve ser regular e sem exageros, assim com também ao modo de preparo, tentando preservar as substâncias ativas do alimento.

Entre estes alimentos encontram-se: cereais integrais, soja e seus derivados, frutas cítricas, chá verde, alho, leite fermentado, iogurte, vegetais crucíferos, amarelos, folhas verdes, frutas vermelhas e roxas, peixes marinhos, castanha do Pará, amêndoas, nozes e pistache.

CEREAIS INTEGRAIS

Quais são os melhores: aveia, centeio, cevada e quinua.

Seus componentes ativos: fibras solúveis e insolúveis.

Os benefícios para sua saúde: também encontradas em leguminosas, como soja, feijão e ervilha, e em hortaliças com talos e frutas com cascas, essas fibras alimentares melhoram o trânsito intestinal, controlam os níveis de glicose no sangue e dão maior saciedade, ajudando a prevenir câncer de intestino e de cólon, diabetes e obesidade.

A aveia, em particular, ainda consegue ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (o LDL) e, por conta disso, recebeu o selo de alimento redutor do risco de doenças cardíacas, pelo FDA, o órgão norte-americano de controle de alimentos e remédios.

Dose mínima recomendada: quatro colheres de sopa por dia.

Veja a lista completa dos melhores alimentos funcionais, seus ingredientes ativos, seus benefícios e a dose mínima diária recomendada visitando:

http://www.blog.vivaplenamente.com/alimentos-que-previnem-doencas/

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos!

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/alimentos-que-previnem-doencas-2058921.html

    Palavras-chave do artigo:

    alimentos funcionais

    ,

    alimentos que previnem doencas

    ,

    cereais integrais

    Comentar sobre o artigo

    Os 10 alimentos funcionais que contém as substâncias mais preciosas e importantes para proporcionar uma vida melhor e livre de doenças.

    Por: Sandra Baronil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 29/03/2010 lAcessos: 2,438 lComentário: 1
    Adriano

    Quer ter uma alimentação equilibrada e saudável e não sabe por onde começar? Que tal trocar os cereais refinados de seu cardápio pelos cereais integrais?

    Por: Adrianol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 13/10/2014

    Artesanal dá dicas de bem-estar para prolongar os anos de vida e ensina receitas de drinques nutricionais para ajudar na saúde

    Por: Marianal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 13/10/2014
    Edison Candido Gonçalves

    Sempre é bom relembrar. Exercícios físicos sem uma dieta adequada pode comprometer a sua saúde. É o que alerta a Dra. Giovana Guido, nutricionista esportiva e atleta bikini fitness. Muitos que aderem a um programa de emagrecimento e ganho de massa muscular cometem esse erro básico.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/10/2014
    Nayara Leticia

    Conheça dicas importantes sobre alimentos para incluir na sua dieta, que ajudam a limpar e desintoxicar seu organismo depois de ingerir alimentos tóxicos que podem causar sintomas indesejáveis.

    Por: Nayara Leticial Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 22/09/2014

    Descubra o quanto vale a pena adquirir o Goji Actives e quais são os seus benefícios.

    Por: Melo Sitesl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 22/09/2014
    Eduardo Sobrinho

    Como emagrecer com saúde - Doutores estão surpreendidos com essa novidade! Descubra como emagrecer com saúde e prevenir doenças..

    Por: Eduardo Sobrinhol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 20/09/2014 lAcessos: 25
    Afonso Cavaleiro

    O suco verde vem sendo cada vez mais incluído nos cardápio de pessoas que desejam perder peso de forma saudável, mas além d emagrecimento essa bebida apresenta benefícios para quem tem prisão de ventre, ou mesmo para aqueles que sentem o corpo inchado após as festas exagerar um pouquinho na comida.

    Por: Afonso Cavaleirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 20/09/2014
    Adriano

    O azeite de oliva é um alimento antigo. Próprio de dietas milenares como a mediterrânea, a árabe, a dos hebreus, das tribos da mesopotâmia e outros povos que fazem parte da história da humanidade.

    Por: Adrianol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/09/2014 lAcessos: 11

    Se tem algo que caracteriza os refrigerantes é o poder da sua imagem e, em contrapartida, suas carências nutricionais. Como é que um produto, sendo tão ruim, com tantos malefícios, pode parecer tão bom...? (Pensou no cigarro...? Acertou!). Historicamente, os refrigerantes têm aparentado brindar soluções que infelizmente representam problemas para a saúde.

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 09/05/2013 lAcessos: 40

    É fundamental conhecer a verdadeira importância dos sais minerais e as vitaminas, pois eles desempenham um papel essencial no metabolismo e são necessários para o crescimento e bom funcionamento de todas as células do corpo humano. Cada tipo de vitamina e sal mineral possui funções específicas sobre a boa saúde e, como eles não são produzidos pelo próprio organismo, devem estar presentes na alimentação diária para evitar deficiências.

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 09/05/2013 lAcessos: 25

    Você sabe quais alimentos contêm cálcio? A grande maioria das pessoas acredita que é necessário consumir leite de vaca ou seus derivados para obter as quantidades suficientes de cálcio que o organismo necessita. Ainda por cima, alguns profissionais de saúde recomendam aos seus pacientes consumir leite de vaca para repor cálcio, como se esta fosse a única fonte existente na natureza...

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 09/05/2013 lAcessos: 32

    A aveia é um cereal integral muito nutritivo; dentre a sua composição encontramos ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras insolúveis. Neste artigo, lhe revelamos quais os benefícios da aveia, um alimento funcional.

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/05/2013 lAcessos: 27

    Talvez você goste deste incrível alimento, mas você sabe quais são os benefícios do brócolis? Quase tudo é aproveitado: suas folhas, flores e pedúnculos florais podem ser consumidos. O brócolis é rico em minerais (cálcio, potássio, ferro, zinco, sódio), vitaminas (A, C, B1, B2, B6, K, folato), proteínas, fibras alimentares (5 gr por xícara) e outros nutrientes.

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/05/2013 lAcessos: 41

    Fizemos uma lista com os 6 principais alimentos que podem ajudar você a emagrecer. Eles não fazem milagres, mas podem ser ótimos aliados numa dieta de emagrecimento. Eles são chamados de "alimentos termogênicos", pois, certas substâncias que contêm, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e queimando as gorduras.

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/04/2013 lAcessos: 22

    É muito conhecida por conter uma grande quantidade de vitamina A, essencial para os olhos, no entanto, ela tem muitas outras propriedades. Mas então, quais os benefícios da cenoura? Na realidade a cenoura é considerada um ótimo alimento funcional por também proporcionar benefícios para a pele, cabelos, mucosas, ossos e sistema imunológico, além de prevenir doenças como úlceras, reumatismo e arteriosclerose.

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/04/2013 lAcessos: 37

    Existem alimentos que nos dão energia e disposição. Veja a continuação quais alimentos são estes. Os cereais integrais, a carne de peru, o guaraná e o café merecem destaque entre os alimentos que garantem energia física e mental. Os cereais integrais, grupo de alimentos composto por grãos como o arroz, o trigo, o milho, o centeio e a aveia, contém carboidratos e fibras, dupla que garante níveis estáveis de açúcar no sangue, evitando sintomas de fraqueza e picos de fome.

    Por: vivaplenamentel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 26/04/2013 lAcessos: 30
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast