Alimentos Que Previnem Doenças

27/03/2010 • Por • 923 Acessos

Existem alimentos extremamente mais poderosos que outros.

Essas dádivas da natureza, chamadas de alimentos funcionais, além de nutrir, são capazes de prevenir várias doenças não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, problemas cardiovasculares e câncer.

Alimentos que previnen doençasEntretanto, você deve ficar atento à forma de consumo destes alimentos, que deve ser regular e sem exageros, assim com também ao modo de preparo, tentando preservar as substâncias ativas do alimento.

Entre estes alimentos encontram-se: cereais integrais, soja e seus derivados, frutas cítricas, chá verde, alho, leite fermentado, iogurte, vegetais crucíferos, amarelos, folhas verdes, frutas vermelhas e roxas, peixes marinhos, castanha do Pará, amêndoas, nozes e pistache.

CEREAIS INTEGRAIS

Quais são os melhores: aveia, centeio, cevada e quinua.

Seus componentes ativos: fibras solúveis e insolúveis.

Os benefícios para sua saúde: também encontradas em leguminosas, como soja, feijão e ervilha, e em hortaliças com talos e frutas com cascas, essas fibras alimentares melhoram o trânsito intestinal, controlam os níveis de glicose no sangue e dão maior saciedade, ajudando a prevenir câncer de intestino e de cólon, diabetes e obesidade.

A aveia, em particular, ainda consegue ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (o LDL) e, por conta disso, recebeu o selo de alimento redutor do risco de doenças cardíacas, pelo FDA, o órgão norte-americano de controle de alimentos e remédios.

Dose mínima recomendada: quatro colheres de sopa por dia.

Veja a lista completa dos melhores alimentos funcionais, seus ingredientes ativos, seus benefícios e a dose mínima diária recomendada visitando:

http://www.blog.vivaplenamente.com/alimentos-que-previnem-doencas/

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos!

Perfil do Autor

vivaplenamente

Autor com mais de 15 anos de experiência nas áreas de nutrição, controle de peso, bem estar e cuidados com a pele. Administrador do...