Anemia por ausência de ferro

Publicado em: 02/08/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 281 |

A anemia é a diminuição do número de hemoglobinas no sangue. Apesar de existir diversos tipos de anemia a por deficiência de ferro é a mais comum. O ferro é o mineral que forma a hemoglobina e a ausência dele no organismo é o que ocasiona a doença.

A ausência de ferro ocorre principalmente pela baixa ingestão de alimentos que sejam fontes desse mineral, o estado fisiológico do indivíduo e fases da vida ( lactentes, crianças,idosos) também influenciam na demanda de ferro que o organismo necessita. Um simples hemograma é capaz de identificar esse tipo de anemia.

No Brasil o número de crianças com menos de dois anos que apresentam anemia é alto, chegando a quase 50%.

Alimentos ricos em ferro

  • Carnes
  • Feijão
  • Soja
  • Fígado
  • Gema de ovo
  • Lentilha

Dicas: O ferro de origem animal é melhor absorvido pelo organismo, vale lembrar que não se deve consumir ao mesmo tempo alimentos que sejam fonte de cálcio e ferro pois um atrapalha a obsorção do outro. Por exemplo, evite tomar um iogurte após o almoço.

Já a vitamina C potencializa a absorção do ferro, consumir uma laranja após o almoço auxilia o organismo a aproveitar melhor o ferro contido na refeição.

Tratamento da anemia

O tratamento da anemia geralmente consiste na administração de sulfato ferroso por cerca de dois a três meses. Quando o indivíduo já se encontra com anemia não se deve somente apelar para uma alimentação rica em ferro, uma dieta com alimentos que contenham ferro não é suficiente para curar a anemia e sim para previnir a doença.

 

 

 

 

 

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/anemia-por-ausencia-de-ferro-2948062.html

    Palavras-chave do artigo:

    anemia

    ,

    ferro

    Comentar sobre o artigo

    A anemia é uma doença causada principalmente pela diminuição da concentração de hemoglobina no organismo que pode ser acompanhado pela baixa contagem de eritrócitos e diminuição do hematócrito. Vários fatores etiológicos podem desencadear um quadro anêmico nos diversos segmentos populacionais, dentre eles, destacam-se os fatores nutricionais, sendo que a carência de ferro é a causa mais comum das anemias.

    Por: Edma Lopes Mendes de Freitasl Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/08/2011 lAcessos: 389

    Anemia é uma doença caracterizada pela falta de hemoglobina no organismo que é importantíssimo para transportar oxigênio no sangue

    Por: Christiano França Limal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 14/10/2010 lAcessos: 949 lComentário: 1
    Rafael Silva

    Há uma série de causas de anemia. Ela pode ser causada por uma hemorragia devido a um acidente (ferimento) ou uma doença. Lentos ou moderados sangramentos de uma úlcera no estômago ou intestino também podem causar vários graus de anemia. Adolescentes, mulheres grávidas e aqueles que consomem uma dieta pobre são particularmente propensos a sofrer de anemia.

    Por: Rafael Silval Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 15/04/2011 lAcessos: 352

    A anemia significa uma diminuição da hemoglobina no sangue, que causa uma redução dos glóbulos vermelhos (hemácias) circulantes.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estarl 21/08/2014 lAcessos: 11

    Todos nós sabemos da importância das vitaminas para a nossa saúde, mas será que realmente damos a devida importância para o consumo da mesma? Você, por exemplo, saberia dizer se está a consumir vitamina D em quantidade suficiente para suas necessidades diárias? Sabia que muitas pessoas apresentam algum grau de anemia e muitas deles nem mesmo sabem disso?

    Por: Christiano Lima Santosl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/01/2013 lAcessos: 21

    A manga se originou no sudeste da Ásia, onde tem sido cultivada a mais de 4.000 anos. O fruto se espalhou para várias partes do mundo tropical e sub-tropical, onde o clima permite um melhor crescimento.

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 15/03/2011 lAcessos: 755
    Ricardo Miguel

    No artigo de hoje vamos dar a conhecer todas as vantagens e benefícios de comer grão-de-bico. Porque esta simples e pequena leguminosa é tão importante e benéfica para a saúde?

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 26/11/2012 lAcessos: 46

    Cristiani Pretto ¹ Luciana Dórea¹ No período pós parto as mulheres podem estar desenvolvendo algumas patologias como a infecção puerperal, principalmente aquelas que optaram pelo parto cesariana, por isso nesta fase a mulher necessita de cuidados especializados. Neste sentido a enfermagem é de grande importância, visto que é um profissional com qualificação qualificação teórico – pratica para prestar os cuidados necessários a uma boa evolução da puérpera.

    Por: Luciana da Silva Dóreal Saúde e Bem Estarl 21/10/2010 lAcessos: 4,746
    Dra.Aline Artuzi

    O fator água oferece apenas evidência indiretas do papel dos oligoelementos sobre a mortalidade de várias doenças . Os estudos estatísticos de correlação simples efetuados entre um único índice presente no ambiente e a mortalidade em determinada região podem ser enganadores.

    Por: Dra.Aline Artuzil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 06/07/2010 lAcessos: 572

    Nestes dias de inverno quente,e verões ainda mais quentes, conhecer as formas de conservação dos alimentos é muito importante, não somente pelo fato de podermos mantê-los em boas condições de consumo por mais tempo, como também conservar suas propriedades nutricionais e assim evitar que se contaminem por micro-organismos patogênicos ou seja, que causam infecçã.

    Por: elvisl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/09/2014
    Edison Candido Gonçalves

    Não basta querer só emagrecer, definir o corpo etc. Tem que desejar com toda força. Tem que haver muita determinação até atingir os resultados esperados.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/09/2014
    Arilson César de Souza

    Muita gente precisa emagrecer e enfrenta uma luta diária com a balança. O que a maioria das pessoas não sabe é que a ciência identificou vários alimentos que podem ajudar nesse processo. Veja aqui 10 alimentos capazes de acelerar seu emagrecimento.

    Por: Arilson César de Souzal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014
    Lincoln da Silva

    Veja como um bom controle da pressão arterial lhe ajuda a evitar outros problemas de saúde, sendo que estes podem te prejudicar muito e leva-lo à óbito.

    Por: Lincoln da Silval Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014
    nivaldo monteiro

    A flora intestinal de um indivíduo é um importante determinante do seu estado geral de saúde. Numa pessoa acima do peso, com doenças crônicas (como a hipertensão) e metabólicas (como aumento do triglicerídeo/colesterol e diabetes) tem seu intestino colonizado por bactérias que fazem mal a saúde. É aí que os probióticos podem ajudar.

    Por: nivaldo monteirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014
    nivaldo monteiro

    Para iniciar qualquer processo saudável de ganho ou perda de peso, é fundamental ter inicialmente um diagnóstico sobre a real situação em que o individuo se encontra.

    Por: nivaldo monteirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014
    nivaldo monteiro

    É importante saber que não há um peso ideal, mas sim uma faixa de peso considerada normal para aquela altura. Assim, devemos fazer o cálculo de peso ideal duas vezes (uma com o IMC desejável de 18,5 e outra com o IMC desejável de 24,9, pois esta é a faixa de IMC ideal).

    Por: nivaldo monteirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 09/09/2014
    Jéssica Lara Oliveira

    99% da população gostaria de saber várias dicas de como perder barriga. como perder barriga Pois essa parte do corpo é a que mais desperta preocupação esteticamente falando. Podemos ver várias revistas e sites como títulos que abordam esse assunto, mais a pergunta que não quer calar é a seguinte: Será que essas dicas realmente funcionam ou é só mito.

    Por: Jéssica Lara Oliveiral Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 05/09/2014 lAcessos: 15

    Em tempos difíceis, pode ser bastante desafiador conseguir manter seu dinheiro em seu bolso, com todos os problemas e contas a pagar. Além disso, há um grande apelo ao consumismo que, se não tomar cuidado, pode levá-lo a problemas financeiros. Neste artigo, você aprenderá algumas dicas sobre como proceder a fim de evitar alguns gastos e assim manter seu dinheiro em seu bolso.

    Por: Christiano Lima Santosl Finanças> Finanças Pessoaisl 19/06/2013 lAcessos: 30

    Você provavelmente já leu muitos bons conselhos que há por aí. Apesar de serem bons, muitas vezes os ignoramos ou até mesmo eles não são suficientes. E então, para complementar nosso conhecimentos, podemos nos valer também de dicas sobre o que não fazer. Essas dicas sobre o que não fazer podem, assim, ajudar-nos a evitar certas situações.

    Por: Christiano Lima Santosl Finanças> Finanças Pessoaisl 19/06/2013 lAcessos: 24

    Há várias dicas pela web para quem quer saber como ser rico. O grande problema é que metade delas são de pessoas que somente querem vender-lhe seus produtos e serviços para "ficar rico rápido" ou "ganhar dinheiro dormindo". E quase a outra metade é, na verdade, somente um monte de pessoas a repetir aquilo que tantos outros já cansaram de falar pela web. Em outras palavras: é tanto conteúdo repetitivo que às vezes pode ser bem difícil encontrar informação realmente válida.

    Por: Christiano Lima Santosl Finanças> Finanças Pessoaisl 19/06/2013 lAcessos: 14

    Este breve texto tem capacidade de ajudá-lo assim, apontando tentações a serem evitadas quando buscando-se a independência financeira. Isso auxiliará não por discursar sobre o que executar, e sim instruindo-o sobre o que poderá impedi-lo de conquistar seu objetivo de tornar-se rico ou pelo menos mais independente financeiramente falando.

    Por: Christiano Lima Santosl Finanças> Finanças Pessoaisl 19/06/2013 lAcessos: 19

    Com certeza você também está interessado em aprender mais a fim de alcançar também o seu objetivo de tornar-se rico, ou pelo menos financeiramente independente - o que, em minha opinião, já é uma meta audaciosa e boa o bastante! Bem, já passei várias dicas em meu outro blog, Clube do dinheiro, mas vou apresentar aqui cinco delas, tal que você já possa saber um pouco do que pode encontrar por lá.

    Por: Christiano Lima Santosl Finanças> Finanças Pessoaisl 19/06/2013 lAcessos: 23

    Quem quer ganhar dinheiro, precisa se diferenciar dos concorrentes no mercado que está tão acirrado nos dias de hoje. Para te ajudar nessa tarefa árdua, daremos dicas nesse artigo de soluções criativas para ganhar dinheiro.

    Por: Christiano Lima Santosl Negócios> Pequenas Empresasl 19/06/2013 lAcessos: 32

    Ter um blog não é nada fácil e até atingir a maturidade necessária para que o mesmo ganhe o suficiente para pagar por seu tempo de trabalho você pode estar interessado em escrever para terceiros, a fim de faturar uma renda extra no final do mês. Ou talvez você nem tenha interesse em ter o seu próprio blog e deseja que a tarefa de escritor de conteúdo para websites e blogs seja um "emprego extra" para você.

    Por: Christiano Lima Santosl Negócios> Negócios Onlinel 16/06/2013 lAcessos: 26

    Quem está à caça de novas oportunidades para ganhar dinheiro na Internet já deve, em algum momento, ter encontrado os famosos sistemas PTC - paid to click. Nesses websites, ao menos na teoria, você é pago para clicar em propagandas, mas será que você será realmente pago? Algumas pessoas na web dizem que sim, que estão a receber dinheiro por meio de tal sistema. Bem, até onde isso é verdade ou mentira? Hora de analisar tal sistema.

    Por: Christiano Lima Santosl Negócios> Negócio de Casal 16/06/2013 lAcessos: 22
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast