BCAA - Tudo sobre BCAA, O que é, Pra que Serve, Como Tomar - Corpo Forte Nutrição Esportiva

Publicado em: 25/07/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 13,701 |

Mais de 20 aminoácidos são necessários para a construção de músculos e para a manutenção de importantes funções vitais. O corpo humano pode produzir quase todos os aminoácidos, com exceção de 8 a 10 que devem ser obtidos por meio da alimentação ou de suplementação, os chamados "aminoácidos essenciais".

Dentre os aminoácidos essenciais, temos 3 deles que são os chamados BCAA's (Aminoácidos de cadeia Ramificada:

  • L-Valina

  • L-Leucina

  • L-Isoleucina

BCAA é a abreviação de "Branch Chain Amino Acids" que significa "aminoácidos de cadeia ramificada". Eles estão entre os suplementos mais importantes para qualquer programa nutricional esportivo. Os BCAA's constituem até 35% da massa muscular corporal e são indispensáveis para a manutenção e o crescimento dos músculos. Além de construir células e reparar tecidos, eles formam anticorpos, fazem parte do sistema hormonal e enzimático, formam RNA e DNA e ainda transportam oxigênio pelo corpo.

www.CorpoForte.com

Aprenda como agem os BCAA's:

Durante o treino intenso com pesos, o corpo normalmente fica em um estado altamente catabólico. Nesse momento, se não houver os nutrientes necessários para abastecerem seu organismo durante o treino, ele passa a "roubar" os aminoácidos que estão presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia. O resultado disso é a perda de massa muscular.

O sinal para o corpo interromper a síntese de proteínas nos músculos e começar a entrar no estado catabólico é justamente a liberação desses BCAA's "roubados" dos músculos.

Fornecer os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), especialmente durante esses períodos de estresse, faz com que esse sinal não seja dado, e consequentemente os músculos continuem a sintetizar proteínas e não entrem em catabolismo.

Falando de maneira mais técnica, os BCAA's agem como transportadores de nitrogênio, que auxiliam os músculos a sintetizarem outros aminoácidos necessários para promover o crescimento muscular.

Em outras palavras, os BCAA combinam aminoácidos mais simples para formar todo um tecido muscular mais complexo.

Ao fazer isso, os BCAA's estimulam a produção de insulina, cuja principal função é permitir que o açúcar do sangue seja absorvido pelas células musculares e usado como fonte de energia.

Essa produção de insulina faz com que os aminoácidos penetrem mais facilmente nas células musculares, para que possam servir de matéria-prima na construção dos músculos.

www.CorpoForte.com

Importantes co-fatores na suplementação de BCAA:

Muitos fisiculturistas e atletas não dão muita importância à combinação e inclusão de co-fatores quando lidam com suplementos, mas isso é um erro que você não pode ser cometido.

Veja, a seguir, uma lista dos co-fatores que têm um papel importante no aumento da eficácia da suplementação de BCAA:

  • Cromo: A forma mais apropriada é o picolinato de cromo, que aumenta a eficácia da insulina. A insulina é o elo mais importante no processo de construção muscular.

O cromo aumenta a síntese de proteínas no corpo, além de promover a absorção intracelular dos aminoácidos livres presentes no sangue e sua assimilação pelas células.

Ele também retarda a taxa de degradação de proteína pelo corpo dentro das células. Por isso é muito importante aliar o Cromo à suplementação de BCAA.

  • Vitamina B6: Uma vez que a vitamina B6 é fundamental no metabolismo de aminoácidos, os atletas cujas dietas têm uma alta taxa de aminoácidos precisarão de uma quantidade maior dela no corpo. O transporte de aminoácidos para o interior das células depende muito do fornecimento adequado de vitamina B6. 

  • Vitamina B12:A vitamina B12 é outro nutriente solúvel em água e bastante importante que deve estar sempre presente no metabolismo da proteína e na síntese dos aminoácidos. 

  • Biotina:A Biotina possui um papel de destaque na síntese de proteína e na formação de glicogênio.

Saiba a quantidade ideal e quando você deve ingerir BCAA:

Pesquisas indicam que com 4-8 gramas de BCAA antes dos exercícios intensos e 4-8 gramas depois, você poderá otimizar seus resultados de crescimento muscular.

Uma quantidade menor também é eficaz, mas se você precisar de um desempenho melhor e uma recuperação mais rápida, uma dosagem maior será necessária para uma maior eficiência.

Ingerir os BCAA's imediatamente antes ou durante um treino intenso com pesos ou um treino aeróbico melhora seus resultados e seu desempenho.

Tomar os BCAA's junto da alimentação pós-treino ou de um drink de recuperação irá ajudar na reposição mais rápida de BCAA nos músculos, acelerando a recuperação muscular e prevenindo o overtraining.

Qualquer pessoa que deseja ganho muscular ou uma fonte de energia natural, sem qualquer efeito colateral, deve considerar seriamente incorporar a suplementação de BCAA's em sua dieta.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/bcaa-tudo-sobre-bcaa-o-que-e-pra-que-serve-como-tomar-corpo-forte-nutricao-esportiva-5059960.html

    Palavras-chave do artigo:

    bcaa

    ,

    comprar bcaa

    ,

    como tomar bcaa

    Comentar sobre o artigo

    Ter uma pele macia, hidratada, jovial e sem manchas é o sonho de toda mulher. Uma alimentação saudável contribui fortemente para a manutenção da beleza externa, em especial, uma dieta que priorize a presença de frutas diferenciadas no cardápio.

    Por: Karina Silva Fariasl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 06/11/2014 lAcessos: 18

    Para conquistar um coração saudável é preciso adotar uma alimentação equilibrada e saudável. Não há caminhos fáceis para alcançar este objetivo, muitas tentações tentarão barrar essa conquista. Porém, o resultado é recompensador, maior bem-estar, qualidade de vida e longevidade, são algumas das recompensas que aguardam as pessoas que almejam ter um coração mais saudável.

    Por: Karina Silva Fariasl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 05/11/2014 lAcessos: 14

    Suplementos Nutricionais - Uma das indústrias que mais cresce no mundo é a de suplementos nutricionais, ou mais amplamente conhecido como vitaminas, minerais e suplementos. Produzindo cerca de US $ 32 bilhões em receita para os suplementos nutricionais apenas em 2012, projeta-se para o dobro que em chegando a US $ 60 bilhões em 2021 de acordo com o "Nutritional Business Journal".

    Por: leloseidell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 24/10/2014 lAcessos: 21

    A Aloe Vera é uma planta de beneficios incriveis para a nossa saúde. comprovadissima um suplemento alimentar, depurativo com propriedades antioxidantes

    Por: Marial Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 20/10/2014

    Até as pessoas que desejam engordar, precisam ingerir alimentos saudáveis. A carne vermelha tem diversos benefícios e deve estar presente na dieta para ganhar peso.

    Por: Michellel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/10/2014 lAcessos: 13

    A insônia é um problema que aflige grande quantidade de pessoas. Para ajudar a combater o problema, alguns hábitos alimentares podem ser mudados. Este artigo fala sobre como algumas mudanças na alimentação pré sono pode ajudar a amenizar o problema.

    Por: Michellel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/10/2014
    Alexandre delacaze

    A riqueza da diversidade da Amazônia, disponibiliza também uma grande variedades de frutos, que são coloridos, saborosos e muitos benefícios trazem para nossa saúde.

    Por: Alexandre delacazel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/10/2014 lAcessos: 12

    Apesar de não parecer, existem milhares de pessoas que desejam engordar, mas não conseguem. Essas pessoas buscam formas para ganhar peso e acabam ingerindo alimentos ricos em gordura, acreditando que não existem alimentos calóricos e saudáveis ao mesmo tempo. Este artigo mostra que é possível ganhar peso sem perder a saúde.

    Por: Magra Onlinel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 15/10/2014 lAcessos: 18

    De fato, o NOX3 é composto com elementos precursores de volumização muscular, força, resistência e tempos de recuperação menores. NOX3 contém ingredientes selecionados que atuam em sinergia para máxima ação. NOX3 tem uma atuação também como um suplemento anti-catabólico que ajuda a preservar a massa muscular. Resumindo, NOX3 é a melhor escolha para quem treina sério e quer obter o máximo em resultados.

    Por: Corpo Forte Nutrição Esportival Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/07/2011 lAcessos: 433

    Testosterona é um hormônio esteróide produzida tanto nos homens quanto nas mulheres. Nos homens pelos testículos (os quais também produzem espermatozóides e uma série de outros hormônios que controlam o desenvolvimento normal e funcionamento), nos indivíduos do sexo feminino, pelos ovários, e, em pequena quantidade em ambos, também pelas glândulas supra-renais. Vale ressaltar que a síntese da testosterona é estimulada pela ação do LH (hormônio luteinizante), que por sua vez é produzido pela pitu

    Por: Corpo Forte Nutrição Esportival Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/07/2011 lAcessos: 285

    A Glutamina é o aminoácido mais abundante no tecido muscular e é literalmente dilacerado nos músculos durante períodos de estresse, como exercícios intensos e treinamento com peso. A glutamina é considerada "incondicionalmente essencial" pois esse esgotamento pode causar perda muscular e diminuição da função imunológica.

    Por: Corpo Forte Nutrição Esportival Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/07/2011 lAcessos: 239

    O uso de drogas para aumentar a massa muscular e/ou melhorar a performance esportiva tem sido amplamente discutido e condenado nos meios de comunicação, e é sempre tema de intensos debates. Apesar disso, é surpreendente ver como pouquíssimas pessoas sabem realmente o que são essas drogas, o que elas fazem e quais são os verdadeiros efeitos colaterais.

    Por: Corpo Forte Nutrição Esportival Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/07/2011 lAcessos: 387

    Quer se trate de maior tamanho e força que você está de velocidade depois ou melhoradas e resistência, BSN ® sabe que você está lá fora, dia após dia, empurrando-se para a borda, a fim de obter um passo mais perto de seu objetivo. Seja qual for o seu jogo final, você merece um dispositivo de ignição pré-treino completo que pode manter o ritmo.

    Por: Corpo Forte Nutrição Esportival Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/07/2011 lAcessos: 433

    Lipo Cut X Hers Liquidfast Capsules: possui uma fórmula específica para necessidade das mulheres. A cápsula líquida tem maior concentração de ingrediente ativo, proporcionando uma absorção muito rápida e eficaz, praticamente dobrando a velocidade de obtenção dos resultados.

    Por: Corpo Forte Nutrição Esportival Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/07/2011 lAcessos: 1,019

    Promove o anabolismo protéico e oxidação da gordura corporal Ajuda o organismo a atuar junto ao hormônio do crescimento Estimula a hipertrofia de estruturas ativas da fibra muscular

    Por: Corpo Forte Nutrição Esportival Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/07/2011 lAcessos: 625

    3 Whey Dyn possui fórmula elaborada com mix de proteínas do soro do leite: proteína isolada do soro do leite (WPI), proteína concentrada do soro do leite (WPC) e proteína hidrolisada do soro do leite (WPH) de mais elevada pureza, fornecendo nutrientes da mais alta qualidade e de alto valor biológico para uma rápida absorção do organismo.

    Por: Corpo Forte Nutrição Esportival Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/07/2011 lAcessos: 406
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast