Como Criar Hábitos Alimentares Saudáveis E Garantir Uma Boa Saúde!

Publicado em: 21/08/2009 |Comentário: 3 | Acessos: 6,007 |

Como criar hábitos alimentares saudáveis e garantir uma boa saúde Para se planejar uma alimentação equilibrada devemos selecionar criteriosamente os alimentos e praticar cuidados básicos de higiene para que ela seja saudável e segura. Confira algumas dicas que garantem uma alimentação mais benéfica.

• Coma na hora certa: as mesmas refeições deverão ser consumidas, diariamente, no mesmo horário. Assim o organismo funcionará melhor

 • Coma o suficiente: uma alimentação em quantidade exagerada dificulta a digestão e pode causar sensação de mal - estar. Quem come o suficiente sente – se melhor e mantém o peso normal.

• Não tenha pressa: para que o sabor seja apreciado, o alimento precisa ser mastigado, sem pressa, até ser triturado. Desse modo, o estômago trabalha menos e os nutrientes são mais bem aproveitados Faça de suas refeições um ponto de encontro familiar. Não se alimente assistindo tv.

• Evite preocupação enquanto come: perturbações emocionais durante as refeições diminuem o apetite e dificultam a digestão.

• Beba líquido na medida e na hora certas: todas as reações do corpo ocorrem na presença de água, que também é responsável pela desintoxicação do organismo. Por isso, é importante ingerir de 8 a 10 copos de água por dia. Mas durante a refeição, evite beber líquidos para não prejudicar a digestão.

 • Evite frituras e alimentos gordurosos: assim, você evita o aumento do colesterol e o excesso de peso, além se facilitar a digestão. O estomago, o fígado e o coração agradecem.

• Não belisque entre as refeições: alem de comprometer as refeições principais, os petiscos são sempre calóricos.

• Faça uma dieta equilibrada: programe uma dieta com alimentos dos grupos – construtor, regulador e energético- para garantir o consumo de proteínas, carboidratos, gorduras, minerais, vitaminas, fibras e água.

• Monte o seu prato com alimentos de cores diferentes: quanto mais colorido o prato, maior a diversidade de vitaminas, minerais, fibras e água.

• Facilite a digestão: movimentos leves após as refeições, como uma caminhada tranqüila, ajudam a digestão.

 • Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Coma – os cinco vezes por dia: as frutas e as verduras são ricas em vitaminas, sais minerais e fibras. Coma, pelo menos, 4 colheres de sopa de vegetais (verduras e legumes) 2 vezes ao dia. Coloque os vegetais no prato no almoço e no jantar. Comece com uma fruta ou fatia de fruta no café da manhã e acrescente mais 1 nos lanches da manhã e tarde.

• Coma feijão pelo menos 1 vez por dia, no mínimo 4 vezes por semana: o feijão é um alimento rico em ferro. Na hora das refeições coloque uma concha de feijão no seu prato, o feijão pode ser substituído pela soja, lentilha, grão de bico, ervilhas.

• Reduza o consumo de álcool e refrigerantes: evite o consumo diário a melhor bebida é a água.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/como-criar-habitos-alimentares-saudaveis-e-garantir-uma-boa-saude-1149016.html

    Palavras-chave do artigo:

    saudavel

    ,

    alimentacao

    ,

    estilo de vida

    Comentar sobre o artigo

    Vegan - Decidir por uma nova uma nova dieta pode ser considerada uma dor e um dos principais problemas para iniciar a dieta e o estilo de vida Vegan poderá ajudar nessa decisão.

    Por: ClaudioRjl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 13/03/2014
    Fernando João de Jesus Santana

    RESUMO Este trabalho foi realizado através da pesquisa de campo, aplicando 30 questionários, que tratará da temática qualidade de vida como fatores sócio ambiental, o qual esta relacionada às questões ambientais, sociais, política, econômicas e culturais que interferem na vida de crianças da Escola Municipal Manoel de Paula Menezes Lima localizada na cidade de Lagarto/se, onde estas crianças e jovens possui uma vulnerabilidade social em linha geral, estas também possui suas condições não razoáve

    Por: Fernando João de Jesus Santanal Educação> Ciêncial 24/07/2011 lAcessos: 498

    O ser humano vem deixando de lado as práticas esportivas, a boa alimentação e hábitos saudáveis, devido à correria do mundo globalizado.

    Por: Prof. Paulo Barreto dos Santosl Esportel 06/02/2013 lAcessos: 21
    marlucia pontes gomes de jesus

    O artigo faz uma retrospectiva da alimentação escolar no Brasil, dando ênfase à questão da alimentação saudável nos sistemas de educação do país.

    Por: marlucia pontes gomes de jesusl Educaçãol 31/03/2011 lAcessos: 6,553

    O Presente artigo aborda os benefícios de uma alimentação saudável nos dias atuais. Na realidade, somos precisamente o que comemos, visto que os alimentos que diariamente consumimos têm influências diretas no funcionamento do nosso organismo, cérebro, pele, olhos, estado de espírito e na forma como vivemos no cotidiano.

    Por: Valdir Lino Batista Camposl Culinárial 27/10/2011 lAcessos: 861
    Thiago Miranda

    Se por um lado, a tecnologia e a industrialização facilitam nossas vidas e contribuem para o progresso social e econômico da civilização, por outro nos colocam a mercê de uma série de fatores de riscos relacionados ao estado de saúde. Contrariando essa perspectiva, a Educação Física aparece como uma das variáveis na promoção da qualidade de vida e da saúde, tendo papel importante na atuação escolar (NAHAS, 2001). A pesquisa pretende apontar o papel da educação física em pról à qualidade de vida.

    Por: Thiago Mirandal Educação> Ensino Superiorl 31/07/2009 lAcessos: 14,087 lComentário: 2
    LUCIANA SANTOS

    O Ceja Luiza Miotto Ferreira por meio deste projeto visa conscientizar os alunos sobre os cuidados com a saúde que devemos tomar, a qualidade de vida depende de cada um devemos estar conscientes de nossos atos.

    Por: LUCIANA SANTOSl Educação> Ciêncial 14/12/2011 lAcessos: 726

    Esta pesquisa objetiva analisar como os enfermeiros de uma Instituição Hospitalar localizada na região do Vale do Itajaí avaliam sua QVT, sendo de cunho qualitativo, do tipo exploratório, com a utilização de uma entrevista semi-estruturada com quatro enfermeiros que atuam numa Instituição Hospitalar localizada na região do Vale do Itajaí.

    Por: Kathllen Daniele Garbaril Psicologia&Auto-Ajudal 22/08/2011 lAcessos: 819
    Elmis santos

    impressionante como datas comemorativas no Brasil só se fazem lembradas quando são marcadas por um feriado. Porém dia 16 de Outubro, terça feira próxima, não pode passar em branco o dia mundial da alimentação. Isso porque em pleno período eleitoral, precisamos está atentos, para cobrar de nossos futuros prefeitos e vereadores, uma posição mais firme à cerca da redução de defensivos químicos nos alimentos, garantindo a qualidade de vida de todos.

    Por: Elmis santosl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/10/2012 lAcessos: 46

    É importante saber que somente o uso de produtos não basta! A alimentação tem forte e decisiva participação nesta caminhada rumo à beleza saudável. O segredo de um corpo belo e saudável está na escolha da dieta, ou seja, dos alimentos que comemos.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 15/06/2008 lAcessos: 2,750 lComentário: 6
    Adriano

    O azeite de oliva é um alimento antigo. Próprio de dietas milenares como a mediterrânea, a árabe, a dos hebreus, das tribos da mesopotâmia e outros povos que fazem parte da história da humanidade.

    Por: Adrianol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/09/2014
    Ademir Mello

    Loren Cordain, PhD, que literalmente escreveu o livro sobre a Dieta Paleolítica, afirma que ao comer como nossos ancestrais pré-históricos, podemos permanecer mais magros e menos propensos a ter diabetes, doenças cardíacas, câncer e outros problemas de saúde.

    Por: Ademir Mellol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 16/09/2014

    Nestes dias de inverno quente,e verões ainda mais quentes, conhecer as formas de conservação dos alimentos é muito importante, não somente pelo fato de podermos mantê-los em boas condições de consumo por mais tempo, como também conservar suas propriedades nutricionais e assim evitar que se contaminem por micro-organismos patogênicos ou seja, que causam infecçã.

    Por: elvisl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/09/2014
    Edison Candido Gonçalves

    Não basta querer só emagrecer, definir o corpo etc. Tem que desejar com toda força. Tem que haver muita determinação até atingir os resultados esperados.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/09/2014
    Arilson César de Souza

    Muita gente precisa emagrecer e enfrenta uma luta diária com a balança. O que a maioria das pessoas não sabe é que a ciência identificou vários alimentos que podem ajudar nesse processo. Veja aqui 10 alimentos capazes de acelerar seu emagrecimento.

    Por: Arilson César de Souzal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014 lAcessos: 14
    Lincoln da Silva

    Veja como um bom controle da pressão arterial lhe ajuda a evitar outros problemas de saúde, sendo que estes podem te prejudicar muito e leva-lo à óbito.

    Por: Lincoln da Silval Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014
    nivaldo monteiro

    A flora intestinal de um indivíduo é um importante determinante do seu estado geral de saúde. Numa pessoa acima do peso, com doenças crônicas (como a hipertensão) e metabólicas (como aumento do triglicerídeo/colesterol e diabetes) tem seu intestino colonizado por bactérias que fazem mal a saúde. É aí que os probióticos podem ajudar.

    Por: nivaldo monteirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014
    nivaldo monteiro

    Para iniciar qualquer processo saudável de ganho ou perda de peso, é fundamental ter inicialmente um diagnóstico sobre a real situação em que o individuo se encontra.

    Por: nivaldo monteirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014
    Thalyta Guimarães Silva

    É em meio à correria do dia-dia que mora o famoso mau-humor, stresse, insônia e ansiedade, e este na atualidade é um mal que acomete a todas as faixas etárias e classes socioeconômicas. Segundo dados realizados pelo ISMA (International Management Stress Association) cerca de 70% da população brasileira sofrem com estes problemas, stress diários. A alimentação contribui de maneira significativa para diminuir essas reações do organismo, tendo o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso. Conheça alguns alimentos capazes de melhorar o humor entre outros benefícios:

    Por: Thalyta Guimarães Silval Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 21/06/2009 lAcessos: 1,590 lComentário: 3
    Thalyta Guimarães Silva

    A hipertensão é um problema de saúde pública que acomete grande parte da população brasileira, caracterizada por um aumento permanente da pressão arterial. Dentre os fatores que conduzem a hipertensão, destaca-se a hereditariedade e alguns agravantes referentes ao estilo de vida como stress, sobrepeso, consumo de álcool, alto consumo de sódio, tabagismo e sedentarismo.. O serviço de nutrição e dietética tem por finalidade utilizar os alimentos de maneira segura e adequada com o objetivo de atender as necessidades nutricionais dos indivíduos, podendo ser empregado no tratamento preventivo da hipertensão.

    Por: Thalyta Guimarães Silval Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 26/04/2009 lAcessos: 10,973 lComentário: 10

    Comments on this article

    -1
    emillyane 24/05/2011
    ótimo essas dicas
    -1
    macia da silva 07/04/2011
    Nao fica comedo qualquer besteira nas escolas esta depois passa mal vai parar no hospital com proplemas de intestino.
    -3
    charada 01/10/2010
    vai toma no teu cú seu filho da puta chupador !!!!!!! essa materia fico muito podre e ñ me ajudo em nada seu BOSTA!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast