Dieta Para Diarréia

Publicado em: 14/04/2009 |Comentário: 8 | Acessos: 498,458 |

INTRODUÇAO

 

A diarréia aflige a todos periodicamente, do nascimento à morte. As crianças são particularmente vulneráveis. Para a maioria das pessoas, a diarréia é um ataque rápido de curta duração. Para outras, é um problema habitual, crônico, aparentemente sem causa detectável. Além disso, poucos são os visitantes a outras partes do globo que escapam de uma doença comum conhecida com turista ou diarréia dos viajantes. Definida simplesmente, a diarréia é o excesso de água excretado nas fezes, resultante de movimentos intestinais aquosos freqüentes. Ocorre em decorrência de uma diminuição da absorção de água no trato intestinal, devido ao aumento da secreção de água, ou uma combinação dos dois. Bactérias como E.coli e estafilococos causam diarréia, estimulando a secreção de água, o que explica pôr que as infecções causadas pôr água ou alimentos comumente causam diarréia, incluindo a diarréia dos viajantes. Alguns laxantes funcionam da mesma forma. As causas mais comuns da diarréia são infecções gastrointestinais pôr bactérias, vírus ou parasitas; intolerâncias, alergias ou sensibilidade a determinados alimentos ou compostos dos alimentos e doenças como a síndrome do cólon irritável ou doença do celíaco. Qualquer pessoa sofrendo de diarréia crônica, que dure semanas ou meses, pode Ter um problema clínico subjacente, e deve procurar um médico.

A alimentação, sem duvida nenhuma, pode causar, agravar e aliviar a diarréia. Os alimentos podem provocar diarréia através de complexos mecanismos de intolerância. E, definitivamente, os alimentos ingeridos podem prolongar ou encurtar a duração dos episódios ocasionais de diarréia. Na verdade, comendo a coisa certa, você pode encurtar em um terço  o tempo de recuperação de uma crise de diarréia

 

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA

 

O desenvolvimento desse trabalho tem por finalidade esclarecer e orientar as pessoas sobre o tratamento da  doença diarréia, uma mal que pode atingir a todos.

A criança pequena  com diarréia deve ser tratada diferentemente de uma criança mais velha ou um adulto com diarréia. O perigo é maior. O que em um adulto normalmente é mera  inconveniência e desconforto, pode ser sério, até potencialmente mortal, em uma criança.

É  essencial  uma investigação detalhada sobre a causa da diarréia o mais breve possível, principalmente para aquela induzidas pela alimentação.

  

 

METODOLOGIA

 

O presente estudo foi realizado através do método qualitativo, do tipo bibliográfico. O tipo bibliográfico oferece meios para definir, resolver, não somente os problemas conhecidos, como explorar novas técnicas de conhecimento.

A pesquisa foi elaborada por meio de estudo bibliográfico.

   

OBJETIVOS

 

Determinar causas e tratamentos da diarréia, prevenindo a desidratação , desequilíbrio eletrolíticos, anemia, perda de peso, e hipoglicemia. 

Restaurar a motilidade intestinal normal, com uma alimentação adequada e correta para esse distúrbio gastrintestinal.

 

 

ETIOLOGIA DA DOENÇA

 

As diarréias osmóticas são causadas pela presença no trato intestinal de solutos ativos osmoticamente que são pobremente absorvido.

Os exemplos incluem diarréias que acompanham a síndrome de “duping” e após ingestão de lactose na presença de uma deficiência da lactase.

As diarréias secretórias são o resultado da secreção ativa dos eletrólito e água pelo epitélio intestinal. As diarréias secretórias agudas são causadas por exotoxinas bacterianas, vírus e secreção intestinal hormonal aumentada. Diferente das diarréias osmóticas, as diarréias secretórias não são aliviadas pelo jejum.

As diarréias exsudativas estão sempre associadas a dano na mucosa, o que leva a derramamento de muco, sangue e proteínas plasmáticas com um acúmulo líquido de eletrólitos e água nos intestinos. A liberação de prostaglandina pode ser envolvida. As diarréias da colite ulcerativa crônica e enterite de radiação são exsudativa.

As diarréias de contato mucoso limitado resultam de situações de mistura inadequada do quimo e exposição inadequada ao quimo do epitélio intestinal, usualmente devido à destruição e diminuição da mucosa, como na doença de Crohn ou após ressecção intestinal excessiva. Este tipo de diarréia é usualmente complicada pela esteatorréia resultante do crescimento bacteriano excessivo e pelas concentrações luminais reduzidas de ácidos biliares conjugados.

Causadas por anormalidades da flora intestinal por uso de antibióticos por tratamento de infecções

Outros tipos de diarréia ocorrem quando o movimento de todo o intestino é anormal, estimulada por estresse, por exemplo, impedido a absorção de água.

 

 

REFERENCIAL TEÓRICO

 

Uma criança pequena com diarréia precisa ser tratada de forma diferente de uma criança mais velha ou um adulto com diarréia. O perigo é maior. O que em um adulto normalmente é mera inconveniência, e desconforto, pode ser sério até potencialmente mortal, em uma criança. O maior perigo imediato para uma criança é a perda de grande quantidade de líquido e minerais importantes e a desidratação. Embora a desidratação, em crianças seja muito menos comum nos países industrializados do que nos países do terceiro Mundo, acontece. A desidratação pode aparecer repentinamente, dentro de algumas horas, em uma  criança, portanto, a primeira medida é repor o líquido perdido. A melhor resposta comprovada para a reidratação em crianças, são de longe, as soluções cientificamente formuladas de terapia de reidratação oral, comercializadas em farmácias ( Rehydralite, Pedialyte). Essas fórmulas eliminam a necessidade de tentarmos adivinhar a quantidade de nutrientes e eletrólitos para manter os pequenos corpos a salvo da desidratação e são opçao número um dos especialistas no tratamento da diarréia infantil.

É muito importante não parar de comer. Basta comer frutas que encurtam a diarréia, alimentos como sopa de arroz ou cenoura, pudim de tapioca e pouco açúcar. Comer freqüentemente e devagar; comer muito depressa provoca náuseas.  Não se deve deixar uma criança com diarréia, sem alimentação por mais de 24 horas.

Ultimamente, os pesquisadores estão mais precisos sobre os quais melhores alimentos a serem ingeridos em caso de diarréia. Os líquidos transparentes estão fora, bem como os líquidos  açucarados. Os líquidos opacos são aconselhados. Ater-se a caldo de carne ou galinha insusbtancias , chás e outras bebidas enquanto seu colon está voltando gradualmente a uma dieta sólida normalmente é desnecessário, restringe os nutriente e prolonga a diarréia. Outro motivo pelo qual os líquidos transparentes estão longe de serem ideais  no tratamento da diarréia é que a maioria deles contém muito sódio,( caldo de carne) ou sódio insuficiente ( refrigerantes, chá).

A melhor cura para a diarréia é um líquido rico em amido. Uma sopa grossa ou uma bebida feita de qualquer alimento que contenha amido, como arroz, milho, trigo ou batata, é terapêutica. Os líquidos ricos em amido, diferentemente dos sucos doces, tendem a diminuir os vômitos, reduzir a quantidade de líquido  perdida e acelerar a recuperação.

Os pacientes com diarréia ao ingerirem yakult RI_ Regulador intestinal vão apresentar um notável quadro de melhora nesse sintoma, pois, os lactobacillus casei são capazes de produzir no intestino o ácido láctico que impede a multiplicação de microorganismos patogênicos sensíveis a essa diminuição de PH, destruindo-os

 

ALIMENTOS QUE VOCE DEVE COMER SE TIVER DIARRÉIA

 

  • Paes branco, biscoito água e sal, cereais refinados cozidos, macarrão e arroz branco
  • Banana-maçã e prata, maça sem casca ou raspada, purê de frutas,  frutas sem casaca ou assadas, sucos coados
  • Batata, cenoura, chuchu e abobrinha cozidos, em forma de purê ou creme, em sucos e sopas
  • Leites industrializados à base de soja. Leite pobre ou isento de lactose
  • Bifes tenros, frango sem pele, peixe, clara de ovo
  • Sobremesas feitas com pouco açúcar, gelatinas, sobremesas à base de frutas

 

ALIMENTOS QUE PODEM AGRAVAR A DIARRÉIA

 

  • Alimentos que provocam gases, como feijão, repolho e cebola, que causam desconforto, espasmos e inchaço;
  • Alimentos com muita fibra, como frutas e vegetais, casca das frutas e vegetais e cereais integrais de difícil digestão;
  • Hortaliças folhosas cruas, brócolis, abóbora , milho, couve-flor, pepino, pimentão etc. hortaliças preparadas na manteiga, gratinadas, fritas, com molhos gordurosos ou maionese.
  • Leite, principalmente se você apresentar intolerância ao açúcar do leite (lactose);
  • Líquidos com muito açúcar, como refrigerantes e sucos.
  • Café e outras bebidas contendo cafeína. A cafeína rouba os líquidos necessários do corpo;
  • Sopas muito diluídas. Embora freqüentemente recomendadas como líquidop, elas não tem o teor nutritivo necessário e normalmente contém muito sódio.

PARA TRATAR A DIARRÉIA

 

  • Mantenha a hidratação, através da ingestão de muito líquido com pouco açúcar e pouco sódio.
  • Experimente a sopa de cereais ou uma solução de reidrataçao oral comercial
  • Continue a se alimentar normalmente, optando por alimentos suaves ricos em amido (cenoura, tapioca etc).
  • Não institua uma dieta de líquidos claros, nem jejue para descansar o intestino.
  • Evite os grãos com muitas fibras, alimentos que provoquem gases e certamente leite,se você tiver intolerância à lactose.
  • Exclua líquidos com alto teor de açúcar, como sucos de frutas e refrigerantes gasosos doces. Não de refrigerante dietético às crianças.
  • Coma e beba líquidos, alguns goles de cada vez, mesmo se estiver com náuseas vomitando. Isso ajudará a encurtar o curso da diarréia. Beba sempre pequenas quantidades de líquido, ao invés de grandes quantidades de uma única vez. Muito de uma só vez pode provocar vômitos. Essencialmente, você deve beber líquido suficiente para repor o que perdeu.

   

CONCLUSÃO

 

Para tratarmos desse assunto estudamos três autores. A maior parte do trabalho foi tirado do livro Alimentos, o Melhor Remédio para a Boa Saúde de Jean Carpes, que comenta muito sobre a alimentação natural e a ingestão de  líquido, a única medida que consta nesse livro mais “ drástica” é o soro comercializado, de restante é tudo muito natural.

Um outro autor que comenta sobre alimentação natural, e também fala sobre soro comercializado, e se necessário reidratação endovenosa é do Manual de Dieta Hospitalares, dos autores Cristina Mertins, Luciane Rinaldi Meyer, Fabiano Savi e Ivone M. I. Morimoto.  E por último e o menos utilizado no nosso trabalho foi do autora Sylvia Escott Stump, do livro Nutrição Relacionada ao Diagnóstico e Tratamento,  que além de utilizar dieta alimentar,  cita drogas usualmente empregadas no caso da diarréia e seus efeitos colaterais. Como exemplo as drogas antidiarréicas, que são utilizadas para reduzir o peristaltismo ou aumentar a consistência das fezes. Os antibióticos que são empregados quando o problema é causado por shigellae ou amoebae. A colestiramina que pode ser usada para diarréia ácida biliar. Opiáceos , para reduzir a ação diarréica propulsiva e suplementos multivitaminicos/mineral que podem ser necessários para repor vitaminas A e C, zinco, ferro e outros nutrientes.

Em resumo não encontramos muita diferença entre os autores, todos falam a mesma língua, exceto por pequenos detalhes.  Comentamos sobre o livro Alimentos, o melhor remédio para a boa saúde, pois tem linguagem simples e de fácil compreensão.

  

  

BIBLIOGRAFIA

 

  • Stump, Sylvia E., Nutrição Relacionada ao Diagnóstico e Tratamento/ Editora Manole,1999
  • Martins,Cristina; Meyer Luciane R.; Savi, Fabiane; Morimoto, Ivone M. I., Manual de Dietas Hospitalares/ Editora Nutro Clinica/2001
  • Stump, Sylvia ; Krause, Alimentos , Nutrição e Dietoterapia/ 9º. edição/ Editora Roca/1998.
  • Carpes, Jean, Alimentos o Melhor Remédio para a Boa Saúde/ 6º. Edição/ Editora Campus.

 

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 27 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/dieta-para-diarreia-865645.html

    Palavras-chave do artigo:

    diarreia

    ,

    dieta

    ,

    disturbio gastrintestinal

    Comentar sobre o artigo

    Adriano

    Quer ter uma alimentação equilibrada e saudável e não sabe por onde começar? Que tal trocar os cereais refinados de seu cardápio pelos cereais integrais?

    Por: Adrianol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 13/10/2014

    Artesanal dá dicas de bem-estar para prolongar os anos de vida e ensina receitas de drinques nutricionais para ajudar na saúde

    Por: Marianal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 13/10/2014
    Edison Candido Gonçalves

    Sempre é bom relembrar. Exercícios físicos sem uma dieta adequada pode comprometer a sua saúde. É o que alerta a Dra. Giovana Guido, nutricionista esportiva e atleta bikini fitness. Muitos que aderem a um programa de emagrecimento e ganho de massa muscular cometem esse erro básico.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/10/2014
    Nayara Leticia

    Conheça dicas importantes sobre alimentos para incluir na sua dieta, que ajudam a limpar e desintoxicar seu organismo depois de ingerir alimentos tóxicos que podem causar sintomas indesejáveis.

    Por: Nayara Leticial Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 22/09/2014

    Descubra o quanto vale a pena adquirir o Goji Actives e quais são os seus benefícios.

    Por: Melo Sitesl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 22/09/2014
    Eduardo Sobrinho

    Como emagrecer com saúde - Doutores estão surpreendidos com essa novidade! Descubra como emagrecer com saúde e prevenir doenças..

    Por: Eduardo Sobrinhol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 20/09/2014 lAcessos: 25
    Afonso Cavaleiro

    O suco verde vem sendo cada vez mais incluído nos cardápio de pessoas que desejam perder peso de forma saudável, mas além d emagrecimento essa bebida apresenta benefícios para quem tem prisão de ventre, ou mesmo para aqueles que sentem o corpo inchado após as festas exagerar um pouquinho na comida.

    Por: Afonso Cavaleirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 20/09/2014
    Adriano

    O azeite de oliva é um alimento antigo. Próprio de dietas milenares como a mediterrânea, a árabe, a dos hebreus, das tribos da mesopotâmia e outros povos que fazem parte da história da humanidade.

    Por: Adrianol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/09/2014 lAcessos: 11

    A braquiterapia traz bons resultados na luta contra o câncer, pois hoje é um problema de saúde pública no Brasil. Muitas pessoas estão com câncer, esta doença vem sendo uma grande causa de morte entre a população. Os tratamentos principalmente com diagnostico precoce contribuem muito para o sucesso no combate contra esta doença.

    Por: Gilmara Fagundesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/05/2009 lAcessos: 38,352 lComentário: 7

    Os trabalhadores dos estabelecimentos de assistência à saúde muitas vezes estão expostos, a riscos em seu ambiente de trabalho, sem a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), apesar das evidências científicas mostrarem a presença de vários agentes de riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho. O objetivo deste artigo é apresentar a norma regulamentadora (NR) 32, de segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de assistência à saúde.

    Por: Gilmara Fagundesl Saúde e Bem Estarl 14/04/2009 lAcessos: 35,348 lComentário: 14

    A silicose constitui um grande problema de saúde publica, no Brasil é a mais antiga e grave doença profissional. É de origem ocupacional sendo provocada por inúmeras substâncias e produtos no local de trabalho, saber determinar o grau de risco e os equipamentos de proteção é muito importante. A silicose livre é resultante do quatzo dentre as patologias pulmonares destacam-se ainda as pneumoconiose e asbestose. A silicose esta relacionada com inalação de pequenas partículas e a permanência destas micro partículas no pulmão acabam determinando a doença. As micro partículas atingem o interior do pulmão provocando uma reação inflamatória, a repetição desta inflamação ocasiona a perda de elasticidade pulmonar, na qual acaba formando nódulos pulmonares. A Anamnese e os exames clínicos são importantes para diagnosticar esta doença, embora não se tenha cura para a silicose, a prevenção ainda é a melhor forma de evitar esta doença.

    Por: Gilmara Fagundesl Saúde e Bem Estarl 17/01/2009 lAcessos: 16,170 lComentário: 5

    Comments on this article

    10
    Julio 01/05/2011
    Que suco de fruta eu posso dar pra minha filha de 4 anos que está com uma diarreia aguda? Fui ao médico a 7 dias e ela ainda continua tendo diarreia liquida porem menos frequente, mas me preocupo com a desidratação.
    16
    REGINA KEPPLER 21/02/2011
    POR FAVOR QUERO UMA AJUDA !!!!! MEU DE 26 ANOS SOFRE DE UMA DIARREIA QUE SEJA IR AO BANHEIRO 16 VEZES JA FIZ TODOS OS EXAMES E O MEDICO FALOU QUE E COLITE ,MAS GOSTARIA MUITO DE UMA DIETA CERTA POIS AQUI ELES NAO DAO SO PARA POR UM TEMPO COM IMOSEC ME AJUDE POR FAVOR ,JA COPIEI TUDO DAQUI ,E MAIS ELE NAO TEM VIZICULA E O COLETODO OBRIGADO DESDE JA !!!
    9
    Bruno Teixeira 17/10/2010
    Estou neste instante que escrevo este comentário me recuperando de vômitos e diarréia leve. A matéria supracitada ajudou-me muito a interpretar a doença em questão. Inclusive conincide com a experiência de minha mãe acerca desta enfermidade. Gostaria de agradecer aos autores e outros profissionais ´de saúde ou não que colocam o seu conhecimento a serviço do público. Saibam que gestos como este melhoram o mundo e o Brasil e eu vou continuar também fazendo esforço na minha atividade e no cotidiano para doar a minha contribuição. Abração
    8
    Raquel 05/09/2010
    Muito obrigada pelo artigo!!!
    Está sendo de grande ajuda!
    20
    Luciana Coutinho 22/01/2010
    Eu estava lendo sobre dieta para diarréia, sendo que existe um campo neste texto que informa que amido é essencial para a melhoria da diarréia e como exemplo, foi dado o milho e demais alimentos, sendo que, em seguida nos é informado que o milho é um alimento prejudicial. Como posso confiar em um site que edita duas possibilidades do mesmo problema, sendo que com duas causas diferentes. E agora, o MILHO, é prejudicial ou não a uma criança com diarréia ?
    23
    solange 22/12/2009
    estou descesperada minha filha de 8 meses esta com diarreia e esta muito abatida nao mama nada oq eu faço
    28
    jean rocha 25/11/2009
    por favor,!! me ajudem com urgencia, tenho um sobrinho que está apresentando um caso de diarréia que já está durando 5 meses, ele passa um dia bom e depois voltam as crises e ele perde muito líquido, na minha casa, estamos passando por um comflito familiar muito dificil, minha irã não se dá bem com minha mãe uma fica ofendendo a outra, disputando com a outra e não ligam no que é mais importante para a criança que tem 3 anos de idade, e acaba sobrando para mim, não aguento mais ver meu sobrinho com essa diarréia que não para, como devemos alimenta-lo? quais os alimentos que ele não pode comer? por favor me ajudem, ja levamos pro médico e um diz uma coisa e outro diz outra, por favor me ajudem!!!
    57
    Jaquelline 26/07/2009
    O q se deve comer quando se esta com diarreia ?
    e demorra muiito para parar ?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast