Entenda E Diga Adeus À Gastrite

Publicado em: 16/12/2008 |Comentário: 46 | Acessos: 121,628 |

ENTENDA E DIGA ADEUS À GASTRITE


Quem nunca sentiu aquela sensação de queimação, azia e dores no estômago, que atire o primeiro alimento!


            Popularmente conhecida como gastrite e até mesmo gastrite nervosa, ela está diretamente relacionada aos sintomas descritos. Esses itens citados acima fazem parte de um grupo que sinaliza duas doenças: a dispepsia funcional e a doença de refluxo.  


            A dispepsia pode ser descrita como sendo um distúrbio no aparelho digestivo, que dificulta o processo da digestão. Já o refluxo, é um retorno do ácido gástrico do estômago para o esôfago.


O refluxo por sua vez ocorre devido a um desequilíbrio no funcionamento da válvula que controla a passagem do alimento de um órgão para o outro. Como a válvula não fecha direito, o líquido passa para o esôfago e assim machuca as suas paredes. Isto causa azia e queimação, uma vez que ali não existe proteção da parede interna contra acidez, como é o caso do estômago.


Falando sobre gastrite, ela é uma inflamação que acomete a parede do estômago e pode ser dividida em duas: aguda e crônica.


Na forma aguda, a gastrite aparece repentinamente, causando náuseas e vômitos. Geralmente a duração é de, no máximo, três dias, podendo ser desencadeada por álcool, medicamentos à base de ácidos, antiinflamatórios ou pelo fator estresse.


Quando fala-se de gastrite crônica, a bactéria Helicobacter pylori faz-se presente no contexto. Este tipo de gastrite é de longo prazo e geralmente é assintomática.


Segundo Idílio Zamin, Gastroenterologista da Santa Casa de Porto Alegre, a transmissão pode ser via água e alimentos contaminados pelo bacilo. Ele informa ainda que a única forma de identificar esse tipo de gastrite é por meio de endoscopia e biópsia.


 A alimentação saudável continua sendo uma das principais formas de tratamento.


ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS


Embora não sejam os alimentos a causa principal do desenvolvimento da gastrite, eles têm papel fundamental, tanto no auxílio do tratamento quanto na prevenção.


Alguns alimentos devem ser evitados, por ocasionarem um aumento na liberação do suco gástrico ou por facilitarem a ocorrência do refluxo do mesmo:


. leite e alguns tipos de queijos;


. alimentos gordurosos, embutidos e industrializados;


. sucos concentrados, bebidas estimulantes e alcoólicas.



Alimentos que devem ser consumidos:


. sucos diluídos e muita água;


. frutas, gelatinas, leite e seus derivados light;


.carnes brancas e magras.



DICAS A FAVOR DA SAÚDE


            Alimentar-se devagar e mastigar bem os alimentos são hábitos que auxiliam, e muito, no ganho de qualidade alimentar. A ingestão de água, alimentos naturais, cereais integrais e produtos light, encontra-se no topo da lista destes hábitos. Pratique-os!


            Tenha uma vida feliz e saiba sorrir, libere o estresse para que ele não o(a) aprisione. Boa semana, cheia de saúde e hábitos saudáveis.


Izaara Alvarenga


Nutricionista

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 49 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/entenda-e-diga-adeus-a-gastrite-686806.html

    Palavras-chave do artigo:

    alimentos

    ,

    nutricao

    ,

    nutricionista

    Comentar sobre o artigo

    A nutrição infantil é o ramo da nutrição que se dedica ao estudo e implementação das melhores soluções de alimentação para bebês e crianças.

    Por: Doctuol Saúde e Bem Estarl 10/04/2013 lAcessos: 44

    Veja o ranking elaborado pela Nutricionista Michele S. Cook com os maiores vilões de nosso organismo.

    Por: M.Levil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/05/2011 lAcessos: 391

    Excessos alimentares, sedentarismo e a falta de horários são fatores que interferem diretamente no nosso sistema digestivo. O sistema digestivo é o responsável pela transformação dos alimentos em nutrientes. A ele estão relacionados os atos de comer, mastigar, triturar, digerir e absorver nutrientes. Cabe a ele também excretar os subprodutos que não são necessários ao organismo.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/11/2008 lAcessos: 1,286
    Marcia Piazza

    No Brasil, estima-se que de cada cinco refeições, uma é feita fora de casa. Esse número indica um grande potencial no aumento e desenvolvimento dos estabelecimentos que produzem alimentos para consumo imediato no país. Com o crescimento do mercado de alimentação cria-se a necessidade da especialização em busca de um diferencial competitivo. Portanto, se pode afirmar que a atuação do nutricionista em UAN não se resume em alimentar o cliente, mas garantir a qualidade e a segurança do alimento.

    Por: Marcia Piazzal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 03/07/2009 lAcessos: 50,300 lComentário: 10

    Nutrição Funcional como uma opção de melhora na qualidade de vida com a reeducação alimentar.

    Por: Aluisiol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/02/2013 lAcessos: 22
    Ana Paula Santos

    Com o novo milênio, se abre uma nova Éra a respeito da saúde e esta passa a ser concebida como sendo um estado de energia e vitalidade positiva, e não a mera ausência de doença. Neste contexto, a Nutrição Ortomolecular surge como importante ferramenta para resgatar e manter este estado de energia e vitalidade naturais do indivíduo, além de ser um forte aliado no processo de equilíbrio do peso.

    Por: Ana Paula Santosl Saúde e Bem Estarl 21/07/2009 lAcessos: 2,082 lComentário: 2

    É a vez da Nutrição Funcional. Mais de mil e quinhentos especialistas em nutrição se reunirão no VI Congresso Internacional de Nutrição em São Paulo, de 16 (hoje) a 18 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca.

    Por: Monica Coronell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 16/09/2010 lAcessos: 619

    Comer é uma das coisas mais prazerosas para o ser humano, porém, comer em excesso ou fazer dietas que prometem ser milagrosas não é a melhor solução para se ter uma boa alimentação. A melhor forma de ter uma alimentação saudável é indo em um Nutricionista, que além de indicar o que você pode ou não comer, estudará as melhores formas para você se manter dentro do peso adequado. Assim para manter uma vida plena e sáudavel, consulte o Nutricionista.

    Por: Beatriz Gonzalesl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/12/2009 lAcessos: 4,766

    Alopecia é uma doença que se caracteriza pela queda repentina dos pêlos e cabelos sem alterações aparentes na pele. De acordo com Wilkinson e Moore (1990), a queda de cabelo pode ser rápida ou gradual. A mudança súbita de cabelo é freqüente e só é observada a longo prazo, geralmente é crônica e irreversível. Ainda segundos os autores, existem vários tipos de alopécias proveniente de vários fatores, como alopécia congênita, alopécia circunscrita, alopécia total, anormalidades da haste do pêlo, alopécia traumática, alopécia androgênica, perturbações do ciclo do pêlo: eflúvio telógeno, alopécia difusa de origem endócrina, alopécia de origem química, alopécia difusa crônica, alopécia em doenças do sistema nervoso central, alopécia cicatricial e alopécia de origem nutricional, este último o tema central do trabalho.

    Por: Milliana Henrique Devillal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 21/08/2008 lAcessos: 30,832 lComentário: 2
    Edison Candido Gonçalves

    Sempre é bom relembrar. Exercícios físicos sem uma dieta adequada pode comprometer a sua saúde. É o que alerta a Dra. Giovana Guido, nutricionista esportiva e atleta bikini fitness. Muitos que aderem a um programa de emagrecimento e ganho de massa muscular cometem esse erro básico.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/10/2014 lAcessos: 16
    Natuforce

    Óleo de Amendoim. O amendoim é uma oleaginosa muito rica em proteínas e ácidos graxos(gorduras boas). Quando se disse ácidos graxos, fez referência as gorduras boas que o corpo o organismo necessita para desempenhar funções do metabolismo.

    Por: Natuforcel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 18/12/2014
    Liéber Zen

    Está fazendo dieta, mas ainda tem dúvidas dos alimentos que devem estar presentes na sua lista de emagrecimento? Confira aqui os 10 alimentos que você não pode deixar que faltem na sua dieta. Alimentos considerados funcionais, com o intuito de prevenção até de tratamento de algumas doenças.

    Por: Liéber Zenl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 13/12/2014
    Addyholder

    A grande maioria das pessoas desconhece o valor nutritivo encontrado nas cascas de frutas e legumes e descarta, como de costume, essas valiosas fontes de vitaminas e minerais. Basta que usemos a inteligência e o bom senso para nos adequarmos a um estilo de vida mais saudável, prático e econômico...

    Por: Addyholderl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/12/2014

    Devido a uma série de fatores, ter uma alimentação saudável nos dia de hoje é uma grande desafio. Neste artigo comento sobre os fatores de maior impacto sobre a nutrição balanceada.

    Por: Ana Amélia Evangelista Salgadol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 09/12/2014

    Vamos ensinar a maneira correta de emagrecer é também como permanecer com o peso desejado , e tudo isso vai ser ensinado de uma maneira completamente saudável , sem você precisar passar fome ou ficar praticamente 24 na academia .

    Por: ensinando como emagrecer beml Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 07/12/2014
    Ademir carreiro

    Com a correria do dia a dia, e cada vez mais surgindo novos aplicativos para os Smartphones e iPhones, você deve pensar… Será que existem aplicativos para ajudar você a perder peso? Sim Existe!

    Por: Ademir carreirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 05/12/2014
    Liéber Zen

    Muitas pessoas possuem grandes dificuldades em conseguir seguir uma dieta rica em alimentos saudáveis e deixar aqueles alimentos que te levam ao abismo de lado. Pensando nessa grande massa populacional que os nutricionistas pensaram em elaborar uma dieta da qual seria mais fácil seguir. Ela abre algumas exceções para que a adaptação da pessoa seja mais eficiente.

    Por: Liéber Zenl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/12/2014
    Ademir carreiro

    Veja agora uma lista dos 25 Alimentos que mais Engordam e que tem mais Glutamato Monossódico.

    Por: Ademir carreirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/12/2014

    O mês de fevereiro é o mais propício a discussões a respeito da volta às aulas, sobre o calor, que realmente está acima da média, mas muitas das dúvidas giram em torno da alimentação escolar.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/03/2011 lAcessos: 83

    Eis o fruto da pimenteira, que por muitos adorado, mas também que por um receio por outros não consumido! Mas sejam as verdes ou vermelhas, as pimentas vêm ganhando espaço nos estudos relacionados a saúde.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/03/2011 lAcessos: 175

    A Doença de Crohn caracteriza-se por inflamação crônica de uma ou mais partes do tubo digestivo, desde a boca, passando pelo esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, até o reto e ânus.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/01/2010 lAcessos: 1,772 lComentário: 1

    A doença celíaca é considerada uma condição crônica que afeta o intestino delgado, também é conhecida como espru não tropical e enteropatia sensível ao glúten.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 18/01/2010 lAcessos: 643 lComentário: 1

    A dúvida do que se pode ou deve comer na parte da noite é muito comum, saiba agora quais são as melhores escolhas, principalmente para você caro leitor (a) que tem como objetivo o emagrecimento.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/01/2010 lAcessos: 4,881

    Todos nós sabemos que a época do natal e também na virada do ano, os alimentos se fazem presença, mas isso não quer dizer que precisam ser calóricos e gordurosos, não é?

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 07/12/2009 lAcessos: 365

    Conhecimento nunca é demais, espero que você caro leitor (a) tenha gostado de receber informações atuais sobre patologias associadas a alimentação.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 23/11/2009 lAcessos: 720

    Não se pode e nem deve culpar o metabolismo sem antes fazer um recordatório alimentar detalhado, em outras palavras, analisar o hábito alimentar, quantidade e qualidade dos alimentos que se está ingerindo.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 23/11/2009 lAcessos: 328

    Comments on this article

    31
    Fabiana 13/10/2011
    Olá a uns 4 anos venho sentindo muita dor no estomago, e uns 7 meses atras essa dor piorou mais pois sinto muita queimação e dores que duram por cerca de 3 dias direto, e a 2 semanas fiz uma endoscopia e deu GASTRITE LEVE, estou fazendo um tratamento com dois remédios HIDRÓXIDO DE ALUMÍNIO E OMEPRAZOL, mais não tem feito um bom resultado pois sempre sinto dores principalmente a noite, queria saber o certo oque deve fazer se tem um outro tipo de remédio que posso tomar, e quais os alimentos certos que posso comer e os que tenho que evitar...Por favor me ajudem !Um abraço fiquem com Deus
    12
    Edimeia 21/09/2011
    Eu sinto muita dor de estomago e queria saber o q faço para eliminar estas dores?
    12
    anagela 24/08/2011
    me falaram q tomar 1 limão em jejum ajuda a secatrizar a gastrite e verdade?
    6
    anagela 24/08/2011
    uns 2 meses atras descobrir por meiode uma endoscopia q tenho gastrite,venho tomando medicamentos e não estou me sentindo melhor.venho me alimentando bem ,evitando alimentos acidos etc,dai minha pergunta .GASTRITE não tem cura?existe algo q possa curar mas rapido?não aguento mais
    18
    maria luiza lopes da silva 10/08/2011
    quanto tempo dura um tratamento de gastrite,como vou saber se ja acabou?
    15
    andre 07/07/2011
    afinal, o leite pode ou não pode?
    6
    thaís 24/04/2011
    Eu tenho gastrite e refluxo, fiz um tratamento com antibioticos, e o final do tratamento é muito ruim pois o antib- causa uma reação horivel mais o resultado vale apena, melhorei muito, mais a dieta e indispensavel para ficar de bem com o estomago.
    5
    çiça ferreira andrade 04/04/2011
    estou com meu esposo com a bacteria da hpilori e quero sabe o que ele pode come a gastrite dele é cronica
    9
    nelma 02/04/2011
    tenho gastrite cronica e refuuxo estou tomando o remedio pyloripac mais quero enteromper o tratamento por medo de tomar antibioticos .pois tomei muito antibioticos recentimentes pois tive pneunemunia ai tenho medo de cirrose
    14
    SANDRAAPARECIDA DOS SANTOS 25/03/2011
    OI EU TENHO UM MARIDO CHAMADO PAULINHO QUE TEM GASTRITE QUERIA SABE SE É TEM COMO CURA ELE SENTE MUITA DOR NO ESTÕMAGO DOR NAS COSTAS NÃO CONSEGUE RESPIRA DIREITO E NEM FALA E NEM ANDA QUANDO ATACA E SENTI MUITA DOR TEM COMO RESOLVE E QUE TIPO DE GASTRITE É ESSA BJS E OBRIGADA AGUARDO RESPOSTA.
    14
    jair viana 15/03/2011
    suco de amora, franboesa e morango, faz mal a gastrite? pois se faz, ando tomando praticamente todos os dias, e sempre a noite.. Bom, essa gastrite é um processo pq ja sofro desse mal a 10 anos. Não consigo ter uma cura ou se quer, um paliativo que me traga esperança de cura e bem estar estomacal..
    4
    Renata Resende Palma 11/03/2011
    tenho uma hipoglecemia muito forte me sinto muito mal toda vez que eu vou praticar atividade fisica desisto pois eu me sinto muito mal... me ajude pois eu preciso de praticar exercicio urgente... senão já sabe né....acuçar no sangue futuramente obrigaga
    4
    Adaiton 04/03/2011
    Izaara faço tratamento há uns 4 meses, estu fazendo a alimentação correta q meu medico me receitou, e estou tomando peridal, mas de vez em quando sinto ansias e estomago ruim,sintomas de refluxo, o que devo fazer para acabar com isso, ficarei grato se me responder.
    7
    renilse cantuaria 31/01/2011
    tenho gastrite erosiva aguda e esofagite, sinto muito enjoo pela manha, assim que me alimento, ja procurei varios medicos, tomei varios emedios e o enjoo nao para.... o que faço?
    6
    Marcos Pereira de Carvalho 17/01/2011
    boa tarde!
    eu já fiz o exames com três médicos e num melhorei como que faço?
    eu comecei sentir ano passado e num aquentava ficar em pé não.
    voces pode mim ajudar? eu num consigo comer mais nada
    eu so deficiente fisco; Licinio de Almeida-Bahia
    2
    ana paula 12/01/2011
    bom dia! tenho gastrite cronica, ja fiz 6 endoscopia
    quero saber se leite faz mal ou não, pois cada médico
    fala ma coisa.
    15
    ana paula 12/01/2011
    quero saber que tipos de frutas e sucos
    que uma pessoa que tem gastrite cronica pode consumir.
    obrigada1
    5
    simone crstina aguiar 10/12/2010
    eu sofro muito de dor de sestomago ja fis 6 endoscopia sempre da gastrite nervosa vermes bacterias me ajude nao aguento mais o que devo fazer
    5
    bianca rasne 24/11/2010
    ola querida Izaara tenho que te pergunta tomei um remedio para dor no dente e esse remédio
    causou uma ferida no meu estomago, tudo que eu comia doia nao podia comer nada !!!
    depois de 6 dias a dor passou , estou tomando omeprazol e suco de batata crua todo dia em jejum mas sera que vou ficar sem tomar meu cafe com leite pra sempre ou espero um mes ??
    se vc puder me ajudar em no eu devo comer eu agradeço !!!
    uma dieta que eu nao passe fome rsrsr
    abraço
    aguardo resposta
    6
    graziela 03/11/2010
    bom dia!! a melhor melhora da gastrite e fazer o tratamento correto e uma dieta equilibrada,eu estou fazendo e melhorei bastante das azia,eu tenho gastrite nervosa...
    5
    joenialves 21/07/2010
    obrigado por me ajudar a entender a gastrite pois meu marido sofre com isso mais tambem ele tem tonteira ,sua as mãos , isso e normal na gastrite também obrigado pela atenção
    13
    George 08/07/2010
    Comer camarão é saudável?
    20
    adeilza 01/06/2010
    olha izaara tenho grastide queria saber como eu posso mim manter com essa donheça como posso mim alimentar ou oque posso comer e que eu ñ devo por favor quero ficar logo boa de sa firida no estomago
    13
    alexandra 17/05/2010
    gostaria de saber a lista completa dos alimentos proibidos para quem tem gastrite? e quais podemos comer e beber,gostaria de saber tudo tetalhado.
    obrigado pela atenção*-*
    32
    Camila 22/04/2010
    Quais são os fatores que influenciam a gastrite ?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast