Fibras: Benefícios Para O Intestino

Publicado em: 17/02/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 734 |

Os benefícios das fibras para o intestino são bem conhecidos. Também sabemos que nos protege das doenças cardiovasculares e na redução do risco de alguns tipos de câncer. Mesmo sem fornecer nutrientes, elas são essenciais na nossa alimentação. Podemos dividir as fibras em solúveis e insolúveis. Como sabemos a pectina e a principal fibra solúvel que é encontrada nas frutas como: laranja e maçã, vegetais como: cenoura, na aveia e nas leguminosas. São solúveis por reter água formando uma estrutura em forma de gel. Ajudam na redução do colesterol e ainda na redução da glicose no sangue, pois absorve a mesma.

 

As fibras insolúveis são encontradas em todos os vegetais. As maiores quantidades estão nos grãos de cereais, como: milho, soja, grão-de-bico e nas frutas consumidas com casca, tipo maçã e ameixa. Ajudam a prevenir algumas doenças como a prisão de ventre, diverticulite, hemorróidas e o câncer do colo. A principal função desse tipo de fibra é melhorar o trânsito intestinal. As dietas ricas em fibras insolúveis previnem o aparecimento de câncer. As fibras também podem ser usadas no controle de peso, porque não são digeridas pelo organismo e não fornecem calorias. Elas dão uma sensação de saciedade, aumentando o bolo alimentar e consequentemente reduzindo a ingestão de gordura dos outros alimentos.

 

Segundo dados do Estudo Nacional de Despesa Familiar (Endef), do IBGE, o consumo médio de fibras por pessoa nas grandes capitais do Brasil é de aproximadamente 20 gramas. As necessidades diárias de fibra, para uma pessoa adulta variam entre 25 a 30 gramas, numa proporção de 70% de fibras insolúveis e 30% de fibras solúveis.

 

Para corrigir a deficiência de fibras, é importante uma alimentação variada e equilibrada, que contenha aveia, frutas, nozes, verduras, legumes, grãos e pão integral nas refeições. Como nós sabemos nem sempre isso é possível, e para alcançar as quantidades mínimas, tornasse necessária a ingestão de suplementos ricos em fibras. É importante lembrar que, para as fibras funcionarem bem, é necessária a ingestão de bastante líquido. Muitas pessoas que aumentam o consumo de fibras sem aumentar a ingestão de água acabam sofrendo de prisão de ventre, ou seja, exatamente um dos problemas que desejam eliminar.

 

Assista ao vídeo sobre Variações do Intestino

Consequências da Falta de Fibra e Água

 

http://blogmaisnutricao.blogspot.com/2010/02/fibras-beneficios-para-o-intestino.html

 

Aguarde o nosso próximo artigo...

 

Achou o Artigo útil? Se achou clique em maisnutricao.hd1.com.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/fibras-beneficios-para-o-intestino-1871557.html

    Palavras-chave do artigo:

    fibra

    ,

    intestino

    ,

    cancer

    Comentar sobre o artigo

    A dieta humana basicamente consiste de alimentos de origem vegetal e animal. A dieta baseada em fontes animais inclui a carne vermelha, aves, peixe, ovos, leite e derivados. Já a dieta baseada em vegetais contém legumes, verduras, castanhas, sementes, grãos e cereais. A argumentação de que dieta estritamente vegetariana diminuiria o risco de câncer de intestino é muito discutível.

    Por: Solangel Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/08/2013 lAcessos: 30

    O licopeno é um carotenóide que combate os radicais livres que, em excesso, comprometem o bom funcionamento do organismo e aceleram o seu envelhecimento e podem levar á diversas formas de dano celular e sua cronicidade pode estar envolvida com a formação de inúmeras doenças, entre elas o câncer de próstata. O licopeno possui uma maior capacidade seqüestradora do radical livre, e não é produzido pelo organismo humano, mas pode ser obtido pela dieta alimentar em um número limitado de alimentos.

    Por: fernandal Ciências> Biologial 24/11/2010 lAcessos: 1,386

    As fibras solúveis estão presentes em vários produtos que possuem exclusivamente este tipo de fibras com destaque para: a goma acácia, a pectina e a goma xantana, mas também nos produtos citados acima, embora em quantidade muito menor à das fibras insolúveis.

    Por: Tarsis Cruz de Almeidal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/05/2010 lAcessos: 460
    Bruno Azevedo

    As fibras representam compostos alimentares com função primordial na sua alimentação. Estamos a todo tempo consumindo-as, porém sem saber o motivo. Saiba qual a importância de uma dieta rica em fibras.

    Por: Bruno Azevedol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 26/03/2013 lAcessos: 12
    Bruno Azevedo

    Saiba agora mesmo todos os benefícios de ter uma dieta rica em fibras. As fibras podem ser uma ótima opção quando estamos sem força de vontade para ir a busca do emagrecimento.

    Por: Bruno Azevedol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/01/2013 lAcessos: 54

    Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para quase 33 mil novos casos de câncer colorretal em 2014. Passível de tratamento e cura, a doença ainda é responsável por cerca de 14 mil mortes ao ano. Daí a importância cada vez maior do diagnóstico precoce, antes que o tumor possa se espalhar para outros órgãos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/03/2014 lAcessos: 40
    Thaís Navarro Caldeira

    As fibras são de grande importância para o bom funcionamento do sistema digestivo, auxiliando no bom funcionamento intestinal e na absorção de nutrientes. Entre as inúmeras funções que desempenham, colaboram para o emagrecimento, pois aumentam de volume no estômago em até sete vezes, aumentando o tempo de esvaziamento gástrico, trazendo sensação de saciedade e ajudando na ingestão de menor quantidade de outros alimentos.

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/09/2009 lAcessos: 1,747
    Bruna Viana

    O objetivo desta revisão foi descrever quais são as vias para terapia nutricional nos diversos estágios do tratamento e a importância desta terapia no pré e pós-operatório. Uma vez diagnosticado Câncer Gástrico, propõe-se uma assistência nutricional individualizada, que compreenda desde a avaliação nutricional, o cálculo das necessidades nutricionais e a terapia nutricional, até o seguimento ambulatorial, com o objetivo de prevenir ou reverter o declínio do estado nutricional.

    Por: Bruna Vianal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/11/2011 lAcessos: 1,814

    Sulforafano é um composto com propriedades antioxidantes e é capaz de estimular enzimas desintoxicantes presentes no organismo, sendo assim um potente agente preventivo contra o câncer.

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 15/03/2011 lAcessos: 804

    Ter uma pele macia, hidratada, jovial e sem manchas é o sonho de toda mulher. Uma alimentação saudável contribui fortemente para a manutenção da beleza externa, em especial, uma dieta que priorize a presença de frutas diferenciadas no cardápio.

    Por: Karina Silva Fariasl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 06/11/2014 lAcessos: 18

    Para conquistar um coração saudável é preciso adotar uma alimentação equilibrada e saudável. Não há caminhos fáceis para alcançar este objetivo, muitas tentações tentarão barrar essa conquista. Porém, o resultado é recompensador, maior bem-estar, qualidade de vida e longevidade, são algumas das recompensas que aguardam as pessoas que almejam ter um coração mais saudável.

    Por: Karina Silva Fariasl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 05/11/2014 lAcessos: 11

    Suplementos Nutricionais - Uma das indústrias que mais cresce no mundo é a de suplementos nutricionais, ou mais amplamente conhecido como vitaminas, minerais e suplementos. Produzindo cerca de US $ 32 bilhões em receita para os suplementos nutricionais apenas em 2012, projeta-se para o dobro que em chegando a US $ 60 bilhões em 2021 de acordo com o "Nutritional Business Journal".

    Por: leloseidell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 24/10/2014 lAcessos: 21

    A Aloe Vera é uma planta de beneficios incriveis para a nossa saúde. comprovadissima um suplemento alimentar, depurativo com propriedades antioxidantes

    Por: Marial Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 20/10/2014

    Até as pessoas que desejam engordar, precisam ingerir alimentos saudáveis. A carne vermelha tem diversos benefícios e deve estar presente na dieta para ganhar peso.

    Por: Michellel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/10/2014 lAcessos: 13

    A insônia é um problema que aflige grande quantidade de pessoas. Para ajudar a combater o problema, alguns hábitos alimentares podem ser mudados. Este artigo fala sobre como algumas mudanças na alimentação pré sono pode ajudar a amenizar o problema.

    Por: Michellel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/10/2014
    Alexandre delacaze

    A riqueza da diversidade da Amazônia, disponibiliza também uma grande variedades de frutos, que são coloridos, saborosos e muitos benefícios trazem para nossa saúde.

    Por: Alexandre delacazel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/10/2014 lAcessos: 12

    Apesar de não parecer, existem milhares de pessoas que desejam engordar, mas não conseguem. Essas pessoas buscam formas para ganhar peso e acabam ingerindo alimentos ricos em gordura, acreditando que não existem alimentos calóricos e saudáveis ao mesmo tempo. Este artigo mostra que é possível ganhar peso sem perder a saúde.

    Por: Magra Onlinel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 15/10/2014 lAcessos: 18
    Sayonara e Jefferson Souza

    1. Sedentarismo • A falta de atividade física deixou de ser uma preocupação meramente estética e se transformou num problema grave de saúde pública...

    Por: Sayonara e Jefferson Souzal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 13/07/2010 lAcessos: 719
    Sayonara e Jefferson Souza

    A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticas em todo o mundo, o que significa que 6% da população têm diabetes. Segundo uma projeção internacional, a população de diabéticos a nível mundial vai aumentar até 2025 em mais de 50%, para 380 milhões de pessoas a sofrerem desta doença crônica. Natal e Grande Natal têm a população com maior número de diabéticos do Brasil.

    Por: Sayonara e Jefferson Souzal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 29/01/2010 lAcessos: 190
    Sayonara e Jefferson Souza

    As 4 principais causas de morte no mundo são: 1. Infarto: Popularmente chamado de "ataque do coração", é a principal causa de morte no mundo ocidental...

    Por: Sayonara e Jefferson Souzal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 26/01/2010 lAcessos: 492
    Sayonara e Jefferson Souza

    Segundo a Organização Mundial de Saúde, de cada 10 crianças no mundo, uma tem Obesidade Infantil e a maior consequência são as doenças relacionadas como Diabetes Tipo 2, Pressão Alta entre outras.

    Por: Sayonara e Jefferson Souzal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 18/01/2010 lAcessos: 188
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast