Fibras: Benefícios Para O Intestino

Publicado em: 17/02/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 727 |

Os benefícios das fibras para o intestino são bem conhecidos. Também sabemos que nos protege das doenças cardiovasculares e na redução do risco de alguns tipos de câncer. Mesmo sem fornecer nutrientes, elas são essenciais na nossa alimentação. Podemos dividir as fibras em solúveis e insolúveis. Como sabemos a pectina e a principal fibra solúvel que é encontrada nas frutas como: laranja e maçã, vegetais como: cenoura, na aveia e nas leguminosas. São solúveis por reter água formando uma estrutura em forma de gel. Ajudam na redução do colesterol e ainda na redução da glicose no sangue, pois absorve a mesma.

 

As fibras insolúveis são encontradas em todos os vegetais. As maiores quantidades estão nos grãos de cereais, como: milho, soja, grão-de-bico e nas frutas consumidas com casca, tipo maçã e ameixa. Ajudam a prevenir algumas doenças como a prisão de ventre, diverticulite, hemorróidas e o câncer do colo. A principal função desse tipo de fibra é melhorar o trânsito intestinal. As dietas ricas em fibras insolúveis previnem o aparecimento de câncer. As fibras também podem ser usadas no controle de peso, porque não são digeridas pelo organismo e não fornecem calorias. Elas dão uma sensação de saciedade, aumentando o bolo alimentar e consequentemente reduzindo a ingestão de gordura dos outros alimentos.

 

Segundo dados do Estudo Nacional de Despesa Familiar (Endef), do IBGE, o consumo médio de fibras por pessoa nas grandes capitais do Brasil é de aproximadamente 20 gramas. As necessidades diárias de fibra, para uma pessoa adulta variam entre 25 a 30 gramas, numa proporção de 70% de fibras insolúveis e 30% de fibras solúveis.

 

Para corrigir a deficiência de fibras, é importante uma alimentação variada e equilibrada, que contenha aveia, frutas, nozes, verduras, legumes, grãos e pão integral nas refeições. Como nós sabemos nem sempre isso é possível, e para alcançar as quantidades mínimas, tornasse necessária a ingestão de suplementos ricos em fibras. É importante lembrar que, para as fibras funcionarem bem, é necessária a ingestão de bastante líquido. Muitas pessoas que aumentam o consumo de fibras sem aumentar a ingestão de água acabam sofrendo de prisão de ventre, ou seja, exatamente um dos problemas que desejam eliminar.

 

Assista ao vídeo sobre Variações do Intestino

Consequências da Falta de Fibra e Água

 

http://blogmaisnutricao.blogspot.com/2010/02/fibras-beneficios-para-o-intestino.html

 

Aguarde o nosso próximo artigo...

 

Achou o Artigo útil? Se achou clique em maisnutricao.hd1.com.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/fibras-beneficios-para-o-intestino-1871557.html

    Palavras-chave do artigo:

    fibra

    ,

    intestino

    ,

    cancer

    Comentar sobre o artigo

    A dieta humana basicamente consiste de alimentos de origem vegetal e animal. A dieta baseada em fontes animais inclui a carne vermelha, aves, peixe, ovos, leite e derivados. Já a dieta baseada em vegetais contém legumes, verduras, castanhas, sementes, grãos e cereais. A argumentação de que dieta estritamente vegetariana diminuiria o risco de câncer de intestino é muito discutível.

    Por: Solangel Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/08/2013 lAcessos: 25

    O licopeno é um carotenóide que combate os radicais livres que, em excesso, comprometem o bom funcionamento do organismo e aceleram o seu envelhecimento e podem levar á diversas formas de dano celular e sua cronicidade pode estar envolvida com a formação de inúmeras doenças, entre elas o câncer de próstata. O licopeno possui uma maior capacidade seqüestradora do radical livre, e não é produzido pelo organismo humano, mas pode ser obtido pela dieta alimentar em um número limitado de alimentos.

    Por: fernandal Ciências> Biologial 24/11/2010 lAcessos: 1,334

    As fibras solúveis estão presentes em vários produtos que possuem exclusivamente este tipo de fibras com destaque para: a goma acácia, a pectina e a goma xantana, mas também nos produtos citados acima, embora em quantidade muito menor à das fibras insolúveis.

    Por: Tarsis Cruz de Almeidal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/05/2010 lAcessos: 437
    Bruno Azevedo

    As fibras representam compostos alimentares com função primordial na sua alimentação. Estamos a todo tempo consumindo-as, porém sem saber o motivo. Saiba qual a importância de uma dieta rica em fibras.

    Por: Bruno Azevedol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 26/03/2013
    Bruno Azevedo

    Saiba agora mesmo todos os benefícios de ter uma dieta rica em fibras. As fibras podem ser uma ótima opção quando estamos sem força de vontade para ir a busca do emagrecimento.

    Por: Bruno Azevedol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/01/2013 lAcessos: 54

    Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para quase 33 mil novos casos de câncer colorretal em 2014. Passível de tratamento e cura, a doença ainda é responsável por cerca de 14 mil mortes ao ano. Daí a importância cada vez maior do diagnóstico precoce, antes que o tumor possa se espalhar para outros órgãos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/03/2014 lAcessos: 36
    Thaís Navarro Caldeira

    As fibras são de grande importância para o bom funcionamento do sistema digestivo, auxiliando no bom funcionamento intestinal e na absorção de nutrientes. Entre as inúmeras funções que desempenham, colaboram para o emagrecimento, pois aumentam de volume no estômago em até sete vezes, aumentando o tempo de esvaziamento gástrico, trazendo sensação de saciedade e ajudando na ingestão de menor quantidade de outros alimentos.

    Por: Thaís Navarro Caldeiral Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/09/2009 lAcessos: 1,735
    Bruna Viana

    O objetivo desta revisão foi descrever quais são as vias para terapia nutricional nos diversos estágios do tratamento e a importância desta terapia no pré e pós-operatório. Uma vez diagnosticado Câncer Gástrico, propõe-se uma assistência nutricional individualizada, que compreenda desde a avaliação nutricional, o cálculo das necessidades nutricionais e a terapia nutricional, até o seguimento ambulatorial, com o objetivo de prevenir ou reverter o declínio do estado nutricional.

    Por: Bruna Vianal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/11/2011 lAcessos: 1,623

    Sulforafano é um composto com propriedades antioxidantes e é capaz de estimular enzimas desintoxicantes presentes no organismo, sendo assim um potente agente preventivo contra o câncer.

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 15/03/2011 lAcessos: 771
    Adriano

    O azeite de oliva é um alimento antigo. Próprio de dietas milenares como a mediterrânea, a árabe, a dos hebreus, das tribos da mesopotâmia e outros povos que fazem parte da história da humanidade.

    Por: Adrianol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 17/09/2014
    Ademir Mello

    Loren Cordain, PhD, que literalmente escreveu o livro sobre a Dieta Paleolítica, afirma que ao comer como nossos ancestrais pré-históricos, podemos permanecer mais magros e menos propensos a ter diabetes, doenças cardíacas, câncer e outros problemas de saúde.

    Por: Ademir Mellol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 16/09/2014

    Nestes dias de inverno quente,e verões ainda mais quentes, conhecer as formas de conservação dos alimentos é muito importante, não somente pelo fato de podermos mantê-los em boas condições de consumo por mais tempo, como também conservar suas propriedades nutricionais e assim evitar que se contaminem por micro-organismos patogênicos ou seja, que causam infecçã.

    Por: elvisl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/09/2014
    Edison Candido Gonçalves

    Não basta querer só emagrecer, definir o corpo etc. Tem que desejar com toda força. Tem que haver muita determinação até atingir os resultados esperados.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/09/2014
    Arilson César de Souza

    Muita gente precisa emagrecer e enfrenta uma luta diária com a balança. O que a maioria das pessoas não sabe é que a ciência identificou vários alimentos que podem ajudar nesse processo. Veja aqui 10 alimentos capazes de acelerar seu emagrecimento.

    Por: Arilson César de Souzal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014 lAcessos: 15
    Lincoln da Silva

    Veja como um bom controle da pressão arterial lhe ajuda a evitar outros problemas de saúde, sendo que estes podem te prejudicar muito e leva-lo à óbito.

    Por: Lincoln da Silval Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014
    nivaldo monteiro

    A flora intestinal de um indivíduo é um importante determinante do seu estado geral de saúde. Numa pessoa acima do peso, com doenças crônicas (como a hipertensão) e metabólicas (como aumento do triglicerídeo/colesterol e diabetes) tem seu intestino colonizado por bactérias que fazem mal a saúde. É aí que os probióticos podem ajudar.

    Por: nivaldo monteirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014
    nivaldo monteiro

    Para iniciar qualquer processo saudável de ganho ou perda de peso, é fundamental ter inicialmente um diagnóstico sobre a real situação em que o individuo se encontra.

    Por: nivaldo monteirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/09/2014
    Sayonara e Jefferson Souza

    1. Sedentarismo • A falta de atividade física deixou de ser uma preocupação meramente estética e se transformou num problema grave de saúde pública...

    Por: Sayonara e Jefferson Souzal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 13/07/2010 lAcessos: 713
    Sayonara e Jefferson Souza

    A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticas em todo o mundo, o que significa que 6% da população têm diabetes. Segundo uma projeção internacional, a população de diabéticos a nível mundial vai aumentar até 2025 em mais de 50%, para 380 milhões de pessoas a sofrerem desta doença crônica. Natal e Grande Natal têm a população com maior número de diabéticos do Brasil.

    Por: Sayonara e Jefferson Souzal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 29/01/2010 lAcessos: 187
    Sayonara e Jefferson Souza

    As 4 principais causas de morte no mundo são: 1. Infarto: Popularmente chamado de "ataque do coração", é a principal causa de morte no mundo ocidental...

    Por: Sayonara e Jefferson Souzal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 26/01/2010 lAcessos: 486
    Sayonara e Jefferson Souza

    Segundo a Organização Mundial de Saúde, de cada 10 crianças no mundo, uma tem Obesidade Infantil e a maior consequência são as doenças relacionadas como Diabetes Tipo 2, Pressão Alta entre outras.

    Por: Sayonara e Jefferson Souzal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 18/01/2010 lAcessos: 188
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast