Função dos sais minerais

22/04/2010 • Por • 6,154 Acessos

Os sais minerais encontram-se na nossa alimentação em quantidades bastante variadas. É necessário assegurar uma ingestão adequada destes nutrientes e é fundamental uma alimentação diversificada, onde devemos incluir os vários grupos de alimentos. Em função das nossas necessidades diárias, podemos subdividi-los em dois grupos:  

- Minerais; como o cálcio, o potássio, o magnésio, o fósforo e o sódio, cujas necessidades do organismo são superiores aos 100mg /dia.

- Oligoelementos; como o ferro, o zinco, o iodo, selénio, etc. cujas necessidades diárias são inferiores aos 100mg.

 Os sais minerais têm as seguintes funções:

 - Cálcio: Formação de ossos e dentes; libertação de neurotransmissores, utilidade hormonal; activação de enzimas; propagação dos impulsos nervosos; normalização da função muscular cardíaca; coagulação sanguínea

  - Magnésio: Elemento essencial de muitas enzimas envolvidas no metabolismo; importante na transmissão e actividade neuromuscular; intervém no relaxamento muscular e actividade do sistema nervoso.

 - Fósforo: Formação e crescimento de dentes e ossos; Indispensável para crescimento, manutenção e reparação dos tecidos, condução de nutrientes e armazenamento de energia.

 - Zinco: Elemento de enzimas envolvidas no metabolismo dos hidratos de carbono, proteínas e gorduras; essencial na resposta imunológica e processos de cicatrização de feridas.

 - Ferro: Elemento da hemoglobina e mioglobina: transporta o oxigénio às células; Membro importante de vários sistemas enzimáticos.

 - Iodo: Indispensável ao exercício da tiróide; participa nos processos de crescimento e reprodução, sistema nervoso, cabelo e pele; ajuda na regulação da temperatura corporal

 - Sódio: Estabilidade hidro-electrolitico; Participa na transmissão de impulsos nervosos; contracção muscular; regularização do ritmo cardíaco.

 - Potássio: Equilibrio hidro-electrolitico; Participa na transmissão de impulsos nervosos; contracção muscular; regularização da pressão arterial e do ritmo cardíaco.

Perfil do Autor

Nuno Reis

Nuno Reis http://www.saisminerais.net