Higienização De Alimentos, Detalhe Que Faz Toda A Diferença

Publicado em: 10/11/2008 |Comentário: 1 | Acessos: 5,887 |

HIGIENIZAÇÃO DE ALIMENTOS, DETALHE QUE FAZ TODA A DIFERENÇA



            A falta de cuidado ao manipular e armazenar os alimentos, é considerada um problema grave, sendo a causa em potencial das toxi-infecções alimentares.


            Quando as práticas de higiene são deixadas de lado e assim não recebem a devida atenção, as chances de contaminação por microrganismos são grandes. Conseqüentemente, também é grande a probabilidade de ocorrerem enfermidades.


Na área de alimentos, a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é a responsável pela regulamentação, controle e fiscalização, tanto de alimentos quanto de bebidas e águas envasadas, seus insumos, embalagens e aditivos alimentares.


Nos dias atuais, muitas pessoas, por diversos motivos, precisam realizar as suas refeições fora de casa. É aí que encontra-se o perigo, pois aquelas que podem realizar as refeições em casa também precisam precaver-se. Afinal, dentro ou fora de casa, o risco existe. O problema pode estar na falta de asseio do manipulador e na maneira de higienizar ou armazenar os alimentos.


Ter muita atenção quanto à escolha do restaurante também torna-se essencial para ter uma alimentação realmente saudável. Importante ainda é saber orientar a profissional do lar quanto à maneira correta de manipular e armazenar a comida.



CUIDADOS NO MOMENTO DA COMPRA


Frutas, legumes e verduras adquiridos nas feiras e varejões ficam expostos ao ar livre durante várias horas. Isto significa que eles sofrem as ações do tempo, do clima, da manipulação do feirante e dos fregueses, além de exposição à saliva, insetos e ao toque das mãos.


Carnes de frango ou peixe deterioram-se com maior facilidade quando expostos na feira. Os primeiros cuidados na hora da compra, antes mesmo da higiene, devem concentrar-se no estado geral do que será adquirido. Se houver sinais de deterioração, por mínimos que sejam, não se deve consumir.



CUIDADOS NO ARMAZENAMENTO


Os locais de armazenamento devem ser limpos com freqüência. Os prazos de validade devem ser cuidadosamente observados.



CUIDADOS NA MANIPULAÇÃO


Nunca deixe comida preparada em temperatura ambiente, caso o consumo não seja imediatamente após. Quanto às verduras, legumes e frutas, lave-as em água corrente ou deixe-as em imersão. É importante não manipular os alimentos quando estiver com ferimentos nas mãos ou alguma doença infecto-contagiosa. Cozinhar muito bem também é essencial.


            Dê a devida atenção aos detalhes, no momento da compra, na manipulação e higienização. Assim ganhará tranqüilidade no momento das refeições. Cuide da sua saúde, higienize os alimentos. 



Izaara Alvarenga


Nutricionista

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/higienizacao-de-alimentos-detalhe-que-faz-toda-a-diferenca-636541.html

    Palavras-chave do artigo:

    higienizacao de alimentos

    ,

    alimentos

    ,

    detalhe

    Comentar sobre o artigo

    Prenda os cabelos, a gravata e cuide para que as mangas da camisa não toquem nos alimentos. Lave bem as mãos com sabão e utilize o papel toalha para fechar a torneira e abrir a porta do banheiro. Há, também, a opção de higienizar com álcool gel. Não fale enquanto se serve. Ao servir seu prato, atente para que o cabo do talher de servir não fique em contacto com o alimento. Não toque os alimentos com a mão. Toque apenas na ponta do cabo do talher de servir.

    Por: Carlos Santosl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 16/08/2010 lAcessos: 201

    Quando se fala no consumo de carnes, sempre pensamos nela somente como um vilão, mas isso não é bem verdade, a carne vermelha possui seu papel na alimentação e, quando seu consumo é bastante restrito (ou mesmo eliminado), é importante ater-se a certos detalhes para que não haja um quadro grave de deficiência alimentar.

    Por: Christiano Lima Santosl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 29/01/2013

    No caso do nosso assunto de hoje, os agrotóxicos, existem duas atitudes: a de agir como os exemplos acima e pensar “sei que este alimento possui grande quantidade de agrotóxico, mas como não tem jeito mesmo, deixa pra lá, dou uma lavadinha e espero que na me faça mal”,ou adquirir conhecimentos a cerca do assunto e se prevenir dos males deste produto.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/05/2009 lAcessos: 3,630
    Natuforce

    Óleo de Amendoim. O amendoim é uma oleaginosa muito rica em proteínas e ácidos graxos(gorduras boas). Quando se disse ácidos graxos, fez referência as gorduras boas que o corpo o organismo necessita para desempenhar funções do metabolismo.

    Por: Natuforcel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 18/12/2014
    Liéber Zen

    Está fazendo dieta, mas ainda tem dúvidas dos alimentos que devem estar presentes na sua lista de emagrecimento? Confira aqui os 10 alimentos que você não pode deixar que faltem na sua dieta. Alimentos considerados funcionais, com o intuito de prevenção até de tratamento de algumas doenças.

    Por: Liéber Zenl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 13/12/2014
    Addyholder

    A grande maioria das pessoas desconhece o valor nutritivo encontrado nas cascas de frutas e legumes e descarta, como de costume, essas valiosas fontes de vitaminas e minerais. Basta que usemos a inteligência e o bom senso para nos adequarmos a um estilo de vida mais saudável, prático e econômico...

    Por: Addyholderl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/12/2014

    Devido a uma série de fatores, ter uma alimentação saudável nos dia de hoje é uma grande desafio. Neste artigo comento sobre os fatores de maior impacto sobre a nutrição balanceada.

    Por: Ana Amélia Evangelista Salgadol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 09/12/2014

    Vamos ensinar a maneira correta de emagrecer é também como permanecer com o peso desejado , e tudo isso vai ser ensinado de uma maneira completamente saudável , sem você precisar passar fome ou ficar praticamente 24 na academia .

    Por: ensinando como emagrecer beml Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 07/12/2014
    Ademir carreiro

    Com a correria do dia a dia, e cada vez mais surgindo novos aplicativos para os Smartphones e iPhones, você deve pensar… Será que existem aplicativos para ajudar você a perder peso? Sim Existe!

    Por: Ademir carreirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 05/12/2014
    Liéber Zen

    Muitas pessoas possuem grandes dificuldades em conseguir seguir uma dieta rica em alimentos saudáveis e deixar aqueles alimentos que te levam ao abismo de lado. Pensando nessa grande massa populacional que os nutricionistas pensaram em elaborar uma dieta da qual seria mais fácil seguir. Ela abre algumas exceções para que a adaptação da pessoa seja mais eficiente.

    Por: Liéber Zenl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/12/2014
    Ademir carreiro

    Veja agora uma lista dos 25 Alimentos que mais Engordam e que tem mais Glutamato Monossódico.

    Por: Ademir carreirol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/12/2014

    O mês de fevereiro é o mais propício a discussões a respeito da volta às aulas, sobre o calor, que realmente está acima da média, mas muitas das dúvidas giram em torno da alimentação escolar.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/03/2011 lAcessos: 83

    Eis o fruto da pimenteira, que por muitos adorado, mas também que por um receio por outros não consumido! Mas sejam as verdes ou vermelhas, as pimentas vêm ganhando espaço nos estudos relacionados a saúde.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/03/2011 lAcessos: 175

    A Doença de Crohn caracteriza-se por inflamação crônica de uma ou mais partes do tubo digestivo, desde a boca, passando pelo esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, até o reto e ânus.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/01/2010 lAcessos: 1,772 lComentário: 1

    A doença celíaca é considerada uma condição crônica que afeta o intestino delgado, também é conhecida como espru não tropical e enteropatia sensível ao glúten.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 18/01/2010 lAcessos: 643 lComentário: 1

    A dúvida do que se pode ou deve comer na parte da noite é muito comum, saiba agora quais são as melhores escolhas, principalmente para você caro leitor (a) que tem como objetivo o emagrecimento.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/01/2010 lAcessos: 4,881

    Todos nós sabemos que a época do natal e também na virada do ano, os alimentos se fazem presença, mas isso não quer dizer que precisam ser calóricos e gordurosos, não é?

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 07/12/2009 lAcessos: 365

    Conhecimento nunca é demais, espero que você caro leitor (a) tenha gostado de receber informações atuais sobre patologias associadas a alimentação.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 23/11/2009 lAcessos: 720

    Não se pode e nem deve culpar o metabolismo sem antes fazer um recordatório alimentar detalhado, em outras palavras, analisar o hábito alimentar, quantidade e qualidade dos alimentos que se está ingerindo.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 23/11/2009 lAcessos: 328

    Comments on this article

    0
    vania 01/05/2009
    gostaria de receber mais imformações na area de alimentos e cozinha industrial
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast