Higienização De Alimentos, Detalhe Que Faz Toda A Diferença

Publicado em: 10/11/2008 |Comentário: 1 | Acessos: 5,850 |

HIGIENIZAÇÃO DE ALIMENTOS, DETALHE QUE FAZ TODA A DIFERENÇA



            A falta de cuidado ao manipular e armazenar os alimentos, é considerada um problema grave, sendo a causa em potencial das toxi-infecções alimentares.


            Quando as práticas de higiene são deixadas de lado e assim não recebem a devida atenção, as chances de contaminação por microrganismos são grandes. Conseqüentemente, também é grande a probabilidade de ocorrerem enfermidades.


Na área de alimentos, a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é a responsável pela regulamentação, controle e fiscalização, tanto de alimentos quanto de bebidas e águas envasadas, seus insumos, embalagens e aditivos alimentares.


Nos dias atuais, muitas pessoas, por diversos motivos, precisam realizar as suas refeições fora de casa. É aí que encontra-se o perigo, pois aquelas que podem realizar as refeições em casa também precisam precaver-se. Afinal, dentro ou fora de casa, o risco existe. O problema pode estar na falta de asseio do manipulador e na maneira de higienizar ou armazenar os alimentos.


Ter muita atenção quanto à escolha do restaurante também torna-se essencial para ter uma alimentação realmente saudável. Importante ainda é saber orientar a profissional do lar quanto à maneira correta de manipular e armazenar a comida.



CUIDADOS NO MOMENTO DA COMPRA


Frutas, legumes e verduras adquiridos nas feiras e varejões ficam expostos ao ar livre durante várias horas. Isto significa que eles sofrem as ações do tempo, do clima, da manipulação do feirante e dos fregueses, além de exposição à saliva, insetos e ao toque das mãos.


Carnes de frango ou peixe deterioram-se com maior facilidade quando expostos na feira. Os primeiros cuidados na hora da compra, antes mesmo da higiene, devem concentrar-se no estado geral do que será adquirido. Se houver sinais de deterioração, por mínimos que sejam, não se deve consumir.



CUIDADOS NO ARMAZENAMENTO


Os locais de armazenamento devem ser limpos com freqüência. Os prazos de validade devem ser cuidadosamente observados.



CUIDADOS NA MANIPULAÇÃO


Nunca deixe comida preparada em temperatura ambiente, caso o consumo não seja imediatamente após. Quanto às verduras, legumes e frutas, lave-as em água corrente ou deixe-as em imersão. É importante não manipular os alimentos quando estiver com ferimentos nas mãos ou alguma doença infecto-contagiosa. Cozinhar muito bem também é essencial.


            Dê a devida atenção aos detalhes, no momento da compra, na manipulação e higienização. Assim ganhará tranqüilidade no momento das refeições. Cuide da sua saúde, higienize os alimentos. 



Izaara Alvarenga


Nutricionista

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/higienizacao-de-alimentos-detalhe-que-faz-toda-a-diferenca-636541.html

    Palavras-chave do artigo:

    higienizacao de alimentos

    ,

    alimentos

    ,

    detalhe

    Comentar sobre o artigo

    Prenda os cabelos, a gravata e cuide para que as mangas da camisa não toquem nos alimentos. Lave bem as mãos com sabão e utilize o papel toalha para fechar a torneira e abrir a porta do banheiro. Há, também, a opção de higienizar com álcool gel. Não fale enquanto se serve. Ao servir seu prato, atente para que o cabo do talher de servir não fique em contacto com o alimento. Não toque os alimentos com a mão. Toque apenas na ponta do cabo do talher de servir.

    Por: Carlos Santosl Saúde> Nutriçãol 16/08/2010 lAcessos: 177

    Quando se fala no consumo de carnes, sempre pensamos nela somente como um vilão, mas isso não é bem verdade, a carne vermelha possui seu papel na alimentação e, quando seu consumo é bastante restrito (ou mesmo eliminado), é importante ater-se a certos detalhes para que não haja um quadro grave de deficiência alimentar.

    Por: Christiano Lima Santosl Saúde> Nutriçãol 29/01/2013

    No caso do nosso assunto de hoje, os agrotóxicos, existem duas atitudes: a de agir como os exemplos acima e pensar “sei que este alimento possui grande quantidade de agrotóxico, mas como não tem jeito mesmo, deixa pra lá, dou uma lavadinha e espero que na me faça mal”,ou adquirir conhecimentos a cerca do assunto e se prevenir dos males deste produto.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde> Nutriçãol 25/05/2009 lAcessos: 3,545
    Ademir carreiro

    É muito mais fácil do que você imagina fazer uma Dieta Balanceada. É possível perder um pouco de peso, com uma dieta básica e bem simples de se fazer. Neste artigo, vamos ensinar a utilização da chamada "Dieta Holandesa dos Carboidratos Brancos".

    Por: Ademir carreirol Saúde> Nutriçãol 17/04/2014
    Ademir carreiro

    Pesquisas mostram que a ingestão de certos tipos de Alimentos que Emagrecem pode acelerar o seu metabolismo, reduzir o apetite e ajudar a perder mais peso do que outros.

    Por: Ademir carreirol Saúde> Nutriçãol 17/04/2014

    Algumas frutas antioxidantes brasileiras podem ter mais conteúdo antioxidante em comparação com outras frutas. Outros podem ter nutrientes com propriedades antioxidantes, outros podem ter apenas vitaminas.

    Por: ClaudioRjl Saúde> Nutriçãol 07/04/2014 lAcessos: 19
    Ricardo Miguel

    Já conhece a stevia? Porque este novo açúcar não é prejudicial para a saúde? Conheça todos os benefícios e as diferenças que existem em relação ao açúcar convencional.

    Por: Ricardo Miguell Saúde> Nutriçãol 02/04/2014

    Se você está pensando em mudar para uma dieta vegetariana não será fácil achar os produtos que seja nos super mercados.

    Por: ClaudioRjl Saúde> Nutriçãol 31/03/2014

    O chá tem sido cultivado há séculos, começando na Índia e na China. Hoje, o chá é a bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. Milhões de pessoas bebem chá verde, e estudos mostram que o chá verde (Camellia sinesis), em especial, tem muitos benefícios para a saúde.

    Por: Marcelol Saúde> Nutriçãol 27/03/2014
    Ricardo Miguel

    Conheça estas 8 dicas muito simples mas excelentes e bastante eficazes para perder peso e não engordar. Emagreça sem esforço e sem sofrimento, mudando pequenos hábitos do dia-a-dia.

    Por: Ricardo Miguell Saúde> Nutriçãol 27/03/2014 lAcessos: 11
    Ozana Herrera

    Há pessoas que resistem em fazer dieta porque pensam que ao consumir alimentos com menos gordura, sal, açúcar ou cortar calorias para perder peso, também se perde o sabor dos alimentos. Isso não é verdade, é possível reduzir o consumo desses vilões afetam nossa saúde, sem perder os prazeres da boa mesa. Leia esse artigo e descubra como!

    Por: Ozana Herreral Saúde> Nutriçãol 26/03/2014

    O mês de fevereiro é o mais propício a discussões a respeito da volta às aulas, sobre o calor, que realmente está acima da média, mas muitas das dúvidas giram em torno da alimentação escolar.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde> Nutriçãol 02/03/2011 lAcessos: 78

    Eis o fruto da pimenteira, que por muitos adorado, mas também que por um receio por outros não consumido! Mas sejam as verdes ou vermelhas, as pimentas vêm ganhando espaço nos estudos relacionados a saúde.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde> Nutriçãol 02/03/2011 lAcessos: 164

    A Doença de Crohn caracteriza-se por inflamação crônica de uma ou mais partes do tubo digestivo, desde a boca, passando pelo esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, até o reto e ânus.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde> Nutriçãol 25/01/2010 lAcessos: 1,733 lComentário: 1

    A doença celíaca é considerada uma condição crônica que afeta o intestino delgado, também é conhecida como espru não tropical e enteropatia sensível ao glúten.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde> Nutriçãol 18/01/2010 lAcessos: 619 lComentário: 1

    A dúvida do que se pode ou deve comer na parte da noite é muito comum, saiba agora quais são as melhores escolhas, principalmente para você caro leitor (a) que tem como objetivo o emagrecimento.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde> Nutriçãol 11/01/2010 lAcessos: 4,835

    Todos nós sabemos que a época do natal e também na virada do ano, os alimentos se fazem presença, mas isso não quer dizer que precisam ser calóricos e gordurosos, não é?

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde> Nutriçãol 07/12/2009 lAcessos: 355

    Conhecimento nunca é demais, espero que você caro leitor (a) tenha gostado de receber informações atuais sobre patologias associadas a alimentação.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde> Nutriçãol 23/11/2009 lAcessos: 671

    Não se pode e nem deve culpar o metabolismo sem antes fazer um recordatório alimentar detalhado, em outras palavras, analisar o hábito alimentar, quantidade e qualidade dos alimentos que se está ingerindo.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde> Nutriçãol 23/11/2009 lAcessos: 321

    Comments on this article

    0
    vania 01/05/2009
    gostaria de receber mais imformações na area de alimentos e cozinha industrial
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast