Higienização De Alimentos, Detalhe Que Faz Toda A Diferença

Publicado em: 10/11/2008 |Comentário: 1 | Acessos: 5,889 |

HIGIENIZAÇÃO DE ALIMENTOS, DETALHE QUE FAZ TODA A DIFERENÇA



            A falta de cuidado ao manipular e armazenar os alimentos, é considerada um problema grave, sendo a causa em potencial das toxi-infecções alimentares.


            Quando as práticas de higiene são deixadas de lado e assim não recebem a devida atenção, as chances de contaminação por microrganismos são grandes. Conseqüentemente, também é grande a probabilidade de ocorrerem enfermidades.


Na área de alimentos, a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é a responsável pela regulamentação, controle e fiscalização, tanto de alimentos quanto de bebidas e águas envasadas, seus insumos, embalagens e aditivos alimentares.


Nos dias atuais, muitas pessoas, por diversos motivos, precisam realizar as suas refeições fora de casa. É aí que encontra-se o perigo, pois aquelas que podem realizar as refeições em casa também precisam precaver-se. Afinal, dentro ou fora de casa, o risco existe. O problema pode estar na falta de asseio do manipulador e na maneira de higienizar ou armazenar os alimentos.


Ter muita atenção quanto à escolha do restaurante também torna-se essencial para ter uma alimentação realmente saudável. Importante ainda é saber orientar a profissional do lar quanto à maneira correta de manipular e armazenar a comida.



CUIDADOS NO MOMENTO DA COMPRA


Frutas, legumes e verduras adquiridos nas feiras e varejões ficam expostos ao ar livre durante várias horas. Isto significa que eles sofrem as ações do tempo, do clima, da manipulação do feirante e dos fregueses, além de exposição à saliva, insetos e ao toque das mãos.


Carnes de frango ou peixe deterioram-se com maior facilidade quando expostos na feira. Os primeiros cuidados na hora da compra, antes mesmo da higiene, devem concentrar-se no estado geral do que será adquirido. Se houver sinais de deterioração, por mínimos que sejam, não se deve consumir.



CUIDADOS NO ARMAZENAMENTO


Os locais de armazenamento devem ser limpos com freqüência. Os prazos de validade devem ser cuidadosamente observados.



CUIDADOS NA MANIPULAÇÃO


Nunca deixe comida preparada em temperatura ambiente, caso o consumo não seja imediatamente após. Quanto às verduras, legumes e frutas, lave-as em água corrente ou deixe-as em imersão. É importante não manipular os alimentos quando estiver com ferimentos nas mãos ou alguma doença infecto-contagiosa. Cozinhar muito bem também é essencial.


            Dê a devida atenção aos detalhes, no momento da compra, na manipulação e higienização. Assim ganhará tranqüilidade no momento das refeições. Cuide da sua saúde, higienize os alimentos. 



Izaara Alvarenga


Nutricionista

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/nutricao-artigos/higienizacao-de-alimentos-detalhe-que-faz-toda-a-diferenca-636541.html

    Palavras-chave do artigo:

    higienizacao de alimentos

    ,

    alimentos

    ,

    detalhe

    Comentar sobre o artigo

    Prenda os cabelos, a gravata e cuide para que as mangas da camisa não toquem nos alimentos. Lave bem as mãos com sabão e utilize o papel toalha para fechar a torneira e abrir a porta do banheiro. Há, também, a opção de higienizar com álcool gel. Não fale enquanto se serve. Ao servir seu prato, atente para que o cabo do talher de servir não fique em contacto com o alimento. Não toque os alimentos com a mão. Toque apenas na ponta do cabo do talher de servir.

    Por: Carlos Santosl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 16/08/2010 lAcessos: 207

    Quando se fala no consumo de carnes, sempre pensamos nela somente como um vilão, mas isso não é bem verdade, a carne vermelha possui seu papel na alimentação e, quando seu consumo é bastante restrito (ou mesmo eliminado), é importante ater-se a certos detalhes para que não haja um quadro grave de deficiência alimentar.

    Por: Christiano Lima Santosl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 29/01/2013

    No caso do nosso assunto de hoje, os agrotóxicos, existem duas atitudes: a de agir como os exemplos acima e pensar “sei que este alimento possui grande quantidade de agrotóxico, mas como não tem jeito mesmo, deixa pra lá, dou uma lavadinha e espero que na me faça mal”,ou adquirir conhecimentos a cerca do assunto e se prevenir dos males deste produto.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/05/2009 lAcessos: 3,637

    Quer peder a barriga? E se você conseguir isso em apenas 1 semana? Confira nossas dicas e torne esse sonho sua realidade!

    Por: Guilhermel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 13/01/2015 lAcessos: 17

    Quanto mais você diminui suas calorias e quanto mais você mantém esse consumo baixo, maior será a diminuição do seu metabolismo. O corpo humano é uma "máquina" bastante adaptável a qualquer situação. Seu corpo sempre está em busca de equilíbrio e sempre lutará contra qualquer mudança.

    Por: Fábio Queirozl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/01/2015 lAcessos: 18

    Para seguir uma dieta que te proporcionará, perda de gordura com máximo ganho muscular, é importante saber como fazer uma divisão correta dos Macronutrientes da sua dieta. Aprenda como saber a quantidade certa de Carboidratos, Proteínas e Gorduras na sua dieta.

    Por: Fábio Queirozl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 10/01/2015

    A Creatina é uma substância geralmente encontrada nas carnes vermelhas, e nos peixes, porém, em quantidades quase insignificantes. É composta basicamente por 3 aminoácidos, que são: Arginina, Glicina e Metionina, e sua sintetização acontece no fígado e no pâncreas. Se tornou um dos suplementos alimentícios mais utilizados no mundo, graças ao seus efeitos, que são bastante benéficos ao atleta. Leia nosso artigo completo sobre os benefícios da Creatina para atletas de alta performance que precisam

    Por: wendsonl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 06/01/2015

    Quando se fala em suplementos, temos que tomar muito cuidado, pois a cada dia que passa a indústria farmacêutica especializada em suplementos, tenta vender um novo produto "milagroso". Existem vários produtos no mercado que prometem uma coisa mais que no fundo não passam de placebos para pegar aquelas pessoas desesperadas ou pouco informadas que estão a procura de resultados rápidos custe o que custar.

    Por: Fábio Queirozl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 06/01/2015 lAcessos: 11

    Sabemos que nenhum ser humano é igual ao outro, cada um carrega em si uma carga genética que é passada de pai para filho e assim por diante. Dessa forma, cada pessoa traz uma "herança" que irá determinar como será seu biotipo. Basicamente existem 3 tipos físicos, é necessário que você saiba em qual você se encaixa, já que cada corpo exige um tipo de dieta e treino diferente.

    Por: Fábio Queirozl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 06/01/2015

    Veja algumas Dicas para perder peso com saúde apenas apostando em algumas mudanças fundamentais que é preciso para poder emagrecer naturalmente

    Por: Jose Silval Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 04/01/2015 lAcessos: 12
    Jonny Lokuz

    A dieta mais famosa do momento!!! "Coma de tudo e ainda emagreça!!!" Com a premissa de emagrecer 4kilos ao mês, desenvolvida pelo Dr. Alfredo Halpern, endocrinologista e consultor do programa Bem Estar, autor de 15 livros. Também ficou conhecida pelo programa Weight Watchers (Vigilantes do Peso). Ela traz de volta muitos alimentos que antes eram vilões em qualquer dieta, x-salada, churrasco, batata frita, etc.

    Por: Jonny Lokuzl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 30/12/2014

    O mês de fevereiro é o mais propício a discussões a respeito da volta às aulas, sobre o calor, que realmente está acima da média, mas muitas das dúvidas giram em torno da alimentação escolar.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/03/2011 lAcessos: 83

    Eis o fruto da pimenteira, que por muitos adorado, mas também que por um receio por outros não consumido! Mas sejam as verdes ou vermelhas, as pimentas vêm ganhando espaço nos estudos relacionados a saúde.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/03/2011 lAcessos: 175

    A Doença de Crohn caracteriza-se por inflamação crônica de uma ou mais partes do tubo digestivo, desde a boca, passando pelo esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, até o reto e ânus.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/01/2010 lAcessos: 1,776 lComentário: 1

    A doença celíaca é considerada uma condição crônica que afeta o intestino delgado, também é conhecida como espru não tropical e enteropatia sensível ao glúten.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 18/01/2010 lAcessos: 644 lComentário: 1

    A dúvida do que se pode ou deve comer na parte da noite é muito comum, saiba agora quais são as melhores escolhas, principalmente para você caro leitor (a) que tem como objetivo o emagrecimento.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/01/2010 lAcessos: 4,886

    Todos nós sabemos que a época do natal e também na virada do ano, os alimentos se fazem presença, mas isso não quer dizer que precisam ser calóricos e gordurosos, não é?

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 07/12/2009 lAcessos: 368

    Conhecimento nunca é demais, espero que você caro leitor (a) tenha gostado de receber informações atuais sobre patologias associadas a alimentação.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 23/11/2009 lAcessos: 733

    Não se pode e nem deve culpar o metabolismo sem antes fazer um recordatório alimentar detalhado, em outras palavras, analisar o hábito alimentar, quantidade e qualidade dos alimentos que se está ingerindo.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 23/11/2009 lAcessos: 332

    Comments on this article

    0
    vania 01/05/2009
    gostaria de receber mais imformações na area de alimentos e cozinha industrial
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast