Higienização De Alimentos, Detalhe Que Faz Toda A Diferença

10/11/2008 • Por • 5,901 Acessos

HIGIENIZAÇÃO DE ALIMENTOS, DETALHE QUE FAZ TODA A DIFERENÇA



            A falta de cuidado ao manipular e armazenar os alimentos, é considerada um problema grave, sendo a causa em potencial das toxi-infecções alimentares.


            Quando as práticas de higiene são deixadas de lado e assim não recebem a devida atenção, as chances de contaminação por microrganismos são grandes. Conseqüentemente, também é grande a probabilidade de ocorrerem enfermidades.


Na área de alimentos, a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é a responsável pela regulamentação, controle e fiscalização, tanto de alimentos quanto de bebidas e águas envasadas, seus insumos, embalagens e aditivos alimentares.


Nos dias atuais, muitas pessoas, por diversos motivos, precisam realizar as suas refeições fora de casa. É aí que encontra-se o perigo, pois aquelas que podem realizar as refeições em casa também precisam precaver-se. Afinal, dentro ou fora de casa, o risco existe. O problema pode estar na falta de asseio do manipulador e na maneira de higienizar ou armazenar os alimentos.


Ter muita atenção quanto à escolha do restaurante também torna-se essencial para ter uma alimentação realmente saudável. Importante ainda é saber orientar a profissional do lar quanto à maneira correta de manipular e armazenar a comida.



CUIDADOS NO MOMENTO DA COMPRA


Frutas, legumes e verduras adquiridos nas feiras e varejões ficam expostos ao ar livre durante várias horas. Isto significa que eles sofrem as ações do tempo, do clima, da manipulação do feirante e dos fregueses, além de exposição à saliva, insetos e ao toque das mãos.


Carnes de frango ou peixe deterioram-se com maior facilidade quando expostos na feira. Os primeiros cuidados na hora da compra, antes mesmo da higiene, devem concentrar-se no estado geral do que será adquirido. Se houver sinais de deterioração, por mínimos que sejam, não se deve consumir.



CUIDADOS NO ARMAZENAMENTO


Os locais de armazenamento devem ser limpos com freqüência. Os prazos de validade devem ser cuidadosamente observados.



CUIDADOS NA MANIPULAÇÃO


Nunca deixe comida preparada em temperatura ambiente, caso o consumo não seja imediatamente após. Quanto às verduras, legumes e frutas, lave-as em água corrente ou deixe-as em imersão. É importante não manipular os alimentos quando estiver com ferimentos nas mãos ou alguma doença infecto-contagiosa. Cozinhar muito bem também é essencial.


            Dê a devida atenção aos detalhes, no momento da compra, na manipulação e higienização. Assim ganhará tranqüilidade no momento das refeições. Cuide da sua saúde, higienize os alimentos. 



Izaara Alvarenga


Nutricionista

Perfil do Autor

Izaara Carvalho Alvarenga

Izaara Alvarenga é graduada em Nutrição, pela UNILAVRAS, em Lavras - MG. Possui grande experiência na área de Alimentação Hospitalar. Cursa...